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Artigo 17 min read

CRM integrado com WhatsApp: ofereça a melhor experiência!

Por Zendesk

Última atualização em 14 fevereiro 2024

A transformação digital se acelerou nos últimos anos, em especial após a pandemia de Covid-19. Desde 2020, as vendas online cresceram substancialmente e tornou-se quase impossível imaginar uma empresa fora do mundo virtual. E o CRM integrado com o Whatsapp não pode ser ignorado nessa revolução.

Essa tecnologia visa melhorar a automatização e a organização dos contatos para que a equipe tenha um funil de vendas com mais agilidade e eficiência. 

Inclusive, a pesquisa CX Trends mostrou que 70% dos consumidores pretendem gastar mais com empresas que oferecem experiências mais fluidas, personalizadas e perfeitas.

E como um CRM de vendas pode facilitar esse processo? Siga conosco para entender como essa solução garante uma experiência mais fluida e melhora a relação cliente-empresa.

Resumo
  • O CRM é focado em aprimorar o relacionamento com o cliente. Nas vendas, por exemplo, a integração com o WhatsApp contribui para esclarecer dúvidas e dar fluidez à jornada de compra, melhorando a experiência do consumidor.

  • Os principais benefícios da integração entre CRM e WhatsApp são: facilidade na captura de leads, envio rápido de propostas, organização do cadastro, melhoria no suporte, aumento das vendas e escalabilidade no atendimento.

  • Ao integrar o CRM e o WhatsApp, os principais cuidados são: preencher corretamente as informações na plataforma para manter o histórico atualizado, ser criterioso ao enviar conteúdos, evitando os que são massificados e mais.

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Neste artigo, você aprenderá

O que é CRM? 

Customer Relationship Management (CRM) envolve um grupo de práticas, estratégias e tecnologias que tem como objetivo garantir um ótimo relacionamento com o consumidor

Foi-se o tempo em que a solução era classificada apenas como uma plataforma. Agora, ela ajuda empresas a gerenciar e analisar as interações com os consumidores, aprimorando a experiência. 

Existem ainda outros benefícios da plataforma, como: antecipa necessidades e desejos, otimiza o lucro, melhora as vendas e personaliza a estratégia de captação de novos consumidores. 

São dois tipos de CRM: local e na nuvem. 

  • CRM local: o sistema é instalado em um computador da empresa. Para que ele opere corretamente, é necessário o apoio da equipe de TI;
  • CRM na nuvem:  o sistema funciona online. Basta ter um computador ou celular com conexão à internet. Os dados permanecem seguros e não são compartilhados com outras pessoas.

Como o CRM da Zendesk agiliza a integração com o WhatsApp?

O CRM da Zendesk ajuda sua empresa a oferecer relacionamentos conversacionais com seus clientes, em qualquer escala. Afinal, eles esperam ter um relacionamento completo. E é isso o que você vai oferecer.

Nossa solução captura toda a jornada do cliente, fazendo com que ele volte a fazer negócios com sua empresa. E uma das vantagens é que trata-se de uma solução online e em nuvem.

E o que isso quer dizer? Que você não precisa fazer um grande investimento em equipamentos de TI. Tudo pode ser feito de maneira muito simples, apenas escolhendo uma de nossas assinaturas.

A integração do sistema CRM pode ser feita com o WhatsApp, Slack, Ada, SweetHawk e diversos outros aplicativos.

Mais conexão com o cliente e vendas

Com a integração entre CRM e WhatsApp, fica muito mais fácil capturar leads e envolver os clientes potenciais rapidamente usando o aplicativo.

Você também pode criar processos personalizados e até mesmo gerenciar o fluxo de trabalho. Tudo para deixar seu relacionamento com o consumidor melhor e muito mais fluido.

Lembrando que você pode fornecer suporte em qualquer canal e, assim, seus clientes podem entrar em contato de maneira muito mais fácil.

Sabe como? A conversa fica ativa independentemente do canal escolhido, logo, fica mais fácil visualizar o atendimento e resolver o problema do cliente.

Quais são os benefícios do CRM integrado com WhatsApp? 

Conforme vimos, a proposta da tecnologia é automatizar e organizar os contatos com o intuito de nutrir o funil de vendas, da mesma forma como ocorre em outras ferramentas. 

Se você já utiliza o CRM para o e-mail marketing, por exemplo, terá uma chance única de aperfeiçoar a qualidade dos leads e garantir mais conversões se adicionar essa ferramenta no aplicativo.

O desenvolvimento do WhatsApp Business foi muito importante para as lojas virtuais, uma vez que ele foi pensado para o mundo dos negócios. 

