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Comunicação e liderança: por que elas devem caminhar juntas

Por Zendesk

Última atualização em 26 março 2024

Se você já se perguntou sobre a relação entre comunicação e liderança e por que elas devem caminhar juntas, a resposta é simples. Porque a capacidade de comunicação dos líderes é essencial e afeta diretamente os resultados da empresa. 

Esse fato é comprovado pelos números: um estudo de 2021 da Harvard Business Reviews indicou que empresas com comunicação assertiva lucram até 47% mais

Desta forma, a habilidade de comunicação tem ocupado um papel fundamental dentro das organizações. 

É uma habilidade necessária para que o líder consiga:

  • se conectar com seus liderados;
  • manter as informações alinhadas entre todos os membros do time;
  • alavancar a produtividade da equipe;
  • aumentar as taxas de sucesso na busca pelos objetivos estratégicos. 

Se você ainda não havia despertado para a importância de comunicação e liderança caminharem juntas, este artigo é para você. 

Nele, falaremos melhor sobre as vantagens de incentivar o desenvolvimento da comunicação entre os líderes, de que forma ela afeta o cotidiano da equipe e como pode ser aprimorada. 

Resumo
  • A liderança eficaz também requer competências comportamentais, como a capacidade de comunicação clara e respeitosa. Essas habilidades são fundamentais para criar conexões com a equipe e promover um ambiente de trabalho positivo.

  • A boa comunicação contribui para estabelecer uma relação de confiança entre líder e equipe, motivar os colaboradores e impulsionar a alta performance. Um líder que se comunica bem inspira confiança e pode valorizar as contribuições individuais.

  • Praticar a escuta ativa, adaptar a linguagem, fazer perguntas relevantes, prestar atenção aos detalhes, verificar a compreensão da mensagem e identificar e corrigir ruídos na comunicação são algumas estratégias para aprimorar a habilidade de comunicação.

  • Investir em desenvolvimento pessoal, buscar cursos e utilizar ferramentas digitais são maneiras de aprimorar a comunicação e liderança, promovendo conexões eficazes e conduzindo a equipe a resultados consistentes.

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Um erro muito comum entre aqueles que ocupam cargos de liderança nas empresas é se preocuparem somente com o domínio das chamadas hard skills, nome dado a lista de competências técnicas importantes para a execução do trabalho.

No entanto, a partir do momento que um funcionário assume a responsabilidade de conduzir um time, não serão apenas seus conhecimentos sobre sistemas e processos que farão a diferença. 

Por outro lado, as chamadas soft skills, conhecidas como competências comportamentais, se tornam mais relevantes quando se está em uma posição de liderança. 

Entre essas habilidades está a capacidade de se comunicar bem, conseguindo repassar orientações com clareza e respeito. 

Ter uma boa comunicação com a equipe acarreta em vários benefícios, tais como: 

  • estabelece relação de confiança; 
  • motiva a equipe; 
  • contribui para a alta performance.

Estabelece relação de confiança 

Um líder exerce o papel de reunir esforços de pessoas diferentes em torno de um mesmo propósito. 

É dele a missão de mobilizar a equipe de acordo com a estratégia da organização e incentivá-la a alcançar metas para que os objetivos sejam cumpridos. 

Nesse sentido, a comunicação é essencial para que o líder inspire confiança em seus liderados. 

Se o responsável pelo time consegue entregar informações precisas sobre projetos e desafios do setor, ele conseguirá estabelecer uma relação de confiança essencial para que o trabalho flua sem ruídos e para que todos compreendam suas responsabilidades dentro das metas traçadas para a área. 

Além disso, é somente por meio de um diálogo transparente e aberto que os funcionários se sentem confortáveis para abordarem suas lideranças em momentos de crise, por exemplo. 

Um líder acessível certamente conhece bem sua equipe e, assim, consegue extrair o que há de melhor de cada um e também oferecer o suporte adequado. 

Leia também: Como estabelecer metas de vendas desafiadoras e possíveis de serem alcançadas? 6 passos!

Motiva a equipe 

Quando se questionar por que comunicação e liderança devem caminhar juntas, lembre-se que a motivação da equipe também depende deste fator. 

Liderar é conseguir delegar tarefas, ensinar e, principalmente, direcionar pessoas. 

Muitas vezes, a baixa performance de uma equipe é consequência não da falta de eficiência dos colaboradores, mas da falha de comunicação do grupo. 

Ao se comunicar bem, a liderança consegue se conectar com seus liderados, dando visibilidade a eles sobre a importância do trabalho que está sendo executado.

Assim, as pessoas se sentem valorizadas e, consequentemente, mais motivadas a perseguirem os mesmos objetivos. 

