Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

Como a IA pode melhorar a sustentabilidade da sua empresa?

Por Zendesk

Última atualização em 26 fevereiro 2024

Uma tendência indispensável para quem encara os negócios como um projeto de longo prazo é manter as operações de acordo com o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente. Pensando nisso, você já procurou saber como a IA pode melhorar a sustentabilidade da sua empresa? 

A IA pode desempenhar papéis em diversas áreas da sustentabilidade empresarial, desde a otimização de processos até a tomada de decisões estratégicas. E parece que as empresas já têm notado isso.

Segundo um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 6 em cada 10 empresas têm uma área dedicada à sustentabilidade. Além disso, 45% afirmaram que exigem certificados ambientais de seus fornecedores e parceiros para fechar um contrato.

É por isso que, neste artigo, você vai descobrir como a IA pode melhorar a sustentabilidade de uma empresa e conhecer 3 inovações sustentáveis impulsionadas pela tecnologia.

Se você quer melhorar a eficiência do seu negócio e, ao mesmo tempo, diminuir o impacto das suas atividades no meio ambiente, não pode perder este conteúdo. Portanto, acompanhe a leitura! 

Qual a importância da sustentabilidade para uma empresa?

Antes de falarmos mais sobre como a IA pode melhorar a sustentabilidade de uma empresa, é importante discutirmos um pouco sobre a importância do desenvolvimento sustentável no cenário corporativo. 

Ao adotar práticas e políticas sustentáveis, as organizações podem reduzir parte de seu impacto ambiental, minimizando a quantidade de resíduos produzidos e buscando alternativas mais ecológicas em seus processos de produção, embalagem e distribuição. 

Tais ações não apenas contribuem para a preservação do meio ambiente, mas também  podem gerar benefícios econômicos, operacionais e de reputação. Isso porque as empresas são cada vez mais cobradas pelo público e por parceiros a adotarem práticas éticas e responsáveis com o planeta.

Logo, a responsabilidade social corporativa e a IA andam juntas. Ao investir em operações mais sustentáveis, uma empresa pode minimizar seus impactos, reduzir seus custos operacionais em longo prazo, aumentar sua eficiência energética e de recursos, melhorar sua imagem e atrair clientes que valorizam essas atitudes. 

Uma maneira de otimizar tudo isso é utilizando a inteligência artificial.

Veja também: Consumo sustentável: qual o impacto no comportamento do consumidor

Qual o impacto ambiental da tecnologia IA?

O impacto ambiental da tecnologia IA pode variar dependendo de como ela é implementada e usada no ambiente corporativo. 

O recurso pode ser aplicado para resolver desafios ecológicos, como no caso da tecnologia para monitoramento ambiental, melhorar a eficiência dos processos e otimizar a gestão. Assim, contribui para a redução do consumo de recursos naturais, a minimização de resíduos e a mitigação das emissões de carbono. 

No entanto, também é importante reconhecer que a IA pode apresentar desafios ambientais, principalmente relacionados ao aumento no consumo de energia pelas ferramentas que permitem seu funcionamento. 

É por isso que é tão importante procurar práticas e abordagens que promovam a sustentabilidade tanto no desenvolvimento quanto na aplicação da IA.

Dessa forma, abordaremos a seguir como a IA pode melhorar a sustentabilidade de uma empresa se for usada corretamente e com consciência. 

Veja também: Automação e inteligência artificial a favor dos negócios: como usá-las?

Como a IA pode melhorar a sustentabilidade de uma empresa?

A IA pode melhorar a sustentabilidade de uma empresa ao aprimorar sua eficiência operacional, identificando oportunidades de redução de desperdício e consumo de recursos. Além disso, pode auxiliar na gestão de energia, monitorando automaticamente o uso e ajustando-o para minimizar o consumo desnecessário. 

Outra forma de utilizar a tecnologia na sustentabilidade empresarial é desenvolvendo produtos e serviços mais ecológicos. Para tanto, a IA pode ajudar a empresa a identificar oportunidades de inovação.

