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Consumidor 4.0: as características da atual versão de compradores e como lidar com esse novo perfil
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 13 Agosto 2020
O novo consumidor é exigente. Segundo dados divulgados pelo Neil Patel, 71% deles já terminaram o relacionamento com uma empresa devido a um atendimento ao cliente ruim.
A verdade é que os avanços tecnológicos e a transformação digital fizeram surgir novos hábitos de consumo e novos tipos de consumidor.
Neste artigo, vamos falar do consumidor 4.0 e suas características. Elaboramos este conteúdo para explicar como chegamos a essa versão atual e mostrar de que maneira lidar com esse novo consumidor social.
Veja mais: Comportamento do consumidor: 4 tendências para acompanhar nos próximos anos
Novos tipos de consumidor: como chegamos ao consumidor 4.0?
Quando falamos em consumidor 4.0, pressupõe-se que houve uma evolução, ão é mesmo? Portanto, fica claro que ele foi precedido pelos consumidores 1.0, 2.0 e 3.0.
Confira a seguir como se deu essa evolução no perfil do consumidor. Como, afinal, a maneira dos consumidores interagirem com as marcas e as soluções que oferecem mudou com o tempo?
Consumidor 1.0
O consumidor 1.0 era aquele que se importava mais com o valor de uso dos produtos que ele comprava. Para ele, importava pouco o valor agregado.
Esse tipo de consumidor se preocupava mais com o fim e menos com os meios. Por ter pouco acesso à informação e pouca (ou nenhuma) variedade de marcas, predominava esse pragmatismo no comportamento do consumidor 1.0.
O que ele queria era resolver o seu problema e ponto final.
Consumidor 2.0
À medida em que novos players começam a surgir nos mais variados mercados, os consumidores passam a ver seu poder de escolha aumentar junto com a concorrência entre as empresas.
Assim, as marcas começam a focar em qualidade e em benefícios para seus clientes.
Com mais alternativas disponíveis, o agora consumidor 2.0 começa a ficar mais exigente e atento às características dos produtos que lhe são apresentados e à maneira com que as marcas se posicionam.
Se possível, o consumidor compra da “melhor” marca.
Consumidor 3.0
O consumidor 3.0 se apresenta mais exigente que sua versão anterior. Com a concorrência ainda maior entre as marcas, a preocupação deste consumidor está mais voltada para o sentimento de identificação com o posicionamento da empresa.
O foco deixa de ser totalmente no produto e em suas característica e passa a se voltar para aspectos mais subjetivos, como o pertencimento, a empatia e a maneira com que a marca se relaciona com ele.
Consumidor 4.0: tecnologia e novos hábitos de consumo
As transformações digitais combinadas ao maior acesso à informação a níveis como nunca antes vistos fez surgir o que chamamos hoje de consumidor 4.0.
Nessa versão mais atualizada, o consumidor tem maior autonomia para escolher os produtos e serviços que lhe interessam. Há uma valorização da experiência; o consumidor atual quer se sentir parte do processo e tendem a escolher marcas que realizem esse desejo.
Resumindo esses 4 tipos de consumidor:
- 1.0: preocupação em resolver um problema imediato, foco no produto em si;
- 2.0: comparação entre marcas;
- 3.0: identificação com a marca;
- 4.0: autonomia para escolher, valorização da experiência com a marca.
Leia também: Cliente conectado: como atrair e manter esse novo perfil de consumidor fiel à sua empresa?
O que é o consumidor 4.0: características desse novo consumidor social
O consumidor 4.0 é resultado dos avanços tecnológicos, que deu origem a novos hábitos de consumo. A definição de consumidor 4.0 está diretamente relacionada às novas tecnologias, principalmente no que se refere às mídias sociais e às ferramentas de comunicação.
Dentre as principais características do consumidor 4.0, destacam-se:
a exigência de uma abordagem mais personalizada;
o maior acesso à informação;
a autonomia para escolher as melhores opções disponíveis no mercado;
a possibilidade de tecer comentários na internet sobre o produto ou serviço adquirido.
Além disso, o consumidor 4.0 caracteriza-se também pelo imediatismo; ele quer ter as suas dores solucionadas o quanto antes e da melhor maneira possível. Por isso, ele valoriza muito as marcas que estão presentes em diferentes canais e oferecem uma experiência de compra ágil e integrada.
Vale a pena ressaltar também que esses novos tipos de consumidor costumam preferir as marcas com as quais eles sentem certa identificação com os valores por elas pregados.
4 dicas de como lidar com o consumidor 4.0
Com base no que foi posto em linhas anteriores, separamos aqui algumas dicas essenciais de para que a sua empresa possa lidar com os consumidores 4.0.
Ofereça diferentes canais de interação;
Alinhe os valores da marca àqueles cultivados pelo público-alvo;
Personalize as suas soluções;
Dê voz aos seus consumidores.
Agora que você já sabe mais sobre consumidor 4.0, ficará mais fácil traçar estratégias que atendam às necessidades e expectativas desse novo perfil de compradores.
Lembre-se de valorizar a experiência de consumo como um todo; é imprescindível que ela seja positiva.
Saiba mais: Comportamento do consumidor diante do Coronavírus: o que mudou e como agir?
Estar preparado para se relacionar com o consumidor 4.0 é fundamental. E, para isso, você pode contar com as soluções de relacionamento com o cliente da Zendesk. Proporcione todas as condições para o engajamento que o cliente 4.0 deseja manter com sua empresa.