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Artigo 6 min read

5 dicas de como liderar uma equipe de vendas com foco em performance

Por Zendesk

Última atualização em 8 fevereiro 2023

Entender como liderar uma equipe de vendas é um desafio que deve ser superado por qualquer profissional que almeja um futuro nesta carreira. Isso porque, mais do que coordenar as atividades do setor, ele deve possuir habilidades capazes de inspirar e motivar seu time na busca por resultados.

De nada adianta poder contar com um time composto pelos melhores talentos, se o líder não for capaz de desenvolver uma boa estratégia.

Este profissional deve saber conduzir a equipe, desenvolvendo suas habilidades individuais, e assim, contribuindo para seu crescimento profissional.

Se você quer aprender como liderar uma equipe de vendas, está no lugar certo!

Neste post, explicamos o que faz um líder de vendas e quais competências são indispensáveis a este profissional. Ao final, apresentamos 5 dicas de liderança para você conquistar a admiração do seu time. Aproveite a leitura!

O que faz um líder de equipe de vendas?

Para entender como liderar uma equipe de vendas, primeiro precisamos conhecer quem é essa figura do líder, quais são suas atribuições dentro de uma companhia e o que se espera deste profissional. Então, vamos lá!

Afinal, o que faz um líder de vendas?

Primeiramente, é preciso diferenciar papel de função:

Como gerente de vendas, suas funções envolvem: elaborar o planejamento estratégico, definir metas e objetivos, aplicar treinamentos, atribuir tarefas, acompanhar o desempenho individual e coletivo, entre outras rotinas do setor.

Contudo, como líder de vendas, seu papel vai muito além disso. Cabe a você orientar, motivar e inspirar sua equipe, sempre com o propósito de oferecer a melhor experiência possível para os clientes.

Soft skills importantes para liderar uma equipe de vendas

Para desempenhar este papel tão importante, as habilidades de um líder devem incluir soft skills específicas, tais como:

  • empatia;

  • liderança;

  • comunicação;

  • escuta ativa;

  • versatilidade;

  • inteligência emocional;

  • confiança;

  • motivação.

Esses são apenas alguns exemplos de habilidades indispensáveis para um bom líder de vendas. É claro que, quanto mais desenvolvidas estiverem suas soft skills, melhor será sua performance no cargo.

O importante é entender que, mais do que dar ordens, um líder deve inspirar confiança. Para isso, precisa ser uma referência para o time, alguém a quem todos busquem diante de dúvidas ou da necessidade de apoio em alguma questão.

Para saber mais sobre o assunto, leia este post: Qual a diferença entre hard skills e soft skills?

Qual a diferença entre um bom líder de vendas e um líder autoritário?

Ser um bom líder de equipe de vendas implica em exercer influência, ao ponto de as pessoas executarem suas tarefas porque desejam fazê-lo, e não apenas porque estão recebendo ordens. Ou seja, é uma relação de admiração, não de autoridade.

E qual é a diferença?

A diferença é que a admiração inspira as pessoas a darem o melhor de si em prol de um resultado. Enquanto isso, a autoridade implica em uma relação de poder, na qual as tarefas são vistas como obrigações individuais, e não um esforço conjunto.

Em outras palavras, a pessoa que sabe como liderar uma equipe de vendas entende o peso do seu papel na motivação do time, por isso, atua como um modelo, que é seguido por todos. Já um líder autoritário, apenas utiliza sua posição de poder para distribuir ordens, esperando que os outros a executem.

5 dicas de como liderar uma equipe de vendas

Liderar uma equipe de vendas, como você deve imaginar, exige uma postura ativa, tendo em vista que o líder é responsável pelo desempenho do setor.

A seguir, apresentamos algumas dicas de liderança para você se sair bem neste papel.

1. Faça uma boa gestão de indicadores

Um bom líder deve tomar suas decisões com base em dados concretos, daí a importância de realizar uma boa gestão de indicadores.

Assim, é possível acompanhar o desempenho da estratégia adotada, bem como a performance dos membros da equipe, identificando os pontos que precisam de intervenção.

2. Seja um exemplo para a sua equipe

Uma coisa precisa ficar clara: um líder de equipe de vendas, antes de qualquer coisa é um vendedor. Contudo, ele é um vendedor que se destacou, seja pela sua experiência, pela forma como trabalha ou pelos resultados que alcançou.

O fato é que, uma vez líder, ele passa a ter a função de inspirar a equipe na busca por resultados. E qual a melhor forma de inspirar, senão por meio do exemplo?

Logo, deve utilizar todos os seus conhecimentos para guiar seu time, inspirando e orientando os demais membros da equipe de vendas em direção ao sucesso.

3. Promova o desenvolvimento profissional dos membros da equipe

Também é função do líder identificar e estimular as habilidades individuais de cada membro da equipe. Isso pode ser feito por meio de feedbacks, orientações e treinamentos, a fim de ajudá-los a se desenvolver em todo seu potencial.

Essa postura proativa contribui — e muito — para os resultados da companhia, uma vez que gera um aumento substancial na performance do time de colaboradores.

4. Construa um ambiente acolhedor e participativo

Dar ordens é algo que qualquer chefe faz. O diferencial do líder é justamente a habilidade de manter uma postura de escuta ativa, capaz de ouvir e ponderar as ideias do time.

Isso não significa que você deva aceitar qualquer ideia. A palavra final ainda é sua.

Contudo, essa abertura é importante para criar um espaço colaborativo, no qual todos se sintam à vontade para participar e contribuir com sugestões — até mesmo porque, daí podem surgir ideias inovadoras, que nem passaram pela sua cabeça.

5. Esteja sempre atento aos movimentos do mercado

Se imaginarmos o setor de vendas como uma locomotiva, o líder seria o maquinista. Logo, precisa estar sempre atento ao caminho, a fim de manter o veículo nos trilhos.

Do mesmo modo, para liderar uma equipe de vendas é necessário ter visão de futuro e estar atento aos movimentos do mercado. Assim, poderá se antecipar a crises e aproveitar oportunidades, conduzindo seu time em direção ao sucesso.

Você tem o que é preciso para liderar uma equipe de vendas?

Como você pode perceber, mais do que dar ordens e delegar tarefas, um verdadeiro líder é aquele que inspira seu time em busca do sucesso. Isso significa que este profissional deve tomar a frente e, muitas vezes, “botar a mão na massa”, dando o exemplo de como os vendedores devem agir para atingir as metas da companhia.

Não obstante, o líder precisa ter clareza de que deve exercer um duplo papel: trabalhar pelos interesses da empresa e, ao mesmo tempo, zelar pelo bem-estar e desenvolvimento profissional do seu time.

Liderar uma equipe de vendas é um grande desafio, sobretudo em momentos de crise. Contudo, seguindo as dicas desse post, você tem tudo para tirar isso de letra.

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