Essa versão da ferramenta é bastante democrática e oferece recursos básicos que podem aprimorar o atendimento ao cliente

E, se você deseja garantir um diferencial competitivo para a empresa, é possível subir para outro nível com o auxílio de um CRM personalizado. E é aí que o software da Zendesk se destaca. Com ele, você pode:

  • gerenciar e responder tudo de um único lugar;
  • aumentar a eficiência do seu time;
  • otimizar tarefas com encaminhamento;
  • fornecer conteúdos de autoatendimento em grande escala;
  • entender tudo com insights acionáveis;
  • e muito mais!

Abaixo, vamos mostrar de que maneiras o CRM integrado com WhatsApp pode ajudar sua empresa. 

Leads capturados com mais facilidade 

Se o usuário acessa uma página que tem um botão de WhatsApp, isso aumenta as chances de se tornar um lead. Aqui, o processo para entrar em contato com a empresa é menos complicado, podendo ser feito com apenas um clique. 

Outro ponto positivo é que, quando a marca recebe o contato, os dados ficam gravados, evitando que o consumidor tenha que repetir as informações novamente para o vendedor. 

De acordo com o relatório CX TRENDS, 96% dos clientes afirmam que gastarão mais com empresas que garantem que não precisarão repetir as informações, o que mostra o poder da ferramenta. 

Além disso, o lead é adicionado de forma automática no pipeline do CRM, garantindo que a equipe de vendas entre em ação antes que o potencial consumidor desista da compra. 

Propostas enviadas com mais rapidez 

Um dos principais benefícios do CRM integrado ao WhatsApp é a possibilidade de oferecer mais eficiência ao time de vendas. Os dados estão disponíveis em um único espaço, garantindo uma visão mais completa de oportunidades em cada fase do funil de vendas. 

Diante do dinamismo da ferramenta, o processo de negociação ocorre de modo enxuto e com mais eficiência. Assim, a probabilidade de ter resultados positivos com a taxa de conversão é maior. 

Para se ter uma ideia, com uma ou duas etapas, é possível enviar uma proposta personalizada para o consumidor. Afinal, você tem conhecimento mais claro sobre as necessidades daquele determinado período. 

Leia mais!

Organização do cadastro dos clientes 

Em algumas empresas, o time comercial conta com o auxílio de um ERP. No entanto, se a meta é modernizar a companhia, a integração com um CRM é essencial. 

Quando os dados ficam desorganizados, é quase impossível criar um relacionamento de qualidade com o consumidor. É exatamente nesse ponto que o CRM integrado ao WhatsApp entra em ação. Afinal, ele favorece a estruturação e padronização.

Com todas as informações em um único sistema, é mais fácil emitir relatórios de qualidade, regularmente, auxiliando as equipes de vendas e marketing, que terão insumos suficientes para construir ótimas campanhas. 

Leia também!

Melhoria do suporte e atendimento ao cliente

Sem dúvidas, o WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação preferidas entre os brasileiros. 

Com base no estudo divulgado pelo Opinion Box, em parceria com o Mobile Time, o aplicativo de mensagens está presente em 99% dos celulares brasileiros. 

A pesquisa também levantou que 80% dos entrevistados usam o WhatsApp para se comunicar com as empresas. O diálogo ocorre por três motivos: busca por informações (82%), suporte técnico (68%) e compra de produtos e serviços (57%).

A força do aplicativo é uma das principais razões pelas quais ele deve ser acrescentado como parte da estratégia de atendimento e suporte. 

Em grande parte dos casos, as empresas utilizam diversos aplicativos para promover a divulgação nos negócios, não é mesmo? Com a integração, é possível construir uma forma mais rápida para receber todas as mensagens em um único lugar. 

Essa unificação é possível independentemente do sistema que o cliente está utilizando naquele momento, como: Messenger, Direct, Telegram ou Skype. Dessa maneira, o suporte ocorre com mais organização, eficiência e agilidade. 

Adrian McDermott, diretor de tecnologia da Zendesk, destaca o quanto é importante focar em um atendimento com qualidade – e não em quantidade. 

“Quando se trata de interações humanas, a qualidade, não a quantidade, é o que mais importa. As interações de um atendimento ao cliente de qualidade são essenciais e são o principal fator que afeta um relacionamento com o cliente, não importa quantos tickets você processa em um dia específico”. 

Integração com as redes sociais 

As redes sociais são ótimas ferramentas para propiciar a geração de leads de uma empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte. 

Portanto, garantir presença nas opções mais conhecidas do mercado (Facebook, Instagram ou Tik Tok), com atendimento de qualidade e suporte eficiente, melhora a probabilidade de conquistar novos consumidores. 

Potencial aumento das vendas 

Com um sistema mais rápido, a empresa não só diminui a probabilidade de perder uma venda, mas também aumenta suas possibilidades. 

