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Como vender pelo WhatsApp Business? Vantagens e muito mais!
Por Zendesk
Última atualização em 1 Mai 2023
Saber como vender pelo WhatsApp deve estar entre as prioridades de todo empreendedor de sucesso que deseja ter uma estratégia forte e embasada que incremente o seu faturamento.
Afinal, o poder deste canal de comunicação com os clientes é inegável e está inserido na rotina das pessoas. Só para se ter uma ideia, a plataforma já ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários ao redor do globo, como mostrou artigo da Forbes.
Nesse cenário, o Brasil desponta como um dos principais países com maior número de usuários. Ele só perde para a Índia em termos de quantidade, que traz impressionantes 340 milhões de usuários, enquanto o Brasil conta com 99 milhões, como revelou levantamento da Statista.
Muito se engana quem pensa que o uso dessa rede em terras tupiniquins é apenas para diversão.
O poder da plataforma é tão grande que, para muitas pessoas, ela representa a Internet. Ou seja, muita gente se informa e confia nas notícias divulgadas pelo Whatsapp, o que explica, de certa forma, a disseminação das fakes news.
Além disso, ele faz parte das estratégias de marketing e de vendas. Segundo pesquisa publicada pelo Panorama Mobile em 2020, quase 80% dos brasileiros já utilizaram a rede de Mark Zuckerberg para interagir com as marcas.
Ainda de acordo com a apuração, 61% das pessoas usam a plataforma para receber promoções e mais de 50% para comprar um produto ou adquirir um serviço.
Essas estimativas impulsionaram o interesse das empresas em adotarem o WhatsApp em seu planejamento estratégico de negócios, tanto para tirar dúvidas de consumidores e configurar um canal efetivo de atendimento ao cliente, quanto para promover suas vendas.
Em razão dessa demanda e nova realidade, uma versão comercial do aplicativo foi criada e desenvolvida especialmente para as empresas, o WhatsApp Business.
Como vender pelo WhatsApp?
Para que sua estratégia seja aplicada com sucesso, é preciso analisar a realidade de seu negócio e o tamanho de sua base de clientes. Isso porque no caso de um micro ou pequeno negócio, contar com apenas com o WhatsApp Business pode já atender bem às suas demandas.
Entretanto, se deseja expandir sua empresa ou se sua organização for de médio ou grande porte, é melhor adotar o WhatsApp Enterprise e integrar seus canais utilizando uma abordagem omnichannel.
Por isso, o ideal para saber como vender pelo WhatsApp é seguir dicas, como:
- usar o WhatsApp Business;
- aproveitar a função de catálogo;
- caprichar na experiência do cliente;
- automatizar processos, como mensagens automáticas;
- criar um funil de vendas otimizado para o WhatsApp;
- investir no marketing de conteúdo;
- explorar todas as funcionalidades do aplicativo;
- treinar a sua equipe para um atendimento pelo WhatsApp.
Como funciona o Whatsapp Business?
O WhatsApp Business é um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente e que está disponível tanto para Android como para iPhone. O seu funcionamento é bastante intuitivo e prático.
Por meio dele, é possível ter acesso a funcionalidades diferentes da conta pessoal. Sem falar que ele dá a um negócio, independentemente de seu porte, um caráter muito mais profissional.
Dentre as principais funcionalidades desta versão, podemos destacar:
- Perfil Comercial: que possibilita que seus clientes visualizem informações de contato de sua companhia, como site, e-mail e endereço;
- Etiquetas: que permitem que você separe as conversas e os grupos de forma organizada, personalizando-os com marcadores e aplicando cores diferentes e temas específicos para cada mensagem ou chat;
- Estatísticas: uma função que traz o número de mensagens enviadas e lidas pelos clientes. Apesar de simples, essa funcionalidade já representa uma métrica efetiva para analisar o alcance e o engajamento de suas mensagens;
- Automação de envio de mensagens: uma funcionalidade que facilita e promove a comunicação com o cliente, uma vez que possibilita que você crie e configure mensagens de saudação e de ausência;
- Link curto: que fornece a possibilidade de que, em vez do cliente digitar todo o número de seu celular para adicioná-lo à sua rede de contatos, e, assim, iniciar uma conversa, basta que ele clique sobre ele que, automaticamente, a tela de conversa surgirá.
