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Artigo 6 min read

Como montar uma palestra de vendas? Passo a passo + inspirações

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 22 julho 2022

Como montar uma palestra de vendas

Já imaginou montar uma palestra de vendas para um público de mais de 15 mil pessoas? Este é o número aproximado de pessoas treinadas pelo famoso palestrante francês Michaël Aguilar, especialista em vendas e motivação. 

Sejam essas pessoas vendedores ou potenciais clientes, é essencial conhecer o melhor fio condutor para as suas palestras, garantindo, assim, que seu conteúdo seja capaz de engajar, provocar uma ação (no caso de prospects, a venda, e no caso de outros vendedores, uma performance exemplar) e, claro, impressionar. 

Continue a leitura para conhecer alguns exemplos famosos de palestras para vender mais e obter algumas dicas fundamentais na hora de montar a sua. 

A quem se direciona uma palestra de vendas? 

A palestra de vendas pode ser direcionada a dois diferentes públicos: 

  • outros vendedores, com o objetivo de estimular a melhoria de processos comerciais, compartilhar boas práticas na rotina de vendas e despertar a motivação nas vendas;
  • potenciais compradores: em geral, este formato de palestra de vendas acontece quando o vendedor em questão representa um produto de público amplo e nichado (como um curso de práticas que levam ao emagrecimento, por exemplo), e deseja despertar gatilhos de venda de maneira global em todo o universo de prospects.

Como criar uma palestra para vender mais? Inspirações e casos de sucesso

Se você faz uma pesquisa em mecanismos de busca e digita “palestra de vendas”, encontra alguns exemplos inspiradores de especialistas, vendedores e empreendedores do segmento que encontraram, no ato de contar suas histórias, uma forma de levar outras pessoas a obterem performances cada vez melhores. 

Veja alguns exemplos de palestras de vendas e motivação que mobilizaram grandes públicos e entraram para o rol de grandes apresentações no segmento: 

1. Derek Thompson em “O código de quatro letras para vender qualquer coisa”

O jornalista Derek Thompson fala sobre sua percepção sobre o que torna as coisas “compráveis” e por que as pessoas gostam do que elas gostam. O vídeo no YouTube já ultrapassou 2 milhões de visualizações. 

2. Stephen Duneier em “Como alcançar suas metas mais ambiciosas”

Gerente de investimentos e consultor de estratégia, o americano Duneier reúne mais de 7 milhões de visualizações em sua palestra para o TEDx Tucson. 

3. Michelle Schneider em “O profissional do futuro”

A publicitária Michelle Schneider fala sobre a evolução do mercado de trabalho nos últimos anos e as mudanças que a tecnologia trouxe e ainda vai trazer nos próximos em uma palestra que já ultrapassou 2,5 milhões de visualizações. 

O segredo por trás dos roteiros: como montar uma palestra de vendas em 5 passos 

E aí, ao assistir as falas inspiradoras acima, ficou com mais vontade de entender como montar uma palestra de vendas arrebatadora? 

Se sua resposta foi sim, prepare-se. Elencamos 5 passos para te ajudar a ir além dos roteiros e surpreender seu público-alvo com relatos transformadores. 

1. Delimite o objetivo da palestra

Como todo projeto bem executado, é fundamental delimitar o objetivo da apresentação. Para quem você vai falar? O que você espera que seu espectador faça após assistir à sua palestra? 

Você pode ter como focos, por exemplo: 

  • aumentar as vendas de um produto;

  • estimular a adoção de boas práticas na rotina;

  • orientar equipes para a alta performance; 

  • etc.

Com a delimitação do objetivo da palestra em mente, é hora de seguir para o próximo passo. 

2. Transforme o conteúdo em uma história: humanização é a chave!

Você já ouviu falar em storytelling? Trata-se de um conjunto de técnicas que, em sintonia, conferem ao palestrante a capacidade de contar uma boa história, composta por elementos-chave como:

  • boa narrativa, 

  • estrutura envolvente, 

  • capacidade de despertar a empatia do interlocutor.

No contexto de vendas, o storytelling se transforma em uma poderosa ferramenta, que reduz a distância entre o vendedor e o potencial comprador e estimula a construção de laços que podem ser gerados por: 

  • compartilhamento de sensações semelhantes;

  • empatia;

  • curiosidade;

  • admiração.

Um exemplo de storytelling marcante é o utilizado no comercial de despedida da Kombi. O objetivo da publicidade era anunciar a despedida do modelo de veículo, mas a oportunidade de conversão de vendas não foi deixada de lado. 

Em paralelo à campanha de despedida do veículo, a Volkswagen colocou à venda uma edição limitada, numerada, da última leva de Kombis produzidas no Brasil. Foram produzidas 1.200 Kombi Last Edition e comercializadas nas concessionárias de todo o país.

Veja o comercial de despedida da Kombi e entenda, na prática, a essência do storytelling: 

3. Use gatilhos de vendas ao longo da narrativa

Se o seu objetivo é despertar o interesse do público, lembre-se de que entender como montar uma palestra de vendas passa também pelo conceito de gatilhos de vendas.

Esses gatilhos funcionam como estímulos que o cérebro humano recebe, levando-o a uma sensação ou mesmo a uma tomada de decisão. 

A lista de gatilhos mentais que podem ser utilizados por uma empresa é extensa. Alguns exemplos que podem ser usados em uma palestra de vendas são:

  • autoridade: mostrar que conhece o tema sobre o qual fala, construindo credibilidade;

  • prova social: utilizar depoimentos e falas de outras pessoas atestando a qualidade do seu produto ou serviço;

  • reciprocidade: despertar a sensação de troca, ou de compartilhamento de aprendizados entre o palestrante e os espectadores.  

4. Ouça o cliente, mesmo que ele não diga uma só palavra

Se sua palestra acontece em um ambiente restrito, com um público estratégico e reduzido, aproveite a oportunidade. Observe as reações dos ouvintes e espectadores ao longo de toda a exposição, e busque indícios que o ajudem a entender como as palavras ditas estão impactando em sua percepção. 

Você já ouviu dizer que “o corpo fala”? Muitas vezes, não é preciso nenhuma palavra para mostrar aprovação ou desaprovação em alguma situação. Cabe aos atentos identificar os sinais e refletir sobre o que pode ser ajustado na postura tomada para neutralizar reações negativas. 

Dica de leitura: Livro – Corpo fala: A linguagem silenciosa da comunicação não verbal

5. Encerre a fala com um poderoso CTA

Vamos resgatar agora o primeiro tópico desta lista: você se lembra do seu objetvo ao buscar entender como montar uma palestra de vendas? Agora, ao fim da sua fala, você deve se reconectar a este objetivo, traduzindo-o em um CTA, ou Chamado para a Ação. 

Deseja vender um produto? Estimule os espectadores a acessarem um link ou se dirigirem a um local específico após a palestra.

Quer motivar um time de vendas? Faça uma pergunta reflexiva e convide cada um a olhar para dentro e encontrar a resposta. 

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