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CRM na nuvem: o que é + como funciona
Por Zendesk
Última atualização em 5 Abril 2023
O CRM na nuvem tornou-se uma ferramenta indispensável no dia a dia das organizações. Afinal, proporciona praticidade e centralização de informações em um só lugar.
Só para se ter uma ideia, de acordo com dados publicados pela Forbes, em 2021, 83% de toda a carga de trabalho corporativa foi armazenada e processada em nuvem.
Um dos motivos que faz muitas empresas adotarem esse sistema é sua fácil implementação, bem como a possibilidade dos gestores acessarem as informações em tempo real de qualquer lugar.
Vale apontar que a tecnologia em nuvem já é uma realidade nos negócios do mundo todo. E ela deverá continuar se expandindo pelos próximos anos na medida em que novas soluções tecnológicas são criadas.
E se você quer saber o que é um CRM na nuvem, e como funciona essa tecnologia, veio ao lugar certo. Neste post vamos falar mais profundamente deste sistema que está provocando uma verdadeira transformação digital.
O que é computação em nuvem?
A computação em nuvem é um serviço oferecido por uma rede por provedores de serviços. Nesse caso, os arquivos não são armazenados no seu computador e podem ser acessados de qualquer dispositivo móvel, o que traz grandes vantagens para as organizações.
Os arquivos, softwares e aplicativos ficam hospedados nos servidores dos provedores do serviço, e o seu acesso se dá através de uma conexão à internet ou rede privada.
Isso quer dizer que não é necessário armazenar os recursos em um computador ou banco de dados pessoais. Afinal, os serviços são contratados sob demanda e hospedados e gerenciados por provedores especializados.
Um dos exemplos mais práticos de computação em nuvem é o Google Docs. Você pode acessá-lo de qualquer lugar e não precisa baixar nenhum software no seu PC. Portanto, podemos dizer que é um sistema revolucionário.
Quando surgiu a computação em nuvem?
Ainda que pareça algo recente, a história da computação em nuvem já tem mais de meio século. A origem da tecnologia data dos anos 1950.
Na ocasião ela era usada para conectar terminais de computadores militares em uma matriz interna. O sistema era bem rudimentar, mas ele evoluiu para a comunidade científica e acadêmica e desde então passou a ser cada vez mais usado.
Com a chegada dessa nova tecnologia houve uma grande redução de custos que até então ficava na casa dos milhões de dólares.
No entanto, o termo “cloud computing” só surgiu em 1996 em um documento interno da Compaq. Entretanto, a sua popularização ganhou força na última década e está se intensificando ano após ano.
Como funciona a computação nas nuvens?
A computação em nuvens não exige um servidor interno, o que possibilita guardar diversos arquivos e sistemas sem se preocupar com o espaço físico do seu computador. Essa é uma maneira de ter acesso às inovações mais rapidamente.
Afinal, não é necessário investir em uma infraestrutura muito alta, o que reduz os gastos operacionais do negócio. Um outro ponto positivo é que os serviços são acessados de qualquer lugar, o que garante uma mobilidade ainda maior.
É importante destacar que não são apenas ambientes de armazenamento de informações, mas sim servidores, racks e soluções de conectividade que estão revolucionando o ambiente de trabalho.
Quais são os modelos de computação em nuvens?
Existem muitos modelos de computação em nuvens e outros que ainda podem ser criados, uma vez que estamos vivenciando o início dessa nova tecnologia. Mas três deles se destacam, sendo:
IaaS – Infraestrutura como Serviço
Esse é um modelo um pouco menos comum, e nele o provedor oferece para seus usuários um acesso remoto ao servidor. Isso quer dizer que você pode acessar os dados de um hardware e recursos de armazenamento.
PaaS – Plataforma como Serviço
Esse já é um modelo de computação em nuvem que vem crescendo bastante. Nesse caso o usuário tem acesso a uma plataforma de comunicação.
Ela pode incluir muitas coisas, mas geralmente contém um sistema operacional, banco de dados, servidores web e outros tipos de aplicativos.