Já são mais de 5 milhões de empresas utilizando o WhatsApp Business no mundo. Porém, muitas delas têm o utilizado de maneira equivocada, bombardeando seus clientes com mensagens em massa.
Além de essa medida ser invasiva, nada personalizada e não promover em nada a relação cliente empresa, ela está sendo punida ativamente pelo WhatsApp.
Se você não quer que isso aconteça com o seu negócio, entra em cena a importância de saber como vender pelo WhatsApp de maneira correta.
Quais as vantagens de vender pelo Whatsapp Business?
Uma das vantagens dessa versão é que ela permite que você crie um catálogo de seus produtos e serviços.
Trata-se de uma funcionalidade que facilita as duas pontas do negócio, visto que ela economiza tanto o seu tempo como o do cliente.
Isso porque não exige que, de sua parte, você gaste tempo digitando sobre cada produto específico e não faz com que o cliente espere por um longo período para receber a resposta.
Ou seja, ela promove a sua produtividade (ou a de seu agente), melhora a experiência do cliente e, sendo assim, facilita o processo de venda.
Essa ferramenta também permite que você automatize suas respostas e que, assim, as envie no primeiro contato, dando as boas-vindas, e que também indique os momentos de ausência, como horários e dias de atendimento.
Essas mensagens atuam como feedbacks importantes para o cliente, visto que ele não se sentirá ignorado e começará a conhecer o funcionamento de seu negócio.
Essa função também permite que você personalize suas mensagens, selecionando os grupos de clientes e suas fases do funil, e que também escolha os horários de envio.
Outro benefício é que ele possibilita a emissão de relatórios com base nas conversas. Isto é, você fica a par sobre a quantidade de mensagens entregues com sucesso e que também foram lidas.
Apesar desse relatório não trazer muitas métricas, as estimativas apresentadas podem dar um norte sobre como o seu produto/serviço está sendo recebido por sua base, possibilitando que você mude o direcionamento de sua estratégia de comunicação ou campanha de marketing, caso necessário.
A importância do atendimento multicanal via WhatsApp
Com certeza, você conhece a máxima “é preciso estar onde o cliente está”. Pois é, ela não existe à toa. Sendo assim, se o canal preferido de sua base é o WhatsApp, é essencial oferecer um atendimento por lá.
Porém, apesar de ser uma boa estratégia, ela pode ser um pouco limitada. Basta pensarmos que o consumidor moderno é antenado e bem-informado.
Logo, ele pesquisa sobre um produto no Google, busca por referências sobre empresas que o oferecem nas redes sociais, tira dúvidas por chat, faz a compra pelo WhatsApp e vai até a loja física para retirá-lo, para economizar com frete.
Lembrando, é claro, que essa trajetória não é padrão e nem linear. Para que toda a experiência de compra do cliente seja boa, é preciso ir além de saber como vender pelo WhatsApp.
Em outras palavras, a empresa que integrar seus canais de atendimento pode sair na frente das demais e garantir sua fatia de mercado.
Nesse contexto, é importante destacar que, de acordo com relatório publicado pela Dimensional Research® em parceria com a Zendesk, focado em atendimento ao cliente, 32% dos consumidores entrevistados afirmaram que ter várias alternativas de comunicação faz parte de uma boa experiência de atendimento.
Contudo, não basta apenas disponibilizar todos os canais. É fundamental que eles conversem entre si e que trabalhem para garantir que a experiência do cliente seja fluida e ininterrupta.
Para tanto, a companhia deve ter uma abordagem omnichannel e promover a integração de todos seus canais. Ou seja, deve mapear e unificar todos os caminhos de comunicação utilizados pelos clientes da atualidade.
Acha exagero? Pois, não é! Isso porque empresas que contam com essa estratégia conseguem atender 5,7 vezes mais solicitações, o que, por sua vez, representa 75% menos tempo de espera de resposta.
