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Como captar alunos EAD? 10 estratégias para aumentar suas vendas
Por Zendesk
Última atualização em 5 Abril 2023
Muitas escolas possuem dúvidas sobre como captar alunos EAD. Ainda mais em um cenário cada vez mais agressivo e competitivo como esse.
No entanto, apesar dos desafios, muitos recursos tecnológicos ajudam nessa empreitada, tornando a divulgação dos cursos mais efetiva para o público que você pretende alcançar.
Vale dizer que a captação de alunos é fundamental para a sobrevivência do seu negócio. Por isso é preciso dar a devida atenção para essa fase do marketing digital.
E se você quer saber como captar alunos EAD da melhor maneira possível, é só ficar aqui mais alguns minutinhos. Nesse artigo vamos mostrar tudo o que você precisa saber para alavancar as vendas do seu negócio.
Como captar alunos para escola?
Conforme antecipamos, a maior dúvida dos empreendedores desse segmento é como gerar leads para a escola. Ou seja, definir as melhores estratégias para captação de alunos.
E para ajudar nessa busca, separamos neste artigo 10 ações comerciais para captação de alunos que vão ajudar você a alavancar os resultados do seu negócio.
1 – Levante o público-alvo
A primeira estratégia que você precisa adotar é levantar o seu público-alvo. Sem isso ficará muito mais difícil atingir os objetivos que você quer.
Nesse momento é preciso pensar não somente no público de um determinado curso, mas também nas pessoas que de modo geral escolhem um curso EAD.
Geralmente esse é um público que tem algumas necessidades bastante específicas. Ou seja, além de terem uma vida mais agitada, romperam as barreiras e o preconceito com o ensino à distância.
Para encontrar o seu público-alvo é preciso, dessa forma, levantar algumas questões pertinentes, como por exemplo:
- a faixa etária predominante;
- os tipos de curso que busca;
- o formato que prefere assistir às aulas;
- o melhor canal de comunicação com a escola.
Há inúmeras outras questões que podem ser levantadas no momento de captar leads para escolas, sendo essas apenas as principais.
Entenda que quem busca esse formato de curso quer aprender de maneira mais dinâmica e autônoma. Por isso ofereça uma maior flexibilidade para o estudante.
Lembre-se que um formato EAD não pode replicar uma sala de aula. Ele precisa ser único e adequado para esse tipo de aluno.
2 – Desenhe o funil de vendas
Encontrar o seu público-alvo é primordial para desenhar o funil de vendas. Até porque, após encontrá-lo você compreende o comportamento dele, desde o primeiro contato com a marca até o consumo efetivo.
Geralmente o funil de vendas de uma escola é um pouco diferente do de uma empresa, e suas principais etapas são:
- captação do lead;
- qualificação;
- negociação ou avaliação;
- matrícula.
Captação do lead
A captação acontece no momento em que um aluno está considerando fazer um curso, então ele começa a ver algumas das opções que estão disponíveis no mercado.
Nesse momento as escolas chegam até o aluno através do seu interesse por um curso no formato EAD, e o desafio é a sua qualificação.
Qualificação
A qualificação é mapear o perfil do aluno e encontrar o curso que mais se adequa a ela. Esse é o momento de mostrar que o seu curso é o melhor que ele procura.
É nesse momento que o lead pode se tornar um potencial cliente para o seu negócio, avançando para a próxima etapa.
Negociação ou avaliação
Uma vez que o aluno se interesse por um curso, é o momento de entrar em negociação e oferecer vantagens que sejam atraentes para ele.
Até porque ele pode negociar ao mesmo tempo com outra escola, e quem oferecer o melhor serviço, com as melhores condições, se destaca.
Matrícula
Essa é a hora de fechar o negócio. Após o lead considerar todas as alternativas do mercado, ele escolherá aquela que mais atendeu aos seus anseios.
Vale dizer não acaba aí. É essencial investir em ações de fidelização e experiência do cliente para que ele se torne um promotor da marca e indique-a para outros alunos interessados no mesmo curso.
