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Como o marketing ajuda nas vendas?
Por Zendesk
Última atualização em 8 fevereiro 2023
A concorrência do mercado atual exige cada vez mais que as empresas encontrem os melhores meios para continuar realizando as vendas de produtos ou serviços. Em busca de encontrar as estratégias corretas para conseguir atingir o público nesse artigo iremos abordar a temática “como o marketing ajuda nas vendas?”
Afinal, ao entender o que os seus clientes buscam e quais abordagens utilizar para chegar até eles, a tendência é que o sucesso da sua empresa no setor de vendas, seja questão de tempo.
Então, agora vamos entender como o marketing ajuda nas vendas e ver algumas dicas de estratégias para te ajudar nesse processo.
O que é marketing de vendas?
O marketing tradicional busca estabelecer uma comunicação mais ampla entre a empresa e o cliente. Enquanto isso, o marketing de vendas é voltado para um parte mais restrita, com foco direcionado para certos produtos ou serviços que sejam do interesse dos clientes.
Assim, o marketing de vendas tenta atingir o público-alvo com estratégias direcionadas para o seu produto ou serviço. Buscando fazer com que a audiência acredite que aquilo que a empresa está oferecendo é exatamente o que ela precisa para resolver as suas necessidades.
O papel do marketing no estudo do mercado
O marketing de uma empresa é responsável por realizar as pesquisas e estudos a respeito do mercado em que ela atua. Assim, é possível ter uma melhor compreensão de quem são os seus clientes em potencial, bem como definir as estratégias que devem ser mais efetivas.
Ao reunir essas informações, a empresa é capaz de identificar as tendências atuais e também de desenvolver uma relação sólida e direta com a sua audiência. E para aqueles que trabalham com vendas, nada melhor do que conseguir entender como o mercado funciona e criar sua campanha com a abordagem certa.
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A importância o marketing de vendas
Ao saber o que é marketing de vendas você passa a compreender a sua importância para os negócios. Afinal, conseguindo construir as estratégias e abordagens corretas, é possível fazer o seu produto atingir um outro patamar de aceitação perante os clientes.
Com um bom marketing, focado nas vendas, você pode fazer com que seu serviço/produto seja o mais vendido no mercado, em seu nicho – se conseguir convencer o público de que a sua solução é a melhor, independente do preço.
O mesmo vale na contramão da situação. Você pode ter o melhor produto de determinada área do mercado, mas se não souber como chegar até o público ele pode se tornar um fiasco nas vendas. Por isso, o marketing de vendas de uma empresa é um fator chave para fechar negócios.
5 dicas de como fazer o marketing de vendas
Seja lá qual for o tamanho do seu negócio é fundamental que você tenha um plano de marketing com estratégias bem definidas do que precisa ser feito.
Por isso, veja agora os pontos principais para que você saiba como ter sucesso na sua abordagem escolhida.
1. Conheça o seu público
Você precisa conhecer exatamente tudo sobre o seu público-alvo. Para isso, você pode realizar a criação de personas e analisar mais profundamente o perfil de pessoas para onde o seu produto ou serviço está sendo mais vendido.
Para isso, você precisa descobrir questões básicas a respeito. Pontos importantes, como saber por onde eles chegam até você, se por meio das redes sociais ou do seu site. Qual a faixa de idade que mais buscam por você? E quanto mais informações conseguir.
Assim, você vai conseguir criar uma campanha com as estratégias certas para esse público. Criando o conteúdo que eles consideram relevante e que prenda a atenção deles, gerando um engajamento maior, atraindo novos leads e fidelizando muitos outros que já estão com a sua marca.
Confira:
2. Apresentação do serviço ou produto
O marketing de vendas de uma empresa precisa ficar muito atento na hora de construir a sua identidade, tanto a visual, quanto a comunicativa.
Encontrar o tom de comunicação, o slogan e a mensagem certa vão criar um impacto real logo de cara com as pessoas. Fazendo elas buscarem aquilo que você está oferecendo e podendo iniciar um relacionamento entre cliente e empresa.
3. Preços e ofertas
A criação de uma campanha de marketing para vendas passa muito por saber como atrair os clientes menos interessados em seu produto por meio do preço.
Criar uma relação custo-benefício ou de oferta e demanda, pode fazer com que pessoas menos propícias a buscar o seu produto ou serviço sejam atraídas por uma oferta certa ou um preço de lançamento chamativo.
Outro ponto importante é facilitar as formas como os clientes podem fazer os pagamentos. Ofertar parcelamentos em cartão de crédito, descontos para compras à vista, pagamento de boletos e muitos outros vão fazer com que você perca o menor número de clientes por dificuldades em quitar a dívida.
Então, pense bem nos preços, nas ofertas e promoções que pode fazer e tente chegar ao maior número de pessoas possível.
4. Comunicação
Esse é um dos pontos mais importantes. Pois, saber como o marketing ajuda nas vendas passa muito por entender que a comunicação é a chave.
Uma campanha de marketing por si só já é um meio que busca fazer a ligação entre a empresa e o consumidor. Contudo, isso vai muito além!
Primeiramente, é preciso estar presente em todos os meios de comunicação que puder. Site ou blog, redes sociais diversas, Whatsapp e outros. Isso vai gerar um engajamento e você vai conseguir se manter em contato com o seu público.
Outro ponto importante, é fazer com que os canais de atendimento (inclusive nos meios já citados) sejam funcionais. Afinal, nada melhor do que um cliente satisfeito em encontrar a solução para as suas dúvidas ou reclamações.
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5. Monitore os seus resultados
Pode parecer que é algo que não precisa ser dito. No entanto, não se trata apenas de avaliar se as suas vendas foram boas ou ruins em determinado período.
O ponto aqui é descobrir exatamente o que deu certo e o que deu errado durante as suas campanhas. Identificar os pontos fracos para eliminar e os fortes para mantê-los nas próximas jornadas.
Sugestão de leitura:
Entender como o marketing ajuda nas vendas pode ser um diferencial sobre a concorrência
Agora você já pode começar a planejar a sua campanha da forma correta. Buscando as abordagens que sejam funcionais para o seu produto ou serviço tendo como base o seu público-alvo.
Lembrando sempre que você não precisa chegar a todo mundo, mas até as pessoas certas.
Assim, entendendo como o marketing ajuda nas vendas e a importância de conhecer a sua audiência, você vai largar na frente quando for desenvolver suas estratégias de marketing.
Pois, vai criar a identidade visual perfeita, usar o tom de comunicação ideal e estabelecer uma relação com o público certo. Largando na frente da concorrência que muitas vezes não tem essa consciência e criam campanhas sem o foco que precisam.
Ao trazer essa nova gama de clientes corretos, você precisará de uma ferramenta robusta para atendê-los, segmentá-los e gerar novos insights, por isso, não deixe de testar gratuitamente o Zendesk Sell, um CRM completo para seu time de vendas!