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Como desenvolver equipes de alta performance + porque investir
Por Zendesk
Última atualização em 21 novembro 2024
O seu time precisa produzir melhor e bater metas com maior eficiência? Então você necessita aprender como desenvolver equipes de alta performance para elevar a competitividade da sua empresa!
Uma equipe com desempenho acima da média realiza entregas de alta qualidade, realizadas com colaboratividade, comunicação transparente e objetiva e sistemas inteligentes que otimizam tarefas.
Ou seja, as habilidades podem ser desenvolvidas e, dessa forma, ajudar a formar funcionários de alto desempenho. Mas, você sabe como fazer isso?
Se a resposta foi não, nós ajudamos você! Confira neste texto dicas práticas e realistas para saber como desenvolver equipes de alta performance no seu negócio.
Resumo:
equipes de alta performance são times formados por funcionários com habilidades complementares e que recebem apoio para se desenvolverem profissionalmente, gerando resultados mais satisfatórios para a empresa;
investir em times de alto desempenho ajuda a reduzir custos e falhas operacionais, enquanto melhora a produtividade, o comprometimento e o retorno trazido por treinamentos e especializações;
para criar equipes de alta performance é necessário otimizar o processo de recrutamento e seleção de talentos, melhorar a comunicação interna, desenvolver o conhecimento de competências e estimular a colaboração.
Conteúdos relacionados:
- Como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho e aumentar o engajamento;
- O que é cliente interno? Importância e dicas para atender bem
- Indicadores de produtividade: saiba quais são os mais importantes
Neste artigo, você aprenderá:
- O que são equipes de alta performance?
- Por que vale a pena investir em times de alto desempenho?
- Como desenvolver equipes de alta performance?
- 17 dicas para melhorar o desempenho dos times internos.
O que são equipes de alta performance?
Uma equipe de alta performance é formada por colaboradores especializados nas soluções oferecidas pela empresa e nas dores dos clientes. Em geral, esses times possuem indivíduos com talentos e habilidades únicas, mas que se complementam e aumentam a capacidade de atender as expectativas dos consumidores.
É importante destacar que o desempenho fora do comum não acontece por acaso. Antes mesmo de iniciar o processo seletivo, o gestor pode desenhar estratégias que influenciam os potenciais resultados.
Nesse contexto, o planejamento deve buscar talentos específicos e complementares, que apresentam identificação e alinhamento com a cultura da empresa. Simultaneamente, a liderança das equipes precisa direcionar, estimular e dar suporte ao crescimento desses profissionais.
Dessa forma, além de melhorar o desempenho no dia a dia, há espaço para desenvolver o engajamento dos funcionários, elevando dedicação, empenho e comprometimento com os valores da própria organização.
Existem gestores que acreditam que investir no treinamento e desenvolvimento de competências individuais não é benéfico para a empresa. Geralmente, esse pensamento é antiquado e desconsidera a importância da employer experience, até mesmo para a experiência dos clientes.
Contudo, há uma série de benefícios conquistados ao investir no desempenho dos membros da sua equipe. Veremos mais sobre essas vantagens a seguir.
Por que vale a pena investir em times de alto desempenho?
Investir em times de alta performance pode proporcionar as seguintes vantagens para sua empresa:
- reduz os índices de falhas operacionais;
- aumento o retorno sobre investimento em treinamentos e especializações;
- melhora a atração e retenção de talentos;
- otimiza o employer branding;
- aumenta a produtividade;
- facilita a conquista de metas;
- melhora a receptividade para mudanças estratégicas;
- aumenta o comprometimento com a satisfação do cliente final.
Um dos primeiros efeitos do investimento pode ser a redução de falhas no dia a dia das equipes. Em geral, isso acontece porque os funcionários estão mais preparados e aptos a atender às solicitações do cliente, resolvendo conflitos com eficiência e agilidade.
Consequentemente, os custos operacionais diminuem e é possível obter um melhor retorno sobre investimentos, especialmente os relacionados com treinamentos e especializações.
Todas essas iniciativas fortalecem a reputação da empresa no mercado, auxiliando na atração e retenção de talentos.
