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Artigo 8 min read

Como formar uma equipe de vendas mais produtiva e ter melhores resultados?

Por Zendesk

Última atualização em 10 Mai 2023

Como formar uma equipe de vendas mais produtiva? O primeiro passo para isso é entender que o processo de compra mudou. 

Com acesso a canais de comunicação digitais e uma infinidade de informações online, os consumidores assumiram o controle da sua jornada de compra

O lado ruim? Os antigos softwares de vendas não conseguiram acompanhar essa trajetória mais moderna, deixando os processos de vendas ainda mais complicados. 

Em um esforço para preencher as lacunas, as empresas adotaram soluções pontuais, forçando os representantes a navegarem por um mar de diferentes ferramentas. Agora, os vendedores passam o dia alternando entre, em média, 14 ferramentas diferentes, e a maior parte do seu tempo é gasta fazendo atualizações, em vez de vendas.

Com o Zendesk para Vendas, começamos a fazer pelos departamentos de vendas o que já havíamos feito pelo atendimento ao cliente: dar aos vendedores ferramentas projetadas pensando neles e nos clientes que atendem

Nossos produtos foram criados para facilitar a comunicação, reduzir o atrito e melhorar o relacionamento entre as empresas e os clientes delas. 

Além de utilizar boas ferramentas, o que mais você pode fazer para obter melhores resultados? Neste artigo, você vai conferir os 7 passos de como formar equipe de vendas mais produtiva.

Por isso, continue a leitura e confira!

Como formar equipe de vendas produtiva em 7 passos?

Para que um negócio alcance a receita esperada, os gestores precisam começar sabendo como formar equipe de vendas de alta performance.

Um time com esse perfil é aquele que tem um alto grau de competência, conhecimento e, claro, que consegue vender bem — muitas vezes, acima da meta estabelecida pela empresa.

Esse grupo é formado por profissionais engajados, comprometidos com a marca e alinhados com sua cultura e objetivos. Ainda que, porventura, tenham divergência de ideias e opiniões, buscam sempre entregar o melhor para o negócio e, principalmente, para os clientes.

Mas tendo ciência dessas características, a dúvida que deve estar na sua mente agora é: “E como formar equipe de vendas que contemple todos esses pontos e gere esses resultados?

O passo a passo para isso é:

  1. Deixe claro os propósitos e objetivos da empresa
  2. Defina quem será o líder desse time
  3. Garanta uma boa comunicação
  4. Ouça o que os vendedores têm a dizer
  5. Reconheça os seus esforços
  6. Mantenha os profissionais atualizados
  7. Ofereça boas ferramentas de trabalho

Formando uma equipe de vendas de alta performance na prática

1. Deixe claro os propósitos e objetivos da empresa

Como dissemos anteriormente, um time engajado é aquele que, entre outros pontos, está alinhado com os propósitos e objetivos da empresa.

No entanto, isso só é possível se, desde o início das suas atividades, os gestores deixarem claros quais são os valores, a missão e a visão da marca. 

Além disso, é preciso cultivar esses atributos, de modo que eles não se percam com o passar do tempo.

2. Defina quem será o líder desse time

Para uma boa gestão de equipe de vendas é essencial que um líder seja designado. Esse profissional ficará responsável por comandar o time, delegar funções, garantir o bom relacionamento entre os vendedores e, claro, acompanhar a evolução das vendas.

Dica de leitura: “Como gerenciar equipes remotas? 9 dicas para os melhores resultados

3. Garanta uma boa comunicação

A comunicação é a base de qualquer relacionamento. Na hora de saber como formar equipe de vendas de alta performance, isso não seria diferente.

Uma boa forma de conseguir isso é realizando reuniões periódicas com o time. A ideia é ter um tempo para rever e alinhar estratégias, esclarecer dúvidas, ouvir os principais pontos de dificuldades dos vendedores, e outros pontos que podem influenciar nos resultados.

Não deixe de ler: “O que é daily scrum: definição, principais vantagens e 5 dicas de como fazer reuniões ágeis com suas equipes

4. Ouça o que os vendedores têm a dizer

Inclusive, nessas reuniões, é bem importante ouvir o que os vendedores têm a dizer, e não somente “despejar” uma série de informações e cobranças.

Na prática, são esses profissionais que estão na linha de frente. Por isso, ninguém melhor do que eles para identificar rapidamente gargalos e situações que estão comprometendo o fechamento das vendas.

Ouvi-los pode ajudar a sua empresa a vender mais!

5. Reconheça os seus esforços

Outro importante passo na hora de saber como formar equipe de vendas é reconhecer os esforços dos profissionais.

Quando as pessoas são reconhecidas por seu trabalho, naturalmente, tendem a se empenhar mais para entregar cada vez mais resultados.

