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CRM como ferramenta estratégica: como funciona, benefícios e mais!
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 13 dezembro 2022
O CRM como ferramenta estratégica é uma realidade cada vez mais comum nas empresas. A tecnologia não é classificada mais como uma solução que apenas reúne os principais dados dos consumidores. Pelo contrário, ela auxilia no planejamento de vendas, na construção de atendimento personalizado e até no faturamento do negócio.
Neste artigo, você descobrirá quais são as vantagens do CRM de vendas, como ele pode atuar de forma estratégica e quais são os tipos de empresas que podem se beneficiar desta solução.
Então, não perca mais tempo. Continue a leitura e descubra como a tecnologia pode ajudá-lo a transformar o processo comercial da sua empresa.
Qual é o principal objetivo do CRM?
Antes de descobrir mais informações sobre o CRM como ferramenta estratégica, vamos entender melhor qual é a proposta dessa tecnologia?
O principal objetivo de um Customer Relationship Management é auxiliar as empresas no gerenciamento de vendas. Além disso, serve como suporte na forma como elas se relacionam com os consumidores.
A tecnologia registra e armazena informações fundamentais sobre a sua audiência e sobre as interações que um cliente mantém com o negócio. É possível ainda listar outros objetivos e vantagens dessa poderosa ferramenta.
- Integração entre os setores de marketing e de vendas: com os dados dos clientes centralizados, esses times conseguem trabalhar com mais sincronia;
- Redução do ciclo de vendas: a tecnologia ajuda a descobrir a etapa do funil de vendas em que o lead está posicionado. Dessa forma, é mais fácil escolher quais são as estratégias mais indicadas para que ele avance para as próximas etapas;
- Potencializar as conversões: ao oferecer informações estratégicas sobre leads, a tecnologia ajuda a desenvolver abordagens mais personalizadas e que impactam diretamente na retenção dos consumidores;
- Aumento da retenção de clientes: a solução auxilia o seu negócio a construir um relacionamento mais próximo e de longo prazo com os consumidores. Por conhecer as necessidades da audiência, é possível ter uma relação mais íntima e enviar novas ofertas com mais assertividade;
- Diminuição do Custo de Aquisição de Clientes: isso é possível porque a tecnologia oferece informações que ajudam as empresas a serem mais assertivas não só na prospecção, mas também na atração de novos clientes.
Agora que você já sabe quais são os objetivos e vantagens do CRM de vendas, vamos entender melhor como essa tecnologia atua de forma estratégica em seu negócio? Descubra no próximo tópico.
Leia mais em:
- Relatório de CRM: tornando a análise de dados de atendimento mais estratégica
- CRM para call center: 6 vantagens para sua equipe de vendas
- 6 vantagens do CRM: o que é, para que serve e os principais benefícios para você
CRM como ferramenta estratégica: como ela pode impactar na empresa?
O CRM como ferramenta estratégica pode auxiliar a sua empresa de várias formas. Veja abaixo quais são os benefícios dessa tecnologia.
1- Auxiliar no planejamento de vendas
Um dos erros mais comuns no setor comercial é implementar técnicas e atividades de vendas de forma imediata. Isso porque, esse tipo de postura não costuma trazer os resultados desejados pela companhia.
É fundamental entender que, sem um planejamento, é mais complicado alcançar as metas. Por isso, recomenda-se definir metas claras, que sejam possíveis de serem atingidas. Uma dica interessante é distribuí-las em fases com objetivos de curto, médio e longo prazo.
Ao investir em um sistema de CRM para essa finalidade, o planejamento de vendas será concluído com menos burocracia. O seu time comercial terá acesso a dados importantes, poderá identificar quais são os pontos de sazonalidade, conhecerá quais são os consumidores que mais compram produtos e serviços e os itens que mais geram retorno para o seu negócio.
Com uma solução completa de CRM, todas essas informações serão reunidas em um único lugar e a análise delas ocorrerá de forma mais rápida e assertiva. Dessa forma, o planejamento de vendas é concluído com mais sucesso.
Uma das principais vantagens dessa tecnologia é contar com o apoio de um funil de vendas. Afinal, esse recurso ajuda a ter uma visão completa dos negócios em andamento, além de auxiliar no planejamento de ações futuras.
