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CRM: a ferramenta que vai transformar suas vendas

Por Zendesk

Última atualização em 24 fevereiro 2023

CRM ferramenta

Utilizar um CRM, ferramenta que permite fazer uma gestão de relacionamento com os clientes com mais eficiência, tem o potencial de alavancar suas vendas porque nenhuma oportunidade de negócio será perdida. Além disso, o software também contribuiu para proporcionar uma experiência de excelência para os clientes.

Nesse sentido, segundo uma pesquisa da Capterra, 47% dos respondentes consideram que um dos maiores impactos de um software de CRM é na retenção e satisfação de clientes. E esses são fatores fundamentais para a saúde de um negócio. 

Complementar a isso, de acordo com o Relatório de Tendências da Experiência do Cliente da Zendesk, metade dos clientes dizem que a experiência do cliente é mais importante agora do que um ano atrás. 

E mais: 50% dos respondentes afirmam que mudarão para um concorrente após uma experiência ruim com uma marca, número que salta para 80% caso a situação se repita.

Por isso, não dá para deixar de lado a importância de uma ferramenta CRM para gerenciar melhor cada contato, proporcionando assim uma melhor experiência e aumentando as chances de fazer novas vendas e fidelizá-los à marca.

Para te ajudar, explicaremos todos os detalhes sobre o assunto a seguir. Confira!

O que é CRM de vendas

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, em tradução livre “Gestão de Relacionamento com o Cliente”, termo utilizado hoje tanto para definir o software que armazena todas as informações sobre os clientes, quanto para classificar técnicas relacionadas ao relacionamento com o cliente

Quando estamos falando do CRM de vendas, é a ferramenta que permite armazenar e gerenciar todos os dados coletados a respeito de prospects, leads e clientes. Assim, as estratégias de marketing e vendas são otimizadas e podem gerar novas oportunidades de negócio para a empresa.

Isso porque, como um CRM também é um banco de dados, fica mais fácil conhecer melhor os potenciais clientes, suas respectivas características comportamentais e acompanhá-los em suas jornadas de compra, traçando uma estratégia de abordagem com mais eficiência.

O objetivo de todas essas ações é garantir uma melhor experiência do cliente por meio do cultivo de um relacionamento duradouro com ele. De acordo com o relatório da Zendesk já citado anteriormente, 75% dos clientes estão dispostos a gastar mais para comprar de empresas que proporcionam uma boa experiência do cliente. 

Como usar uma ferramenta de CRM para vendas

O uso da ferramenta de CRM no processo de vendas tem como base o acompanhamento do histórico de interações e compras, preferências, principais dores e demandas, assim como posição no funil de venda.

Ao fazer a gestão adequada dessas informações, nenhuma oportunidade é perdida, ao passo que é possível garantir que todos os consumidores recebam um tratamento personalizado, o que é fundamental para fidelizar clientes.

Além disso, como os agentes não precisam se preocupar em dedicar parte da rotina com processos administrativos, eles ganham mais agilidade e conseguem focar em ações para colocar mais clientes dentro do funil e aumentar as chances de conversão de cada um deles.

Vale destacar que, como o CRM é uma ferramenta que pode ser integrada a outras, diversas tarefas do dia a dia são otimizadas. Agora, considerando a usabilidade em si, com um funil de CRM é possível:

  • Fazer follow ups mais assertivos de acordo com a etapa do funil em que o cliente está
  • Acessar todo o histórico de interações realizadas anteriormente para evitar que o consumidor precise repetir informações
  • Ter mais clareza sobre as jornadas dos clientes e a duração delas
  • Identificar com mais facilidade novas oportunidades de negócios
  • Integrar diferentes áreas da empresa
  • Fazer projeções de vendas
  • Automatizar o envio de e-mail marketing

E muito mais! 

Para que o uso atenda ao que sua empresa realmente precisa, é importante que o CRM permita a personalização de configurações e que a ferramenta possa ser integrada a outros sistemas que já são utilizados no dia a dia de trabalho.

Além disso, o ideal é que os dados sejam armazenados na nuvem para garantir o fácil acesso às informações pelas áreas da empresa. E mais: deve ser simples criar e extrair relatórios para obter insights sobre como está o processo de vendas do seu negócio.

Veja também: Cloud computing: o que é e como aplicar nos negócios?

Qual a importância de um CRM para uma empresa

A utilização de uma ferramenta de CRM como parte da estratégia de vendas de uma empresa é crucial para que todas as oportunidades de negócios sejam aproveitadas, assim como para fortalecer o relacionamento entre o cliente e a marca.

