8 min read
5 dicas de como lidar com a baixa autoestima no trabalho
Por Zendesk
Última atualização em 14 março 2023
Entender como lidar com a baixa autoestima no trabalho é vital para a saúde mental de todos nós. Afinal, esse conjunto de sentimentos e percepções, afeta a forma como enxergamos a nós mesmos, impactando diretamente em nossos resultados.
Além disso, sem a devida atenção, a baixa autoestima ainda pode desencadear problemas mais graves, como estresse, ansiedade, burnout e depressão. O trabalho fica comprometido, assim como nossa saúde.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, há no mundo todo cerca de 264 milhões de pessoas que sofrem de depressão e ansiedade. Esse quadro causa uma perda de US$ 1 trilhão na economia mundial todo ano.
Isso significa que não cuidar da saúde mental tende a gerar prejuízos. Portanto, é preciso realizar um trabalho de base, a fim de evitar o agravamento dessa situação. E aprender como lidar com a baixa autoestima no trabalho é o primeiro passo.
Neste post, explicamos o que é autoestima, qual a sua importância, como lidar com a baixa autoestima no trabalho e o que fazer para aumentar a sua. Boa leitura!
O que é autoestima?
Autoestima é um conjunto de sentimentos, pensamentos e percepções que refletem a maneira como um indivíduo vê a si mesmo.
Uma autoestima positiva torna a pessoa mais segura de si, possibilita que enxergue seu próprio valor e se sinta bem em relação a si mesma, tornando-a mais confiante.
Já a baixa autoestima está associada a uma visão distorcida de si, que gera um forte sentimento de incapacidade, inadequação, insegurança e impotência diante dos desafios, prejudicando seu desempenho nos mais variados setores da vida.
Por que a autoestima é tão importante?
Seja no âmbito pessoal ou profissional, a autoestima exerce importante impacto na forma como enxergamos a vida e nos portamos diante dos desafios.
Quando estamos com a autoestima em dia, sabemos reconhecer o nosso próprio valor, e assim, somos capazes de dar nosso melhor para alcançar nossos objetivos.
Por outro lado, quando não reconhecemos nossas habilidades, pensamos não ser bons o suficiente. Assim, não nos esforçamos tanto quanto poderíamos, o que acaba comprometendo nossos resultados.
Ou seja, a mesma pessoa, diante dos mesmo desafios, pode ter um desempenho completamente diferente, dependendo do seu nível de autoestima.
Como a baixa autoestima afeta no trabalho?
Acreditar em nós mesmos é fundamental para que possamos desenvolver nosso trabalho de forma plena e alcançar bons resultados. Por isso, saber como lidar com a baixa autoestima no trabalho é tão importante.
Um indivíduo com baixa autoestima tende a duvidar de si mesmo e de suas capacidades, não reconhecendo seu potencial. Assim, perde a confiança em si mesmo e passa a se sentir frustrado. Tudo isso afeta diretamente sua produtividade, comprometendo suas entregas, a performance de sua equipe e da companhia.
Contudo, a importância de entender como lidar com a baixa autoestima no trabalho vai muito além dos resultados da empresa, sendo vital para a saúde do trabalhador.
Isso porque, quando não damos a devida atenção a ela, além de quadros de estresse e ansiedade, pode acabar evoluindo para problemas ainda mais sérios, como burnout e depressão.
Quais são os fatores responsáveis pela baixa autoestima no trabalho?
São muitos os elementos que podem predispor uma pessoa à baixa autoestima no trabalho, do histórico de vida a características do ambiente. Entre os fatores envolvidos neste quadro, se destacam:
excesso de perfeccionismo;
elevado grau de autoexigência;
- sobrecarga de trabalho;
ambiente tóxico, violento e abusivo;
nível de cobranças por parte da chefia além do normal;
falta de incentivo, valorização ou reconhecimento.
Como você pode ver, a baixa autoestima no trabalho é um problema multidisciplinar, que deve ser encarado com seriedade pelas pessoas e também pelas empresas.
Saúde organizacional: como tornar sua empresa mais saudável?
O que fazer para aumentar sua autoestima?
Como vimos, a autoestima é influenciada por fatores externos, mas também depende da forma como encaramos a vida e nos posicionamos em relação ao que ocorre à nossa volta.
Neste sentido, o melhor que você pode fazer é aprender como lidar com a baixa autoestima no trabalho e demais ambientes. Mas, como fazer isso na prática?