SaaS – Software como Serviço
Esse é o modelo mais comum de nuvem. Ele oferece um aplicativo pronto através de uma rede remota. Nesse caso, os usuários acessam os dados após incluir uma senha e um nome.
O mais comum dessa solução é o Google Docs e o Google Planilhas. Mas também já existem diversos outros tipos de soluções como o CRM na nuvem.
Quais os tipos de computação em nuvem?
Além dos modelos, há também alguns tipos diferentes de computação em nuvem, sendo que cada um possui suas próprias particularidades. Para escolher o melhor é necessário entender o funcionamento de cada um deles que são:
- Nuvem Pública;
- Nuvem Privada;
- Nuvem Híbrida.
Nuvem Pública
Esse é um tipo de computação em nuvem que pertence a um provedor público. Desse modo, o fornecedor do serviço é terceirizado.
Assim sendo, toda a infraestrutura é de propriedade desse provedor que também faz o seu gerenciamento. É um dos modelos mais usuais.
Nuvem Privada
A nuvem privada é um pouco menos usual. Ela é usada por empresas que querem ou precisam ter informações confidenciais do negócio.
Por se algo privado é de referir que ele é mais seguro, visto que a infraestrutura é hospedada dentro da própria empresa. Isso também facilita o acesso dos colaboradores aos serviços e aplicativos.
Nuvem Híbrida
Como o próprio nome sugere, a nuvem híbrida é uma mistura das duas anteriores. Por isso ela possui provedores públicos e privados. Essa é uma versão ideal para quem quer armazenar dados confidenciais e precisa de um serviço acessível.
Quais são as aplicações da computação em nuvem?
Muitas são as aplicações de uma computação em nuvem. Inclusive, inúmeras coisas do nosso dia a dia não existiriam se não fosse essa tecnologia.
Quer um bom exemplo? O serviço de streaming como Netflix e Spotify. Sem a computação em nuvem você teria que ir até uma vídeo locadora ainda.
Além disso, a computação em nuvem ainda serve para serviços de e-mail, gerenciamento de banco de dados, armazenamento de documentos e até mesmo para a gestão de relacionamento com o cliente (CRM).
Inclusive, o CRM na nuvem tem ajudado muitas empresas a melhorarem a experiência dos seus consumidores, uma vez que tem mais informações sobre eles.
E o que é o CRM em nuvem?
Agora que já falamos sobre a tecnologia em nuvem, vamos explicar um pouco do que se trata o CRM em nuvem. Basicamente ele é um sistema de relacionamento com o cliente que permite aos gestores, vendedores e atendentes terem acesso centralizado às principais informações dos seus consumidores.
E quando falamos em CRM na nuvem estamos nos referindo a um sistema focado no consumidor e que fica armazenado em nuvem. Esse é um sistema que funciona no modelo SaaS.
Nesse sentido, você não precisa fazer nada, a não ser assinar um software de CRM em nuvem. O próprio fornecedor do software já faz tudo para você com segurança e agilidade.
Leia também:
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Quais os benefícios de um CRM na nuvem?
Existem muitos benefícios que esse formato de CRM proporciona. Mas dentre os principais deles podemos citar:
- acesso remoto;
- informações centralizadas;
- menos custo de manutenção;
- atualização constante;
- escalabilidade;
- backup automático;
- suporte online;
- segurança.
Acesso remoto
Uma das vantagens do CRM em nuvem é que o vendedor ou atendente não precisa estar dentro da empresa para usá-lo. Isso permite a criação de times remotos com menor custo.
Além disso, se o gestor precisa se ausentar do negócio por algum motivo, ele pode acessar o sistema de qualquer lugar, o que permite um melhor gerenciamento das métricas.
Esse acesso remoto expande as fronteiras da organização que pode desenvolver clientes nas áreas mais distantes.
Informações centralizadas
Nesse sistema as informações ficam todas centralizadas, o que facilita o acesso de vendedores e gestores. É uma forma de tirar todas as dúvidas muito facilmente.