3 – Escolha os canais de divulgação no marketing digital
Para ampliar a captação de leads você precisa pensar nos melhores canais para se comunicar com ele. Não adianta anunciar em algum lugar que o seu público não verá.
E com o avanço do marketing digital ficou mais fácil essa divulgação. Até porque há muitas plataformas e redes sociais que você pode usar para atrair o seu cliente. Dentre as principais estão:
- blog;
- youtube;
- facebook;
- instagram;
- tik tok;
- whatsapp.
Algumas dessas ferramentas podem ser melhor usadas na atração do cliente. Já outras são melhor trabalhadas para uma propaganda um pouco mais invasiva na linguagem um para um.
O ideal é explorar todos os canais. Pois, somente assim você cria uma estratégia de propaganda que vai desde o topo até o fundo do funil de vendas.
4 – Ofereça um teste gratuito
Uma das objeções que o aluno normalmente tem antes de se matricular em um curso é se realmente ele valerá a pena. Sempre vem aquela pergunta: “será que o curso é bom mesmo?”.
Para quebrar essa objeção, o melhor a se fazer é oferecer um teste gratuito para ele. É como se você dissesse: olha, a gente confia tanto no nosso produto que estamos dando 7 dias de graça para você aproveitar.
Nesse período é onde a escola precisa mostrar que o curso tem qualidade, que a plataforma realmente é intuitiva e que o serviço como um todo atenderá todas as expectativas.
Assim sendo, você precisa ter uma atenção redobrada nesse começo de curso, pois é onde o aluno decidirá se ele realmente atendeu as expectativas ou não.
Leia também:
- Como fazer um follow-up de vendas que realmente funcione?
- Qualificação de leads: o que é e quais são seus critérios?
5 – Tenha aulas ao vivo durante o curso
Quem busca um curso EAD tem como característica querer fazê-lo a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana. Por isso, a maioria das escolas não se preocupa muito em ter aulas ao vivo ao longo do curso.
Entretanto, esse é um grande diferencial que você pode oferecer. Nada impede dessa aula ao vivo ficar gravada para os alunos assistirem quando quiserem.
Mas há muita gente que gosta de assistir a um conteúdo ao vivo. Isso traz mais engajamento, pois a maioria fará perguntas via chat. E fora que tem aquele lance de aprender algo novo em primeira mão.
Uma técnica muito boa é fazer transmissões ao vivo antes mesmo do aluno fechar o curso. As lives tem um grande poder de influência sobre os leads. Ele pode gostar tanto de uma live que decide fechar o curso.
Vale destacar que algumas instituições chamam a live de aulão que seria uma espécie de síntese sobre o curso como um todo. Ao final deve-se trabalhar muito bem o gatilho mental para que o aluno se interesse pelo curso.
6 – Trabalhe com vídeos personalizados
Os vídeos personalizados possuem um custo mais elevado, mas dão muito certo nessa era da personalização que estamos vivendo.
Eles nada mais são que chamadas, ou conteúdos voltados para um receptor específico. Por exemplo, um vídeo que inclui o nome do aluno, do time favorito dele. Enfim, há muitas possibilidades para trabalhar nessa área.
Esse é um tipo de conteúdo que você pode usar tanto na matrícula, quanto na rematrícula. Imagina quando o aluno recebe um vídeo agradecendo pela preferência? Certamente ele fica muito mais feliz.
Outra possibilidade é no trabalho de indicação. Quando alguém indica o seu curso para outra pessoa, você pode mandar um vídeo de agradecimento.
7 – Use depoimentos dos alunos
A autoridade digital é importante. Mas ela não é suficiente para atrair alunos. Portanto, mais do que autoridade é preciso que outras pessoas também mostrem que realmente vale a pena fazer o seu curso.
O aluno terá aquele pensamento: “poxa, ele estava na mesma que eu, fez o curso e está surtindo efeito na vida dele, então isso pode servir pra mim também”.
A prova social é um gatilho mental muito importante. Até porque as pessoas seguem outras, mesmo que de modo inconsciente.