2- Oferecer informações valiosas sobre os clientes
Um dos pontos-chave da ferramenta é a possibilidade de conhecer todos os detalhes sobre os seus consumidores. Isso é muito importante, pois ajuda a ter vendas mais efetivas e a conquistar a tão sonhada fidelização do cliente.
Para tornar esses objetivos possíveis, o CRM oferece diversas informações que são fundamentais para o sucesso de um negócio.
- Produtos ou serviços mais desejados pelos consumidores, de acordo com o perfil dos clientes;
- Qual perfil de cliente adquire mais produtos ou serviços;
- Quais são os benefícios que encurtam a decisão de compra do cliente, como: descontos, bonificações em produtos, prazos, entre outros;
- Período do ano que ocorre mais vendas.
Todas as respostas são exibidas em relatórios confiáveis e completos. Nunca é demais deixar claro que os dados são armazenados de forma segura, evitando que eles sejam compartilhados com outras empresas na internet.
3- Atendimento personalizado para o cliente
No setor comercial, um erro bastante frequente é acreditar que, para uma empresa se manter viva, é essencial apostar em novas vendas a todo o momento. Na verdade, a questão mais importante em um negócio são os consumidores. A venda é uma consequência desse processo.
Para uma empresa conquistar sucesso no mercado, é essencial construir uma boa relação com os clientes.
Quando o seu negócio trabalha com o CRM, ele consegue ter acesso a diversos dados relevantes sobre a audiência. A partir daí, fica mais fácil construir estratégias para fazer com que os consumidores estejam mais satisfeitos com o seu produto ou serviço.
Ao analisar interações, descobrir insatisfações e construir atendimento personalizado, você terá ótimos insumos para agradar os consumidores e ter uma relação mais fiel com o seu negócio.
E os números provam o quanto a experiência com o cliente não pode ser ignorada pelas empresas. De acordo com o relatório CX TRENDS 2022, mais de 60% dos entrevistados afirmam que agora têm padrões mais altos de atendimento ao cliente.
O CEO da Regalix Inc, Vikas Sharan, em artigo publicado na Forbes, destaca a importância dos relatórios para os times comerciais.
“Nos últimos anos, os processos de vendas tornaram-se mais complexos, não lineares e distribuídos em diferentes canais. Os compradores esperam que os vendedores forneçam experiências perfeitas e personalizadas em todos os canais de interação e ao longo de toda a jornada do cliente. Fornecer essa personalização e alinhar-se a todas as etapas da jornada do cliente requer uma visão de 360 graus do cliente e uma tomada de decisão aprimorada ditada por análises poderosas.”, explica o CEO.
Portanto, procure conhecer mais a fundo as necessidades dos consumidores. Caso contrário, perderá um diferencial competitivo no mercado e até o faturamento do seu negócio.
4- Ajuda na fidelização dos consumidores
Não adianta nada ter um ótimo produto ou serviço se o suporte de atendimento não oferece a mesma qualidade para o consumidor. Quando as duas áreas têm o mesmo nível, a satisfação do cliente ocorre com mais facilidade.
Para isso, recomenda-se auxiliar o cliente com dúvidas simples ou complexas, atender chamados com agilidade, conhecer o produto ou serviço a fundo antes de explicar para o consumidor, compartilhar experiências e mostrar domínio sobre o tema.
Uma ótima dica é contar com o auxílio de uma ferramenta de CRM que auxilia na estruturação do processo de atendimento ao consumidores e que ofereça um histórico com todas as interações entre a empresa e o cliente.
5- Informações acessíveis para toda a equipe
Outro benefício que ajuda a justificar o CRM como ferramenta estratégica é o acesso a dados reais sobre os seus consumidores, garantindo menos probabilidade de erros.
Vale mencionar ainda que as informações se tornam mais acessíveis para os colaboradores, uma vez que o compartilhamento é feito com menos burocracia entre os membros da sua equipe.
O mais interessante é que, dependendo da tecnologia escolhida, é possível acessar essas informações em qualquer lugar do mundo. Basta ter acesso a um computador ou aparelho móvel com conexão à internet.
6- Desenvolvimento de oferta qualificada
Construir a oferta certa é fundamental para ter mais sucesso na taxa de conversão. Quando o representante comercial conhece o que, como, o preço e quando o consumidor pretende adquirir um produto ou serviço, o processo comercial se torna mais rápido. É nesse ponto que o CRM pode ajudar a sua empresa.
