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Como prospectar pelo WhatsApp? Confira 5 dicas infalíveis
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 13 dezembro 2022
A etapa de prospecção é uma das mais complexas para os vendedores. Mas além de contar com inúmeras ferramentas disponíveis, é necessário criar boas estratégias para simplificar esse momento. Pensando nisso, como prospectar pelo WhatsApp? Qual a importância?
Segundo a Oberlo, mais de 120 milhões de brasileiros usam o WhatsApp, o que mostra a popularidade dessa rede. Além disso, o WhatsApp Business já possui mais de 5 milhões de usuários.
Isso mostra que as empresas entendem a importância desse equipamento, seja para o atendimento ao cliente ou para as vendas. Afinal, as funcionalidades do WhatsApp não se limitam ao envio e recebimento de mensagens.
Pelo contrário, o aplicativo já é incluído como uma importante tática no planejamento estratégico de vendas. Mas será que é possível fazer uma boa prospecção de clientes via WhatsApp? Se sim, quais técnicas podem ser empregadas para otimizar essa estratégia?
Neste conteúdo, vamos falar mais sobre o que é prospecção de vendas, os prós e contras de utilizar o WhatsApp para essa finalidade e os principais cuidados que você deve ter. Quer saber mais? Continue a leitura!
O que é prospecção de vendas?
Prospecção de vendas é o conjunto de estratégias que tem como principal objetivo captar clientes em potencial e apresentar a sua empresa a eles.
Ou seja, a ideia é encontrar compradores para seus produtos e serviços e, assim, gerar novas oportunidades de negócios.
Contudo, apesar do propósito final ser a conclusão da venda, o foco em um primeiro momento deve ser construir um relacionamento com o lead. Só depois de estabelecer um primeiro contato bem-sucedido que se deve enviar uma proposta.
Essa etapa do processo comercial é uma das mais importantes, afinal, é o momento que os vendedores têm para encontrar novos clientes em potencial. Algumas questões para prospectar devem ser consideradas, como:
- definição do perfil do consumidor ideal para a empresa;
- estudo do mercado, segmento e concorrência;
- conhecimento excepcional nas soluções oferecidas pela empresa.
Além disso, é importante definir metas de prospecção de clientes, seja via WhatsApp, e-mail, telefone ou outro método. O grande objetivo é conseguir identificar boas oportunidades de negócio por meio de uma abordagem assertiva.
Prospecção de clientes via WhatsApp: prós e contras
Agora que você já sabe o que é prospecção de vendas, é o momento de conhecer as principais vantagens e desafios de usar o WhatsApp para chegar a novos clientes.
Não tem como prospectar pelo WhatsApp sem reconhecer as inúmeras vantagens que o aplicativo oferece. A primeira delas, que já falamos, é o fato da maioria dos brasileiros estar presente nessa rede social, o que facilita o contato.
Mas além disso, oferece uma maior agilidade tanto para o vendedor quanto para o cliente, além de trazer mais humanização para o atendimento. Isso ajuda a criar uma maior proximidade com o potencial consumidor o que, como vimos, é um dos objetivos da prospecção.
Ao mesmo tempo, existem alguns lados contras que merecem atenção, mas que são aspectos facilmente contornáveis. O primeiro deles é a questão da organização.
Mesmo usando o WhatsApp Web (que normalmente é o mais indicado), fica fácil se perder dentro de inúmeras conversas, principalmente porque não é possível separá-las em pastas.
Mas arquivar aquelas mais antigas pode ser uma boa opção para evitar maiores problemas ou se confundir entre os contatos.
Outro ponto é que as pessoas estão acostumadas com a rapidez do WhatsApp. Enquanto vendedor, você deve tomar cuidado para não ficar o dia inteiro respondendo mensagens, enquanto deixa outras atividades de lado. Por mais importante que isso seja, é necessário ter equilíbrio.
Além disso, alguns consumidores podem se incomodar com o contato ou com a abordagem feita. Esse é um dos principais cuidados que falaremos a seguir e, na verdade, um dos mais importantes.
Dica de leitura: Como melhorar a experiência de atendimento via WhatsApp?
3 cuidados no contato pelo WhatsApp
Peça autorização
Uma das maiores preocupações atualmente é em relação à divulgação e compartilhamento de dados pessoais. Por isso, nunca adicione pessoas e entre em contato com elas pelo aplicativo sem a devida autorização.
Peça, com gentileza, se você pode adicioná-lo à lista de seus contatos e explique como funciona a sua maneira de interação com os clientes. Mostre-se respeitoso e tranquilo. As pessoas ficam com medo do WhatsApp virar mais um canal de spam.
Caso o usuário tenha respondido um formulário que tenha o número dele, por exemplo, o primeiro passo é se apresentar e informar como você chegou até ele.
