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Será que vale a pena adotar um CRM Analítico em sua empresa?
Última atualização em 31 Mai 2022
Assim como o CRM Operacional, o CRM Analítico tem por finalidade fortalecer as relações entre uma determinada empresa e seus clientes.
Para isso, o cliente é colocado no centro do negócio, e a organização busca direcionar todos os seus esforços para que suas necessidades sejam sanadas.
Esse objetivo é atingido somente com a ajuda de um software de CRM que consegue operacionalizar melhor as estratégias de relacionamento.
Digamos que esse software contribua para entregar dados concretos antes da empresa desenvolver produtos, definir campanhas de marketing e estratégias empresariais.
No entanto, é preciso entender que há vários tipos de CRM, e cada um deles é mais focado em determinadas soluções, sendo as principais:
analítica;
colaborativa;
estratégica;
operacional.
Portanto, se a sua empresa quer saber qual a diferença entre eles e entender como o CRM Analítico pode contribuir com o crescimento do negócio, esse artigo é para você.
O que é o CRM Analítico?
Esse é um sistema que tem como foco analisar dados e diversos cenários que envolvem as operações de gestão de relacionamento da empresa com seus consumidores.
Portanto, é um tipo de CRM que visa estudar gráficos, dados, relatórios e informações, cujo objetivo seja compreender melhor tanto o perfil quanto o comportamento dos clientes e potenciais clientes.
Nesse sentido, essa solução procura, por meio da identificação de padrões dos consumidores, encontrar suas reais necessidades e desejos.
Isso ajuda o time de marketing a ser mais assertivo nas estratégias de relacionamento, bem como colabora com o departamento de P&D na elaboração de novos produtos.
O que o CRM faz?
Ele ajuda as empresas a reunir as informações dos seus consumidores, organizando-as em um repositório.
Além disso, oferece interações personalizadas com o objetivo de melhorar a eficácia das campanhas de marketing, por meio da segregação do público-alvo em termos de critérios diferentes.
Outra contribuição deste software é que ele ajuda os gestores a prever e evitar o desvio de clientes com o intuito de aumentar a retenção.
Isso sem contar que os gestores podem desenvolver o planejamento financeiro apoiados em análises de métricas de desempenho.
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Quais as diferenças entre CRM Analítico e CRM Estratégico?
Diferentemente do CRM Analítico, o CRM Estratégico adota uma visão mais macro dos processos da empresa, procurando elaborar estratégias que ajudem a organização a alcançar seus objetivos.
Ele colabora para a empresa antecipar as necessidades dos clientes, ajudando na leitura do mercado e dos concorrentes.
É uma forma da companhia ver tudo de uma forma mais holística, que permite a formulação de estratégias matadores para assegurar a sustentabilidade do negócio.
Portanto, apesar do CRM Analítico ser diferente do CRM Operacional, ele possui uma visão mais micro quando comparado ao CRM Estratégico.
Ou seja, a empresa coloca o cliente no centro do negócio e olha para os processos internos visando melhorar a experiência do consumidor. Já o CRM Estratégico vê o setor como um todo, para então pensar nas estratégias.
Em resumo, não é difícil compreender que essa solução serve de apoio para o CRM Estratégico, sendo que ambos possuem a mesma finalidade de melhorar os resultados da organização.
Quais os benefícios do CRM Analítico?
Dentre os principais benefícios que esse software oferece, está o fato da empresa conseguir prever, dimensionar e melhorar o seu relacionamento com os clientes.
Outro ponto é que é possível focar nos clientes mais lucrativos com base nos dados colhidos, e identificar novos consumidores que se pareçam mais com o cliente ideal.
Com isso, o sistema contribui para um aumento significativo da satisfação e fidelidade do consumidor, fornecendo mais inteligência para as operações internas.
Quais são os tipos de análises que podem ser feitas?
Esse software, conforme vimos, serve de apoio ao CRM Estratégico, e por isso permite, de modo geral, realizar 5 tipos de análises, sendo elas:
vendas;
marketing;
serviço;
canal;
cliente.
Na análise de vendas, a solução ajuda no detalhamento do ciclo de vendas, contribuindo para um melhor pipeline e redesenho dos planos.
No caso da análise de marketing, ele é usado para planejar e gerenciar campanhas de diversos níveis geográficos, fornecendo informações valiosas sobre oportunidades de marketing ainda não exploradas.
Na análise de serviços, o sistema reúne informações de várias fontes, e com isso ajuda as organizações a otimizarem os serviços sob a ótica de custos e receitas acumuladas.
A análise do canal contribui para determinar as preferências dos consumidores em relação aos meios de comunicação. Ou seja, se eles preferem falar por telefone, email, WhatsApp etc.
Por fim, a análise do cliente colabora com a geração de relatórios sobre o comportamento deles, encontrando padrões para identificar quais os segmentos mais lucrativos do setor.
Qual a diferença do CRM Analítico para o CRM Colaborativo?
Enquanto esse sistema tem uma visão micro de todos os processos da empresa, o CRM Colaborativo tem o foco na comunicação e cooperação entre clientes e fornecedores.
Esse tipo de sistema compartilha informações comerciais, dos clientes e de mercado, servindo assim de suporte ao CRM Analítico.
Dentro de uma empresa muitos departamentos podem se conectar através do CRM colaborativo, sendo que as informações de um departamento podem ser usadas no trabalho de outro para melhorar o atendimento.
Como o CRM Analítico pode ser usado na empresa?
Esse é um sistema que pode ser usado para a empresa prever tendências históricas de vendas, fazendo um comparativo com as condições atuais do mercado.
Isso ajuda a determinar o comportamento de compra e permite uma maior satisfação do cliente. Até porque os perfis mais detalhados do consumidor são úteis para determinar preferências.
Além disso, a empresa consegue refinar suas vendas, criando métodos de marketing muito mais eficientes.
E como não poderia deixar de ser, o CRM Analítico pode ser usado para aprimorar campanhas de marketing, minimizando o custo de aquisição de um cliente.
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