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Artigo

Tudo que você precisa saber sobre coordenação em vendas

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

A coordenação de vendas é uma posição cada vez mais importante na rotina das empresas. Afinal, esse profissional analisa estratégias, monitora a concorrência, descobre tendências de mercado, elabora e estuda relatórios, além de executar outras atividades. 

Neste artigo, você descobrirá qual é a função de um coordenador, as diferenças para um gerente, salário e dicas para ter sucesso nessa profissional. 

A proposta deste conteúdo é que, após a leitura, você esteja mais preparado para conquistar o seu diferencial competitivo na empresa e no mercado. 

Boa leitura! 

Qual é a função de um coordenador de vendas? 

De acordo com o site Catho, o coordenador de vendas é responsável por diversas tarefas. 

  • Coordena as atividades de vendas;
  • Orienta vendedores e representantes;
  • Analisa performance da equipe, buscando o cumprimento de metas estabelecidas;
  • Monitora os processos na pós-venda, prazos de entregas e pagamentos
  • Atua na definição da estratégia de vendas.

Qual é o salário do coordenador comercial? 

A remuneração mensal desse profissional é de R$ 3.341,71, conforme site Catho. 

Quais são as diferenças entre coordenador e gerente? 

Quando falamos sobre a função de um coordenador de vendas, é normal ter dúvidas em relação ao papel desse profissional e o do gerente. Para ajudá-lo a compreender melhor os termos, vamos explicar a seguir a importância de cada um na companhia. 

O gerente é um profissional responsável por um departamento de uma empresa. Conhecido também como diretor, ele pode desempenhar várias atividades em uma organização. 

  • Estabelecer objetivos para o grupo; 
  • Separar um objetivo em metas menores, que possam ser distribuídas em atividades para cada colaborador da equipe, obedecendo o perfil de cada um; 
  • Analisar a performance dos funcionários, de acordo com determinados critérios; 
  • Promover o desenvolvimento regular dos colaboradores da empresa; 
  • Estimular a comunicação e motivação das pessoas. 

Já o coordenador de vendas é aquele profissional que está abaixo do gerente. O diferencial entre os dois cargos é que o segundo é responsável por um conjunto menor de funcionários. 

Por exemplo: o setor de vendas de uma empresa fica sob o comando geral do gerente, mas a área de enterprise é responsabilidade de um coordenador. 

Não é errado dizer que o coordenador é um líder, assim como ocorre com o gerente. Ou seja: ele também organiza os projetos do setor, delega atividades, analisa a performance e busca motivar os membros da equipe, garantindo o foco no decorrer do dia. 

Como o próprio nome diz, o profissional coordena a sua equipe para ajudá-los e encontrar formas para que eles continuem motivados e deem o melhor na execução das tarefas. 

Para ter sucesso nessa posição, é fundamental ser uma pessoa autônoma, ter disciplina e conhecimentos avançados não só sobre a área, mas também sobre o produto ou serviço. 

Mas, afinal, quais são os segredos para atuar como coordenador em vendas? É isso que discutiremos no próximo tópico. Acompanhe!

Quais são as características de um coordenador de vendas? 

Agora que você já conhece quais são as atribuições de um coordenador, salário e diferenças para um gerente, é fundamental descobrir as características mais importantes de um líder em vendas. Dessa forma, você terá insumos suficientes para alcançar os seus resultados com mais qualidade. 

  • Inovação: pensar “fora da caixa” ajuda a sua empresa a garantir um diferencial competitivo no mercado;
  • Diversidade: de acordo com um estudo da Cloverpop, os times que apostam na inclusão melhoram a tomada de decisão em 60%;
  • Resiliência: em períodos cheios de incerteza, a resiliência ajuda a superar obstáculos com agilidade e contornar as situações sem muito sofrimento; 
  • Inteligência emocional: quando um coordenador de vendas tem estabilidade para lidar com momentos turbulentos ou administrar conflitos na companhia, ele impacta positivamente na produtividade da equipe e estimula o desenvolvimento dos colaboradores.

Leia mais em: 

Coordenação em vendas: como ter sucesso nessa área? 

A partir de agora, você terá acesso a diversas dicas que ajudam a desempenhar as atividades de coordenador de vendas com mais agilidade e eficiência. Descubra! 