Trabalhar em um ambiente onde as informações não são truncadas, há espaço para a conversa e todos se sentem ouvidos e respeitados, certamente, é um fator de sucesso para a produtividade de um trabalhador. 

Leia também: “Como fazer engajamento de equipes no trabalho remoto?

Contribui para a alta performance

Uma boa comunicação é um dos elementos mais poderosos que uma liderança possui. 

Um líder é considerado um agente de mudanças dentro da organização, que gera impacto positivo sobre as pessoas, sobre sua própria realidade e também de seus liderados. 

Comunicação e liderança devem caminhar juntas porque, desta forma, é possível criar conexões relevantes com as pessoas. 

A partir de uma gestão humanizada, um líder afeta o cotidiano dos funcionários de forma positiva. 

Valorizar as relações interpessoais colabora para um ambiente de trabalho leve e favorável ao bom desempenho dos funcionários. 

9 dicas para melhorar sua comunicação 

A essa altura, a importância da comunicação no processo da liderança já está bem clara. 

Mas, assim como qualquer outra habilidade, comunicar-se de forma eficiente também pode ser algo simples para algumas pessoas, porém difícil para outras. 

A boa notícia é que a comunicação pode ser treinada. Abaixo, comentaremos 7 formas de praticar essa habilidade no dia a dia. 

1. Pratique a escuta ativa 

Muita gente fala sobre isso, mas não custa repetir: para falar bem, é necessário saber ouvir. 

Antes de se preocupar com o teor da sua mensagem, preocupe-se em receber com atenção as demandas da sua equipe. 

Quando sabemos porquê comunicação e liderança devem caminhar juntas, fica mais fácil de reconhecer que precisamos estabelecer diálogos proveitosos com nossos funcionários. 

Isso só será possível se a liderança ouvir com verdadeiro interesse o que as pessoas têm a dizer. 

Praticar a escuta ativa significa estar disponível para escutar a opinião de seus funcionários, por exemplo. 

É um ciclo virtuoso: quando uma liderança se abre para o que sua equipe diz, as pessoas se sentem seguras para se posicionarem. 

Desta forma, a comunicação interna flui com leveza e confiança, as conversas se tornam mais proveitosas e a liderança ocupa uma posição de maior respeito entre os liderados. 

2. Adapte sua linguagem 

Para que a comunicação nas equipes aconteça sem ruídos, o primeiro passo é entender que as pessoas são diferentes, possuem vivências distintas e, por isso, recebem as informações de maneiras variadas. 

Para desenvolver a habilidade de comunicação, uma das estratégias mais importantes é a de adaptar o discurso à pessoa ou público para o qual a mensagem se destina. E isso só é possível quando você conhece as pessoas à sua volta. 

Não é sobre fingir ou modificar sua personalidade e estilo. No entanto, ao falar e se relacionar com os outros, é importante ajustar o tom e a postura da conversa

Afinal, a forma como você irá comunicar um feedback sério para um colaborador será diferente do que a que utilizará para motivar o time em torno de uma meta audaciosa, certo?

Por falar em feedback, no artigo, “Qual a importância do feedback no processo de comunicação?” falamos sobre o impacto desses momentos no engajamento do time.

De acordo com a Forbes, cerca de 82% dos colaboradores apreciam feedbacks positivos ou negativos. Ou seja: ter este tipo de conversa é uma grande expectativa do time com relação à liderança. 

3. Desenvolva a autoconfiança 

Embora seja citado como terceiro ponto, este é o primeiro passo para ser capaz de se posicionar e conseguir ser ouvido pelos demais. 

Muitas vezes, as pessoas têm boas ideias, mas uma extrema dificuldade em disseminá-las. 

É por isso que comunicação e liderança devem caminhar juntas. Afinal, essa incapacidade de apresentar seus pensamentos, é extremamente prejudicial para um líder. 

A raiz deste problema muitas vezes está na autoconfiança. Sua equipe ficará muito mais segura e se sentirá mais motivada se sentir que você acredita naquilo que fala. 

Argumente com calma, respeito e clareza e busque se sentir seguro sobre seu posicionamento antes de declará-lo aos demais. 

4. Faça perguntas

Já comentamos como ouvir é essencial para se tornar um bom comunicador. E uma boa forma de colocar esta medida em prática é fazer perguntas. 

Vale a pena ressaltar que a ideia é que sejam questionamentos genuínos: não faça perguntas caso você não tenha real interesse pelas respostas. 

Busque saber a percepção das pessoas acerca de um tema, dê a oportunidade para que opinem acerca dos projetos e use essas perguntas para incentivar a troca de experiências dentro da equipe. 

