Artigo • 10 min read
Como fazer avaliação de desempenho individual? 8 dicas + exemplos de formulários
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 13 dezembro 2022
A avaliação individual de colaboradores é uma prática indispensável para qualquer organização que busca alcançar resultados de excelência.
Mais do que uma mera formalidade e um rito burocrático, a avaliação de desempenho individual é também uma ferramenta valiosa para que se consiga planejar melhor os processos, distribuir as tarefas de maneira mais eficaz, definir estratégias com foco no desenvolvimento de talentos e identificar oportunidades que favoreçam e crescimento dos colaboradores e da própria empresa.
Para qualificar os recursos humanos e orientá-los em direção à alta performance, é necessário avaliar a performance atual dos colaboradores e acompanhar sua evolução periodicamente de modo a verificar a eficiência das ações implementadas nessa direção.
Tendo isso em vista, elaboramos este conteúdo para explicar o que é e como fazer avaliação de desempenho individual dos seus funcionários.
Continue a leitura para conferir também nas próximas linhas a importância de avaliar a performance dos colaboradores, exemplos de avaliação, sugestões de perguntas que você pode inserir no seu formulário e dicas para implementar essa atividade nas rotinas de RH de sua empresa:
- Monte um planejamento e defina os objetivos da avaliação;
- Seja claro ao elaborar o formulário de avaliação;
- Avalie as hard skills e as soft skills;
- Avalie os resultados dos indicadores de desempenho;
- Compare os resultados atuais com os da última avaliação;
- Ofereça um feedback para os colaboradores;
- Defina a periodicidade da avaliação de desempenho individual;
- Estabeleça um plano para implementação das mudanças.
O que é a avaliação de desempenho individual?
A avaliação de desempenho individual é uma ferramenta utilizada para mensurar e analisar a performance de cada colaborador, considerando diferentes aspectos relacionados à atuação dele na empresa.
Uma avaliação de desempenho individual oferece informações valiosas que permitem ter uma visão mais clara sobre a capacidade do colaborador em cumprir as expectativas nele depositadas e se ele possui as habilidades técnicas e comportamentais necessárias para exercer suas funções.
Geralmente, quem conduz esse tipo de avaliação é o departamento de Recursos Humanos. Porém, os líderes e gestores de cada equipe ou setor também podem avaliar o desempenho individual de seus colaboradores sempre que acharem necessário.
A partir dos resultados obtidos dessa avaliação, são traçadas estratégias capazes de suprir as necessidades identificadas, corrigir o que for preciso e potencializar o que já tem dado certo.
Veja também: O que é avaliação 180 graus e quais as suas vantagens na avaliação de equipes
Este video dá RH Academy traz mais detalhes sobre o que é avaliação de desempenho:
https://www.youtube.com/watch?v=iNNggkw65Ek
Qual a importância de fazer a avaliação individual de colaboradores?
Avaliar individualmente os colaboradores é uma prática muito importante para a empresa. Primeiramente, porque a avaliação é uma forma de identificar os pontos fortes e as limitações de cada funcionário.
A partir desse mapeamento, fica mais fácil definir ações realmente eficazes para corrigir as fragilidades e fortalecer ainda mais as virtudes dos colaboradores.
Além disso, a importância da avaliação de desempenho individual reside no fato de que esta é uma ferramenta que permite ter uma maior clareza sobre como os fatores internos e externos têm influenciado a performance dos funcionários.
Dessa forma, é possível traçar estratégias mais realistas e que contribuam para a melhoria do desempenho dos colaboradores e da empresa. Afinal, a empresa não prospera se os funcionários não conseguem performar bem em suas funções e alcançar os resultados que se espera deles.
Leia também: Avaliação de desempenho: o que é e quais os seus objetivos?
8 dicas de como fazer avaliação de desempenho individual
Avaliação de desempenho individual: como fazer?
A avaliação individual de desempenho ajuda a averiguar a qualidade do clima organizacional, a necessidade de remanejar funções e trocar lideranças, o nível de produtividade dos colaboradores, a carência por investimentos em programas de treinamento e capacitação e vários outros pontos relevantes para a empresa.
Para te ajudar nessa tarefa, trouxemos aqui algumas dicas essenciais de como fazer avaliação de desempenho individual dos seus colaboradores.
1 – Monte um planejamento e defina os objetivos da avaliação
O processo de avaliação de desempenho vai além do que simplesmente responder um formulário e marcar respostas seguindo um modelo de avaliação de desempenho individual.
Para aproveitar o potencial máximo dessa ferramenta de gestão de pessoas, é necessário planejamento.
Sendo assim, defina como, quando e como a avaliação será aplicada e quem serão os responsáveis por essa tarefa. É preciso também pensar nos custos dessa avaliação e nos objetivos que motivam a realização da mesma.
Ou seja, o que você pretende fazer a partir dos resultados da avaliação de desempenho?
2 – Seja claro ao elaborar o formulário de avaliação
O formulário de avaliação de desempenho individual precisa conter informações claras de modo a evitar interpretações equivocadas das perguntas e também da escala de avaliação.
Além disso, é importante também que se estabeleça um padrão para os formulários. Assim, evita-se que a mesma resposta tenha peso diferente para diferentes colaboradores.
Procure também separar no formulário um espaço para comentários livres, no qual o avaliador poderá fazer observações específicas sobre o desempenho daquele funcionário.
3 – Avalie as hard skills e as soft skills
Não há como fazer avaliação de desempenho individual de maneira realmente eficaz sem considerar tanto as hard skills como as soft skills.
Enquanto a primeira se refere às habilidades técnicas para o exercício das funções, a segunda tem a ver com aspectos comportamentais e subjetivos que interferem na atuação do colaborador, como comunicação, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal etc.
