Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

Como calcular Retorno sobre o Investimento?

Por Zendesk

Última atualização em 31 Mai 2023

Entender como calcular o Retorno sobre o Investimento é fundamental para empreendedores e gestores que buscam caminhos para tomar decisões assertivas e direcionar estratégias com mais segurança. 

Para você ter uma ideia, pesquisas como esta mostram que mensurar o ROI no marketing é uma das principais preocupações de analistas e CMOs. 

O mesmo estudo também mostra que 71% das campanhas publicitárias falham ao suprir expectativas. Isso faz com que 96% dos profissionais de marketing digital admitam que suas campanhas trouxeram desperdício financeiro para o negócio.

Por outro lado, estudos descobriram que profissionais de marketing de conteúdo que medem o retorno sobre seus investimentos têm uma probabilidade 12 vezes maior de gerar retorno ano após ano do que aqueles que não o fazem. 

Entende como o ROI é uma métrica estratégica? Os exemplos acima têm, como foco, o marketing. Entretanto, o indicador também funciona para trazer um panorama sobre áreas como vendas, projetos, suporte e outras. 

Se despertamos a sua curiosidade sobre o potencial deste KPI, continue a leitura. Vamos discutir sobre formas práticas de incluir o retorno sobre investimentos na análise de resultados e direcionar planos de ação com maior assertividade. 

Recapitulando: o que é ROI?

ROI é a abreviação do termo Return Over Investment. Em português, a expressão é traduzida como Retorno sobre o Investimento, e ajuda a calcular o resultado final de cada plano de investimento, ou seja, se a empresa ganhou ou perdeu recursos. 

A ideia é que, a partir da análise do indicador, seja possível entender, com base em dados:

  • se determinados investimentos valeram a pena;
  • como é possível otimizá-los;
  • em quais frentes é possível (e necessário) reduzir o aporte para encontrar o equilíbrio entre a aplicação e seu retorno. 

Mas muito além de uma avaliação financeira, o ROI traz informações valiosas sobre a contribuição efetiva de determinadas áreas e setores com os resultados da empresa. Isso ajuda a perceber quais são os departamentos mais estratégicos do negócio. 

Para que serve o Retorno sobre o Investimento?

No tópico anterior, resumimos, em linhas gerais, a importância de saber como calcular o retorno sobre o investimento. 

Porém, o leque de benefícios do uso do ROI nos processos organizacionais é ainda mais extenso. 

Veja, a seguir, alguns dos motivos pelos quais você deve incluir o indicador em suas análises periódicas de performance. 

1. Ajuda a entender a lucratividade do negócio

De maneira geral, a análise do ROI ajuda a compreender se o negócio segue sendo lucrativo. Isso porque o objetivo da métrica é justamente estabelecer uma relação entre valores investidos e retorno gerado. 

Se o ROI de uma empresa é negativo, entende-se que ela não está lucrando o suficiente, ou que sua geração de novos leads e clientes é insuficiente para compensar o esforço financeiro empregado no desenvolvimento dos setores responsáveis. 

2. Pode ser aplicado em diferente setores

Outro benefício do uso do indicador é sua versatilidade. Na introdução deste artigo, mostramos como o ROI é valioso para o time de marketing.

Entretanto, o cálculo do retorno sobre o valor investido pode ser feito em diferentes áreas da força de vendas, operação ou logística, sejam elas táticas, estratégicas ou operacionais.

3. É um indicador impressionante

Um ROI positivo é, sem dúvidas, um indicador que chama a atenção de investidores, sócios e acionistas. 

Além de indicar o sucesso do negócio, o índice também mostra que os valores aportados em diferentes setores serviu como combustível para a geração de um retorno satisfatório. Esse retorno pode ser apresentado em formato de metas batidas, vendas geradas, clientes fidelizados e por aí vai. 

4. Ajuda a fazer planejamentos assertivos

Usar a análise e a interpretação de dados como bases para a tomada de decisão é o caminho mais assertivo para direcionar a empresa. Isso porque os indicadores nada mais são do que retratos fiéis da performance da empresa. 