Aproveite para ler também:: “Como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho e aumentar o engajamento”.

5. Preste atenção aos detalhes 

Quando nos expressamos, falamos também pelos gestos, tom de voz e postura não verbal. 

Ao compreender por que comunicação e liderança devem caminhar juntas, tenha também essa noção em mente. Não é somente sobre o que você fala, mas também sobre “como” você fala. 

A expressão facial ou a entonação, por exemplo, devem estar coerentes ao teor da mensagem. 

Como líder, você precisará conduzir conversas difíceis e, por isso, precisa se preocupar em quais emoções visa despertar na pessoa que está recebendo a mensagem. 

6. Estruture sua fala em tópicos 

Uma boa forma de começar com segurança a se comunicar bem, e fazer isso de forma eficiente, é planejar o que será dito e separar em tópicos. 

A ideia não é que você decore do início ao fim uma mensagem específica, pelo contrário. Esta estrutura te dará mais confiança e domínio do que precisa ser dito. 

Consequentemente, você conseguirá se soltar mais e transmitir o que quer dizer com mais naturalidade. 

7. Cheque se a mensagem foi assimilada 

Uma prática interessante que pode ajudar a liderança e verificar como anda seu nível de comunicação é checar qual foi a mensagem assimilada pelo colaborador.

Portanto, quando tiver que delegar uma nova tarefa, falar sobre um projeto ou desdobrar uma estratégia para um funcionário, desenvolva o hábito de pedir a ele que resuma, com suas palavras, o que entendeu da conversa. 

Uma ação simples como essa pode ajudar a sanar problemas e minimizar frustrações por erros de interpretação. 

8. Identifique os ruídos e procure saná-los 

Já está claro o porquê comunicação e liderança devem caminhar juntas. E, um dos passos para se tornar um líder com comunicação transparente e eficiente envolve identificar se há ruídos na comunicação. 

Isso é essencial: afinal, um desalinhamento pode ser suficiente para gerar um mal estar no clima interno. 

Portanto, identifique os ruídos que possam estar circulando entre a equipe e encontre maneiras para minimizar. Direcione as mensagens com o intuito de esclarecer eventuais dúvidas ou polêmicas. 

9 – Inteligência artificial na comunicação e liderança

Você sabia que a inteligência artificial (IA) pode ser uma grande aliada para a comunicação da liderança?

Por meio de ferramentas como chatbots e análise de dados, a IA pode automatizar processos de comunicação e fornecer muitos insights para compreender o engajamento da equipe, identificar preocupações dos funcionários e pontos de atrito na comunicação.

Além disso, a IA possibilita a personalização da comunicação para atender às necessidades individuais dos funcionários. Isso inclui orientações de desenvolvimento de carreira, feedback personalizado e comunicação adaptada ao estilo de aprendizado de cada colaborador.

Com isso, os líderes podem tomar decisões mais informadas e assertivas, ao mesmo tempo em que promovem uma cultura organizacional mais colaborativa e produtiva.

Comunicação e liderança: a prática leva à perfeição 

Como citamos ao longo deste artigo, a comunicação é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa. E, além disso, deve ser treinada. 

Portanto, se você é liderança e sente que possui pontos de melhoria em sua comunicação, invista em desenvolvimento. 

Existem cursos que auxiliam os gestores a tornarem a tarefa de se comunicarem com efetividade mais simples. 

Leia também: Conheça os 7 tipos de liderança e identifique o seu 

Comunicação e liderança são dois pilares de qualquer empresa e é por isso que precisam estar conectadas. 

Caso contrário, a má comunicação pode comprometer muitas coisas: seja a disseminação de simples orientações, ou até mesmo o atingimento das metas e sustentabilidade da organização. 

Portanto, não deixe de treinar e se desafiar ou então incentivar seus gestores a buscarem conhecimento com relação à comunicação. 

Ajude-os a se desenvolverem para serem bons líderes comunicadores, que conseguem estabelecer boas conexões com as equipes e conduzi-las a resultados mais consistentes. 

Aproveite também o uso das plataformas digitais e ferramentas de cada setor para tornar essa troca de mensagens ainda mais segura e eficiente. 

Como citamos acima, ferramentas como um CRM de vendas e um  software de suporte ao cliente são capazes de reunir todas as informações e interações com seus clientes em um único lugar, otimizando todas as tarefas, inclusive o acompanhamento de metas e desempenho, o que facilita o feedback à equipe.

Quer entender melhor como ferramentas de vendas e suporte podem facilitar a sua comunicação e liderança? Então acesse nossa página, inicie uma avaliação gratuita e conheça mais sobre nossos recursos. 

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