O desenvolvimento das soft e hard skills é fundamental para que os funcionários da empresa possam ter uma boa performance no trabalho.
Veja mais: Qual a diferença entre hard skills e soft skills?
4 – Avalie os resultados dos indicadores de desempenho
Também faz parte da avaliação de desempenho individual verificar os resultados de algumas métricas. Com base nos indicadores de desempenho, é possível mensurar quantitativamente a performance de cada colaborador durante determinado período.
O objetivo é verificar se o colaborador tem conseguido atingir ou superar as metas estabelecidas para esses indicadores individuais.
Confira em nosso blog: Indicadores de produtividade: saiba quais são os mais importantes
5 – Compare os resultados atuais com os da última avaliação
Comparar os resultados da avaliação atual com os resultados da última avaliação é uma prática importante para averiguar se houve evolução, retrocesso ou estagnação no desempenho do colaborador.
Com esse comparativo, é possível verificar a eficácia das ações adotadas com foco na melhoria dos resultados e aprimoramento das soft e hard skills.
Para isso, é necessário manter um registro organizado de todas as avaliações de desempenho.
6 – Ofereça um feedback para os colaboradores
A avaliação de desempenho individual não deve ficar retida com o avaliador. É de extrema importância compartilhar os resultados com os colaboradores para que eles possam entender seus pontos fortes e fracos e também o que se espera deles daqui pra frente.
Explique quais habilidades e comportamentos você espera que eles desenvolvam. Estabeleça as metas que eles precisam alcançar até a próxima avaliação.
Leia mais: Feedback 360: o que é e por que aplicá-lo em suas avaliações de desempenho?
7 – Defina a periodicidade da avaliação de desempenho individual
Com que frequência você pretende realizar a avaliação individual de desempenho?
Definir o intervalo entre uma avaliação e outra é necessário para que o colaborador tenha um prazo razoável para efetuar as mudanças necessárias. Além disso, esse distanciamento temporal facilita a análise da evolução no desempenho dos colaboradores.
8 – Estabeleça um plano para implementação das mudanças
Depois que a avaliação for concluída e o feedback for passado para o colaborador, busque traçar junto com ele um plano de ação para que as mudanças e melhorias sejam implementadas.
Mostre quais erros precisam ser corrigidos e como ele pode fortalecer ainda mais os seus pontos fortes.
Confira também: Avaliação 360: o que é e como funciona?
A avaliação de desempenho individual é apenas um dos muitos tipos de avaliações de colaboradores, conheça a 8 deles neste vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=d5K9rARucCc&t
Exemplo de avaliação de desempenho individual
Depois de conferir as nossas dicas de como fazer avaliação de desempenho individual, que tal dar uma olhada em alguns tipos de modelo de avaliação de desempenho individual?
Separamos aqui alguns exemplos que podem te ajudar a criar o seu próprio formulário.
Fonte: ADM Brasil
Que perguntas inserir no formulário de avaliação de desempenho individual?
Para elaboração do formulário de avaliação de desempenho individual, você precisa saber fazer as perguntas certas que levem em consideração não apenas as habilidades técnicas dos colaboradores, mas também questões ligadas ao comportamento de cada funcionário no ambiente de trabalho.
Ou seja, além de avaliar se o colaborador possui o domínio técnico para exercer suas funções, é preciso também lançar um olhar sobre como ele se relaciona com seus pares, como ele tem se adaptado à cultura da empresa, a maneira com que ele se comporta em diferentes situações etc.
Para te ajudar a elaborar um questionário completo, montamos uma lista com algumas sugestões de perguntas que você pode adaptar e inserir no formulário de avaliação de desempenho individual dos seus funcionários:
- O funcionário foi capaz de alcançar todas as metas estabelecidas?
- Mantém um relacionamento amigável com seus líderes e colegas?
- Mostra-se proativo no desempenho de suas funções?
- Apresenta boas ideias e contribui para a resolução de problemas?
- Tem espírito de liderança?
- Sabe trabalhar em equipe?
- É criativo na busca por soluções de impacto coletivo?
- Sabe lidar com situações de conflito?
- Performa bem em situações de pressão?
- Tem facilidade para cumprir os prazos de entrega das demandas?
- Apresenta domínio sobre as principais técnicas do seu trabalho?
- É pontual e cumpre seus horários?
- É visto como referência em comportamento para os seus colegas e subordinados?
- Respeita as opiniões divergentes e tem um perfil conciliador?
Sistema integrado de avaliação de desempenho individual
E então, ficou claro para você como fazer avaliação de desempenho individual dos seus colaboradores?
Tenho certeza que com as nossas dicas, exemplos e sugestões de perguntas você não enfrentará muitas dificuldades para avaliar a performance dos funcionários da sua equipe ou empresa.
E para tornar essa tarefa ainda mais fácil e descomplicada, que tal contar com a ajuda de um sistema integrado de avaliação de desempenho individual?
Trata-se de um software especializado que vai centralizar todas as avaliações já realizadas para que você possa consultá-las com mais agilidade para análises comparativas futuras.
Além disso, esse sistema gera relatórios automáticos de desempenho que permitem chegar a conclusões mais precisas sobre cada colaborador e obter insights valiosos sobre o que pode ser feito para melhorar o desempenho deles.
Turbine o desempenho de seus colaboradores fornecendo a ferramenta certa para eles. A Zendesk desenvolve soluções na medida certa para suas equipes de atendimento, marketing e vendas proporcionarem as melhores experiências para seus clientes, por meio de múltiplos canais integrados (chat, mensagens, voz, mídias sociais etc.).
Conheça tudo que que nossas soluções podem proporcionar para a sua empresa!