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Como melhorar a experiência do colaborador? Vale a pena investir?
Por Zendesk
Última atualização em 18 setembro 2023
Uma tendência para melhorar o desempenho, a reputação e até mesmo a qualidade da customer experience por meio da gestão empresarial está na busca de como melhorar a experiência do colaborador, promovendo o bem-estar dos funcionários para que isso traga benefícios valiosos para seu negócio.
Não é segredo que profissionais bem remunerados são mais dedicados, mas o conceito de employee experience vai além de benefícios e remuneração, pois compreende todas as dores e necessidades dos profissionais contratados, para criar soluções mais assertivas e vantajosas.
Entenda o que é a experiência do colaborador, quais os pilares dessa estratégia e os principais motivos para investir nela. Depois, descubra cases de sucesso e como melhorar a experiência proporcionada aos seus funcionários com nossas sugestões. Aproveite a leitura!
O que é experiência do colaborador?
O conceito de experiência do colaborador se refere ao conjunto de estratégias e ferramentas adotadas para melhorar o conforto, a satisfação e a identificação dos funcionários em relação aos valores, políticas e o trabalho desenvolvido em uma empresa.
Assim como nas tendências de customer experience, vemos uma participação cada vez maior do bem-estar físico e mental na qualidade do serviço apresentado, na produtividade e até no nível de engajamento de cada profissional.
A sensação de pertencimento e valorização é essencial para fidelizar um colaborador e incentivar ele a dar o máximo de si. Quando esses fatores são negligenciados, você corre o risco de perder qualidade na experiência de compra dos clientes e pode até perder talentos capacitados para a concorrência.
Dessa forma, a melhor alternativa é reconhecer as dores dos seus funcionários e investir no desenvolvimento de um ambiente mais acolhedor e uma cultura organizacional mais empática e humanizada.
Pilares da experiência do colaborador
Os pilares da experiência do colaborador são divididos entre o ambiente físico, cultural e tecnológico de uma organização.
Primeiramente, o espaço físico deve ser confortável e alinhado às funções e expectativas de cada um, para não oferecer distrações ou obstáculos para a realização de tarefas cotidianas.
Para o ambiente cultural, é importante adotar valores e promover a inclusão por meio das diretrizes e políticas internas, demonstrando comprometimento e respeito para questões pertinentes à nossa sociedade, como representatividade, diversidade e equidade.
Por fim, temos a importância das inovações tecnológicas para que os colaboradores possam desempenhar seu papel de maneira prática e eficiente, buscando evolução individual, capacitação e bons resultados.
Fatores que influenciam no sucesso da employee experience
Antes de pensar em como melhorar a experiência dos colaboradores, é importante destacar os principais fatores que influenciam nesse tipo de estratégia, incluindo:
- benefícios e remuneração;
- cultura organizacional;
- comunicação interna;
- reconhecimento e valorização;
- bem-estar e qualidade de vida no trabalho.
Benefícios e remuneração
Entre os fatores mais básicos e relevantes, temos a oferta de benefícios e a remuneração dos funcionários. O salário é a principal motivação, afinal de contas, as pessoas dependem dele para se manter.
Porém, ele não é o único que importa. Oferecer uma remuneração justa e alinhada à função desempenhada é uma obrigação dos empregadores.
Outro ponto de grande influência são os benefícios proporcionados, especialmente quando eles suprem necessidades essenciais, como é o caso de vale-refeição, vale-transporte, plano de saúde e assistência odontológica, por exemplo.
Cultura organizacional e a experiência do colaborador
A cultura organizacional tem grande impacto na experiência do colaborador, pois ela determina se ele se sente identificado e representado pelos valores da organização ou se a visão da empresa não é alinhada com a dele.
Importância da comunicação interna
A comunicação interna também é muito importante, pois ela afeta tanto a colaboração entre funcionários e a liderança estratégica das equipes quanto o nível de transparência que é transmitido aos contratados.
Reconhecimento e valorização
O trabalho conjunto é essencial para o sucesso do seu negócio, mas isso não justifica que deixe de lado o reconhecimento e a valorização de cada colaborador. Individualmente eles merecem e precisam ser celebrados.
Reconhecer e estimular a evolução individual é ótimo para melhorar a performance dos times que compõem sua estrutura, além de ajudar na fidelização de talentos.
Bem-estar e qualidade de vida no trabalho
Um funcionário feliz e satisfeito consegue melhorar seu bem-estar e qualidade de vida por meio do trabalho, seja por ações humanizadas, metas realistas ou até recursos adotados para apoiar cada colaborador em questões pessoais.
Por que melhorar a experiência dos seus funcionários?
