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Criptografia e CX: Dados protegidos e clientes satisfeitos
Por Zendesk
Última atualização em 26 Agosto 2024
Com o aumento das interações virtuais, garantir a segurança dos dados e a cibersegurança no atendimento ao cliente se tornou uma prioridade máxima para empresas de todos os setores. Nesse sentido, a relação entre criptografia e CX (experiência do cliente) é essencial.
Isso porque 56% dos líderes de CX enfrentaram violações de dados ou ataques cibernéticos direcionados aos dados dos clientes somente em 2023, de acordo com o CX Trends 2024, da Zendesk.
Por isso, neste post, vamos explorar o impacto transformador da criptografia na experiência do cliente e destacar como a tecnologia não apenas protege os dados dos clientes, mas também constrói confiança e fidelidade duradouras.
Vamos descobrir como criptografia e CX caminham juntas para oferecer uma experiência online segura e confiável, elementos essenciais para o sucesso nos negócios digitais.
Como a criptografia melhora a experiência do cliente?
A criptografia melhora a experiência do cliente ao garantir segurança, privacidade e confiança nas transações online, o que proporciona uma experiência mais satisfatória e tranquila para os consumidores. Entenda melhor a seguir.
- Protege contra fraudes e roubo de identidade: a criptografia torna mais difícil para hackers e cibercriminosos roubarem os dados dos clientes.
- Melhora a transparência: a criptografia permite que as empresas sejam mais transparentes sobre como coletam, armazenam e utilizam os dados dos clientes.
- Oferece uma experiência mais personalizada: a criptografia permite que as empresas armazenem dados confidenciais dos clientes de forma segura, o que possibilita a criação de experiências personalizadas e relevantes.
- Aumenta a confiança do cliente: ao saber que seus dados estão protegidos, os clientes se sentem mais seguros e confiantes para compartilhar suas informações com a empresa.
Ficou mais fácil entender a importância da criptografia para a experiência do cliente?
Proteção de dados com inteligência artificial e criptografia
A necessidade de proteger os dados diante das crescentes ameaças cibernéticas tornou-se prioridade para 83% dos líderes de CX.
Nesse contexto, a inteligência artificial (IA) combinada com a criptografia surge como uma poderosa aliada para garantir a segurança e privacidade dos clientes.
A IA permite detectar padrões incomuns e atividades suspeitas nos dados, enquanto a criptografia age como uma barreira impenetrável, que codifica as informações de forma ilegível para protegê-las contra uso indevido.
E a integração da IA na gestão das chaves de criptografia e na monitorização da segurança dos sistemas reforça ainda mais essa proteção, o que definitivamente torna a combinação uma estratégia eficaz para enfrentar os desafios do ambiente digital.
Agora que você já sabe a importância das tecnologias de criptografia para melhorar a CX, vamos entender melhor como a união ocorre tecnicamente.
Criptografia de dados de em trânsito e em repouso
A criptografia de dados em trânsito e a criptografia de dados em repouso são técnicas essenciais para garantir a segurança das informações em ambientes digitais.
Enquanto a criptografia de dados em trânsito protege as informações durante sua transmissão pela rede, a criptografia de dados em repouso assegura a segurança enquanto armazenadas em dispositivos.
A primeira utiliza algoritmos para codificar os dados durante a transmissão, e impede acessos não autorizados, enquanto a segunda codifica os dados antes de serem armazenados, mesmo se os dispositivos forem comprometidos.
As técnicas de criptografia e privacidade do cliente são fundamentais para preservar a confidencialidade e a integridade das informações em todas as etapas de sua existência.
Tecnologias de criptografia para melhorar a CX
Existem várias tecnologias de criptografia para melhorar a CX, desde algoritmos de criptografia avançados até sistemas de gerenciamento de chaves de acesso.
Com aproximadamente 74% dos líderes de CX planejando estratégias detalhadas para enfrentar enganos e fraudes digitais, é fundamental que as empresas utilizem uma variedade de ferramentas para proteger os dados do cliente e garantir uma experiência online segura e confiável.
Vamos conhecer, em detalhes, algumas destas opções de criptografia e CX.
1. Algoritmos de criptografia avançados
Os algoritmos garantem a segurança dos dados durante a transmissão e o armazenamento, por meio de técnicas sofisticadas de codificação e decodificação.
Exemplo: AES (Advanced Encryption Standard), RSA (Rivest-Shamir-Adleman), ECC (Elliptic Curve Cryptography).
2. Sistemas de gerenciamento de chaves de acesso
Os sistemas permitem a geração, o armazenamento e a gestão segura das chaves de criptografia, o que garante que apenas usuários autorizados acessem os dados protegidos.
Exemplo: Key Management Systems (KMS), Hardware Security Modules (HSM).
3. Certificados SSL/TLS
Utilizada para proteger a comunicação entre o servidor e o cliente, esta tecnologia criptografa os dados transmitidos pela internet e garante a autenticidade do site.
Exemplo: Certificados SSL (Secure Sockets Layer) e TLS (Transport Layer Security).
4. Criptografia de ponta a ponta
Garante que apenas o remetente e o destinatário acessem o conteúdo das mensagens, mesmo que os dados sejam interceptados durante a transmissão.
Exemplo: aplicativos de mensagens como WhatsApp e Signal
5. Criptografia de dispositivos móveis
A tecnologia protege os dados armazenados em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, e impede o acesso não autorizado em caso de perda ou roubo do dispositivo.
Exemplo: criptografia de disco em dispositivos iOS e Android.
Como levar tecnologias para proteção de dados para a sua empresa?
Agora que você entende como a criptografia e CX se ligam intimamente na proteção dos dados do cliente, é hora de saber como a Zendesk pode ser sua aliada nesse processo.
Com o customer data privacy protection da Zendesk, você tem acesso a uma série de recursos essenciais para garantir a segurança dos dados dos seus clientes, como:
- monitoramento de quais usuários pesquisam e acessam dados, quando e de onde;
- criação de políticas de retenção personalizadas, para definir quais dados excluir e quais manter;
- ocultação automática de dados pessoais dos clientes, como nome, endereço de e-mail e números de telefone;
- personalização de acesso aos dados a partir da função dos agentes, o que garante que os profissionais vejam apenas o essencial para realizar suas funções.
Esse complemento é elegível para clientes da Zendesk nos planos Suite e Support Enterprise, ou superiores.
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