Crie um bom relacionamento com a sua equipe  

O primeiro passo para ter sucesso profissional é construir um relacionamento saudável com o seu time. Ele deve ser baseado em confiança, diálogo e respeito. 

Em um primeiro momento, essa tarefa pode ser complicada. Para ajudá-lo nesse processo, vale a pena recorrer a brincadeiras para aumentar as vendas. Elas motivam a equipe, constroem conexões entre os membros e ajudam a criar um relacionamento mais próximo com a liderança. 

Se mantenha sempre atualizado sobre o mercado 

Outra dica interessante para coordenação em vendas é se manter atualizado em relação as principais novidades do mercado. 

Um líder de sucesso é aquele que acompanha a concorrência, eventos que podem afetar o seu setor, comportamento do cliente, entre outros fatores. 

Você pode utilizar o Google Alerts para notificá-lo quando a sua empresa for mencionada na mídia ou para acompanhar as principais novidades da área. A ferramenta é gratuita e as comunicações são enviadas para o seu e-mail. Basta fazer o cadastro na plataforma. 

Conheça os números do seu processo comercial

Nunca é demais lembrar o quanto é importante acompanhar os resultados da sua empresa. Eles ajudam a identificar quais são os pontos positivos da organização e quais são aqueles que precisam ser ajustados. 

Veja abaixo quais são as métricas de vendas que um coordenador deve monitorar. 

  1. Número de oportunidades abertas;
  2. Número de oportunidades encerradas;
  3. Ticket médio;
  4. Custo de Aquisição por Cliente (CAC);
  5. Lifetime Value (LTV);
  6. Retorno sobre Investimento (ROI);
  7. Receita Recorrente Mensal (MRR);
  8. Tempo médio de venda;
  9. Tempo de resposta;
  10. Taxa de follow up;
  11. Taxa de conversão;
  12. Ciclo de venda;
  13. Receita por vendedor;

Foque no comportamento, não apenas nos resultados 

Haley Ayraud, diretora da Sandler Training, onde é palestrante, instrutora, coach e consultora de muitas organizações, explica, em um artigo publicado na Forbes, o quanto é importante uma empresa não focar apenas nos números, mas sim nos comportamentos das pessoas. 

“É como dizer que você vai perder 25 quilos sem pensar nas pequenas coisas que se somam a grandes coisas: quantos copos de água por dia você está bebendo ou quantos copos de vegetais você está comendo versus carboidratos. As vendas são da mesma forma. 

Se você deseja fechar US$ 400.000 em novos negócios, precisa saber o que é preciso para obter apenas uma venda, para poder repetir esse comportamento várias vezes. 

Esses são comportamentos que você (e seu pessoal) pode rastrear e controlar. Bons resultados sempre virão com bom comportamento; ótimos resultados sempre virão mais rápido com ótimo comportamento.”, destaca. 

Para ajudá-lo nesse processo, recomenda-se conhecer os pontos fortes e fracos da sua equipe. 

O líder deve descobrir as características de cada pessoa do time, entender como os funcionários trabalham, qual o estilo de vendas, as principais motivações, como eles aprendem, suas forças, as fraquezas, entre outras questões. 

Imagine, por exemplo, que o João tem dificuldades para lidar com determinados tipos de clientes. Então, você pode desenvolver um treinamento personalizado para que o profissional tenha mais liberdade para lidar com perfis que são considerados complicados. 

A partir daí, o relacionamento com o time se torna muito mais fácil e cria mais afinidade. Os vendedores começam a ter mais segurança e confiança no seu gerenciamento, deixando o time mais engajado nos processos de vendas.  

Leia mais em: 

Busque motivar a sua equipe 

Uma equipe motivada desempenha as atividades com mais eficiência,e produtividade, tendo mais facilidade em alcançar as metas. 

É papel do coordenador motivar o seu time.  Ele deve tornar o clima da empresa um lugar prazeroso para os vendedores, fazendo com que eles se inspirem e estejam sempre motivados a desenvolver as atividades diárias. 

Uma dica interessante é apostar na gamificação em vendas. Trata-se de uma ferramenta que adiciona elementos de jogos em outros contextos. Aqui, o usuário tem acesso a desafios e recompensas que fazem parte da rotina do time comercial.

