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Como aumentar o ticket médio? 4 dicas para melhorar a eficiência da sua empresa

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Você sabe como aumentar o ticket médio da sua empresa? Caso a resposta seja negativa, saiba que você não está sozinho. Afinal, gerenciar um negócio não é nada fácil e é até normal ficar meio perdido no meio de tanta coisa para fazer no dia a dia. 

Essa, contudo, é uma área que não deve ser negligenciada, visto que afeta diretamente a saúde financeira da organização. 

Pensando nisso, no artigo a seguir explicamos para que serve o ticket médio e ainda trouxemos 4 dicas de como aumentá-lo. Continue a leitura e descubra!

Como aumentar o ticket médio? 4 dicas para aplicar 

É preciso falar que não existe uma fórmula mágica de como aumentar o ticket médio do dia para a noite. Esse processo acontece por meio de diversas ações, que devem ser colocadas em prática diariamente. 

Dito isso, separamos a seguir algumas das principais dicas de como fazer isso da melhor maneira possível para alavancar o seu negócio.

1. Treine sua equipe de vendas frequentemente 

A primeira dica de como aumentar o ticket médio da sua empresa é manter a sua equipe comercial qualificada. Afinal, como ela conseguirá aumentar suas vendas se não tiverem as habilidades para tornar toda a estratégia em realidade?

Isso vai além de oferecer um treinamento inicial, logo depois da contratação, viu? É importante manter um sistema contínuo de aprimoramento profissional, para mantê-los sempre atualizados nas últimas tendências do mercado. 

E isso não vale apenas para os profissionais do time de vendas, mas também para o pessoal do marketing e do pós-vendas. Até porque eles também são essenciais para promover o aumento do ticket médio. 

2. Ofereça uma maior variedade de produtos e serviços 

Para aumentar o ticket médio é necessário fazer mais vendas. E uma maneira de fazer isso é oferecer mais opções de produtos ou serviços no seu negócio. O ideal é que elas pertençam ao mesmo nicho, caso você tenha um bem definido.

Por exemplo, vamos supor que você possui uma loja de móveis para quartos. Em vez de oferecer apenas uma mesa de cabeceira, que tal recomendar um abajur na hora de finalizar a compra?

Dessa maneira, sua equipe comercial tem a possibilidade de fazer mais vendas para o mesmo cliente, ao mesmo tempo em que atrai mais público. Isso porque está oferecendo uma maior variedade de produtos. Logo, até quem não precisa de uma mesa de cabeceira poderá fazer negócios com você. 

Mas como saber o que oferecer? Bom, para isso é necessário fazer uma análise de mercado. Primeiro, para descobrir o que está vendendo mais no seu segmento. Segundo, para entender o que o seu público-alvo deseja consumir. 

3. Diversifique suas formas de pagamento 

Outra dica de como aumentar o ticket médio do seu negócio é oferecer mais de uma forma de pagamento para os seus clientes. Afinal, nem sempre podemos pagar tudo à vista ou usamos dinheiro físico em nossas compras.

Com essa atitude simples, você consegue incentivar o seu público a fazer compras maiores ou adquirir mais produtos, pois ele terá mais facilidade para pagar. Seja por conta de parcelas menores ou por ter mais tempo.

Por isso, diversifique a maneira como recebe o dinheiro pelos seus produtos ou serviços. Cartões de crédito, carnê, PIX, são todas formas de pagamento muito utilizadas e podem te ajudar a vender mais e alcançar suas metas.

Aproveite e leia também o nosso artigo Por que oferecer parcelamento pode aumentar suas vendas? 4 razões e modelos de parcelamento

4. Não perca o contato após a venda

Ao concluir uma venda, você para de contatar o seu cliente? Pois saiba que com isso perde uma grande oportunidade de reter esse consumidor e torná-lo um fã da sua marca. Inclusive, um estudo feito pela Bain & Company indicou que negócios que melhoram sua retenção de clientes aumentam sua lucratividade. 

Dito isso, invista em uma estratégia de pós-venda, estabeleça o envio de newsletter ou monte uma pesquisa de opinião. O objetivo é manter a lembrança da marca no seu cliente, para que ele pense em você ao precisar novamente dos produtos.

Resumindo, para aumentar o ticket médio da sua empresa é necessário que você:

  • Treine sua equipe de vendas frequentemente; 
  • Ofereça uma maior variedade de produtos e serviços; 
  • Diversifique suas formas de pagamento; 
  • Não perca o contato após a venda; 
  • Ofereça descontos e brindes.

Para que serve o ticket médio?

O ticket médio é um dos principais indicadores de vendas para qualquer empresa. Ele serve para descobrir a média de quanto cada cliente gasta ao comprar no seu negócio. Isso é, a média de cada uma das vendas realizadas em um período de tempo.

Agora, você pode se perguntar, para que serve o ticket médio. Respondendo a essa dúvida, esse indicador é útil para saber o quão eficiente é o processo de vendas da sua equipe comercial. 

Ou seja, se as suas estratégias estão dando resultados satisfatórios ou se o custo para manter sua base de consumidores está sendo maior do que o dinheiro que esse público gasta com você.

Para calcular qual é o ticket médio para o seu negócio, use a seguinte fórmula:

Ticket médio = Faturamento em um período / Número de clientes 

Vamos simplificar com um exemplo. Imagine que sua empresa tem um faturamento mensal de R$ 50 mil e nesse período, você atendeu 30 clientes. Logo, a conta seria a seguinte:

Ticket médio = R$ 50.000 / 30 = R$ 1.666,66 por venda. Deu para entender?

Para facilitar ainda mais o processo, utilize uma planilha de ticket médio, que pode ser feita no Excel e facilita o acompanhamento mensal desses dados.

Não é possível dizer com exatidão qual é um ticket médio ideal. Isso porque o valor depende de fatores como segmento e tamanho, entre outros. Por isso é necessário conhecer o seu segmento e suas metas.

Como melhorar o desempenho da sua equipe de vendas?

Deu para perceber que a tarefa de como aumentar o ticket médio possui diversos passos, incluindo criar uma planilha de ticket médio única para o seu negócio, e, nem sempre será fácil colocar todos em prática. 

Nesse sentido, investir em um bom sistema de CRM pode te ajudar a fazer tudo sem dores de cabeça.

Um exemplo de software do tipo é o Zendesk Sell. Ele é completo, pois possui um sistema de armazenamento de dados, relatórios e muito mais para maximizar os esforços do seu time de vendas.

Sabe o que é melhor? Todas essas ferramentas estão disponíveis em um só lugar. Faça um teste grátis hoje mesmo e confira na prática todas as vantagens do Zendesk!

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