Em geral, adotar essa abordagem pode melhorar a produtividade, aumentar o empenho no atendimento de demandas dos clientes e facilitar a realização de ajustes e alterações estratégicas no decorrer da operação.
Como desenvolver equipes de alta performance?
Para desenvolver equipes de alta performance, recomenda-se:
- otimizar o processo de recrutamento e seleção de talentos;
- trabalhar o conhecimento da equipe sobre as competências, habilidades e boas práticas;
- adotar uma comunicação clara e objetiva para liderar com transparência e respeito;
- investir no crescimento profissional de cada colaborador;
- estimular a colaboratividade entre funcionários e setores;
- melhorar a capacidade de gestão de pessoas.
Desenvolver o alto desempenho na sua equipe é uma tarefa que terá resultados a médio e longo prazo. Afinal, são diversas etapas a serem cumpridas para atingir o nível de qualidade desejado.
Conforme mencionado, o alto desempenho não surge por acidente. Com pesquisa, planejamento e planos de ação, o desenvolvimento de competências é possível. De maneira similar, treinamentos, mudanças de processos, investimentos em tecnologia e uma gestão de pessoas bem-feita facilitam a conquista da alta performance.
17 dicas para melhorar o desempenho dos times internos
Para mostrar como desenvolver equipes de alta performance, na prática, selecionamos 17 dicas que podem enriquecer a gestão de pessoas na sua empresa. Confira!
1. Fique atento ao processo de recrutamento e seleção de talentos
A criação de equipes de alta performance começa antes do recrutamento e seleção dos colaboradores. É muito importante ter clareza sobre o perfil e o nível de qualificação do funcionário que se deseja para a equipe e especificar isso no anúncio da vaga e durante as seletivas.
Desde a fase de planejamento, identifique os valores importantes para a organização e faça um levantamento de habilidades necessárias para alcançar os objetivos traçados.
Ao tratar de uma equipe já formada, vale observar o que falta para o time melhorar seu desempenho. Idealmente, essa análise considera aspectos gerais do desenvolvimento de competências. Ou seja, aborda tanto habilidades técnicas quanto comportamentos capazes de agregar valor ao time.
É impossível conquistar a alta performance quando a estratégia de recrutamento não visa preencher as lacunas existentes.
2. Conhecimento de equipe e competências
Após entender quais são as competências e a forma de trabalho dos profissionais que já integram o time, analise o que falta para tornar essa equipe imbatível. Essa avaliação deve englobar as habilidades técnicas e também as comportamentais.
A partir desse processo, é possível organizar as funções e as atividades, potencializando os pontos fortes de cada profissional e, assim, contratar funcionários de alto desempenho para somar ainda mais ao time. A ideia é montar uma equipe multidisciplinar de qualidade.
Se quiser se aprofundar melhor nesse assunto, baixe gratuitamente o e-book Técnicas de recrutamento e seleção no atendimento ao cliente: como fazer?.
O conhecimento da equipe também é crucial para facilitar a gestão e análise da forma como os profissionais contratados percebem os direcionamentos passados pelos líderes, bem como o impacto desse entendimento para o trabalho realizado.
Nesse cenário, vale dizer que o monitoramento constante costuma trazer bons resultados. Isso porque avalia a atividade individual e por equipe, além de mensurar o impacto dos gestores para o desempenho alcançado.
3. Comunique-se de forma clara e objetiva
É possível que o colaborador não desempenhe conforme o esperado simplesmente porque ele não entendeu a tarefa que tinha que executar. Já aconteceu isso na sua equipe? Essa comunicação confusa é mais comum do que parece.
Por exemplo, o relatório CX Trends Zendesk mostra haver uma desconexão clara entre as estratégias dos líderes de customer experience e os agentes que executam as ações planejadas.
Relatório da Zendesk – CX Trends
Por um lado, 70% dos gestores acreditam que IAs generativas permitem criar experiências mais personalizadas e assertivas, enquanto isso, apenas 34% dos colaboradores envolvidos entendem e reconhecem esse potencial.
