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Artigo 11 min read

7 dicas sobre como criar anúncios que vendem e convertem

Por Zendesk

Última atualização em 1 Mai 2023

Como criar anúncios que vendem

Saber como criar anúncios que vendem é um dos maiores sonhos de todo empreendedor. Ao mesmo tempo, também representa um de seus mais temíveis pesadelos. 

Isso porque não há uma fórmula mágica secreta que traga um passo a passo infalível que garanta conversões. Logo, se algum guru do mercado o oferecer, não caia nessa armadilha! 

Porém, não precisa ficar desanimado. Afinal, apesar de não existir uma receita de bolo, há estratégias bastante eficazes para elaborar anúncios que convertem, assim como ótimas ideias para vender mais.

Para conhecer dicas de como anunciar um produto com sucesso, e tudo sobre o tema, basta ler este post até o fim, o qual abordará as seguintes dicas de como criar um anúncio de venda:

  1. segmentação de público;
  2. como fazer anúncios chamativos
  3. utilizar modelo de anúncio de venda;
  4. análise de anúncios da concorrência;
  5. testes para criar anúncios que convertem;
  6. acompanhamento de resultados;
  7. fortalecimento de estratégias.

Como criar anúncios que vendem?

Para ter sucesso nessa jornada, antes de mais nada, é essencial não ter vergonha de saber como criar anúncios que vendem. Muitos empresários não se sentem à vontade para falar bem de seus produtos de maneira direta. 

Isso acontece porque a publicidade, como muitos outros processos, passou por fases de evolução

Isto é, os anúncios de hoje devem ser diferentes dos da publicidade da década de ouro dos anos 1950, assim como também precisam trazer características variadas dos panfletos, cartazes e folders que fizeram tanto sucesso na década de 1990. 

Muita coisa já mudou, inclusive, desde o advento e o boom da Internet. Basta pensarmos que no começo do século XXI, os banners, os pop-ups, os sms e os e-mails de publicidade eram extremamente invasivos. Desse modo, em vez de atraírem clientes, eles promoviam exatamente o contrário. 

Sendo assim, eles também precisavam se reinventar e se ajustar. Para tanto, foram criados e aplicados métodos mais criativos, que, até hoje, têm como foco garantir a experiência do usuário.

Contudo, é crucial destacar que não basta criar anúncios que vendem. Isso porque, uma empresa que deseje construir um público e formar embaixadores de sua marca, deve, acima de tudo, ser transparente, ética e promover causas sociais. Isso tudo deve ser construído de forma genuína. 

Afinal, o comportamento do consumidor mudou. Hoje, as pessoas conseguem perceber com clareza se uma marca está falando ou não a verdade.  

De forma simples, isso significa que se seu negócio enaltecer, propagar, vivenciar esses valores e, ao mesmo tempo, souber como criar um anúncio de venda, ela apresentará um potencial que dificilmente será barrado. 

Em relação aos valores, por exemplo, basta notarmos o cenário mais recente. Se, antes, o contexto e a propaganda não precisavam, necessariamente, estar vinculados. Hoje, a realidade é diferente. 

A pandemia do coronavírus mostrou isso. Foi o que ressaltou matéria publicada na Folha de S.Paulo, na qual muitas companhias tiveram receio de continuar a propagar anúncios e propagandas que exaltavam seus produtos em um momento tão delicado. 

Para entender como seria a repercussão dessa prática, pesquisas sobre o tema foram conduzidas. Elas concluíram que os consumidores, em geral, receberam bem a propaganda, desde que as companhias considerassem a pandemia e, assim, mostrassem empatia e apoiassem outras empresas. 

Já em relação à potência da propaganda digital, de acordo com dados do eMarketer, até o fim de 2021, os investimentos nesse setor em todo o mundo chegarão a mais de US $ 375 bilhões. 

Diante desses dados, é possível compreender a importância não só de saber como criar anúncios que vendem, como também de ter uma marca com postura humanizada.

Acompanhe em detalhes as nossas dicas a seguir sobre como criar anúncios que vendem!