Por exemplo, antes de iniciar um atendimento, o colaborador colhe todas as informações necessárias sobre aquele determinado cliente.
Inclusive em um atendimento pode surgir alguma dúvida sobre o que foi combinado e com um sistema o vendedor acessa os dados em tempo real.
Menos custo de manutenção
Como não há necessidade de instalar servidores próprios, o sistema se torna muito mais prático e ágil. E isso representa menos custo de manutenção.
Até porque não será necessário alugar um grande espaço só para alocar os servidores. E como consequência o custo de energia elétrica será bem menor.
Atualização constante
O CRM SaaS é atualizado constantemente sem custo nenhum para os clientes. Isso quer dizer que você tem acesso aos mais novos recursos do mercado sem pagar absolutamente nada por isso.
Essa é uma maneira do seu sistema estar sempre atualizado sem a necessidade de fazer upgrade para novas versões. Afinal, os upgrades são automáticos.
Escalabilidade
Um dos grandes desafios das organizações é ter mais escalabilidade em vendas. Só para situar, escalabilidade é crescer as vendas sem que os custos aumentem na mesma proporção.
E com um CRM na nuvem você tem essa possibilidade, visto que os vendedores têm acesso ao sistema em tempo real e de maneira muito fácil e prática.
Backup automático
Outro benefício do CRM em nuvem é que você não precisa mais se preocupar em fazer backups a todo momento. Ele é feito automaticamente pela própria empresa.
O resultado é que você não perde tempo, e não compromete o computador esperando todos os seus arquivos serem recuperados. Ou seja, é muito mais rapidez e segurança para você.
Suporte online
O CRM na nuvem conta com um suporte online para facilitar a vida dos seus clientes. Isso quer dizer que você não precisa se preocupar diante de um problema.
Afinal, dá para contatar a equipe pelo chat, e-mail, telefone ou diversos outros meios de comunicação. Geralmente as empresas oferecem em seus planos suporte 24 horas por dia, durante 7 dias na semana.
Segurança
Um outro ponto que não poderíamos deixar de destacar é a segurança de um CRM na nuvem. Esse sistema é extremamente seguro e confiável.
Afinal, os fornecedores se concentram em aprimorar o sistema, seguindo regras rígidas para entregar o que há de melhor para os seus usuários.
Para que tipo de empresa o CRM em nuvem é indicado?
Quem acredita que o CRM na nuvem é indicado somente para grandes empresas está muito enganado. A tecnologia está disponível para organizações de todos os portes.
Até porque, diante do avanço nessa área, há inúmeros softwares disponíveis, com planos que vão desde os mais básicos até os mais avançados.
Isso quer dizer que você pode encontrar soluções adaptáveis ao seu negócio. Por exemplo, há alternativas para equipes de atendimento ao cliente, opções para time de vendas, etc.
Por isso, no momento de encontrar uma solução de CRM é necessário ver o que é oferecido, bem como se ele é personalizável para o seu negócio.
Como escolher um CRM na nuvem?
Para escolher um CRM de vendas você precisa analisar quais são as funcionalidades oferecidas por ele, e avaliar se elas atendem a sua demanda.
Conforme dissemos, há várias opções no mercado, sendo que algumas disponibilizam funcionalidades de acordo com as necessidades de cada tipo de negócio.
Como os planos variam bastante, é preciso encontrar o melhor custo benefício do mercado. Ou seja, um sistema que oferece tudo o que sua empresa busca, a um valor mensal que não pesa no orçamento.
Vale dizer que o valor mensal do CRM precisa ser encarado como um investimento e não como uma despesa propriamente dita. Até porque ele traz retornos significativos para o dia a dia do seu negócio.
E uma das melhores opções do mercado é o Zendesk Sell. Com ele você faz vendas mais inteligentes e com menos trabalho. Ele permite a você maximizar a sua produtividade, mantendo a visibilidade do pipeline e aumentando a sua receita.
Além disso, você pode escolher um plano de acordo com as necessidades do seu negócio, e pagar somente pelas funcionalidades que forem usadas. Gostou? Então solicite uma avaliação grátis.