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CRM na organização: entenda a função e os benefícios dessa poderosa ferramenta
Por Zendesk
Última atualização em 2 fevereiro 2023
Se você busca melhorar a produtividade da sua força de vendas e do seu time de marketing e bater metas mais ambiciosas, saiba que um CRM na organização pode ser seu grande aliado.
CRM é a sigla para Customer Relationship Management. Trata-se de uma solução tecnológica que tem como objetivo facilitar a gestão do relacionamento com os clientes por meio da automatização de tarefas e processos e da integração de dados.
O CRM nas organizações permite organizar, em uma única plataforma, as informações mais relevantes sobre clientes, leads e prospects. Isso facilita a visualização e controle de todas as oportunidades de vendas, além de possibilitar a adoção de abordagens mais personalizadas e que favoreçam as conversões.
Neste artigo, você vai entender qual é a função do CRM em uma empresa e os benefícios que essa ferramenta tem a oferecer.
CRM na organização: qual a função dessa ferramenta?
Você concorda que o relacionamento é a base para o sucesso nas vendas, vendas? Afinal, é a partir dele que se constrói uma base de clientes fiéis à sua marca.
Nesse sentido, o CRM é um software que tem como função otimizar a gestão do relacionamento entre a empresa e seus clientes.
Com foco na conversão, satisfação e fidelização, o CRM permite acompanhar de perto a evolução de cada cliente em sua jornada.
Com esse tipo de plataforma, você consegue manter um cadastro atualizado de todos os seus contatos e organizar informações relevantes sobre cada um deles, como compras anteriores, canais de comunicação preferidos, histórico de atendimento e interações, dados demográficos, entre outros.
Separamos aqui alguns tópicos que ajudam a traduzir qual a função do CRM nas organizações. Confira!
1 – Segmentação dos clientes
A principal função de um sistema de CRM talvez seja a segmentação da sua base de clientes. Com essa plataforma, é possível organizar os seus contatos de acordo com critérios que você considera relevantes para a sua estratégia, como interesses, etapa do funil de vendas, demografia, etc.
Veja também: O que é funil de vendas? Quais são suas etapas e importância?
2 – Registro e controle das negociações em andamento
O CRM também serve para manter um registro atualizado sobre o status de todas as negociações de vendas em andamento. Isso favorece o controle sobre o processo comercial, permitindo fazer ajustes estratégicos que favoreçam as conversões.
3 – Monitoramento dos resultados em tempo real
O CRM é um tipo de sistema que possibilita fazer o acompanhamento de métricas importantes em tempo real. Além disso, a plataforma gera relatórios automáticos para análises detalhadas.
Com essa função, é possível se antecipar e realizar os ajustes necessários para potencializar o seu desempenho.
Leia também: Métricas de vendas: conheça as 13 mais importantes e o que é mensurado em cada uma
4 – Planejamento comercial
Também se destaca como função importante do CRM na organização a possibilidade de fazer um planejamento estratégico de vendas. Como a plataforma contém dados valiosos sobre clientes e prospects, você consegue traçar planos mais realistas.
5 – Follow-up de vendas
Uma das práticas mais indispensáveis do processo de vendas é o follow-up, principalmente em negociações B2B. Isso porque nem sempre você vai conseguir fechar uma venda logo na primeira interação com um potencial cliente.
Nesse sentido, o CRM te ajuda a definir uma cadência de follow-up para qualificar seus leads e conduzi-los à conversão.
4 benefícios do CRM na organização
Bom, agora que você já sabe para que serve o CRM e como ele pode ser utilizado na organização, que tal conferir alguns benefícios que essa ferramenta oferece?
O uso do CRM pode beneficiar a sua empresa de diferentes formas, principalmente no que se refere à otimização dos processos, à produtividade das equipes e à construção de um relacionamento mais duradouro com a sua base de clientes.
Além disso, o software de CRM é capaz de impactar positivamente o desempenho das suas estratégias de marketing, vendas, atendimento, suporte e outras áreas-chave do seu modelo de negócio.
Confira a partir de agora o que a sua empresa tem a ganhar com a implementação de um sistema de CRM:
1 – Visão mais ampla sobre a sua empresa
Com o CRM, você passa a enxergar o seu modelo de negócio sobre diferentes ângulos, ampliando sua visão sobre os diferentes processos e estratégias adotadas.
2 – Melhoria na produtividade dos times
A automatização proposta pela ferramenta de CRM possibilita fazer mais com menos recursos. Além disso, os colaboradores dos times de marketing e vendas conseguem se dedicar mais a tarefas complexas e de maior valor estratégico para o negócio.
3 – Planejamento estratégico mais inteligente
Com base nos dados fornecidos pela plataforma de CRM, você tem a possibilidade de elaborar um planejamento estratégico mais inteligente e coerente com a realidade do seu negócio.
4 – Fortalecimento da sua marca no mercado
O CRM te ajuda a construir relações mais próximas e duradouras com seus clientes. Como consequência, a sua marca se fortalece e passa a ser vista por clientes, fornecedores e concorrentes como uma empresa que leva a sério o bom relacionamento e que se pauta em dados concretos.
Zendesk Sell: a plataforma de CRM ideal para a sua empresa
Como você bem deve saber, acompanhar de perto cada um de seus clientes e oportunidades de vendas é uma tarefa desafiadora – para dizer o mínimo. E esse desafio tende a ser ainda maior à medida que a sua base de clientes aumenta.
Para ganhar escalabilidade na gestão do relacionamento sem deixar de lado a personalização, você precisa investir em uma plataforma robusta como o Zendesk Sell.
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Em uma única plataforma, você consegue acessar todas as informações sobre os seus clientes a qualquer hora e em qualquer lugar. Isso porque o Zendesk Sell também funciona em dispositivos móveis.
Além disso, é possível também visualizar métricas com clareza e fazer análises avançadas e projeções mais precisas.
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