Por isso, é muito importante que o gestor encontre os melhores canais e a linguagem mais adequada de comunicação para compartilhar informações e descrição das atividades com seus profissionais.
Fale de maneira clara, objetiva e assertiva o que você espera do colaborador, quais são suas responsabilidades e como ele deve executar tais atividades, inclusive fornecendo prazos e metas.
Muitas vezes, esse ruído ocorre quando a organização não atua de maneira transparente e chega a evitar o repasse de informações para colaboradores de níveis hierárquicos mais baixos.
4. Seja claro ao estabelecer os seus processos
Continuando no que falamos no tópico anterior, processos claros, com etapas e responsabilidades bem definidas, também são essenciais para formar equipes de funcionários de alto desempenho.
Todos precisam saber onde cada processo começa e termina e quais os limites do que se deve ou não fazer — e como fazer. Isso contribui para a redução de falhas e retrabalhos.
Da mesma forma, é essencial informar aos colaboradores como o trabalho deles será avaliado. Nesse contexto, explique quais são os indicadores monitorados, o que significam, para que servem e quais as expectativas da organização.
Para justificar cobranças e facilitar a absorção de feedbacks, inclusive os negativos, é crucial que o profissional tenha uma visão clara de onde ele está e onde deveria estar nas métricas de performance.
5. Determine metas possíveis e mensuráveis
Não é porque o funcionário de alto desempenho costuma superar as expectativas que ele merece uma meta mais alta ou um prazo menor de execução, certo? Cuidar da saúde mental e da qualidade de vida do colaborador também contribui para ele performe acima do esperado.
Ou seja, defina metas e prazos realistas e, claro, que possam ser medidos. Afinal, uma equipe de alto desempenho é totalmente orientada a dados para elaborar estratégias, realizar mudanças e acompanhar os resultados das entregas.
A ideia é não gerar um ambiente de trabalho muito competitivo, mas sim colaborativo. Explique a importância das funções de cada e como isso afeta diretamente o resultado coletivo. Todos são responsáveis pela entrega de qualidade do time.
Por isso, a colaboração é tão necessária: ela motiva e gera mais aprendizado em conjunto.
Descubra no vídeo abaixo como definir metas inteligentes com o método SMART:
6. Construa uma liderança de alto desempenho
Assim como dissemos ser possível aprender como desenvolver equipes de alta performance, é viável também aprimorar habilidades técnicas e comportamentais de líderes.
Um líder de alto desempenho precisa:
- servir de exemplo para a equipe;
- estar sempre disponível;
- ser empático;
- motivar os colaboradores;
- criar um clima organizacional leve e colaborativo;
- investir no desenvolvimento profissional da equipe;
- dar autonomia.
Esteja preparado: 7 habilidades essenciais para se adaptar à liderança do futuro
7. Ofereça treinamentos e capacitação profissional
Para um profissional ser considerado de alta performance, ele precisa também de muito treinamento e capacitação técnica e comportamental. E quanto mais a sua empresa oferecer isso a ele, menores são as chances de ele ser contratado pela concorrência.
Pesquise diretamente com os colaboradores quais cursos, palestras, workshops e congressos eles acham relevantes na área de cada um. Além disso, a partir da avaliação de indicadores de desempenho, é possível perceber quais pontos precisam ser melhor trabalhados.
Um time treinado e atualizado sobre o mercado de atuação consegue ajudar a sua empresa atingir os resultados desejados antes do prazo.
Não se esqueça de sempre enviar um formulário de pesquisa sobre o treinamento realizado para ter o feedback dos profissionais participantes.
Os treinamentos podem ainda abranger necessidades internas da empresa, como revisão de normas e condutas, novas ferramentas para utilizar, mudança de processos, entre outros.
8. Incentive a competição saudável entre os times
Crie dinâmicas que estimulem a competição saudável entre os colaboradores. Por meio da gamificação, é possível aumentar o engajamento e incentivar os times a darem o melhor de si, atingindo a alta performance.
Deixe claro que eles devem colaborar entre si. Porém, reconheça aqueles que se destacam e demonstram reproduzir os valores da organização com mais assertividade.
