Ir para o conteúdo principal

Artigo 7 min read

Consumo sustentável: qual o impacto no comportamento do consumidor

Por Zendesk

Última atualização em 30 Mai 2023

Nos últimos, a pauta do consumo sustentável ganhou os holofotes e chamou a atenção de gestores e donos de empresas ao redor de todo o mundo: afinal, qual o impacto da agenda no comportamento do consumidor?

Sem mais delongas, podemos adiantar: o impacto é grande. Para você ter uma ideia, de acordo com a IBM, em 2022, uma pesquisa revelou que 51% dos consumidores acreditam que sustentabilidade é mais importante para eles do que há 12 meses. 

Além disso, 50% dos respondentes da pesquisa revelaram que pagaram mais caro por produtos sustentáveis ou socialmente responsáveis no último ano.

Entende como essa tendência impacta diretamente no sucesso do seu negócio? Se você ainda não sabe como se posicionar diante dessa tendência de comportamento do consumidor, não se preocupe. Siga em frente na leitura e veja nossos insights sobre o tema. 

O que é consumo sustentável?

O consumo sustentável se relaciona com a escolha de produtos cuja cadeia produtiva seja consciente. Isso significa:explorar o mínimo possível de recursos naturais, oferecer condições dignas de trabalho, utilizar materiais reaproveitados ou reciclados no ciclo, etc. 

Além disso, a ideia de consumo sustentável também se relaciona com a ideia de compra responsável, ou seja, sem excessos e com foco na utilização de longo prazo. 

Dessa forma, o objetivo de um consumidor sustentável é contribuir para a manutenção dos recursos e para o equilíbrio do ecossistema, assegurando boas condições de existência para gerações futuras. 

Consumo Sustentável e os objetivos globais da ONU

Em 2015, a ONU (Organização das Nações Unidas), em conjunto com representantes de diversos países, lançou os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Trata-se de um conjunto de 17 metas focadas na eliminação dos maiores problemas globais.

O cumprimento dos planos de ação detalhados em cada ODS tornou-se, desde então, compromisso de todas as nações, representadas por seus cidadãos e empresas. 

O Consumo Sustentável integra o ODS número 12, que também trata da produção consciente.

Para estimular o cumprimento da meta, foram estipulados 8 pilares orientativos que ajudam a estabelecer padrões de produção e consumo sustentáveis ao redor do planeta, tais como: 

  • Implementar o Plano Decenal de Programas sobre Produção e Consumo Sustentáveis, com todos os países tomando medidas, e os países desenvolvidos assumindo a liderança, tendo em conta o desenvolvimento e as capacidades dos países em desenvolvimento;
  • Até 2030, alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais;
  • Até 2030, reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial, nos níveis de varejo e do consumidor, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo as perdas pós-colheita.

Como o consumo sustentável alterou o comportamento do consumidor?

A preocupação com as cadeias produtivas, uso de recursos naturais e ações de impacto socioambiental tiveram um boom entre os consumidores durante a pandemia. 

Diante de um contexto de mobilização global, que demandou uma mudança drástica no comportamento de todos os cidadãos, muitos começaram a olhar com mais atenção para as pautas focadas no desenvolvimento sustentável.

Atentos às mudanças do planeta, os consumidores passaram a transformar seus hábitos.  Para a maioria, a adoção de um estilo de vida mais sustentável começa na reciclagem doméstica ou na compostagem de resíduos ou na redução do desperdício de alimentos. 

Entretanto, a área de foco seguinte já tem relação direta com seu comportamento de compra. Seja limitando o consumo de plástico de uso único, reduzindo o número de novos produtos que compram ou comprando mais produtos sazonais, os consumidores buscam caminhos mais sustentáveis para se relacionar com as marcas.

Este artigo e esta pesquisa, ambos da Deloitte, trazem alguns dados relevantes sobre o impacto do consumo sustentável no comportamento do consumidor

  • mais de um terço dos consumidores valorizam práticas éticas nos produtos e serviços que compram;
  • 1 em cada 5 consumidores já está optando por transporte de baixo carbono, mudando para energia renovável ou reduzindo o número de voos que fazem;
  • 37% dos consumidores escolheram, em 2021, fornecedores que têm práticas e valores éticos
  • 59% reduziram a quantidade de produtos e bens adquiridos; 
  • 38% pagaram mais por um produto mais durável ou com maior vida útil;
  • 34% pararam de comprar de certas marcas porque tinham dúvidas e preocupações sobre seu posicionamento ético e sustentável. 