Outro ponto importante é que o trabalho é otimizado e os agentes ganham mais produtividade, assim como conseguem ter mais clareza a respeito do funil de vendas para aumentar as chances de conversão de cada consumidor.

Por consequência, o atendimento se torna mais personalizado, pois a abordagem poderá ser feita considerando qual é o momento de compra do cliente e suas respectivas dores e demandas. Isso aumentará a confiança do consumidor na marca e ele sentirá que de fato é valorizado pela empresa como indivíduo, não apenas como uma fonte de renda para o negócio.

Para você ter uma ideia, segundo o relatório CX Trends 2023, os clientes querem ter interações mais personalizadas com as marcas. 62% dos consumidores acreditam que as empresas poderiam fazer um trabalho melhor ao personalizarem mais as experiências que elas oferecem ao público.

Quais as vantagens de investir em uma ferramenta de CRM para vendas?

Investir em uma ferramenta de Customer Relationship Management pode ser extremamente vantajoso para o seu negócio. Esse tipo de tecnologia pode simplificar inúmeros processos e gerar maior eficiência e produtividade para os times de marketing, vendas e atendimento.

Dentre os principais benefícios que o CRM é capaz de trazer para a sua empresa, destacamos:

1 – Segmentação facilitada dos contatos

O CRM é um grande aliado na segmentação dos contatos da empresa. Você pode categorizar seus clientes com mais facilidade e, assim, direcionar melhor suas estratégias comerciais e de comunicação.

É possível ajustar o discurso para cada grupo e entregar conteúdos e propostas com mais assertividade.

2 – Mais organização no follow-up

O follow-up é uma prática indispensável para o processo de vendas. É a partir dele que o vendedor mantém as oportunidades de negócio “quentes”, conduzindo potenciais clientes até a decisão de compra.

Com a ajuda de uma robusta plataforma de CRM, o time consegue organizar essas interações, definir lembretes e automatizar disparos de mensagens no caso de follow-up por e-mail, por exemplo.

Veja também: Como fazer follow-up de vendas: 6 dicas icônicas + 1 extra

3 – Maior controle sobre funil de vendas

O funil de vendas é uma representação da jornada que o cliente percorre até efetivar uma compra. No funil de CRM, você consegue visualizar as etapas dessa jornada mais facilmente e ter maior controle sobre a evolução de cada lead.

Adicionalmente, esse tipo de sistema especializado permite fazer o monitoramento em tempo real de todas as negociações em andamento.

4 – Facilidade para gerenciar o desempenho da equipe de vendas

Um bom software de CRM te dá acesso a métricas valiosas que permitem promover uma gestão mais qualificada do desempenho do time de vendas.

Você, enquanto gestor, consegue acompanhar a performance individual e coletiva. Dessa forma, você saberá o quanto cobrar de cada colaborador. Além disso, com os indicadores e relatórios gerados automaticamente, é possível ter insights importantes sobre como promover a melhoria contínua.

5 – Previsibilidade de resultados

Outro grande benefício de uma ferramenta de CRM para vendas é a possibilidade de prever resultados com mais precisão.

Com base em dados concretos que são coletados e armazenados nessa plataforma, o CRM é capaz de identificar padrões e fazer estimativas mais realistas sobre o desempenho das vendas.

Com isso, consegue-se planejar melhor as estratégias e definir metas que dialoguem com o momento em que a empresa se encontra e com o seu verdadeiro potencial de crescimento.

6 – Mais tempo para a geração de valor

O CRM é um tipo de sistema que propõe a automatização de uma série de tarefas manuais e repetitivas comuns na rotina de uma equipe de vendas.

Quando elas passam a ser executadas automaticamente, sobra mais tempo para que os profissionais desenvolvam estratégias e se dediquem a funções que gerem mais valor para os clientes.

Se você ficou interessado em adotar um CRM, ferramenta fundamental para alavancar suas vendas, vale conhecer o Zendesk Sell, uma das ferramentas de CRM mais usadas pelas organizações do Brasil.

O CRM de vendas da Zendesk tem como objetivo melhorar a produtividade, os processos e a visibilidade do pipeline. E mais: com ele as equipes de vendas e suporte podem atuar de maneira sincronizada para que todas as oportunidades sejam aproveitadas. 

Além disso, o software pode ser integrado a outras ferramentas e relatórios podem ser obtidos com facilidade para você analisar a prever negócios — já são 30 modelos prontos para serem visualizados, além daqueles que podem ser criados por você. 

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