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Sem bagunça: CRM colaborativo organiza os dados da empresa. Entenda!
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 13 dezembro 2022
O objetivo do CRM colaborativo é ajudar vários departamentos de uma empresa, como marketing, vendas e finanças, a trabalharem juntos de forma mais assertiva, compartilhando dados dos consumidores entre si.
Ter um conhecimento mais profundo dos clientes é fundamental, especialmente em um período em que eles estão mais exigentes após a pandemia causada pelo novo coronavírus.
De acordo com o relatório CX TRENDS 2022, mais de 60% dos consumidores afirmam que agora têm padrões mais altos de atendimento ao cliente.
Portanto, o CRM colaborativo não pode ser ignorado em sua companhia. Caso contrário, a concorrência estará mais preparada para tomar decisões assertivas nos negócios delas.
Se você não quer perder um diferencial competitivo no mercado, continue lendo este artigo. Você saberá o que é um CRM e como funciona, quais são os tipos que existem e de que forma ele pode melhorar os resultados da sua companhia.
Boa leitura!
O que é um CRM e como funciona?
O CRM colaborativo é composto por duas partes: gestão de integração e gestão de canais. A primeira significa que todas as interações com os clientes serão registradas. É uma ótima forma de monitoramento para ter uma visão de 360º sobre o cenário atual. Assim, a sua empresa pode otimizar cada interação para garantir a tão sonhada satisfação do consumidor.
Já a gestão de canais, ajuda a verificar a eficiência dos canais de comunicação de cada cliente. Esses dados capacitam os profissionais de vendas a ajustar suas comunicações de forma adequada para potencializar os ganhos de cada consumidor.
Em um primeiro momento, essas otimizações podem parecer simples, mas elas ajudam a melhorar a interação dos clientes com os consumidores.
Veja abaixo como o CRM colaborativo pode ajudar o seu negócio na prática.
- Promove relacionamentos mais fortes com os clientes: o compartilhamento de dados em tempo real dentro da sua empresa ajuda a melhorar a experiência do cliente. Isso porque, a ferramenta auxilia na automação das funções de marketing, vendas e atendimento ao consumidor. Com isso, permite que a sua marca construa conexões duradouras com seus consumidores;
- Reduz os custos do serviço: ao automatizar as tarefas repetitivas, o seu time consegue reduzir o trabalho manual, garantindo não só mais lucro, mas também mais produtividade;
- Aumento das receitas: os vendedores têm insumos disponíveis para fazer vendas incrementais ou cruzadas de maneira inteligente para seus clientes. Isso só é possível graças às informações do banco de dados do cliente que foram coletadas junto ao software CRM colaborativo. Esse cenário ajuda a aumentar a receita de forma significativa;
- Aperfeiçoa o trabalho em equipe: o armazenamento centralizado de dados do cliente facilita o acesso a arquivos individuais. Assim, os seus colegas de equipe não precisam agendar diversas reuniões para compreender com mais clareza os requisitos de cada cliente. Essa funcionalidade ajuda a reduzir os gastos do serviço e aumenta a produtividade do time;
- Interações multicanais: a tecnologia coleta dados de todos os canais de comunicação que são utilizados por sua empresa. Os times podem utilizar esses dados para fornecer interações aos consumidores de uma maneira uniforme, independentemente da fonte de dados.
Leia mais em:
- Relatório de CRM: tornando a análise de dados de atendimento mais estratégica
- CRM para call center: 6 vantagens para sua equipe de vendas
- Conheça o CRM para pequenas empresas e como a ferramenta poderá otimizar a produtividade do seu negócio
Tipos de CRM colaborativo?
Um CRM colaborativo pode ser utilizado em vários tipos de áreas. No setor de marketing, por exemplo, ele é útil para qualificar os prospects para que o time de vendas tenha mais chances de fechar um negócio.
Já no atendimento pós-venda, um atendente pode receber um questionamento do cliente sobre um determinado produto. Por meio do CRM colaborativo, a equipe responsável pelas reclamações dos consumidores pode descobrir quem foi o representante responsável pela venda daquele item.
Por que a união entre CRM operacional analítico e colaborativo é importante?
Além do modelo colaborativo, o mercado também oferece para os gestores a ferramenta analítica, fazendo com que a sua empresa tenha em mãos uma base de trabalho poderosa.
Essa versão está relacionada à análise de dados que é aplicada para desenhar o perfil dos consumidores da sua empresa.
Com esse tipo de tecnologia, você consegue descobrir quais são as principais necessidades da audiência e aplicar estratégias mais assertivas.
A ferramenta analítica tem o poder de coletar os dados e fazer cruzamentos entre as informações para que os gestores possam tomar conclusões mais inteligentes.
O CRM analítico auxilia na segmentação dos consumidores por meio de vários dados para, então, apresentar as ofertas mais personalizadas. Você também analisa a performance dos negócios e pode até fazer previsões de faturamentos.
Foi-se o tempo em que as tomadas de decisão e as campanhas de marketing foram decididas na base do “achismo” na sua empresa. Agora, com base em dados, os processos serão aplicados com mais facilidade e assertividade em sua organização.
E se você descobrisse que é possível unir o CRM colaborativo e o analítico em uma única ferramenta, centralizando as informações do seu negócio?
Bem, o Zendesk Sell é uma das ótimas possibilidades para a sua empresa. Trata-se de uma tecnologia que serve para maximizar a produtividade, a visibilidade do pipeline e a receita das equipes de vendas
O Sell fornece aos representantes ferramentas integradas que mostram o contexto completo da conta do cliente em um lugar centralizado. Isso os mantém no loop e permite que aproveitem as oportunidades.
Funciona assim: quando um ticket de suporte se transforma em perguntas sobre novos produtos, o lead pode ser transmitido para a equipe de vendas. Manter o controle é fácil porque a captura de dados é automatizada, de modo que representantes e agentes podem ficar alinhados.
Quer mais?
O Sell facilita o trabalho da sua equipe para manter o foco nos leads e ofertas de maior valor sem se preocupar com as assustadoras tarefas administrativas.
Você pode criar e gerenciar um pipeline que esteja alinhado aos seus negócios, para que seus representantes possam priorizar os clientes atuais e em potencial.
Em um único sistema, a sua empresa tem acesso a diversas funcionalidades.
- Fazer chamadas;
- Enviar e-mails;
- Programar reuniões
- Visualizar o histórico de oportunidades em um único lugar, sem precisar registrar tudo manualmente
A tecnologia simplifica o gerenciamento de contas com o rastreamento automático de todas as suas atividades. Recursos como Listas inteligentes ajudam a segmentar e filtrar leads e oportunidades em tempo real, de modo que você pode manter o foco nas melhores oportunidades.
Quando se trata de fechar negócios, você pode fazer isso em qualquer lugar e a qualquer hora porque o Sell fornece o poder de uma ferramenta de vendas de desktop na palma da sua mão com nosso aplicativo móvel – mesmo quando você estiver offline.
Para de perder tempo com diversas ferramentas em seu negócio. Conheça o Sell, o CRM colaborativo e analítico da Zendesk. Ideal para potencializar as vendas da sua empresa, trazer mais produtividade e análises mais assertivas.