Quando a companhia trabalha com processos automatizados, todo mundo sai ganhando. A equipe comercial e de marketing pode focar em outras tarefas que influenciam a conquista de um novo negócio. 

A dinâmica é simples: com o aumento da produtividade, o faturamento do seu negócio também pode atingir um patamar ainda mais positivo. 

Escalabilidade no atendimento 

Ao reunir as informações em um único lugar e trabalhar com mensagens automáticas, a empresa pode aumentar o atendimento. Por sinal, o uso de chatbots com inteligência artificial (IA) pode ajudá-lo a conquistar um resultado ainda mais positivo. 

A tecnologia traz diversos benefícios para o negócio, como: mais engajamento, suporte automático e atendimento disponível 24 horas por dia nos 7 dias por semana. O mais interessante é que não é necessário a presença de um funcionário para trabalhar com esse sistema. 

“As empresas que estão acertando a mão em IA estão pensando na melhor experiência possível que podem oferecer. O primeiro passo é se perguntar em que ponto a IA é boa e os humanos não são”.

Jon Aniano, vice-presidente sênior de produto e aplicações de CRM da Zendesk

O relatório CX Trends, da Zendesk, lista algumas dicas para que sua empresa aprenda criar uma estratégia de atendimento ao cliente, viabilizado por IA, que seja de primeira classe. 

  • Comece identificando seus principais problemas de atendimento ao cliente por volume: isso deve incluir consultas de autoatendimento e tickets tratados por agentes de atendimento ao cliente. Se é uma empresa menor, concentre-se no top 10. As empresas maiores devem inicialmente tentar restringir seu foco a uma área ou unidade de negócio mais gerenciável;
  • Confira os problemas e agrupe-os: separe os que precisam de um ser humano, aqueles que podem ser totalmente automatizados e, ainda, os que  exigem uma combinação dos dois.
  • Para as atividades que podem ser automatizadas, determine se a IA pode criar uma experiência melhor do que a fornecida por um ser humano: isso inclui os fluxos de trabalho ou processos de agentes que podem ser simplificados ou aprimorados.

“Os clientes querem que as interações sejam autênticas e pessoais. Querem interações passadas para informar conversas futuras. E assim como qualquer outro relacionamento, eles odeiam ter que repetir ou sentir que as empresas não estão ouvindo e aprendendo com o que eles têm a dizer.” 

CX Trends

A preocupação com o atendimento deve ser levada a sério. Hoje, 61% dos entrevistados estão dispostos a abrir mão de fazer negócios com a empresa depois de uma experiência ruim no atendimento ao cliente, conforme aponta o relatório.

CRM integrado com WhatsApp: como fazer esse processo? 

A partir de agora, veja dicas de como utilizar o CRM integrado com WhatsApp durante sua rotina. Confira! 

Tenha disciplina 

O primeiro passo é ter disciplina com o preenchimento das informações na tecnologia. A dinâmica é semelhante com os leads que são adquiridos em outros canais de comunicação. 

É essencial que os representantes comerciais alimentem as ferramentas com os dados que vão conseguindo à medida que se relacionam com os consumidores por meio do aplicativo de mensagens.  

O histórico de relacionamento completo é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Ao fechar uma negociação pelo aplicativo de mensagem ou descobrir uma necessidade do consumidor, lembre-se de transferir esses dados para o CRM. 

Registre os dados em outras mídias 

Um dos principais benefícios do WhatsApp é a possibilidade de gravar todas as conversas que são feitas com os clientes. 

No entanto, dependendo da capacidade do aparelho móvel, será necessário excluir as conversas ou o smartphone terá dificuldades para gravar novos diálogos. Esse cenário é bastante assustador, uma vez que a empresa pode perder muitos dados. 

Para evitar futuros problemas, recomenda-se registrar a conversa com o apoio de outras mídias, como o e-mail. O cliente pode, em alguns momentos, não querer utilizar a plataforma. Nesses casos, procure outra alternativa para deixar tudo registrado. 

Envie conteúdos de qualidade para os leads 

Um dos erros de nutrição de leads que a empresa pode cometer é acreditar que esse processo deve ser feito somente via e-mail marketing. Pelo contrário, recomenda-se enviar novos conteúdos e cases de sucesso também pelo WhatsApp. Dessa forma, será mais fácil encantar o potencial cliente.

Veja também! Como aumentar a retenção e fidelização de clientes com marketing de conteúdo?

Evite enviar mensagens em massa para os clientes 

A nutrição de leads é importante para aumentar a taxa de conversão do negócio, mas não confunda esse processo com o envio de mensagens em massa, especialmente para aquelas pessoas que não autorizaram o contato com a empresa. 

