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CRM estratégico: como ele pode aumentar o faturamento? Descubra!
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 13 dezembro 2022
O CRM estratégico ajuda a sua empresa a conquistar um diferencial competitivo no mercado. Isso porque, ele consegue facilitar o contato com o cliente, garantir um atendimento de qualidade e até aumentar os níveis de satisfação do consumidor.
Ao contrário do que ocorre com a versão tradicional, o CRM estratégico atua de forma mais abrangente. Ele permite prever as necessidades dos clientes e criar ações para fidelizá-los, com o intuito de aperfeiçoar os resultados da organização e gerar novas oportunidades para a marca.
A tecnologia é a solução ideal para que a sua empresa dê um passo à frente da ocorrência, uma vez que ela impacta diretamente em diversos setores da companhia, como: operacional, analítico, colaborativo e estratégico.
Mas, como a ferramenta atua na prática? É isso que abordaremos neste artigo. Acompanhe!
Boa leitura!
O que é CRM estratégico?
Trata-se de uma plataforma que desenvolve um histórico de consumo e permite definir o perfil do consumidor ideal de uma empresa. Isso só é possível graças ao armazenamento de dados de atendimento, cadastro, comentários, reclamações, entre outras fontes.
Dessa forma, essas informações são utilizadas para criar qualquer tipo de estratégia na empresa, seja de comunicação, marketing, vendas e produção. Elas permitem descobrir ainda como oferecer um atendimento correto e atender as expectativas do consumidor naquele exato momento, por meio de canais de comunicação mais eficientes.
Na prática, muitos profissionais ainda não conseguem entender quais são as diferenças entre o CRM estratégico e a versão tradicional. O primeiro se diferencia do segundo pela possibilidade de aproveitar os inúmeros dados disponíveis no sistema, uma vez que ajuda a construir estratégias com mais qualidade em vários níveis da empresa.
Operacional
A tecnologia faz conexão ao help desk, service desk e time de pós-vendas. O objetivo é solucionar os gargalos dos clientes com agilidade, identificando problemas nos processos, quais são os produtos preferidos dos consumidores e outros pontos de atenção por meio de feedbacks.
Analítico
O CRM estratégico é capaz de gerar relatórios analíticos que apresentam os perfis de clientes e que ajudam a descobrir as necessidades de consumo de maneira segmentada. Isso ajuda a criar conexão, personalizar o contato e oferecer ao time de vendas dados estratégicos
Essas informações são importantes para tornar o processo de atendimento mais fácil de acordo com as expectativas do cliente em relação à qualidade, prazo, preço e outras questões que impactam no poder de decisão dele.
Colaborativo
A colaboração também é afetada com o CRM estratégico. Afinal, as informações são compartilhadas entre todas as áreas da empresa e todos os pontos de contato da companhia com os clientes.
Dessa forma, a tecnologia favorece um fluxo de dados regular e assertivo que, quando é somado ao desempenho do time de vendas, marketing, suporte, pesquisa e desenvolvimento, ajuda a conquistar a fidelização do consumidor.
Estratégico
Na parte estratégica da sua empresa, o CRM permite analisar o nível de competitividade da companhia no mercado e conhecer os fatores internos e externos que podem impactar nos resultados da organização.
Dessa forma, a ferramenta indica o jeito mais correto de integrar esses dados para construir um planejamento mais estratégico e que tenha capacidade de ajudar a sua empresa a conquistar os objetivos de negócio.
Leia mais em:
- Relatório de CRM: tornando a análise de dados de atendimento mais estratégica
- CRM para call center: 6 vantagens para sua equipe de vendas
- Conheça o CRM para pequenas empresas e como a ferramenta poderá otimizar a produtividade do seu negócio
Como funciona o CRM?
A tecnologia trabalha como um banco de dados. Nela, são armazenadas informações importantes sobre as características comportamentais dos consumidores durante o relacionamento deles com a sua empresa.
Com esses elementos em mãos, coletados por meio do CRM estratégico, o time de vendas tem informações valiosas sobre o histórico de consumo, ticket médio de cada consumidor e preferências de compra.
Os dados ajudam a segmentar e personalizar o atendimento, melhorar as negociações e estratégias para captar potenciais clientes e, assim, potencializar as vendas.