Agora você entende como o consumo sustentável impacta diretamente na maneira como os consumidores se relacionam com as marcas. 

Diante de um cenário de tantas mudanças, como ajustar o seu planejamento estratégico e operacional para atender às demandas dos clientes e, ao mesmo tempo, contribuir para gerar impacto positivo no planeta?

Continue a leitura e descubra. 

Como incorporar o consumo sustentável na estratégia da sua marca?

De acordo com a pesquisa “How consumers are embracing sustainability”, da Deloitte, mostrada anteriormente, as práticas éticas e sustentáveis mais importantes para os consumidores em relação às marcas das quais consomem são: 

  1. produção de embalagens e produtos mais sustentáveis;
  2. redução de desperdício no processo produtivo;
  3. comprometimento com práticas de trabalho éticas; 
  4. redução da pegada de carbono;
  5. respeito aos Direitos Humanos. 

A seguir, falamos um pouco mais sobre cada um dos aspectos citados. 

1. Produção de embalagens e produtos mais sustentáveis

A produção sustentável passa, invariavelmente, pela preocupação com o uso de materiais mais sustentáveis para embalagens e produtos. A escolha de matérias-primas orgânicas e recicláveis pode impactar diretamente em:

  • embalagens de produtos;
  • sacolas e recipientes para envio e transporte;
  • roupas;
  • equipamentos eletro-eletrônicos; 
  • móveis e elementos decorativos;
  • etc. 

2. Redução de desperdício no processo produtivo

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), são retirados por segundo 2,3 milhões de litros de água dos rios para uso industrial. Além do elevado índice de exploração do recurso, há uma taxa de desperdício relacionada a vazamentos e perdas no processo. 

Pensar em caminhos para otimizar o uso deste e de outros recursos naturais é fundamental para atender às demandas de consumo sustentável. 

3. Comprometimento com práticas de trabalho éticas

Oferecer condições dignas de trabalho a todos os envolvidos na empresa é essencial para caminhar em sintonia com o consumo sustentável. 

Além de cuidar da saúde física e mental dos colaboradores diretos, empresas conscientes também checam a integridade de seus parceiros e fornecedores. Dessa forma, mantém a negociação restrita àqueles que repudiam práticas como trabalho escravo e valorizam os direitos trabalhistas e humanos. 

4. Redução da pegada de carbono

Pegada de carbono é o nome dado à medida de emissões de gases de efeito estufa por uma empresa, organização ou pessoa. 

Atualmente, o Brasil realiza esforços para modernizar e ampliar o alcance das medições da pegada de carbono produzidas pelas empresas. Da mesma forma, busca empregar tecnologias e recursos para reduzi-las, sobretudo nos setores em que a emissão de gases é conhecidamente expressiva, como o setor pecuário.

Tecnologia e sustentabilidade: qual a relação? 

Além de ser uma valiosa aliada na extração, consolidação e avaliação de dados, a tecnologia também contribui diretamente para um uso mais racional de recursos. 

Com um software de atendimento, por exemplo, sua empresa dispensa o extenso uso de papéis e permite que toda a equipe se mantenha conectada sem a necessidade de ocuparem o mesmo espaço físico.

Isso porque, com um sistema como o Zendesk Service, é possível usar canais diversos de comunicação, trabalhar em sistemas colaborativos e acessar informações a qualquer hora, de qualquer lugar.

Quer entender, na prática, como o Service contribui para a criação de uma rotina operacional e estratégica mais sustentável? Preencha o formulário e faça o teste gratuito agora mesmo.

Histórias relacionadas

Artigo
12 min read

O que é Data Mining ou mineração de dados?

Entender o que é Data Mining, ou mineração de dados, permite que sua empresa otimize a estratégia. Aprenda o porquê e como fazer!

Artigo
6 min read

Como identificar as necessidades dos clientes? 5 dicas para surpreender!

Quer saber como identificar as necessidades dos clientes? Então confere essas 5 dicas que separamos neste post para você!

Artigo
7 min read

SAC 3.0: o que é e quais os impactos na relação com os clientes?

SAC 3.0 e SAC 4.0 são a evolução do serviço de atendimento ao cliente, com ferramentas e tecnologias que visam melhorar a experiência do consumidor.

Artigo
14 min read

Como a metodologia Canvas te ajuda a entender seu negócio?

Elabore estratégias mais assertivas para o seu negócio com as 9 etapas da metodologia Canvas. Conheça seus benefícios e comece a usar já!