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Artigo 6 min read

Comportamento de consumo das gerações: guia rápido para melhorar a experiência do consumidor

Por Zendesk

Última atualização em 14 março 2023

Para criar produtos e serviços que tenham sucesso é preciso desbravar o desafio de entender o comportamento de consumo das gerações e usar os dados e padrões existentes ao seu favor. Neste artigo, apresentamos cada geração para que você use esse conhecimento na hora de promover sua marca. 

O que é comportamento de consumo?

O que entendemos como comportamento de consumo é um conjunto de percepções, vontades, atitudes, escolhas e influências que fazem com que uma pessoa opte por consumir um produto ou outro.

Esses dados são ativos valiosos para o setor de marketing de uma empresa, afinal, com esses indicativos e estratégias bem direcionadas é possível aprimorar a experiência do consumidor e conduzi-lo durante a jornada de compra até a conversão.

O comportamento de consumo das gerações diz respeito a uma série de atitudes, hábitos, tendências e percepções comuns a pessoas que nasceram em uma determinada época. 

Esses componentes são fundamentais para determinar:

  • o que, 

  • quando, 

  • como,

  • porque uma pessoa compra alguma coisa.

As empresas estão sempre estudando as gerações para entender os padrões similares e diferentes e como se comunicar com ambas. 

As estratégias de marketing, por exemplo, buscam pelo melhor caminho para se relacionar com os consumidores. 

De maneira geral, quando falamos sobre estratégias de negócio, a forma correta de ofertar produtos e serviços alinhados com as expectativas e vontades de cada público é conhecendo seu comportamento de consumo.

Veja também: Comportamento do consumidor: 4 tendências para acompanhar e o que mudou com a pandemia

Comportamento de consumo das gerações: GUIA com as características de cada uma

Nem todas as empresas querem ou vão atender a todas as gerações, no entanto é importante entender como é o comportamento de consumo das gerações para observar as mudanças entre elas e ter um contexto mais amplo da jornada de compra de cada um.  

Leia mais em: Comportamento do cliente: como analisar e melhorar as experiências dos consumidores?

Baby Boomer

O termo se refere à alta taxa de natalidade que ocorreu nos Estados Unidos no pós Segunda Guerra Mundial, entre os anos de 1946 e 1964. Esta geração está inserida em um cenário econômico interessante, mas com um contexto político efervescente.

Com muita influência de movimentos ligados à vida livre como o estilo hippie, além de preocupações com ativismo político e ambiental durante um período, essa geração entrou no mercado de trabalho no começo dos anos 70 se tornando os principais consumidores da época.

Já no final da década de 70, os Baby Boomers brasileiros passaram por períodos de crise econômica, o que os tornou um público mais conservador no geral. Atualmente, tem entre 56 a 75 anos, apresentando preferências por marcas já consolidadas. São um público que  prioriza a estabilidade financeira.

Geração X

A geração X foi criada em tempos de incertezas econômicas. 

Os nascidos entre 1965 e 1980, no entanto após passarem por um período mais turbulento com a ditadura militar, encontraram condições mais favoráveis quando entraram no mercado de trabalho em meados da década de 80 e começo dos anos 90.

Passaram por alguns avanços tecnológicos relevantes como o início do uso e da popularização da internet e atualmente ocupam boa parte dos cargos de liderança. 

Apesar de também preferir marcas consolidadas, a geração X é mais aberta a novas marcas e tem gosto pelo empreendedorismo.

Geração Y ou Millennials

A geração que vem ocupando o centro de consumo nos últimos anos, os Millennials são aqueles nascidos entre os anos 1981 e 1996 e, no geral, são filhos de Baby Boomers, o que já marca um conflito com a geração que os criou.

Mais interessados em cultura e educação que as gerações anteriores, os Millennials são mais abertos a novidades e menos apegados a marcas tradicionais. 

Por conta de valorizarem mais o estudo, essa geração costuma enfrentar mais concorrência no início da carreira, tendem a priorizar um trabalho que gostem de fazer e não tem a mesma preocupação com estabilidade financeira que as gerações anteriores apresentam.

Entraram no mercado com mais contato com a tecnologia, afinal seu crescimento acompanhou o acontecimento das mudanças digitais.

Ao comprar eles tendem a fazer muitas pesquisas online e confiam bastante em indicações de amigos mesmo para marcas menos conhecidas.

Geração Z

Nascidos entre 1997 e 2009, uma boa parte dessa geração viu seus pais passarem pela crise de 2008, o que os fez mais conscientes financeiramente e os impulsionaram a buscar carreiras mais estáveis como cargos públicos, por exemplo.

Nascidos em um período onde a internet já era popular, a geração Z tem o meio digital em seu DNA e consideram como uma parte central do seu dia-a-dia. A internet é uma fonte de consumo, interação social, estudo e informação natural para essa geração.

Por conta disso, tem preferência por marcas que têm forte presença online e que sejam engajadas nas redes sociais, sempre com um posicionamento mais próximo de seus consumidores.

Essa geração ainda faz a transição para o mercado de trabalho e logo deve ser o foco das campanhas publicitárias, mas o que se pode observar é que em sua maioria eles preferem experiências personalizadas, variedade de opções e marcas engajadas social e ambientalmente.

Geração Alpha

Por fim, a mais recente de todas a geração Alpha compreende as pessoas nascidas entre 2010 e 2025 e tem forte influência de seus pais que, no geral, são Millennials. Por conta disso, preocupações sociais, ambientais e financeiras são ensinadas desde cedo.

Essa geração está desde cedo consumindo conteúdo em dispositivos móveis e passam horas em frente às telas. Muitas delas já passam para o papel de criadores de conteúdo desde cedo.

Nesse contexto, essa geração tem mais apreço pelo mercado de tecnologia e está sempre atenta às novidades. Por estarem desde muito cedo nas redes sociais, tendem a valorizar a opinião de influenciadores digitais.

Com essas informações em mãos, e com uma definição do perfil de cliente ideal da sua empresa, você pode começar a traçar as prioridades de suas campanhas de marketing, vendas e atendimento ao cliente, para garantir uma excelente experiência aos seus clientes, independente da geração em que estejam. Para saber mais sobre o assunto, convidamos você a ler o artigo,Perfil de cliente ideal: o que é e como definir o ICP em 3 passos?”. 

Agora que você sabe mais sobre o comportamento de consumo das gerações, talvez seja hora de otimizar suas estratégias de relacionamento. Para isso, entre em contato com a Zendesk, faça um teste gratuito do sistema de CRM para equipe de vendas e do software de atendimento ao cliente. Nossas soluções vão contribuir para definir o público alvo, para interagir com eles de forma eficiente e criar experiências realmente personalizadas. 

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