Imagine um vendedor com esses dados em mãos. Ele pode oferecer uma proposta para um cliente de acordo com o histórico de itens que foram comprados ou melhorar o serviço que ele está pagando atualmente. O atendimento se torna mais personalizado e aumenta a probabilidade de fidelização dos consumidores.
E os números comprovam o quanto essa preocupação não pode ser ignorada pelas empresas. De acordo com o relatório CX TRENDS 2022, 77% dos entrevistados preferem que todas as experiências sejam personalizadas.
Portanto, tenha uma atenção especial com os números que são extraídos do CRM, uma vez que eles podem melhorar os resultados do seu negócio.
Relatórios completos
Outro ponto positivo da tecnologia é que oferece ao gestor os recursos e dados necessários para que ele execute análises completas sobre a produtividade, a permanência ou não de serviços ou produtos.
Os dados podem ajudar em sua rotina de várias formas.
- Tomada de decisão na empresa;
- Escolher novos planos de ações;
- Definir metas;
- Cobrar resultados de forma individual.
Processos menos burocráticos
Um dos pontos chaves do CRM estratégico é que a ferramenta descomplica o fluxo de comunicação na área de vendas para que o workflow ocorra com sincronia entre todos os agentes, desde a primeira conexão com o consumidor até o pós-venda.
Isso mostra que é uma ótima ferramenta para promover a integração entre a área comercial (atendimento ao cliente) com o time de marketing.
Se você chegou até aqui, provavelmente, está se perguntando: como escolher um CRM como ferramenta estratégica, não é mesmo? Bem, a tarefa não é fácil, especialmente, diante de todas opções disponíveis no mercado.
No entanto, quando analisamos se as alternativas disponíveis contém as características que mencionamos assim, fica mais fácil tomar uma decisão.
Conheça o Sell: CRM de vendas estratégico
Para que você tome uma decisão com mais assertividade, recomenda-se conhecer o Zendesk Sell. Ele nada mais é que um CRM de vendas para maximizar a produtividade, a visibilidade do pipeline e a receita das equipes de vendas.
O Sell fornece aos vendedores ferramentas integradas que mostram o contexto completo da conta do cliente em um lugar centralizado. Isso os mantém no loop e permite que aproveitem as oportunidades.
Funciona assim: quando um ticket de suporte se transforma em perguntas sobre novos produtos, o lead pode ser transmitido para a equipe de vendas. Manter o controle é fácil porque a captura de dados é automatizada, de modo que representantes e agentes podem ficar alinhados.
Outro ponto que ajuda a entender o motivo pelo qual o Sell é estratégico é a possibilidade de manter o foco nos leads e ofertas de maior valor sem se preocupar com as atividades administrativas bastante complicadas.
Você pode criar e gerenciar um pipeline que esteja alinhado aos seus negócios, para que seus representantes possam priorizar os clientes atuais e em potencial.
Os dados também estão presentes para tornar o seu processo de vendas mais eficaz. O Sell oferece uma visibilidade total do pipeline para que você possa planejar, monitorar, gerenciar e analisar o processo de vendas.
Você pode conhecer os seus dados de vendas com painéis pré-criados ou criar seus próprios relatórios, personalizando facilmente com uma interface de apontar e clicar.
Recursos disponíveis do Sell
O Sell é uma possibilidade única para assumir o comando da sua operação. Em apenas um sistema, você pode fazer chamadas, enviar e-mails, programar reuniões e visualizar o histórico de oportunidades, sem ser necessário fazer todos esses processos de forma manual.
A ferramenta simplifica o gerenciamento de contas com o rastreamento automático de todas as suas atividades. Recursos como listas inteligentes ajudam a segmentar e filtrar leads e oportunidades em tempo real, de modo que você pode manter o foco nas melhores oportunidades.
Quando se trata de fechar negócios, você pode fazer isso em qualquer lugar e a qualquer hora porque o Sell fornece o poder de uma ferramenta de vendas de desktop na palma da sua mão com nosso aplicativo móvel – mesmo quando você estiver offline.
Pare de perder tempo com diversas tecnologias e com informações que não ajudam a sua empresa a progredir. Conheça agora mesmo o Sell e leve a sua operação para o ponto mais alto do sucesso.