Se um amigo seu está fazendo um curso e fala para você que é um bom curso, que ele está aprendendo muito sobre um determinado assunto, há mais chances de você se matricular nesse curso.
Portanto, para atrair mais leads para o seu negócio explore bem os depoimentos. Faça vídeos dos alunos falando, escreva artigos nos quais eles relatam a experiência que adquiriram. Enfim, use e abuse da criatividade.
8 – Contrate professores que sejam autoridades
Os professores são peças fundamentais para o sucesso do seu curso. Eles ajudam muito na captação de leads para a instituição.
Então por que não aproveitar a autoridade deles? Afinal, eles contam com o carinho dos alunos. Inclusive, alguns professores possuem uma quantidade de seguidores realmente alta nas redes sociais.
Nesse sentido, no momento de criar conteúdos gratuitos faça vídeo com os professores. Imagine um aulão gratuito ministrado por um professor conceituado? Isso é um marketing que dá muito resultado para sua escola.
O interessante é que você pode usar muita criatividade nesse momento. Dá para criar autoridade por meio do professor e intercalar com a prova social de outros alunos.
Lembre-se que os professores possuem muitos alunos fiéis, e eles podem não só serem atraídos para o seu curso como também indicar amigos para isso.
9 – Trabalhe com bônus e descontos especiais
Quem é que não gosta de descontos? Se você vai no mercado e vê um produto em promoção, não fica atraído na hora para comprá-lo?
A lógica é a mesma para seus alunos. Eles querem algo que realmente tenha um bom custo benefício. Por isso, você precisa precificar o curso com o valor que realmente ele vale.
Depois de criar o preço correto pense em como você pode trabalhar os bônus e descontos especiais. Geralmente eles são relacionados com o gatilho da urgência.
Como assim? Em outros termos, o bônus ou desconto é dado para alunos que fecharem a matrícula até uma determinada data. Isso tem um poder muito grande.
Afinal, ele saberá que se não fechar o curso com você até aquele momento, vai perder os descontos que foram oferecidos.
Vale lembrar que você não pode mentir para não perder a credibilidade. Portanto, se o desconto é até um determinado dia, termine ele ali.
10 – Use a tecnologia a seu favor
Os recursos tecnológicos são essenciais tanto para deixar as aulas mais interativas e dinâmicas como também para atrair os leads para sua escola. Por isso, você tem que explorar ao máximo esses recursos.
Por exemplo, no decorrer do curso você pode oferecer aulas por meio de vídeos, colocar materiais extras que estão disponíveis no youtube, explorar os chats para conversas com professores, e até mesmo disponibilizar e-books.
Apresentações em slides e arquivos em PDF também têm um impacto bastante positivo para o lead. E isso que estamos falando apenas da tecnologia dentro do curso.
Fora isso, você pode usar um CRM Educacional para conhecer melhor o seu cliente, adotar estratégias de marketing muito mais efetivas e estreitar o relacionamento com o aluno.
Por que adotar um CRM educacional?
Por meio de um CRM educacional, a sua escola tem mais conhecimento sobre os alunos. E isso desde o primeiro contato que eles tiveram com seu curso, até a efetivação da matrícula.
Com esse sistema dá para avaliar melhor os hábitos dos alunos, encontrar as redes sociais que surtem melhor resultado, acompanhar métricas e relatórios e entender o que desencadeia a evasão escolar.
Por meio de um bom sistema, os gestores em conjunto com os coordenadores melhoram continuamente os cursos oferecidos para os alunos com o objetivo de atrair cada vez mais pessoas interessadas.
Além disso, essa é uma forma de compreender melhor os motivos que levaram um aluno à evasão. De modo geral, você vai melhorar a experiência do cliente.
E uma das melhores ferramentas do mercado é o Zendesk Sell. Com ele você tem uma visão muito mais apurada do seu negócio. Compreende o perfil e as necessidades do seu aluno e vai muito mais além. Gostou? Então solicite uma avaliação grátis.