A informação ganha ainda mais valor quando é possível inseri-la em um parâmetro comparativo. Isso permite que a empresa seja colocada em perspectiva por meio de uma linha do tempo. A partir daí, é possível identificar padrões, tendências e até prever crises e desafios. 

Como calcular Retorno sobre o Investimento

Sim, o ROI é um potente indicador de performance para empresas. Mas, afinal, como calcular o Retorno sobre o Investimento?

Aqui está o seu passo a passo simplificado. 

Fórmula do ROI

A fórmula do ROI pode ser usada para calcular o retorno sobre investimentos em projetos de curto, médio ou longo prazo. Isso se aplica desde uma campanha específica, como a semana de vendas da empresa ou um lançamento de produto, até a análise de performance de toda uma equipe. 

Em quaisquer situações, a fórmula do ROI é: 

ROI = (receita – custo / custo) x 100

A melhor forma de compreender como calcular o Retorno sobre o Investimento é por meio de exemplos. Vamos a um deles: 

Suponhamos que a sua empresa tenha investido R$10 mil no time comercial com o objetivo de gerar mais vendas. Ao fim do período estipulado, o retorno obtido foi de R$30 mil. 

Nesse caso, o cálculo do ROI seria:

ROI = (30.000 – 10.000/10.000) x 100

ROI = (20.000 / 10.000) x 100

ROI = 2 x 100

ROI = 200% 

O resultado acima mostra que a empresa foi bem-sucedida no plano de ação, e o retorno superou o investimento realizado inicialmente. 

A seguir, mostramos como outros resultados para o ROI podem ser interpretados. 

Avaliando o Retorno sobre o Investimento (ROI)

Existem 3 tipos de resultados para o cálculo do ROI: positivos, negativos e neutros. 

O exemplo do tópico anterior retrata um ROI positivo. Nesse caso, como apontamos, a empresa obteve um retorno superior ao valor investido, ou seja, realizou uma campanha lucrativa. 

Quando o ROI é negativo, o valor investido não foi superado pela receita gerada, ou seja, houve um prejuízo. 

Por fim, em casos de ROI neutro, o indicativo é de que o retorno não superou o investimento. Entretanto, a notícia não é ruim. Isso porque a performance durante o período avaliado também não trouxe nenhum prejuízo à empresa. 

Seja qual for o resultado do seu ROI, lembre-se de considerar diferentes variáveis para obter uma análise precisa do indicador. Algumas delas são: 

  • perfil do investimento (gera resultados no curto, médio ou longo prazo?)
  • sazonalidade (há fatores externos que impactam no resultado?);
  • movimentações do mercado (o cálculo considera a inflação ou deflação no período avaliado?).

Como turbinar seu ROI? Entenda as demandas do cliente! 

O desafio de obter um ROI positivo passa, é claro, pela boa performance dos times internos. Entretanto, há um segredo tão valioso quanto compreender como calcular o retorno sobre o investimento: compreender as necessidades e demandas dos clientes.

Investir em tecnologias, ferramentas e técnicas de abordagem e atendimento só faz sentido quando a empresa entende, de fato, o que seu consumidor busca e espera. 

Que tal ficar por dentro das principais Tendências em Experiência do Cliente de 2023? Leia o completo relatório da Zendesk e prepare-se para transformar sua relação com o consumidor.

Histórias relacionadas

Artigo
14 min read

CSAT: como calcular e suas vantagens

Aprenda como calcular CSAT e otimize a experiência do cliente com dicas práticas, exemplos simples e estratégias eficientes para sua empresa.

Artigo
8 min read

Avaliação por escala gráfica: como funciona?

Simples, didática e de fácil análise. Estas são algumas das características que fazem da avaliação por…

Artigo
17 min read

Balanced Scorecard: o que é e como funciona? [GUIA COMPLETO]

Entenda o que é Balanced Scorecard, como a metodologia funciona e como o BSC pode ser um aliado na gestão da estratégia das empresas.

Artigo
8 min read

Gerenciamento de dados no CX: como melhorar a experiência do cliente?

Aprenda agora como personalizar a experiência do seu cliente com o gerenciamento de dados no CX. Saiba como fidelizar mais consumidores!