A tecnologia irá ajudá-lo no fornecimento de dados sobre a audiência. Ao conhecer o histórico de vendas e as preferências de perfil do consumidor, a sua equipe tem mais facilidade para desenvolver uma oferta que aumente os resultados, uma vez que vai ao encontro dos desejos do cliente.
7- Mais chances de conversão em leads
Para melhorar a conversão de leads e sua condução até a base do funil, o mais indicado é contar com o auxílio de um CRM. Isso porque, a ferramenta consegue registrar desde o primeiro momento de contato do prospect.
Dessa forma, descobrir as necessidades do cliente se torna uma tarefa mais fácil e eficiente, garantindo uma rotina menos descomplicada para os representantes comerciais.
Ao adicionar as suas oportunidades de negócios, a ferramenta pode auxiliá-lo na organização das visitas comerciais e tirar a melhor performance das reuniões.
O ponto positivo da solução é que ela torna mais prática a conversão de leads em consumidores, ao mostrar as informações mais indicadas para diminuir o processo de vendas.
8- Elimina tarefas chatas da rotina
É possível classificar o CRM como ferramenta estratégica ao analisar de que forma ele pode trazer mais simplicidade para a rotina dos representantes comerciais.
A ferramenta pode lembrar o seu time de tarefas importantes, como agendamento de reuniões e envio de e-mails. Assim, os colaboradores não precisam ocupar a cabeça com demandas que não vão ocorrer naquele momento.
Quem pode utilizar o CRM como ferramenta estratégica?
O CRM como ferramenta estratégica pode ser utilizado em vários tipos de negócios. Imagine, por exemplo, que você é dono de uma plataforma de gestão financeira para pequenas e médias empresas.
Atualmente, a sua equipe comercial tem dificuldades para analisar a visibilidade do pipeline. Uma solução, como o Sell, pode ajudá-lo nesse processo. Isso porque, a ferramenta oferece diversas funcionalidades interessantes.
- Previsão precisa: antecipe o volume de oportunidades e preveja o crescimento de receita para melhorar sua estratégia de vendas, planejamento e gerenciamento de equipes;
- Análise do pipeline: análise a progressão de leads e oportunidades e identifique rapidamente gargalos em cada etapa de seu pipeline;
- Análises avançadas: obtenha insights úteis usando milhares de personalizações e visualize métricas de vendas prontamente com nossos painéis nativos.
Agora, imagine que você é dono de uma grande empresa brasileira e o seu principal desafio é trazer modernização para os sistemas de venda e relacionamento com os clientes e parceiros, garantindo que o time comercial trabalhe de forma mais estratégica.
Uma forma interessante de resolver esse problema é com a digitalização e integração de todos os processos e sistemas da área de vendas e marketing.
Ao utilizar uma plataforma, como o CRM, qualquer pessoa da sua equipe pode acessar os dados em várias regiões do país, trazendo mais produtividade e eficiência para a rotina dos trabalhadores.
O CRM ainda pode trazer outros benefícios para a estratégia de vendas da sua empresa.
- Montar equipes focadas em dados para que sejam produtivas, acompanhem as expectativas do cliente e tenham visibilidade total do pipeline;
- Visualizar o contexto completo de onde seus clientes potenciais e clientes estão em sua jornada de compra. Com o Sell, você pode visualizar as principais informações do cliente em vendas e serviços, tudo em uma plataforma. Capacite representantes de venda para entregar experiências de conversa personalizadas de qualquer lugar;
- Possibilidade de personalizar o Sell para que ele se adeque às necessidades de sua empresa. Leve objetos personalizados do Zendesk Sunshine a leads, contatos e oportunidades;
- Conecte os melhores aplicativos e integrações do marketplace do Sell, incluindo suas ferramentas favoritas para automação, faturamento etc. de marketing. Basta apenas um clique;
- APIS ricas e abertas que se integram facilmente às suas soluções existentes. Para obter ainda mais personalização, crie seu próprio aplicativo com a estrutura de aplicativos da Zendesk.
Agora que você já sabe qual é o poder do CRM como ferramenta estratégica, conheça quais são os outros benefícios que o Sell pode trazer para a sua empresa. Mais dados, mais produtividade e qualidade no atendimento. Surpreenda-se!