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Artigo 6 min read

Como fazer sua empresa crescer? Guia prático

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 4 Mai 2022

Como fazer sua empresa crescer

Um dos objetivos de todo empreendedor é ver seu negócio alavancar sem perder a excelência dos serviços. Caso se encaixe nesse perfil, precisamos te fazer uma pergunta: você sabe como fazer sua empresa crescer?

Se a resposta foi não pode considerar que hoje é o seu dia de sorte!

Entender os passos para conseguir um crescimento eficaz pode ser mais simples do que imagina. Para te ajudar nessa jornada, preparamos um conteúdo completo com sete dicas para crescer com o seu negócio de maneira prática.

Ao término deste material você terá aprendido sobre os seguintes tópicos:

  • como fazer sua empresa crescer em 7 passos;

  • vender para crescer: cliente é o foco;

  • CRM – Customer Relationship Management: o que é?

Boa leitura!

Como fazer sua empresa crescer em 7 passos

O início de um negócio não é fácil. Mas, prolongar resultados satisfatórios não precisa ser difícil ou sem praticidade. 

O crescimento com qualidade de uma empresa se baseia em diversos aspectos. Entre os principais podemos citar:

  • organização;

  • conhecimento do seu negócio e público-alvo;
  • capacitação.

Esses três pontos estarão presentes em praticamente todas as sete principais dicas para crescer com a sua empresa. Confira a seguir quais são.

1- Monte um bom plano de negócios

O primeiro passo para o crescimento da sua empresa é elaborar um bom planejamento. O plano de negócios é o documento perfeito para esse objetivo.

Ele nada mais é do que um roteiro onde você irá organizar todas as ideias para chegar ao objetivo final. Nesse caso, o desenvolvimento positivo do seu negócio.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), um bom plano de negócios deve ter como pontos principais:

  • o que é o negócio;

  • quais os principais produtos e/ou serviços;

  • quem serão seus principais clientes;

  • onde será localizada a empresa;

  • o montante de capital a ser investido;

  • qual será o faturamento mensal;

  • que lucro espera obter do negócio;

  • em quanto tempo espera que o capital investido retorne.

Para não ficar perdido nessa montagem, o próprio Sebrae elaborou um documento completo com o passo a passo e outros fatores de atenção. 

2- Entenda o seu modelo de negócio

A segunda dica de como fazer sua empresa crescer é relacionada a compreensão dos seus serviços. Afinal, como alavancar seu negócio sem conhecê-lo?

É preciso analisar questões do modelo da sua empresa para entender onde pode haver melhorias. A falta deste estudo pode significar recursos desperdiçados em algo que não se conecte à sua empresa e, consequentemente, ao seu público.

Quer um exemplo? Imagine que você tenha um negócio que converse mais com pessoas na faixa etária 40-50 anos. Pensando em aumentar a visibilidade decide fazer anúncios no TikTok, mas no fim seus números não cresceram. 

Percebe o que a falta de conhecimento do próprio negócio e até do ambiente digital podem ocasionar? Então tenha em mente que nem sempre é porque todo mundo faz, que seja o melhor para o seu negócio.

Também pode te interessar: Por que investir em transformação digital nas empresas?

3- Conheça bem o seu público

Seguindo o pensamento da dica anterior, conhecer o seu público é essencial. O exemplo que mostramos acima é um ótimo meio para observar essa falta de análise do público-alvo.

Como assim?

Uma clientela de faixa etária 40-50 não está em grande número no aplicativo TikTok. Portanto, conhecer o público e também seus hábitos de consumo físico e digital é muito importante.

4- Dê destaque aos diferenciais da empresa

Um dos passos para o crescimento da sua empresa é conhecer os concorrentes dela. Essa ação vai fazer com que entre as semelhanças, seja encontrado o diferencial competitivo

Faça sempre a pergunta: o que diferencia minha empresa das outras?

Trabalhe em cima da resposta! Não deixando de lado, claro, outros aspectos importantes e que devem ser melhorados.

5- Organize as finanças

A quinta das sete dicas de como fazer sua empresa crescer, serve não somente para o crescimento mas como também para a manutenção do negócio. Uma parte financeira desorganizada pode ser motivo de falência. 

Realizar uma boa gestão financeira é essencial para o futuro do seu negócio. Portanto tenha um controle do fluxo de tudo que entra e sai dele. 

Dica: anotar esses gastos em uma planilha, os separando em custos fixos e variáveis, ajudará na visualização do que pode ser melhorado. 

6- Capacite seus profissionais

Como se pensar em crescimento da empresa sem almejar a evolução dos funcionários? Portanto, invista na profissionalização e capacitação dos colaboradores com cursos e atividades. 

7- Divulgue seu negócio

A última das principais dicas para a evolução do seu negócio não poderia ser outra: divulgação. Para ela funcionar bem é imprescindível que você faça todos os passos anteriores.

É importante citar também que se a sua empresa não estiver no ambiente online, ela praticamente “não existe”. Portanto, a divulgue nos canais digitais para alcançar seu público e também chamar a atenção de outras pessoas com seus diferenciais.

Vale lembrar que o investimento na divulgação deve ser inteligente e eficaz. Ou seja, em canais onde seu público está. 

[BÔNUS] Vender para crescer: cliente é o foco

Você chegou até esse conteúdo com um único intuito: aprender como fazer a sua empresa crescer. Claro que aliado a esse crescimento há um aumento nas vendas. Mas, qual é de fato a parte essencial para isso acontecer?

Essa é fácil! Ter mais clientes. 

Não existe possibilidade de evoluir com excelência e lucro sem investir em um bom relacionamento com o cliente. Pode não parecer, mas mesmo em um ambiente digital o boca-a-boca tem um poder absurdo. 

Para otimizar esse trabalho de relacionamento, existem diversas ferramentas. Uma das principais é o Customer Relationship Management (CRM), ou traduzido para o português, Gestão de Relacionamento com o Cliente.

CRM – Customer Relationship Management: o que é?

Explicando de maneira bem simples o CRM de vendas pode ser utilizado como um software para facilitar o trabalho da equipe de vendas. Um dos principais do mercado é o Zendesk Seel. 

A Zendesk é uma empresa bem conhecida no que se diz respeito a soluções de atendimento ao cliente. Com esse software a equipe de vendas fica mais preparada para oferecer uma melhor experiência. 
Sabendo que o cliente é o foco para a estratégia de crescimento da sua empresa, ter um software de CRM de vendas é parte importante nessa evolução.

Faça uma avaliação gratuita do Zendesk Sell e dê mais um passo para o desenvolvimento do seu negócio.

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