Os principais motivos para melhorar a experiência dos colaboradores são:
- aumento de produtividade;
- otimização do serviço e experiência do consumidor final;
- maior atração e retenção de talentos;
- ambiente mais colaborativo e eficiente;
- maior agilidade para identificar e corrigir falhas operacionais;
- comunicação interna otimizada.
Quando a experiência do colaborador é valorizada, sua empresa tem a chance de alcançar resultados mais interessantes, capazes até mesmo de melhorar a customer experience, considerando que funcionários engajados e felizes se dedicam mais a satisfação dos clientes.
Esses benefícios podem ser notados nos maiores cases de experiência do colaborador, como Nubank, Neon e Quinto Andar, que adotaram diversas estratégias para criar ambientes e profissionais mais alegres e produtivos. Por exemplo:
- projetos de inclusão e diversidade para pessoas negras, com deficiência e LGBTQIA+;
- apoio financeiro e psicológico para equipes físicas, remotas e híbridas;
- personalização do pacote de benefícios oferecidos;
- abertura de espaço para reconhecimento e representatividade.
Como melhorar a experiência do colaborador?
Quer saber como melhorar a experiência do colaborador da sua empresa, melhorando o ambiente interno e alcançando ótimos resultados? Então confira as nossas dicas:
Evolução e valorização de conquistas individuais
Desde a seleção do profissional e o onboarding, é essencial investir no desenvolvimento individual dos funcionários, valorizando cada conquista pessoal. Dessa forma, a empresa demonstra que enxerga cada pessoa que faz parte dos seus time e que reconhece o seu potencial.
Criação de ambientes inclusivos e colaborativos
Não adianta criar uma campanha sobre inclusão e representatividade para atrair consumidores engajados se não praticar esses ideais nos ambientes internos do seu negócio.
A criação de ambientes diversos e inclusivos visa buscar e atrair talentos de vários perfis, que têm valores em comum com a organização, para que juntos possam somar esforços e colaborar para uma atuação mais ética, responsável e empática.
Canais seguros e anônimos para feedbacks internos
Falar que valoriza a opinião dos funcionários é relativamente fácil, mas não basta abrir uma caixa de sugestões para estimular a comunicação e melhorar a experiência dos colaboradores. Para ter sucesso de verdade, os canais para envio de feedbacks internos devem ser seguros e anônimos.
Essa conduta evita que eles tenham receio de sofrerem retaliações, ao mesmo tempo que incentiva a entrega de opiniões mais sinceras.
O cuidado final nesse quesito é para trabalhar a confidencialidade e o teor das informações. De modo geral, os profissionais de RH são os mais preparados para lidar com temas sensíveis e evitar conflitos internos.
Flexibilidade e personalização
Oferecer flexibilidade para despertar a sensação de autonomia é uma prática muito recomendada. Com uma boa liderança e respeito ao potencial de cada um, você tem a chance de manter o monitoramento da conduta sem limitar a performance e a capacidade de criar soluções.
Da mesma forma, oferecer uma experiência personalizada ao colaborador é uma ótima ideia, pois reconhece os diferenciais e necessidades de cada um. Pense nisso na hora de propor melhorias, oferecer pacotes de benefícios e definir o modelo de trabalho mais indicado para os profissionais.
Investimento em diversidade e equidade
Complementando sugestões anteriores, vale a pena destacar que o investimento em diversidade no quadro de funcionários também exige atenção para a equidade de remuneração, direitos e benefícios.
Como a tecnologia ajuda na experiência do colaborador?
A tecnologia ajuda na experiência do colaborador, pois ela é capaz de gerar soluções mais eficientes e monitorar o ganho de performance obtido com cada iniciativa implementada nessa estratégia.
Primeiramente, com a transformação digital em empresas e as inovações proporcionadas por sistemas automatizados, inteligência artificial e plataformas integradas, entre outras, o desempenho das funções fica mais fácil e produtivo.
É o caso de um fluxo automatizado para nutrição e qualificação de leads, que permite identificar as melhores oportunidades para os seus vendedores e ter mais sucesso nas negociações iniciadas.
Outro exemplo está na integração de bots de atendimento para triagem nos canais de suporte, que agilizam a coleta de informações dos usuários e encaminham automaticamente os chamados para a área responsável.
O benefício seguinte favorece tanto a gestão quanto o acompanhamento dos seus funcionários, por meio do monitoramento de performance automatizado. Nesse contexto, todo processo de alimentação dos indicadores é feito sem interação humana, chegando a números mais confiáveis.
Ao mesmo tempo, fica mais fácil compartilhar dados de desempenho com os colaboradores, levantando áreas que precisam ser melhoradas e o motivo para esse tipo de cobrança.
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Também serve para melhorar a colaboração entre agentes de suporte e fazer o monitoramento automatizado da performance individual, gerando relatórios e insights periódicos para facilitar o trabalho dos líderes e profissionais da sua equipe.
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