Esse tipo de comportamento pode prejudicar a imagem da companhia no ambiente online. E, quando um cliente recebe uma mensagem a todo o momento, a chance de bloquear sua marca é maior. 

Seja criterioso com o envio de mensagens 

Outro tipo de estratégia que deve ser ignorada pela sua equipe de vendas é encaminhar conteúdos sem critério ou segmentação. Você deve ter um cuidado especial com o uso do WhatsApp, uma vez que a ferramenta pode trazer resultados negativos para a marca, caso não seja utilizada corretamente. 

Use ferramentas poderosas ao seu favor 

Ao contrário do que ocorre com outras ferramentas disponíveis no mercado, não é necessário ter conhecimento avançado em programação para implementar o uso do CRM em sua empresa. 

O CRM da Zendesk permite a integração ao WhatsApp sem estresse. Seu trabalho é apenas adquirir a tecnologia e ajustá-la de acordo com os dados da sua companhia. 

Depois, basta fazer a ativação da sua conta na Zendesk e fazer a integração. O processo ocorre em poucos minutos. 

Service: sua empresa a um passo da transformação 

Com o Service, fica mais fácil de implementar o CRM integrado com WhatsApp. Essa tecnologia permite que você maximize a produtividade, mantenha a visibilidade do pipeline e aumente a receita.

O mais interessante é que o processo é simples. A Zendesk disponibiliza um tutorial completo para que o usuário tenha acesso a todas as informações. 

Além da integração com o aplicativo de mensagem, a solução apresenta outros recursos que aumentam a produtividade dos colaboradores.

  • Integração com o e-mail: sincronize seu e-mail atual e trabalhe de maneira mais eficiente com alertas, modelos e monitoramento automático.
  • Ferramentas de engajamento de vendas: faça listas de clientes potenciais direcionadas e crie sequências de e-mail personalizadas para o acompanhamento automático de leads.
  • Executor de tarefas: trabalhe sem interrupções por meio de atividades rotineiras de vendas, como alcance e acompanhamento, para otimizar seu dia.

Você também tem acesso a ferramentas que melhoram a experiência dos clientes.

  • Plataforma centralizada: gerencie seus leads, contatos e informações da conta em uma plataforma para obter total contexto do cliente antes de sua chamada ou reunião.
  • Visualização completa do cliente: pode-se trocar dados e insights importantes entre suas equipes de vendas e suporte.
  • Marketplace: conecte-se sem esforço a seus aplicativos favoritos no Marketplace da Zendesk com um clique.

Vale mencionar, ainda, a visibilidade do pipeline de vendas. Por meio de recursos e análises, esse processo fica mais fácil para a empresa.

  • Previsão precisa: antecipe o volume de oportunidades e preveja o crescimento de receita para melhorar a estratégia de vendas, planejamento e gerenciamento de equipes.
  • Análise do pipeline: acompanhe a progressão de leads e oportunidades, identificando rapidamente os gargalos em cada etapa de seu pipeline.
  • Análises avançadas: obtenha insights úteis usando milhares de personalizações e visualize métricas de vendas prontamente com nossos painéis nativos.

O diferencial da ferramenta é que ela inclui estágios básicos em um pipeline de vendas para que você gerencie e crie relatórios sobre as oportunidades ao longo do pipeline. Você pode adicionar seus próprios estágios e fazer alterações.

Por que usar um CRM integrado com WhatsApp? 

A integração entre CRM e WhatsApp traz agilidade e qualidade para a rotina de trabalho dos vendedores. Os representantes comerciais podem enviar propostas por mensagem, garantindo mais praticidade na experiência com o cliente. 

Outro ponto positivo é que o sistema permite conversar com os consumidores com agilidade. Não é necessário ligar diversas vezes para uma pessoa, evitando problemas de conexão ou a falta de paciência dos clientes em atender um telefonema.

Vale destacar que o CRM integrado com WhatsApp não é uma ferramenta complicada. Você pode escolher uma pessoa da sua empresa para atuar como mentor e ajudá-lo na capacitação dos outros membros do time em relação a tecnologia. 

Quando você escolhe soluções como a da Zendesk, sua companhia tem a possibilidade de trabalhar na nuvem. Assim, não é necessário estar presencialmente na empresa para ter contato com os clientes ou utilizar as funcionalidades disponibilizadas pela plataforma. 

A geração de relatórios é outro ponto-chave da tecnologia. Por meio de dados, o time comercial consegue entender com mais clareza quais foram aquelas ações que trouxeram efeitos positivos e quais são aquelas que precisam ser ajustadas. 

Percebeu os impactos que um CRM integrado com WhatsApp pode trazer para sua empresa? Então, não perca mais tempo. Faça uma demonstração gratuita da solução da Zendesk e veja de que forma ele pode transformar os resultados do seu negócio.

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