Evite mensagens longas
A abordagem feita durante um primeiro contato é uma das questões mais importantes quando falamos sobre como prospectar pelo WhatsApp. Afinal, a primeira impressão é a que fica.
Você não deve tentar vender o produto logo de primeira. Dificilmente isso irá funcionar. Então, opte por uma comunicação mais amigável, com frases curtas ao invés de uma única mensagem longa.
Atente-se à personalização das mensagens
Pode parecer muito fácil apenas copiar e colar a mesma mensagem para vários leads para agilizar o envio. Mas lembre-se de que o foco deve ser criar um bom relacionamento e, para isso, personalizar a sua abordagem é fundamental.
Então, por mais que você tenha um script de vendas, evite mandar mensagens genéricas e sempre que possível chame o cliente pelo nome.
Caso você utilize mensagens automáticas, tome cuidado para não parecer muito robótico. Opte sempre pela humanização na sua comunicação.
Agora que você já conhece os principais cuidados que deve ter, é o momento de responder a grande dúvida: como prospectar novos clientes pelo WhatsApp?
Como prospectar pelo WhatsApp? 5 dicas
1. Use a linguagem do seu público
Apesar do WhatsApp ser uma rede social muito utilizada entre amigos, lembre-se de que você ainda estará representando uma empresa. Então, tenha atenção ao excesso de informalidade, evite gírias e abreviações desnecessárias.
O importante é estabelecer uma comunicação clara e efetiva com as pessoas com quem você está falando. Portanto, tome como base outros clientes da sua carteira, veja semelhanças e analise qual seria a melhor abordagem.
Mas fica uma dica essencial para qualquer contato por WhatsApp, independentemente da razão: seja objetivo, fale de forma simples e vá direto ao ponto.
2. Faça listas de transmissão aos clientes
Tenha certeza de que nenhum potencial cliente quer ser colocado em um grupo com pessoas que não conhece.
Por isso, a lista de transmissão é uma das melhores opções quando você deseja mandar a mesma mensagem para mais de uma pessoa. Dessa forma, você consegue direcionar a abordagem de acordo com o seu público-alvo.
3. Use o WhatsApp Business
O WhatsApp Business tem a mesma interface do WhatsApp para consumidores, mas com recursos adicionais. Por exemplo: as empresas contam com um perfil comercial verificado.
Além de ter algumas facilidades, por ser uma conta corporativa, oferece mais segurança ao usuário. Então, disponibilize as principais informações a seu respeito, como nome, localização, segmento da empresa, e-mail para contato e link do site.
4. Direcione para uma ligação
A prospecção de clientes via WhatsApp, como vimos, oferece muitas vantagens, principalmente por ser uma rede social que as pessoas estão sempre atentas.
Mas, sempre que possível, tente direcionar o cliente para uma ligação. Por mais que a troca de mensagens seja ágil, um contato telefônico pode ser muito mais persuasivo e assertivo.
Pela ligação, você consegue conversar melhor com o cliente, conhecê-lo, entender as suas necessidades e motivações. Isso dá um panorama maior no momento de fazer uma proposta comercial.
Leia também: Vendas pelo WhatsApp: o segredo para decolar seu negócio
5. Integre o WhatsApp ao seu CRM
Agora você já sabe como prospectar pelo WhatsApp. Mas lembre-se de que essa deve ser uma parte complementar da sua estratégia e, para isso, integrá-lo ao sistema de CRM é um diferencial.
Isso porque, assim, você consegue qualificar o lead, acompanhar o histórico de contato, analisar as abordagens e desenvolver um plano de ação. Além disso, é uma excelente maneira de acompanhar as métricas e observar onde é possível melhorar.
Veja mais sobre a integração de canais neste vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=X1NBqVkNazE&ab_channel=ZendeskBrasil
Além disso, o sistema de CRM integra não apenas o WhatsApp para equipe de vendas, mas também todos os canais de contato com o cliente, como mensagens por redes sociais, e-mail, chatbot e sites corporativos.
O uso de Whatsapp para equipe de vendas integrado a um CRM oferece:
- maior escalabilidade de atendimento e o vendedor pode interagir com múltiplos contatos ao mesmo tempo;
- excelência do atendimento ao cliente, já que o chatbot não deixa a pessoa esperando para ser atendida e pode encaminhar a conversa para um consultor humano;
- redução de custos: sim, o investimento em plataformas que usam inteligência artificial são ótimas economias operacionais de dinheiro e tempo! Há aumento de produtividade e a gestão não precisa ampliar a estrutura local ou comprar novos equipamentos.
Ou seja, com o uso de estratégias adequadas e abordagens que encantem e fidelizem o público, é possível elevar o nível da negociação, atingir os clientes certos e faturar mais alto!
Mas, lembre-se de que não tem como prospectar pelo WhatsApp sem estudar o público-alvo e criar boas estratégias e abordagens de contato.
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