Considerando que o cliente atual quer ser bem atendido e de forma rápida, a dupla integração de canais e estratégia omnichannel se torna ainda mais relevante.
Para unificar diferentes canais, vale a pena investir em um bom sistema integrado com Whatsapp, ou seja, em uma solução que reúna, em um único ambiente, todas as interações de atendimento ao cliente, tornando a comunicação com os consumidores uniforme e eficiente.
Nesse quadro, é crucial enfatizar que o WhatsApp Business ainda não está preparado para fazer o uso de um sistema integrado com WhatsApp. Para isso, é preciso adotar o WhatsApp Business API, uma ferramenta mais robusta e focada em atender empresas de maior porte.
Com ele, é possível enviar mensagens automáticas e personalizadas para cada cliente, usando chatbots altamente eficientes.
Como fazer chatbot para WhatsApp?
O chatbot para WhatsApp promove um diálogo orgânico e eficaz por essa rede. Ou seja, o cliente entra em contato e é recebido por um “robô”, que mantém uma conversa fluida e bastante similar à humana.
Para tanto, conta com a tecnologia que, por meio da inteligência artificial, consegue oferecer uma comunicação perfeita com o cliente, sem que haja a necessidade da intervenção de um agente humano.
Por que usar chatbot para Whatsapp?
Com um chatbot, é possível automatizar respostas, coletar informações de visitantes para que eles conversem com as pessoas certas na hora, assim como transferir conversas com bots para atendentes humanos em caso de tarefas mais complexas ou confidenciais. Ou seja, a sua segurança também é garantida.
Para fazer um chatbot para WhatsApp, você pode contar com a Zendesk, visto que a plataforma permite que você conecte seu bot ao Zendesk Support e ao Zendesk Chat, possibilitando que você crie experiências de conversa excelentes.
Que cuidados tomar ao utilizar o Whatsapp Business no atendimento?
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que não basta automatizar uma série de mensagens e verificar os feedbacks dos clientes sem planejamento e estratégia.
Isso porque o cliente sabe que sua resposta é padronizada.
Logo, se ele verificar uma frequência exagerada delas, além de frustrado por não ter tido sua dúvida respondida, também se sentirá pouco especial. A consequência direta é ele parar de interagir e comprar de sua marca.
Também é crucial não ser invasivo e inconveniente. De forma simples, isso significa que é fundamental analisar a fase da jornada do consumidor. Isto é, não envie a mesma mensagem para toda sua base.
Uma estratégia inteligente de saber se o cliente quer saber mais sobre o seu produto/serviço, é pedir para que ele preencha um formulário simples, perguntando se ele autoriza receber conteúdo promocional de sua empresa.
Vale a pena oferecer um atendimento call center via WhatsApp?
Considerando que o WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros e que o consumidor moderno quer ser bem atendido em todos os canais, oferecer um atendimento call center por ele configura uma necessidade para empresas de maior porte.
Nesse sentido, além de oferecer múltiplas maneiras de fazer contato, seja por grupos ou listas de transmissão, ele também promove um sentimento de mais proximidade e intimidade com os clientes, potencializando o relacionamento, fortalecendo laços e fomentando o processo de fidelidade.
Sem falar que também promove o trabalho do seu time de vendas. Isso porque é possível oferecer o uso do Whatsapp para vários vendedores. Para tanto, é preciso contar com uma plataforma que permita essa integração.
Para potencializar esse processo, contar com um bom software pode fazer toda a diferença, por isso indicamos a solução completa de atendimento ao cliente Zendesk Service.
Com a ferramenta, é possível priorizar, gerenciar e resolver tickets, independentemente do canal de atendimento escolhido pelo cliente.
Ou seja, não importa se o cliente tenha entrado em contato via chat e depois migrado para o WhatsApp.
A solução de atendimento ao cliente da Zendesk dá conta do serviço, uma vez que traz, em um único ambiente, toda a conversa registrada.
Logo, otimiza o trabalho de seus agentes, assim como impede qualquer ruído ou falha de comunicação e leva a experiência de seus clientes para outro patamar.
Ficou interessado? Então, experimente a solução gratuitamente!