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Como dar um feedback negativo: 10 dicas para oferecer uma crítica construtiva
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 1 Agosto 2022
Imagine que um colega de trabalho adotou um comportamento inadequado no atendimento a um cliente ou executou mal uma tarefa. Você se sentiria confortável ou saberia como dar um feedback negativo?
Embora fazer um elogio seja mais fácil, dar um feedback negativo também é importante para o desenvolvimento de todos numa empresa. Afinal, a falta de comunicação no trabalho tende a levar à repetição de erros.
Em vez de temer um conflito, a preocupação deve ser em como passar a mensagem da melhor forma para evitar constrangimentos. Com uma preparação adequada, os feedbacks negativos são percebidos como críticas construtivas e oportunidades de crescimento.
Mas, se você ainda tem dificuldades em saber como dar feedbacks negativos, não se preocupe. A seguir, vamos explicar todos os passos para que você consiga se comunicar de forma assertiva em situações em que for necessário chamar a atenção ou criticar outra pessoa.
O que é um feedback negativo?
Um feedback é uma resposta a um comportamento de outra pessoa. Seu objetivo é fazer com que o interlocutor entenda como sua atitude foi interpretada.
É comum que os feedbacks negativos gerem uma resistência por parte de quem os recebe. No entanto, para uma boa liderança de equipe, é fundamental alertar os colegas de trabalho sobre pontos em que precisam melhorar.
Neste momento, quem dá o feedback deixa sua zona de conforto para ajudar no desenvolvimento da outra pessoa.
Porém, a comunicação no ambiente de trabalho não se restringe apenas às palavras que serão utilizadas. É preciso ter atenção também ao tom de voz e às expressões corporais.
Ao dar um feedback negativo, é preciso termos cuidado com a entonação e a expressão corporal para que a mensagem seja passada da forma como gostaríamos.
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Qual a importância de dar um feedback da maneira correta?
Como já falamos, entender como dar um feedback negativo pode ser um desafio. Mesmo estando acostumado à liderança, a verdade é que muitos não gostam de ser os portadores de notícias ruins.
Entretanto, estamos falando sobre o futuro da sua equipe e certas medidas são necessárias para que a falta de comunicação no trabalho não seja um problema.
Pensando nessas questões, devemos entender que a forma de dar o feedback negativo e positivo pode fazer a diferença tanto na maneira em que o colaborador lida com isso quanto na percepção do restante da equipe.
Isso significa que quando um feedback não é dado da maneira correta, ele pode trazer mais prejuízos à empresa do que benefícios. E não é isso o que buscamos, certo?
Afinal, o grande propósito de saber como dar um feedback negativo é fazer com que o funcionário entenda quais são os pontos passados e, principalmente, consiga evoluir a partir disso.
Principais erros ao dar um feedback negativo
Agora que já falamos sobre a importância de dar um feedback da forma certa, é necessário entender o que não deve ser feito neste momento. Alguns desses pontos serão exemplificados mais a frente, quando falaremos sobre as dez dicas de como dar um feedback negativo.
Mas, agora, confira os principais erros cometidos por gestores e líderes ao dar feedbacks:
- dar o feedback na frente de outros funcionários, e não individualmente;
- não ouvir o que o colaborador tem a dizer ou levar em conta suas justificativas;
- dar feedbacks vagos;
- não dizer o que espera do profissional;
- feedbacks fora do prazo;
- não confirmar as informações antes de cobrar algo do colaborador;
- não dominar as emoções;
- generalizar atitudes (com o uso de termos como “sempre/nunca”).
Além disso, devemos evidenciar a importância de feedbacks contínuos entre o líder e a equipe, com o objetivo de diminuir a falta de comunicação no trabalho.
Para sempre estar por dentro do que acontece com os seus colaboradores, reserve um horário semanalmente para falar com cada um deles e sempre seja transparente, para que eles se sintam confortáveis de também ser.
Até mesmo dessa forma, o feedback negativo não será visto como um “grande evento”, fazendo com que o colaborador leve para o lado pessoal, e não enxergue como uma conduta profissional.
Como se preparar para dar um feedback negativo?
Os pesquisadores do Center Creative Leadership, Craig Chappelow e Cindy McCauley, descreveram num artigo da Harvard Business Review quais as ações que devem ser tomadas por líderes para dar um feedback negativo.
Eles defendem uma abordagem que recebeu o nome de Situation-Behavior-Impact (SBI) ou Situação-Comportamento-Impacto.
A proposta é que sejam adotados alguns elementos para que a crítica seja transmitida de uma forma clara, específica, profissional e atenciosa.
Situação
Um feedback negativo deve apresentar o contexto em que o comportamento inadequado aconteceu. É necessário apontar o momento específico em que ocorreu.
Por exemplo, “uma reunião na tarde da última terça-feira”.
Comportamento
Em seguida, deve ser explicado qual comportamento foi inadequado.
Um exemplo de feedback negativo seria: “notei que você interrompeu de forma ríspida a fala da colega para dizer que sua ideia jamais funcionaria”.
Impacto
Deve ser indicado qual o impacto que aquele comportamento provocou em relação a pensamentos, sentimentos ou ações, evidenciando como as outras pessoas também estão envolvidas.
Mais um exemplo de feedback negativo, evidenciando o impacto da ação: “esse tipo de comportamento me deixa desconfortável, porque acredito que não colaborará para o desenvolvimento de todos na empresa, além de gerar constrangimento para a colega”.
Com esses aspectos, é mais provável que o feedback seja ouvido e haja a reflexão de como o comportamento pode ser melhorado.