1. Segmente seus anúncios

O ponto de partida dessa estratégia é: segmente seu anúncio. Não tente atingir toda sua base de clientes. É preciso ter foco e não desperdiçar cliques com leads que ainda não estão preparados para comprar seu produto. 

O sucesso de um anúncio depende de seu direcionamento. Nesse cenário, para gerar conversão, você pode segmentar seu anúncio de acordo com variáveis diferentes. Uma delas é a localização. 

Por exemplo, se quiser propagar um produto que tenha mais apelo para a região sul, não faz muito sentido que o anúncio apareça para toda sua base nacional de clientes.

Sendo assim, é importante que você coloque um raio de distância e que utilize palavras-chaves de cauda longa, visto que elas permitem mais especificidade e, logo, podem alcançar um público mais qualificado. 

Para ilustrar melhor, imagine que você tenha uma loja virtual de roupas no Rio Grande do Sul que tenha como objetivo vender roupas para o inverno. Colocar apenas “loja de roupas” pode atingir um público interessado em roupas de praia. 

Sendo assim, vale a pena colocar algo como “loja de roupas de inverno do Rio Grande do Sul”. 

2. Faça anúncios chamativos

Em primeiro lugar, o seu anúncio deve apresentar um título criativo e que chame a atenção. No entanto, a criatividade nesse caso deve apresentar certos limites, por assim dizer. Isso porque apostar na abstração ou em conceitos subjetivos demais não mostrará de cara sobre qual é seu produto/serviço.

Então, como fazer anúncios chamativos?

Desse modo, é importante mostrar logo no título do que se trata o seu anúncio. O seu título deve também deve instigar a curiosidade e apresentar uma solução para a dor do seu cliente. 

Aqui, é fundamental fugir de clichês para não entregar mais do mesmo. As pessoas estão cansadas de visualizar publicidades que trazem produtos com milhões de vantagens. Elas querem que seu problema seja resolvido, simples assim!

Para mostrar o valor de seu produto, ele deve ser realmente relevante para seus clientes. 

Nesse sentido, uma boa sugestão é aplicar técnicas de copywriting que tragam gatilhos mentais e com persuasão para os seus clientes realizarem a compra. 

A ideia aqui não é manipular ou induzir seu público a comprar algo que ele não precisa. Além de pouco ética, essa estratégia não promove a confiança e, assim, pode prejudicar a credibilidade de sua empresa tanto em relação ao mercado como perante sua audiência. 

Uma forma de fazer com que as pessoas confiem na sua empresa e que se sintam seguras a adquirir a sua solução, é colocar depoimentos de clientes que mostrem como o seu produto agregou a seus negócios. 

Para saber mais sobre copywriting, sugerimos que assista ao TED abaixo.

3. Utilize modelos de anúncios de vendas 

Os modelos de anúncios de vendas mais efetivos trazem algumas características em comum, como ótimas imagens e excelentes CTAs para conversão.

Não importa se o seu anúncio for divulgado em uma campanha de e-mail ou se ele estiver em um banner ou em uma campanha de Google Ads ou Facebook Ads, um ponto crucial que jamais deverá ser colocado em segundo plano é a imagem. 

A imagem é importante por diversos fatores. Um deles é que, de acordo com pesquisa divulgada pela Forrester, a imagem é processada pelo cérebro cerca de 60.000 vezes mais rapidamente do que o texto. 

Em termos práticos de resultados, isso significa que posts com imagens recebem 94% mais visitas e, assim, geram bem mais engajamento do que as postagens sem imagens. 

Nesse contexto, uma boa dica é que seus modelos de anúncios de vendas tragam os valores de sua marca, como as cores de sua empresa. 

As cores representam a identidade visual de sua companhia, logo, se você quer que sua marca fique gravada na mente das pessoas, faz sentido que seu anúncio tenha as cores de seu negócio, não é mesmo?

O livro “Não me faça pensar”, uma das “bíblias” do marketing digital, mostra que as pessoas gostam de formatos passo a passo e apreciam ser direcionadas para ações

Além disso, no geral, elas gostam de informações mastigadas que não a façam pensar muito e que sejam intuitivas o suficiente para promover suas ações de maneira subconsciente. 

