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Como contratar um vendedor? 5 passos para montar uma equipe de SUCESSO!
Por Zendesk
Última atualização em 13 dezembro 2022
Não é exagero nenhum dizer que formar um time de vendas imbatível é o sonho de todo gestor comercial. Mas, para isso, é preciso saber como contratar um vendedor.
A construção de uma equipe forte, entrosada e competente começa no processo de recrutamento e seleção de talentos. A negligência desse aspecto básico e ao mesmo tempo crucial é um dos fatores responsáveis pelo baixo rendimento do time de vendas.
Tendo isso em vista, elaboramos aqui um conteúdo que vai te ensinar como contratar um vendedor a partir de um passo a passo simples, descomplicado e que funciona.
Continue a leitura e descubra, por exemplo, quais são os requisitos para um bom vendedor que devem ser observados durante a seleção e muito mais.
Como contratar um vendedor? Passo a passo
A contratação equivocada de profissionais de vendas pode fazer com que a sua empresa amargue sérios prejuízos e ainda perca oportunidades valiosas de gerar conversão.
Com influência direta nos resultados do negócio, os vendedores que vão formar a sua equipe devem ser escolhidos com muito critério.
Mas, afinal, o que um bom vendedor precisa ter? Quais são os requisitos para um bom vendedor?
A resposta para essas e outras perguntas você confere a partir de agora no nosso passo a passo de como contratar um vendedor.
Passo 1 – Estabeleça o perfil do vendedor ideal
Qual o perfil de vendedor que você considera ideal para trabalhar na sua empresa?
Responder a essa pergunta é fundamental, pois é a partir dessa resposta que você vai conseguir se orientar melhor na busca pelos talentos que vão compor o seu time de vendas.
Nesse sentido, você deve listar quais características técnicas e comportamentais os vendedores precisam apresentar. Além disso, o perfil deve considerar também os valores da organização e a cultura empresarial.
Ao definir com clareza o perfil do vendedor, ficará mais fácil “peneirar” os candidatos, o que agiliza o processo de recrutamento e seleção.
Passo 2 – Seja claro ao redigir o job description
Como descrever o cargo de vendedor?
O job description é um passo extremamente importante na hora de contratar. Isso porque, se não houver clareza em relação às tarefas que serão atribuídas ao vendedor, aos critérios de seleção, às competências desejadas, à remuneração e a vários outros fatores, há grandes chances de você perder tempo com candidatos que não têm o “fit” ideal para o seu negócio.
Partindo desse princípio, quando você anunciar uma vaga, procure ser o mais detalhista possível ao descrever o cargo de vendedor. Explicite quais são as suas expectativas e não omita nenhum detalhe que possa fazer a diferença.
Suponhamos que “atualizar planilha do Excel” seja uma das tarefas atribuídas àqueles que ocupam o cargo de vendedores na sua empresa. Se essa informação não estiver clara no job description, profissionais que não dominam essa ferramenta poderão se candidatar e até mesmo serem selecionados para a vaga.
Então, no dia a dia da operação, ele não saberá manusear o Excel, o que pode impactar a produtividade do time e fazer com que você gaste tempo e dinheiro com treinamento ou até mesmo com o desligamento e substituição desse vendedor.
Portanto, não subestime esse importante aspecto que é a descrição do cargo.
Passo 3 – Faça o mapeamento das competências do vendedor
Durante o processo de recrutamento e seleção de talentos para o seu time de vendas, especialmente na fase de entrevistas, é necessário mapear as competências de cada candidato.
As competências se referem ao conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamento do vendedor.
Durante o mapeamento, você deverá identificar se ele tem o conhecimento teórico e prático para exercer o cargo, quais habilidades técnicas ele aprendeu durante toda a sua experiência e como ele se comporta perante determinadas situações comuns na rotina de operação de vendas.
Para este passo, você pode realizar teste de vendedor, buscando observar aspectos como:
- Motivação;
- Empatia;
- Trabalho em equipe;
- Domínio sobre as técnicas de persuasão;
- Comunicação interpessoal;
- Temperamento, etc.
Passo 4 – Conte com a participação dos demais vendedores
O entrosamento entre os colaboradores é um fator crucial para a criação de uma equipe de vendas de alta performance. Quando não há “química” entre os vendedores, eles dificilmente trabalharão em sinergia, o que é fundamental para o bom desempenho coletivo.
Tendo isso em vista, convide a equipe de vendas para participar e contribuir no processo de seleção de novos talentos para o time. Por atuarem na linha de frente, eles poderão fazer sugestões que te ajudem a escolher os melhores talentos para ingressar na equipe.
Passo 5 – Mantenha todos os processos de seleção documentados
Por fim, é de extrema importância que você mantenha o registro de todos os processos de seleção de talentos.
Essa documentação servirá para orientar futuras contratações e implementar as melhorias necessárias. Isso contribui para que você seja cada vez mais bem sucedido na escolha dos seus vendedores.
Além disso, ao documentar os processos, você poderá acompanhar a evolução dos talentos na empresa e definir melhor os planos de carreira.
E então, o que achou desse nosso passo a passo de como contratar um vendedor?
Se você quiser se aprofundar mais nesse tema, nós temos o e-book Técnicas de recrutamento e seleção no atendimento ao cliente: como fazer?.
Nele você vai aprender quais são os principais cargos e funções dentro da área de atendimento, como criar o job description ideal para cada cargo, como fazer onboarding do colaborador e boas práticas valiosas para você montar um time poderoso para a sua operação de atendimento ao cliente.
Outro material que você pode baixar gratuitamente é o e-book Experiência do colaborador: por que é importante investir nela?.
Além de saber como contratar bons talentos para o seu time de vendas, é fundamental que você ofereça boas experiências para eles, a afim de retê-los na sua empresa e diminuir o turnover.
Nesse material recomendado, você terá acesso a dados que ilustram a importância do employee experience, além de dicas indispensáveis para garantir que seus colaboradores tenham experiências positivas.