Por fim, a capacidade de processamento de dados também permite que a inteligência artificial identifique padrões para desenvolver uma cadeia de suprimentos mais sustentável. Isso vale desde a seleção de fornecedores até a otimização de rotas de transporte. 

Conheça 3 inovações sustentáveis impulsionadas por IA

Como você pode ver, são várias as formas de implementar uma gestão mais verde na sua empresa. Pensando nisso, separamos 3 inovações sustentáveis impulsionadas por IA para você conhecer melhor:

  1. eficiência energética com inteligência artificial;
  2. gestão de resíduos e reciclagem com IA;
  3. tomada de decisões aprimoradas pela IA.

1- Eficiência energética com inteligência artificial

Garantir a eficiência energética é um dos objetivos principais de diversas empresas, mas também um dos maiores desafios, porque requer investimentos em tecnologia e infraestrutura. 

O que nem todos sabem é que a IA pode ser utilizada para otimizar de forma mais simples o uso de energia em edifícios e instalações comerciais por meio de algoritmos de análise de padrões de consumo.

A partir deles, é possível prever, de forma mais assertiva, as demandas futuras e, com isso, controlar os sistemas, como por exemplo de iluminação, aquecimento e refrigeração. Assim, a adoção da tecnologia torna-se muito mais um investimento do que um gasto. 

2- Gestão de resíduos e reciclagem com IA

Outra forma de aumentar a sustentabilidade da sua empresa é com uma gestão de resíduos e reciclagem. Por meio de análise de dados, a IA é capaz de realizar previsões de demanda e otimização de estoque. 

Dessa forma, a empresa consegue evitar o excesso de produção e o desperdício de materiais, além de identificar oportunidades para aumentar a reciclagem de resíduos. 

3- Tomada de decisões aprimoradas pela IA

A análise de dados da IA também permite melhorar a tomada de decisões empresariais, fornecendo insights importantes relacionados ao desenvolvimento sustentável. 

Por exemplo, os algoritmos podem analisar dados de emissões de carbono para identificar áreas de oportunidade para redução de impacto ambiental e otimização de processos, permitindo que as empresas gerenciem melhor os recursos naturais. 

Agora que você já sabe como a IA pode melhorar a sustentabilidade da sua empresa, chegou a hora de conhecer outra tecnologia que usa IA para melhorar a eficiência do atendimento ao cliente, diminuir gastos e aumentar a satisfação: o software de atendimento ao cliente da Zendesk

Ao oferecer suporte de forma remota, você elimina a necessidade de deslocamentos, contribuindo para a redução das emissões de carbono associadas às viagens dos clientes e agentes de atendimento.

Além disso, ao automatizar processos de atendimento com respostas automáticas, reduz o consumo de energia associado às operações de suporte tradicionais. 

Por fim, a inteligência artificial e a análise de dados permitem uma gestão mais eficiente dos recursos envolvidos no atendimento ao cliente, evitando desperdícios e maximizando a produtividade.

Ficou interessado? Então faça agora mesmo uma avaliação gratuita da nossa solução ou solicite uma demonstração e contribua para o desenvolvimento sustentável do seu negócio!

Histórias relacionadas

Artigo
11 min read

Como aplicar a análise SWOT no atendimento ao cliente? Passo a passo

Saiba o que é e qual a importância da análise SWOT no atendimento ao cliente e confira 7 passos para analisar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Artigo
12 min read

Falta de comunicação interna: entenda os problemas que pode causar

Entenda as causas e efeitos da falta de comunicação interna e descubra que estratégias podem ser implementadas para superar esse obstáculo.

Artigo
7 min read

Quais são os 4 estilos de comunicação interpessoal?

Os diferentes estilos de comunicação interpessoal afetam a percepção dos clientes e parceiros sobre sua empresa. Veja as diferenças entre eles!

Artigo
11 min read

5 domínios da transformação digital: a importância para sua empresa

A tecnologia trouxe alterações no comportamento do consumidor e nas necessidades dos negócios. Atualmente, as marcas…