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Como calcular Retorno sobre o Investimento?
Por Zendesk
Última atualização em 31 Mai 2023
Entender como calcular o Retorno sobre o Investimento é fundamental para empreendedores e gestores que buscam caminhos para tomar decisões assertivas e direcionar estratégias com mais segurança.
Para você ter uma ideia, pesquisas como esta mostram que mensurar o ROI no marketing é uma das principais preocupações de analistas e CMOs.
O mesmo estudo também mostra que 71% das campanhas publicitárias falham ao suprir expectativas. Isso faz com que 96% dos profissionais de marketing digital admitam que suas campanhas trouxeram desperdício financeiro para o negócio.
Por outro lado, estudos descobriram que profissionais de marketing de conteúdo que medem o retorno sobre seus investimentos têm uma probabilidade 12 vezes maior de gerar retorno ano após ano do que aqueles que não o fazem.
Entende como o ROI é uma métrica estratégica? Os exemplos acima têm, como foco, o marketing. Entretanto, o indicador também funciona para trazer um panorama sobre áreas como vendas, projetos, suporte e outras.
Se despertamos a sua curiosidade sobre o potencial deste KPI, continue a leitura. Vamos discutir sobre formas práticas de incluir o retorno sobre investimentos na análise de resultados e direcionar planos de ação com maior assertividade.
Recapitulando: o que é ROI?
ROI é a abreviação do termo Return Over Investment. Em português, a expressão é traduzida como Retorno sobre o Investimento, e ajuda a calcular o resultado final de cada plano de investimento, ou seja, se a empresa ganhou ou perdeu recursos.
A ideia é que, a partir da análise do indicador, seja possível entender, com base em dados:
- se determinados investimentos valeram a pena;
- como é possível otimizá-los;
- em quais frentes é possível (e necessário) reduzir o aporte para encontrar o equilíbrio entre a aplicação e seu retorno.
Mas muito além de uma avaliação financeira, o ROI traz informações valiosas sobre a contribuição efetiva de determinadas áreas e setores com os resultados da empresa. Isso ajuda a perceber quais são os departamentos mais estratégicos do negócio.
Para que serve o Retorno sobre o Investimento?
No tópico anterior, resumimos, em linhas gerais, a importância de saber como calcular o retorno sobre o investimento.
Porém, o leque de benefícios do uso do ROI nos processos organizacionais é ainda mais extenso.
Veja, a seguir, alguns dos motivos pelos quais você deve incluir o indicador em suas análises periódicas de performance.
1. Ajuda a entender a lucratividade do negócio
De maneira geral, a análise do ROI ajuda a compreender se o negócio segue sendo lucrativo. Isso porque o objetivo da métrica é justamente estabelecer uma relação entre valores investidos e retorno gerado.
Se o ROI de uma empresa é negativo, entende-se que ela não está lucrando o suficiente, ou que sua geração de novos leads e clientes é insuficiente para compensar o esforço financeiro empregado no desenvolvimento dos setores responsáveis.
2. Pode ser aplicado em diferente setores
Outro benefício do uso do indicador é sua versatilidade. Na introdução deste artigo, mostramos como o ROI é valioso para o time de marketing.
Entretanto, o cálculo do retorno sobre o valor investido pode ser feito em diferentes áreas da força de vendas, operação ou logística, sejam elas táticas, estratégicas ou operacionais.
3. É um indicador impressionante
Um ROI positivo é, sem dúvidas, um indicador que chama a atenção de investidores, sócios e acionistas.
Além de indicar o sucesso do negócio, o índice também mostra que os valores aportados em diferentes setores serviu como combustível para a geração de um retorno satisfatório. Esse retorno pode ser apresentado em formato de metas batidas, vendas geradas, clientes fidelizados e por aí vai.
4. Ajuda a fazer planejamentos assertivos
Usar a análise e a interpretação de dados como bases para a tomada de decisão é o caminho mais assertivo para direcionar a empresa. Isso porque os indicadores nada mais são do que retratos fiéis da performance da empresa.
A informação ganha ainda mais valor quando é possível inseri-la em um parâmetro comparativo. Isso permite que a empresa seja colocada em perspectiva por meio de uma linha do tempo. A partir daí, é possível identificar padrões, tendências e até prever crises e desafios.
Como calcular Retorno sobre o Investimento
Sim, o ROI é um potente indicador de performance para empresas. Mas, afinal, como calcular o Retorno sobre o Investimento?
Aqui está o seu passo a passo simplificado.
Fórmula do ROI
A fórmula do ROI pode ser usada para calcular o retorno sobre investimentos em projetos de curto, médio ou longo prazo. Isso se aplica desde uma campanha específica, como a semana de vendas da empresa ou um lançamento de produto, até a análise de performance de toda uma equipe.
Em quaisquer situações, a fórmula do ROI é:
ROI = (receita – custo / custo) x 100
A melhor forma de compreender como calcular o Retorno sobre o Investimento é por meio de exemplos. Vamos a um deles:
Suponhamos que a sua empresa tenha investido R$10 mil no time comercial com o objetivo de gerar mais vendas. Ao fim do período estipulado, o retorno obtido foi de R$30 mil.
Nesse caso, o cálculo do ROI seria:
ROI = (30.000 – 10.000/10.000) x 100
ROI = (20.000 / 10.000) x 100
ROI = 2 x 100
ROI = 200%
O resultado acima mostra que a empresa foi bem-sucedida no plano de ação, e o retorno superou o investimento realizado inicialmente.
A seguir, mostramos como outros resultados para o ROI podem ser interpretados.
Avaliando o Retorno sobre o Investimento (ROI)
Existem 3 tipos de resultados para o cálculo do ROI: positivos, negativos e neutros.
O exemplo do tópico anterior retrata um ROI positivo. Nesse caso, como apontamos, a empresa obteve um retorno superior ao valor investido, ou seja, realizou uma campanha lucrativa.
Quando o ROI é negativo, o valor investido não foi superado pela receita gerada, ou seja, houve um prejuízo.
Por fim, em casos de ROI neutro, o indicativo é de que o retorno não superou o investimento. Entretanto, a notícia não é ruim. Isso porque a performance durante o período avaliado também não trouxe nenhum prejuízo à empresa.
Seja qual for o resultado do seu ROI, lembre-se de considerar diferentes variáveis para obter uma análise precisa do indicador. Algumas delas são:
- perfil do investimento (gera resultados no curto, médio ou longo prazo?)
- sazonalidade (há fatores externos que impactam no resultado?);
- movimentações do mercado (o cálculo considera a inflação ou deflação no período avaliado?).
Como turbinar seu ROI? Entenda as demandas do cliente!
O desafio de obter um ROI positivo passa, é claro, pela boa performance dos times internos. Entretanto, há um segredo tão valioso quanto compreender como calcular o retorno sobre o investimento: compreender as necessidades e demandas dos clientes.
Investir em tecnologias, ferramentas e técnicas de abordagem e atendimento só faz sentido quando a empresa entende, de fato, o que seu consumidor busca e espera.
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