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Artigo 5 min read

Criptografia e CX: Dados protegidos e clientes satisfeitos

Por Zendesk

Última atualização em 26 Agosto 2024

Com o aumento das interações virtuais, garantir a segurança dos dados e a cibersegurança no atendimento ao cliente se tornou uma prioridade máxima para empresas de todos os setores. Nesse sentido, a relação entre criptografia e CX (experiência do cliente) é essencial.

Isso porque 56% dos líderes de CX enfrentaram violações de dados ou ataques cibernéticos direcionados aos dados dos clientes somente em 2023, de acordo com o CX Trends 2024, da Zendesk. 

Por isso, neste post, vamos explorar o impacto transformador da criptografia na experiência do cliente e destacar como a tecnologia não apenas protege os dados dos clientes, mas também constrói confiança e fidelidade duradouras. 

Vamos descobrir como criptografia e CX caminham juntas para oferecer uma experiência online segura e confiável, elementos essenciais para o sucesso nos negócios digitais.

Como a criptografia melhora a experiência do cliente?

A criptografia melhora a experiência do cliente ao garantir segurança, privacidade e confiança nas transações online, o que proporciona uma experiência mais satisfatória e tranquila para os consumidores. Entenda melhor a seguir. 

  • Protege contra fraudes e roubo de identidade: a criptografia torna mais difícil para hackers e cibercriminosos roubarem os dados dos clientes.
  • Melhora a transparência: a criptografia permite que as empresas sejam mais transparentes sobre como coletam, armazenam e utilizam os dados dos clientes.
  • Oferece uma experiência mais personalizada: a criptografia permite que as empresas armazenem dados confidenciais dos clientes de forma segura, o que possibilita a criação de experiências personalizadas e relevantes.
  • Aumenta a confiança do cliente: ao saber que seus dados estão protegidos, os clientes se sentem mais seguros e confiantes para compartilhar suas informações com a empresa.

Ficou mais fácil entender a importância da criptografia para a experiência do cliente?

Proteção de dados com inteligência artificial e criptografia

A necessidade de proteger os dados diante das crescentes ameaças cibernéticas tornou-se prioridade para 83% dos líderes de CX

Nesse contexto, a inteligência artificial (IA) combinada com a criptografia surge como uma poderosa aliada para garantir a segurança e privacidade dos clientes. 

A IA permite detectar padrões incomuns e atividades suspeitas nos dados, enquanto a criptografia age como uma barreira impenetrável, que codifica as informações de forma ilegível para protegê-las contra uso indevido. 

E a integração da IA na gestão das chaves de criptografia e na monitorização da segurança dos sistemas reforça ainda mais essa proteção, o que definitivamente torna a combinação uma estratégia eficaz para enfrentar os desafios do ambiente digital.

Agora que você já sabe a importância das tecnologias de criptografia para melhorar a CX, vamos entender melhor como a união ocorre tecnicamente.

Criptografia de dados de em trânsito e em repouso

A criptografia de dados em trânsito e a criptografia de dados em repouso são técnicas essenciais para garantir a segurança das informações em ambientes digitais.

Enquanto a criptografia de dados em trânsito protege as informações durante sua transmissão pela rede, a criptografia de dados em repouso assegura a segurança enquanto armazenadas em dispositivos. 

A primeira utiliza algoritmos para codificar os dados durante a transmissão, e impede acessos não autorizados, enquanto a segunda codifica os dados antes de serem armazenados, mesmo se os dispositivos forem comprometidos. 

As técnicas de criptografia e privacidade do cliente são fundamentais para preservar a confidencialidade e a integridade das informações em todas as etapas de sua existência.

Tecnologias de criptografia para melhorar a CX

Existem várias tecnologias de criptografia para melhorar a CX, desde algoritmos de criptografia avançados até sistemas de gerenciamento de chaves de acesso.

Com aproximadamente 74% dos líderes de CX planejando estratégias detalhadas para enfrentar enganos e fraudes digitais, é fundamental que as empresas utilizem uma variedade de ferramentas para proteger os dados do cliente e garantir uma experiência online segura e confiável.

Vamos conhecer, em detalhes, algumas destas opções de criptografia e CX.

1. Algoritmos de criptografia avançados

Os algoritmos garantem a segurança dos dados durante a transmissão e o armazenamento, por meio de técnicas sofisticadas de codificação e decodificação.

Exemplo: AES (Advanced Encryption Standard), RSA (Rivest-Shamir-Adleman), ECC (Elliptic Curve Cryptography).

2. Sistemas de gerenciamento de chaves de acesso

Os sistemas permitem a geração, o armazenamento e a gestão segura das chaves de criptografia, o que garante que apenas usuários autorizados acessem os dados protegidos.

Exemplo: Key Management Systems (KMS), Hardware Security Modules (HSM).

3. Certificados SSL/TLS

Utilizada para proteger a comunicação entre o servidor e o cliente, esta tecnologia criptografa os dados transmitidos pela internet e garante a autenticidade do site.

Exemplo: Certificados SSL (Secure Sockets Layer) e TLS (Transport Layer Security).

4. Criptografia de ponta a ponta

Garante que apenas o remetente e o destinatário acessem o conteúdo das mensagens, mesmo que os dados sejam interceptados durante a transmissão.

Exemplo: aplicativos de mensagens como WhatsApp e Signal

5. Criptografia de dispositivos móveis

A tecnologia protege os dados armazenados em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, e impede o acesso não autorizado em caso de perda ou roubo do dispositivo.

Exemplo: criptografia de disco em dispositivos iOS e Android.

Como levar tecnologias para proteção de dados para a sua empresa?

Agora que você entende como a criptografia e CX se ligam intimamente na proteção dos dados do cliente, é hora de saber como a Zendesk pode ser sua aliada nesse processo. 

Com o customer data privacy protection da Zendesk, você tem acesso a uma série de recursos essenciais para garantir a segurança dos dados dos seus clientes, como:

  • monitoramento de quais usuários pesquisam e acessam dados, quando e de onde;
  • criação de políticas de retenção personalizadas, para definir quais dados excluir e quais manter;
  • ocultação automática de dados pessoais dos clientes, como nome, endereço de e-mail e números de telefone;
  • personalização de acesso aos dados a partir da função dos agentes, o que garante que os profissionais vejam apenas o essencial para realizar suas funções.

Esse complemento é elegível para clientes da Zendesk nos planos Suite e Support Enterprise, ou superiores.

Ainda não conhece as soluções? Sem problemas! Veja agora mesmo uma demonstração!

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