A ideia é que os jogos mantenham os colaboradores conectados com a narrativa e com as metas. Logo, a estratégia é muito eficiente para engajar e motivar os funcionários. 

Para que você compreenda melhor como funciona a ferramenta, imagine o aplicativo Duolingo. Ele utiliza a gamificação para que o aluno aprenda um novo idioma com mais facilidade. 

Veja como a ferramenta funciona no vídeo abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=LV2R1vWFg3w&feature=emb_title 

Integre a equipe de vendas e atendimento ao cliente 

Outra dica interessante sobre coordenação em vendas é trabalhar em conjunto com a área de atendimento ao cliente. Para que você compreenda a importância dessa união, vamos explicar com mais detalhes o papel da gestão de clientes. 

Trata-se de um processo no qual a empresa organiza todos os seus contatos conforme uma certa metodologia, o que ajuda no fechamento de mais negócios e também fará com que os clientes tenham uma experiência incrível com a companhia. 

É justamente nesse ponto que conseguimos criar uma conexão entre a gestão de vendas e o setor de atendimento ao cliente. 

Afinal, quando o processo está estruturado, é mais fácil otimizar a relação com o consumidores e, devido a esse fator, o número de vendas tende a melhorar na empresa. 

A gestão de consumidores também pode ser denominada de gestão da carteira de clientes. Esse processo se refere ao registro de todas as companhias ou pessoas que a sua equipe mantém uma relação comercial. 

Dessa forma, ao desenvolver uma estratégia para mapear todos esses contatos, será possível descobrir com menos burocracia quais são as oportunidades de vendas que têm mais chances de conversão e também fazer um atendimento personalizado com os consumidores.

Isso porque, você terá insumos suficientes sobre o que o cliente necessita naquele momento e quais são os principais objetivos dele. 

Leia mais em: vendas e atendimento ao cliente: como entregar valor para os consumidores na jornada de compra?

Use a tecnologia ao seu favor 

Para promover a união entre o time de vendas e atendimento, vale investir em tecnologias modernas, como o Sell. Ele nada mais é que um moderno CRM de vendas que permite maximizar a produtividade, manter a visibilidade do pipeline e aumentar a receita.

Com essa ferramenta, todos os times da empresa têm acesso a informações dos clientes em um único lugar. Não é necessário utilizar muitas planilhas ou outras opções que atrapalham a produtividade da equipe. 

Outro ponto positivo do CRM é que ele ajuda no planejamento das vendas. Se você já passou várias horas do dia procurando por dados em sua empresa, provavelmente, ficará surpreso com o poder dessa ferramenta. 

A solução fornece informações essenciais sobre os consumidores, ajuda a identificar pontos de sazonalidade, mostra quais são as pessoas que mais adquirem produtos ou serviços, além de listar quais são aqueles itens que mais geram retorno para a empresa. 

Vale mencionar ainda a análise de dados como um dos principais recursos dessa tecnologia. Veja abaixo de que forma ela pode ajudar a sua empresa.

  • Previsão precisa: antecipe o volume de oportunidades e preveja o crescimento de receita para melhorar sua estratégia de vendas, planejamento e gerenciamento de equipes;
  • Análise do pipeline: análise a progressão de leads e oportunidades e identifique rapidamente gargalos em cada etapa de seu pipeline;
  • Análises avançadas: obtenha insights úteis usando milhares de personalizações e visualize métricas de vendas prontamente com nossos painéis nativos.

Já em relação às ferramentas de produtividade, o seu negócio tem acesso a diversas funcionalidades.

  • Integração com o e-mail: sincronize seu e-mail atual com o Sell e trabalhe de maneira mais eficiente com alertas, modelos e monitoramento automático;
  • Ferramentas de engajamento de vendas: faça listas de clientes potenciais direcionadas e crie sequências de e-mail personalizadas para o acompanhamento automático de leads;
  • Executor de tarefas: trabalhe sem interrupções por meio de atividades rotineiras de vendas, como alcance e acompanhamento, para otimizar seu dia.

Nunca foi tão fácil trabalhar em uma coordenação de vendas estratégica, produtiva e com qualidade. Com o auxílio de ferramentas poderosas, como o Sell, o processo se torna menos descomplicado e mais eficiente não só para você, mas também para o seu time. Então, conheça a nossa solução e surpreenda-se com todos os detalhes.

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