Você pode ainda finalizar a conversa apresentando soluções para situações similares no futuro, como: “gostaria que, nas próximas vezes, você respeitasse a opinião dos colegas e agisse de forma mais amigável para encontrarmos as melhores soluções. Podemos combinar dessa forma?”.
Dica de leitura: A importância do feedback na gestão de pessoas: por que implementar essa cultura?
10 dicas de como dar um feedback negativo
- Sempre tenha embasamento para os feedbacks negativos
- Prepare-se para dar o feedback
- Evite a “técnica sanduíche”
- Seja direto e objetivo
- Diga o que poderia ter sido feito diferente
- Não fale em nome de outras pessoas
- Nunca dê o feedback negativo em público
- Não demore para dar um feedback negativo
- Defina os próximos passos junto ao colaborador
- Evite feedbacks em tom punitivo
Sempre tenha embasamento para os feedbacks negativos
Fazer uma crítica sem uma justificativa ou sem apresentar exemplos de comportamentos inadequados dará a impressão de que há a intenção apenas de prejudicar a outra pessoa e não colaborará para o seu desenvolvimento.
Prepare-se para dar o feedback
Antes de dar um feedback, é preciso se preparar para a conversa. Escrever o que vai ser dito ajuda a estruturar a mensagem com mais clareza.
Não adianta pensar em como dar um feedback negativo sem um contexto. Ou seja, é essencial indicar quando o comportamento negativo acontece, quais as consequências desse comportamento, além de ser finalizado com saídas para corrigir as falhas apresentadas.
Evite a “técnica sanduíche”
Técnica sanduíche é o nome dado para quando a crítica é colocada entre dois elogios. Muitos líderes, por acreditarem que estão simplificando a situação, acabam dando exemplos de feedbacks positivos entre um negativo.
Entretanto, apesar de ser muito praticada, ela não é recomendada. Isso porque diante da crítica, o elogio é diluído. Além disso, essa prática pode gerar ansiedade em quem recebe o feedback ao perceber que o elogio apenas antecede uma crítica.
Seja direto e objetivo
Uma das principais questões quando pensamos em como dar feedbacks negativos é que eles devem ser objetivos, não permitindo que o funcionário em questão tenha dúvidas. Ou seja, é muito mais fácil ser direto ao ponto do que ficar dando voltas, com medo ou receio da reação.
Diga o que poderia ter sido feito diferente
Quando damos feedbacks negativos, esperamos que o colaborador entenda como uma crítica construtiva e, a partir disso, procure melhorar o seu posicionamento e conduta no ambiente de trabalho.
Uma boa maneira de fazer isso é por meio de exemplos e sugestões do que poderia ser feito ao invés da atitude que foi tomada pelo funcionário. Isso pode ajudá-lo a entender o que você, como líder, estará esperando dele nas próximas situações.
Não fale em nome de outras pessoas
A comunicação deve ser feita entre os envolvidos na situação. Pedir que outra pessoa dê o feedback ou assumir o papel de um terceiro tende a prejudicar a relação de confiança que poderia ser estabelecida naquele momento.
Nunca dê o feedback negativo em público
Enquanto elogios podem ser feitos em público, os feedbacks negativos devem ficar restritos a conversas particulares, amenizando a possibilidade de constrangimento.
Reserve um momento a sós e ofereça o feedback pessoalmente.
Não demore para dar um feedback negativo
Postergar um feedback negativo poderá levar a reincidência de erros e prejudicar tanto a pessoa que comete a falha como aqueles que estão ao seu redor.
Porém, é importante evitar que o feedback seja dado em momentos em que ainda possa haver algum nervosismo com a situação. É recomendável esperar os ânimos se acalmarem, para garantir que ele seja construtivo.
Defina os próximos passos junto ao colaborador
Uma boa maneira de trazer mais transparência à comunicação no ambiente de trabalho é definindo os próximos passos após uma conversa com o colaborador.
Ou seja, informe com clareza o que é esperado dele e mostre o que pode ser melhorado, sempre indicando que a empresa busca o melhor para o futuro das duas partes.
A ideia é que, ao definir novas metas e objetivos ao funcionário, ele consiga entender com clareza o que deve fazer e, dessa forma, consiga melhorar o seu desempenho e, caso seja necessário, a sua falta de comunicação no trabalho.
Além disso, lembre-se da importância de já deixar marcado uma próxima reunião para que vocês possam conversar sobre o andamento dessas metas, dar novos feedbacks ou entender como anda o desempenho do colaborador.
Evite feedbacks em tom punitivo
O feedback negativo deve ser como uma crítica construtiva, que colabora para o desenvolvimento da pessoa que recebe a mensagem.
Adotar postura de punição tende a prejudicar a comunicação no ambiente de trabalho e não é recomendado para quem pretende ter uma boa liderança de equipe.
Embora a crítica possa gerar uma resistência de quem a ouve, o feedback negativo tende a gerar um impacto ainda maior que um elogio, já que apresenta uma oportunidade clara de a pessoa se desenvolver.
Quando pensamos em como dar um feedback negativo, é importante lembrar que eles não devem ficar restritos apenas a relações entre colegas de trabalho. Ou seja, caso um colaborador falhe no atendimento a um cliente, os líderes devem indicar qual comportamento seria o mais adequado naquela situação.
Uma forma de assegurar que todas as regras de um bom atendimento sejam cumpridas é recorrer a ferramentas que integram todos esses contatos.
Entre vários recursos, com o Zendesk Support Suite, é possível acompanhar todos os atendimentos, o que facilita na hora de saber como dar um feedback negativo a um colaborador.