Ir para o conteúdo principal

Artigo 4 min read

Como Criar uma Estratégia para Transformar a Experiência do seu Cliente

Por

Última atualização em 30 Agosto 2017

Uma estratégia de marketing e vendas, seja ela qual for, deve estar pautada em pilares focados na experiência do seu cliente para obter o máximo de desempenho e resultados. Mas o que seria da experiência do cliente, se a estratégia do funil de vendas não estivesse voltada para ele, mas somente para indicadores administrativos de marketing e vendas?

Ainda hoje, existem diversas companhias focadas apenas nisto: batimento de metas e geração de lucros e se esquecem que seu principal ativo interno e externo, continuam sendo as pessoas. É claro e óbvio, que todos nós precisamos pagar as nossas contas e não estou falando em liberarmos espaço para procrastinação e anarquia corporativa, mas sim direcionarmos os nossos times para compreendermos as pessoas, como os seres únicos que somos. Vamos começar do zero e compreender o que seria primeiramente, uma lead?

“Lead é um ser humano: possui dores, anseios e desafios. Busca, por meio da expertise da sua empresa, vencer pessoalmente e/ou profissionalmente. Por isto, consome seus materiais e entrega seus dados. É a heroína da sua história, é nela que se deve basear a sua estratégia e percepção. É única, como você.” Saulo

À partir deste momento, percebemos que damos atenção demais aos KPI’s e estratégias de guerra e nos esquecemos do mais importante: as pessoas e paralelamente, a jornada de compra deste nosso cliente.

Toda a atuação da estratégia, do marketing às vendas, deve estar pautada e construída para pessoas. Todo o fluxo de processos, desde a descoberta da dor da sua lead à compra do seu produto/serviço, precisa estar se conectando com a pessoa que existe por trás de cada lead. Faço alguns paralelos dos processos inbound, com a representação básica da sobrevivência humana quando digo que sua empresa precisa ter autoridade para oferecer proteção, precisa ser referência para trazer segurança e ser também relevante, para alimentar o seu prospecto. Isto é criar uma experiência humana, focada em pessoas, em todas as etapas do seu funil.

Pensando nisto, vamos ao passo a passo para criar uma estratégia forte, capaz de transformar a experiência do seu cliente <3 – Crie uma conexão verdadeira: é importante saber que temos um universo enorme de pessoas que não estão no momento de compra e precisamos saber como trabalhá-las. Sabia que apenas 3% das suas leads têm consciência e estão comprando o seu produto neste momento?

– Entenda e localize seu público relevante: mais do que um alvo, você deve estudar processos que realizem a conexão H2H entre a sua empresa e as pessoas potenciais compradoras do seu produto/serviço;

– Conteúdo otimizado focado nos pontos de virada de cada persona: conheça seu target para que você ofereça conteúdo que realize conversões;

– Seja a autoridade esperada e gere valor, sempre: em cada momento do seu funil de vendas, seja relevante e ofereça sua mão a cada momento;

– Metrifique todos os processos e entenda em tempo real as suas taxas de conversão: medir e qualificar suas ações, projetar e identificar oportunidades, respeitar processos e indicadores faz da sua análise um potencial gatilho para ações diretas e práticas no dia a dia do seu negócio;

– Cada coisa em seu lugar: cada técnica de venda e de marketing em seu canal específico, na etapa do funil certa. Podemos combinar assim? 😉

– Um time unido traz melhores resultados: trabalhe o marketing e vendas para aumentar o retorno sobre o investimento e a redução de custo por aquisição de novos clientes, para isto, é essencial a sinergia entre os dois departamentos. As principais objeções encontradas pelos times de pré-vendas, por exemplo, podem ser os gatilhos necessários para a produção de novos conteúdos e criação de fluxos de automação mais eficientes.

-H2H – Humanos para Humanos: este é o meu conceito free-style. Uma venda que se preocupa realmente com o outro ser humano do outro lado. Quer saber mais à respeito? Clique aqui.

E você? Tem criado uma experiência transformadora para as suas leads? Já era hora de conversarmos sobre isto. Minha missão hoje é capacitar as pessoas a realizarem uma venda mais humana e criar conexões verdadeiras que gerem valor.

*Saulo Nardelli é Businessman & Inbound Sales H2H na Wck, uma das top 5 agências inbound do Brasil

www.agenciawck.com.br

Histórias relacionadas

Artigo
6 min read

5 impactos da inteligência artificial nos negócios: como otimizar?

Veja os impactos da inteligência artificial nos negócios, envolvendo: otimizar processos para economizar tempo e dinheiro, aumentar a eficiência e +!

Artigo
8 min read

Atendimento call center via WhatsApp: como funciona?

Entenda como funciona o call center via WhatsApp, 5 razões para usar na sua empresa, vantagens do atendimento via app + dicas práticas para começar a fazer!

Artigo
11 min read

Sistema de Help Desk: realmente vale a pena? Quais são os benefícios?

Entenda o que é um sistema de Help Desk, vantagens, como escolher uma boa alternativa, diferenças para o service desk + sugestão de ferramenta!

Artigo
6 min read

Autoatendimento inteligente: como criar o seu?

Entenda o que é autoatendimento inteligente e como fazer autoatendimento com chatbots para criar um fluxo automático e personalizado.