9. Conscientize os funcionários sobre a importância da colaboração
O trabalho em equipe é fundamental para potencializar os resultados individuais e coletivos. Procure desenvolver no seu time a consciência de que todos devem colaborar entre, ajudando mutuamente na busca por resultados cada vez melhores.
Esse cenário tem muito a ver com o que falamos no tópico anterior. Ou seja, um método válido para conscientizar os funcionários sobre as expectativas da empresa é reconhecendo os erros e acertos do dia a dia.
Além disso, há uma oportunidade para enfatizar a colaboratividade, destacando como as habilidades se complementam, minimizando as limitações individuais por meio da atuação integrada.
10. Saiba delegar tarefas
Você precisa confiar no treinamento que os colaboradores receberam e nas habilidades e conhecimentos que eles desenvolveram ao longo da experiência profissional.
Delegue tarefas conforme a área em que cada um tem mais domínio e dê autonomia para que eles possam executá-las. Evite microgerenciar cada passo e pequena decisão.
Em médio e longo prazos, essa iniciativa permite diminuir a necessidade de interferir na rotina dos colaboradores. Assim, além de agilizar as operações do dia a dia, aumenta a disponibilidade de tempo para o gestor focar no que realmente impacta o desempenho da equipe.
11. Desenvolva uma gestão de benefícios
Essa próxima dica sobre como desenvolver equipes de alta performance engloba muitos fatores internos da empresa.
Ao oferecer programas de recompensas e benefícios atrativos para os colaboradores, gera-se maior motivação e engajamento dos funcionários.
Além disso, essa técnica é perfeita para atrair e reter talentos. E o que são os talentos? São justamente os funcionários de alta performance.
As recompensas podem envolver bônus em dinheiro, viagens, passeios, ingressos para cinema, teatro ou jogos esportivos, dias de folga, etc.
A escolha dos benefícios e das recompensas deve ser compartilhada com todos, seguindo sempre a cultura organizacional e, claro, o orçamento disponível.
12. Implemente a cultura do feedback
A evolução profissional acontece quando há uma cultura de avaliação de desempenho e de feedbacks instalada na organização. Afinal, como saber se uma equipe é de alta performance se não há mensuração de resultados?
Por isso, é extremamente importante que haja avaliação de desempenho periódica, seguida pelo feedback individual. Assim, o colaborador saberá seus pontos fortes e os que precisam ser melhorados.
13. Acompanhe os indicadores de desempenho
Não há como desenvolver equipes de alta performance se você não mensurar e monitorar o desempenho delas. Para isso, os indicadores são ferramentas indispensáveis para ter uma noção objetiva dos resultados e identificar oportunidades de promover a melhoria contínua.
14. Automatize processos
Uma equipe de alto desempenho precisa ter tempo livre para pensar em novas estratégias e soluções com foco nos resultados desejados. Mas, como aumentar a produtividade se as tarefas rotineiras ainda são realizadas manualmente?
Por isso, invista em sistemas inteligentes que automatizam processos e facilitam o trabalho de todos.
Por exemplo: um software de atendimento ao cliente que coleta e armazena dados e interações feitas com o público, permite uma visualização de prospects e leads, gere relatórios e métricas inteligentes e ainda faça a integração de dados com outras ferramentas.
15. Invista em práticas de team building
A última dica volta a destacar a importância da colaboração entre funcionários para formar equipes de alto desempenho. Para atingir esse ideal, vale investir em práticas voltadas para team building.
Essas mecânicas são formadas por processos de integração que estimulam a união, a confiança mútua e a criação de propósitos em comum. Em geral, as empresas trabalham essas iniciativas com eventos comemorativos, atividades ao ar livre, dinâmicas e jogos que retiram o funcionário do ambiente corporativo.
Com isso, além de proporcionar mais leveza e conforto, a ação estimula conexões mais pessoais e empáticas.
Bem, essas são as nossas principais dicas para quem deseja saber como desenvolver equipes de alta performance de maneira prática e de fácil aplicação na rotina de trabalho.
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