Esse reconhecimento pode ser individual, pelo grupo, verbalmente, com a oferta de prêmios em dinheiro etc. Existem diversas formas de reconhecimento. O mais importante é que ele seja verdadeiro e que não cause constrangimento em quem não o está recebendo.

6. Mantenha os profissionais atualizados

Treinamento de vendas é fundamental para empresas que buscam formar times de alta performance. 

Como dissemos logo no início deste artigo, os processos de vendas mudaram. Assim, não atualizar os profissionais os deixam desatualizados sobre como os concorrentes estão agindo, ou seja, passos atrás, o que, certamente, pode comprometer os seus resultados.

7. Ofereça boas ferramentas de trabalho

E claro, boas ferramentas de trabalho fazem toda a diferença na produtividade dos times. Um CRM de vendas, por exemplo, aprimora o gerenciamento de leads, prospects e clientes, evitando que se percam boas oportunidades de negócios.

Como otimizar seus processos de vendas com boas soluções

E por falar em softwares de trabalho para o time de vendas, temos quatro ferramentas poderosas pra você: Zendesk para Vendas, Voice, Reach e Zendesk Chat. Conheça mais sobre cada uma delas agora!

Zendesk para Vendas

O Zendesk para Vendas é uma plataforma de CRM para vendas que melhora a produtividade, os processos e a visibilidade do pipeline para as equipes de vendas

Ele facilita a gestão das oportunidades para que sua equipe sempre possa acessar, analisar e colaborar usando dados relevantes.

Voice

Um discador nativo permite que os representantes enviem e recebam chamadas diretamente do Zendesk para Vendas. Você pode gerar listas de discagem automática para fazer chamadas com apenas um clique. 

Além disso, o registro e a gravação automáticos das chamadas economizam seu tempo e ajudam você a se concentrar nas conversas.

Reach

O Reach é uma ferramenta integrada de enriquecimento e prospecção que gera mais leads e dados melhores do cliente. 

Ele permite que os representantes descubram clientes potenciais qualificados, atualizem contatos e montem um pipeline de vendas rapidamente. 

O Reach simplifica a difícil tarefa de encontrar novas oportunidades para que você possa dedicar o seu tempo aos negócios.

Zendesk Chat

A ferramenta integrada de chat em tempo real da Zendesk permite criar novos leads a partir de conversas com os visitantes do site. 

Toda a conversa no chat e os campos de dados relevantes são salvos automaticamente no cartão de contato do novo lead para que você não precise adicionar dados manualmente. 

O Chat permite interagir com mais compradores, converter mais leads e encurtar os ciclos de vendas.

Como formar uma equipe de vendas mais produtiva com a Zendesk?

O Zendesk para Vendas é um pacote de soluções de vendas poderoso que deixa o trabalho de seus representantes mais inteligente, eficiente e produtivo. Com ela, sua equipe de vendas poderá:

Concentrar-se na conversa

A Zendesk coloca as conversas dos seus clientes no centro do seu processo de vendas. Seja por telefone, e-mail, chat ou SMS, a Zendesk oferece suporte nativo a todos os canais que os clientes querem usar para conversar com sua equipe.

Seus representantes poderão ver todas as conversas com os clientes em qualquer canal em um fluxo contínuo. 

Assim, ao invés de perder tempo pesquisando por campos de dados personalizados, seus representantes poderão se concentrar em melhorar as conversas com os clientes.

Manter o pipeline cheio

Diga adeus aos métodos tradicionais de criação de pipelines, pois, com o Zendesk para Vendas, nunca foi tão fácil descobrir novos leads!

Preencha seu pipeline convertendo chats em leads com nossa integração nativa do Zendesk Chat. Use o Reach para gerar listas segmentadas de clientes potenciais e criar leads das oportunidades oriundas de tickets do Support.

Com as ferramentas de enriquecimento de leads e integração dos aplicativos do Zendesk para Vendas é fácil para os seus representantes encontrarem as informações que precisam para transformar rapidamente leads em conversas de vendas.

Fechar mais negócios ainda mais rápido

Gaste seu tempo fechando negócios, e não digitando dados. A nossa solução automatiza todo o trabalho administrativo necessário para manter seu CRM de vendas atualizado, como registro de atividades, atualização de detalhes do contato e acompanhamento de leads. 

Tudo o que você precisa foi consolidado em uma ferramenta fácil com exibição única, que elimina a alternância entre abas e reúne todo o contexto necessário para fechar negócio. 

Com o Zendesk para Vendas, você pode gastar o tempo que economiza automatizando tarefas repetidas com o que faz de melhor: vender.

O processo de compra pode ter mudado, mas as habilidades de conversação de seus representantes, não. 

Adote o Zendesk para Vendas hoje mesmo para ajudar seus representantes a fecharem negócios ainda mais rápido!

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