Preparamos algumas dicas práticas que vão te ajudar a lidar com sua carreira e os desafios do dia a dia de forma mais assertiva. Confira a seguir!
5 dicas de como lidar com a baixa autoestima no trabalho
Parte da raiz da baixa autoestima no trabalho está em nossa postura. Sendo assim, cabe a nós mudar nossos comportamentos, em busca de condições mais favoráveis ao nosso crescimento profissional. Confira algumas dicas que podem te ajudar:
1. Conheça seus limites e respeite-os
A busca por autoconhecimento é o melhor caminho para desenvolvermos nossa autoestima. Inclusive, é nesta jornada que aprendemos sobre nossos limites.
Quando não sabemos até onde podemos ir, assumimos uma carga muito maior do que estamos preparados para suportar.
O resultado é que acabamos por não dar conta de tudo, e ficamos nos sentindo frustrados por isso. O importante é ter a clareza de que, nessas situações, não fracassamos por incompetência, mas sim devido à sobrecarga de tarefas.
Aliás, essa é uma ótima mensagem de auto estima para o trabalho: aprenda a dizer não e respeite seus limites.
2. Não se cobre além do necessário
Um certo nível de autocobrança é natural, pois ajuda a nos manter em movimento. No entanto, quando essa cobrança é excessiva, acaba sendo prejudicial para o seu desempenho, podendo, inclusive, gerar frustração.
Para aumentar sua autoestima, o que você deve fazer é estabelecer um nível confortável de cobrança, sempre respeitando seus limites, conforme vimos no tópico anterior.
Os resultados da empresa e a satisfação dos clientes é importante, mas sua saúde mental sempre deve vir em primeiro lugar!
3. Aprenda com seus erros
Ninguém gosta de errar, isso é fato. Mas, pior do que errar, é não aprender com nossos erros. Apesar de soar como clichê, essa é a mais pura verdade.
Se você errou, é porque estava tentando, e isso já é um passo muito importante. Além disso, ao contrário do que muitos pensam, o erro não é de todo ruim.
O erro é, na verdade, uma grande oportunidade de aprendizado.
Só alcança o sucesso quem tenta. Portanto, na próxima vez que errar, analise bem a situação, identifique o que pode ser feito de diferente e volte a tentar.
4. Não se compare com os outros
Uma maneira eficiente de aumentar a autoestima é parar de se comparar aos outros.
É preciso internalizar o fato de que cada pessoa é única, possui sua própria história, conhecimentos, aprendizados, habilidades etc. Às vezes, algo que é muito fácil para o outro, pode ser difícil para você, e o contrário também é válido.
Sabe aquela famosa frase que diz “a grama do vizinho é sempre mais verde”? Pois saiba que essas comparações não levam a lugar algum. Às vezes pode até mesmo ser uma grama artificial, e a gente achando que o problema está em nós. Entende?
Portanto, pare de se comparar com os outros e foque em você!
Quais são seus talentos? Quais habilidades gostaria de desenvolver? O que pode fazer para melhorar seus resultados? Onde você quer chegar?
5. Tenha atitude
A baixa autoestima no trabalho tende a nos deixar retraídos, calados diante de situações que nos incomodam, evitando até mesmo dar sugestões de melhorias.
Todavia, esse não é o melhor caminho. Muito pelo contrário! Para aumentar sua autoestima, é preciso que você tome as rédeas da sua vida, manifeste-se, argumente, coloque suas opiniões e defenda seus pontos de vista.
Dessa forma, além de sentir que está de fato contribuindo, ainda terá a chance de mudar situações que te incomodam.
Construindo sua autoestima no ambiente de trabalho
Aprender como lidar com a baixa autoestima é uma forma de evitar problemas mais graves, como os altos índices de depressão no trabalho, além de quadros de burnout, ansiedade e estresse.
Essa é uma iniciativa que deve partir das empresas, por meio da criação de um ambiente saudável, que favoreça o crescimento profissional de seus colaboradores ao valorizar suas contribuições individuais, sem exercer uma pressão excessiva.
Contudo, também depende da postura de cada indivíduo, conhecendo e respeitando seus limites e confiando no próprio trabalho.
Nossa mensagem de auto estima para o trabalho é: olhe para si e veja tudo o que já realizou. Orgulhe-se das suas conquistas, acredite no seu potencial e dê o seu melhor. A autoestima começa pela autovalorização de si, portanto, valorize-se.
Gostou deste texto? Então, compartilhe com seus colegas e mostre a eles como lidar com a baixa autoestima no trabalho de forma mais assertiva e saudável.