Também entra a necessidade de ter um bom e claro call to action para em todos os seus modelos de anúncios de vendas. Isto é, coloque que ação você deseja para o seu público. 

O objetivo de sua campanha é fazer com que as pessoas comprem seu produto, então insira uma frase direta que destaque essa ação. 

De acordo com um estudo feito para a Open Mile, reduzir possíveis erros de interpretação em relação a um CTA aumenta as taxas de conversão em mais de 200%. 

Nesse cenário, a cor também é um elemento fundamental. Isso porque, de acordo com estudos, o vermelho e o laranja são bastante efetivos para gerar mais conversões, visto que essas cores estimulam as pessoas a realizarem uma ação.

4. Analise os anúncios da concorrência 

Ao observar os anúncios da concorrência, você entenderá melhor o que o mercado está valorizando e poderá obter insights e inspiração para criar os seus

Além disso, conseguirá compreender o que a concorrência não está abordando para conseguir cobrir um gap do mercado e, assim, elaborar anúncios que estejam alinhados com seu público, que os surpreendam de forma positiva e, que, logo, gerem mais vendas. 

5. Teste, teste e teste!

Se a sua audiência for grande e você tiver um bom orçamento, vale muito a pena investir em diferentes tipos de anúncios. Só depois de muitos testes você conseguirá analisar e comparar os resultados dos seus modelos de anúncios.

Sendo assim, crie anúncios no Facebook, no Google e, caso combine com seu nicho, no Instagram e no Linkedin também. Promova segmentação de públicos diferentes, modifique o texto, aposte em CTAs heterogêneos, experimente cores variadas de botões, e assim por diante. 

6. Meça os resultados 

Há várias métricas que podem ajudá-lo a avaliar a performance de seus anúncios. Conhecer as principais é imprescindível para saber se suas estratégias estão gerando os resultados esperados. Caso não, é possível redirecionar algumas delas, criar novas e eliminar outras

Analisar o número de cliques recebidos dividido pela quantidade de vezes que ele foi exibido, o famoso CTR, representa um valioso indicador de desempenho. Quanto maior for o número obtido, mais relevante o seu anúncio está sendo. 

Também é importante analisar o número de conversões, ou seja, a quantidade de ações que o seu anúncio gerou. Por exemplo, é possível verificar quantas vezes as pessoas apertaram no botão de compra em um período de 30 dias, assim como verificar as vendas diretas geradas por um anúncio. 

7. Fortaleça sua estratégia 

Para que suas técnicas e métodos de vender mais por meio de anúncios sejam ainda mais eficazes, adotar outras estratégias configura uma prática efetiva e recomendada.

Nesse contexto, para potencializar suas vendas, adotar um bom software, como o Zendesk Sell, pode contribuir muito para o desempenho de suas conversões e entender melhor como criar anúncios que vendem.

Por meio dele, suas equipes de vendas e suporte podem acessar ferramentas integradas que oferecem todo o contexto de uma conta do cliente. Isso mantém seus times informados, possibilita que eles aproveitem todas as oportunidades e saibam tudo o que está acontecendo em seu pipeline de vendas.

Com o Zendesk Sell, seus agentes conseguem se focar nos leads de maior valor, possibilitando que eles identifiquem e priorizem oportunidades e que, assim, detectem mais chances de vendas. 

Com poucos cliques, a solução permite que seus times façam chamadas, enviem e-mails e visualizem históricos de vendas em um único ambiente, sem precisar registrar nada manualmente. 

Além disso, o software oferece listas inteligentes que ajudam suas equipes a segmentar e filtrar chamadas em tempo real

Para completar, o Zendesk Sell permite o monitoramento de toda interação com os clientes, transformando dados em relatórios que ajudam você a entender o andamento de seus negócios, prever resultados e alinhar estratégias. 

O software também possibilita que você o conecte a outras ferramentas de seu uso diário, por meio de integrações prontas para utilização que se estendem por sua empresa e geram resultados imediatos.

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