Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

CRM na estratégia de marketing: como potencializar seus resultados com essa ferramenta

Por Zendesk

Última atualização em 2 fevereiro 2023

Mais do que nunca, o marketing tem conquistado maior relevância dentro das organizações.

Segundo a pesquisa “Marketing Digital na América Latina”, realizada pela NTT DATA e a MIT Technology Review, 70% das empresas afirmaram ter aumentado os investimentos em marketing nos últimos 12 meses.

Além disso, o estudo mostrou que captar e reter clientes e aumentar o brand awareness são as metas principais de 90% das companhias latino-americanas.

E mais: 40% dos gestores, coordenadores, diretores e executivos de marketing que participaram do estudo revelaram que incorporam ferramentas tecnológicas em suas estratégias, como um software de Customer Relationship Management – o CRM.

Tendo isso em vista, utilizar o CRM na estratégia de marketing do seu modelo de negócio pode te ajudar a otimizar os seus processos, a aumentar a produtividade dessa área estratégica da empresa, a gerar novas oportunidades de vendas e a fidelizar os seus atuais clientes.

Neste artigo, vamos apresentar 7 dicas de como usar CRM para marketing e ter essa ferramenta como aliada na busca por melhores resultados.

CRM na estratégia de marketing: 7 dicas de como usar essa ferramenta

CRM significa Customer Relationship Management. Trata-se de um tipo de ferramenta de automação de processos que auxilia na implementação de estratégias focadas na gestão do relacionamento com os clientes.

Quando implementado no marketing, o CRM permite:

  • gerenciar as interações entre a marca e seus clientes;
  • conhecer a fundo o perfil de leads e clientes;
  • antecipar necessidades;
  • realizar campanhas personalizadas
  • mapear o caminho até a decisão de compra;
  • trocar informações mais precisas com o time de vendas e muito mais.

Qualquer empresa – pequena, média ou grande – de qualquer segmento pode utilizar o CRM na estratégia de marketing. Confira abaixo 7 dicas de como fazer isso:

1 – Mapeamento da jornada do cliente

Você pode utilizar o CRM como uma ferramenta para mapear a jornada dos clientes. É possível estruturar todas as etapas que os seus clientes percorrem até tomarem a decisão de compra.

A partir desse mapeamento, fica mais fácil implementar estratégias de marketing que sejam coerentes com o momento em que o cliente se encontra na sua jornada. Isso favorece as conversões e evita que oportunidades fiquem estagnadas no funil de vendas.

Veja também: Funil de vendas B2B: passo a passo para criar o seu!

2 – Integração das informações

Uma das principais características de um software de CRM – além da automação de processos – é a integração das informações.

É possível centralizar todos os dados e informações mais relevantes sobre os seus clientes. Além disso, as interações entre os clientes e a marca nos diferentes canais ficam armazenadas em um único sistema, podendo ser acessadas por qualquer pessoa autorizada.

Graças a essa funcionalidade, é possível fazer o cruzamento de dados e análises mais precisas, trazendo mais lucidez às tomadas de decisão.

3 – Comunicação entre marketing e vendas

Ainda dialogando com a dica anterior, o CRM é uma ferramenta que também pode ser utilizada para melhorar a comunicação entre o time de marketing e a equipe de vendas.

A integração entre esses setores é fundamental para que a empresa possa ser mais bem sucedida nas conversões de leads em clientes. Com o CRM, é possível criar Acordos de Nível de Serviço (SLA) mais realistas.

4 – Gestão orientada a dados

A cultura data-driven – que é a gestão orientada a dados – vem ganhando cada vez mais força dentro das organizações.

Gestores e empresas estão percebendo o valor que os dados podem ter nos processos de tomadas de decisão.

Nesse sentido, o CRM é uma ferramenta que dá acesso a dados extremamente valiosos sobre leads e clientes, como preferências, padrões de consumo, comportamento de compra, tomadores de decisão, geolocalização, perfil socioeconômico e muito mais.

Com base nesses dados, você consegue ter insights sobre como impactar melhor o seu público com as suas estratégias de marketing.

5 – Relatórios completos e detalhados

O CRM também tem como uma de suas funcionalidades mais valiosas a geração automática de relatórios bem completos e detalhados sobre o desempenho das suas estratégias de marketing e vendas.

Em um dashboard, você consegue visualizar o resultados dos principais indicadores de performance e ainda aplicar filtros, caso queira analisar aspectos isolados.

6 – Gestão da produtividade

Uma boa ferramenta de CRM oferece recursos que permitem fazer uma gestão melhor da produtividade das equipes.

É possível, por exemplo:

  • agendar compromissos e configurar lembretes;
  • criar listas de tarefas e definir responsabilidades;
  • integrar outras ferramentas de produtividade que fazem parte do seu dia a dia;
  • criar listas direcionadas de potenciais clientes e sequências de e-mail personalizadas;
  • sincronizar seu e-mail atual com o CRM.

7 – Atendimento automático e personalizado aos clientes

Outra maneira de utilizar o CRM na sua estratégia de marketing é a partir da integração entre essa ferramenta e seus diferentes canais de atendimento, como chatbots.

Ao fazer isso, você poderá oferecer um atendimento de qualidade para seus leads e clientes, independentemente do canal em que essa interação se iniciou.

Agora falando especificamente sobre os chatbots, na Zendesk você consegue criar robôs conversacionais sem precisar ser um expert em programação com o Zendesk Chat.

Assim, demandas menos complexas podem ser solucionadas via chatbot de maneira automática e ágil.

Além disso, o chatbot integrado ao CRM pode efetuar disparos automáticos e segmentados para, por exemplo, alertar os clientes sobre novas ofertas ou recuperar carrinhos abandonados no site da sua loja virtual.

Leia também: Chatbot para empresas: o que é e como essa ferramenta pode ajudar seu negócio?

E então, viu como o CRM para estratégia de marketing pode ser um verdadeiro aliado do seu negócio?

Se, após conferir todas as dicas que trouxemos aqui neste conteúdo, você estiver pensando em investir em um CRM, saiba que a Zendesk tem a solução que você procura.

O Zendesk Sell é um moderno CRM que tem como proposta descomplicar a gestão de relacionamento com os clientes e maximizar a produtividade dos seus times de marketing, vendas e atendimento.

Com o Zendesk Sell, você consegue visualizar com clareza o seu pipeline de vendas e acompanhar em tempo real a evolução de cada uma das oportunidades.

Além disso, a nossa plataforma te dá acesso a relatórios completos que são gerados automaticamente.

Ficou interessado? Então faça um tour pelo Zendesk Sell e inicie a sua avaliação gratuita!

Histórias relacionadas

Artigo
10 min read

45 perguntas para vendas que o vendedor deve fazer ao cliente

Como fazer perguntas para vendas? Veja 4 dicas para fechar mais negócios e mais 45 exemplos de perguntas que um vendedor deve fazer ao cliente!

Artigo
9 min read

Como usar o chat de vendas para melhorar sua abordagem ao cliente

Entenda como funciona o chat de vendas, as vantagens dessa ferramenta e saiba como utilizá-la para abordar os clientes e vender mais.

Artigo
6 min read

Mercado B2B: exemplos de sucesso para te inspirar

Descubra como empresas de sucesso no mercado B2B superam desafios e aproveitam oportunidades. Exemplos inspiradores e dicas valiosas para seu negócio.

Artigo
10 min read

O que são produtos SaaS? Tipos, benefícios e exemplos

Descubra o que são os produtos SaaS, seus benefícios para empresas e mais 8 opções para otimizar o trabalho e ganhar mais produtividade.