Uma empresa com cultura de alta performance oferece a seu time ambiente, estrutura e ferramentas necessárias para que suas entregas superem as expectativas. É preciso entender, portanto, que alcançar o chamado “alto desempenho” depende de um conjunto de estímulos promovidos pela própria organização.
Neste artigo, vamos mostrar como conceituar uma gestão de alta performance e dar dicas práticas para tornar resultados surpreendentes parte da rotina de vendas das empresas.
O que é alta performance?
Se recorrermos ao dicionário Merriam-Webster, encontraremos a seguinte definição para alta performance: “melhor, mais rápido ou mais eficiente que os outros”.
Mas como a alta performance aparece em ambientes corporativos?
De acordo com o Gartner, um local de trabalho de alta performance é um ambiente físico ou virtual projetado para tornar os funcionários o mais eficazes possível no suporte às metas de negócios e no fornecimento de valor.
Além disso, segundo a mesma fonte, um local de trabalho de alto desempenho é resultado do equilíbrio contínuo entre o investimento em pessoas e processos, no ambiente físico e, é claro, em tecnologia capaz de potencializar a capacidade dos trabalhadores para o aprendizado,a inovação,o trabalho em equipe e a liderança, resultando em eficiência e benefício financeiro.
Antes de seguir em frente, assista ao nadador e atleta olímpico de alta performance, César Cielo, falando sobre sua experiência de vida:
Cultura de alta performance: alguns dados impressionantes sobre o tema
Para te mostrar que investir em uma cultura de alta performance pode ajudar a obter resultados mais expressivos na empresa, separamos algumas estatísticas sobre o assunto. Veremos, a seguir, o impacto do alto desempenho em diferentes aspectos da força de vendas e do processo comercial.
- de acordo com a Gallup, equipes de alta performance que trabalham conectadas demonstram um aumento de 21% na lucratividade em relação às equipes menos conectadas;
- segundo o Relatório Zendesk de Tendências em CX, empresas de alto desempenho têm uma probabilidade 6,7 maior de rastrear lucros e perdas para sua equipe de atendimento ao cliente;
- além disso, o mesmo relatório aponta que empresas de alto desempenho têm uma probabilidade 6,4 maior de ter planos para ampliar muito as oportunidades de educação e treinamento;
- 82% dos membros de equipes de alta performance frequentemente elogiam seus colegas de equipe, em comparação com 71% dos membros de outras equipes.
Com base nestas estatísticas, você certamente conseguirá identificar algumas das características-chave de uma gestão de alta performance, certo? Confira, no tópico a seguir, se você captou todas elas corretamente.
Características essenciais para o time de alta performance
De acordo com a Forbes, existem 5 características essenciais que definem a existência de um time de alta performance. Tais qualidades devem ser constantemente estimuladas e sincronizadas, de modo que toda a equipe se alimente destas emoções e sentimentos de maneira natural e constante.
Conheça cada uma delas a seguir:
confiança;
comunicação clara;
papéis e responsabilidades bem definidos;
liderança engajada;
metas coletivas.
No próximo tópico, falaremos em detalhes sobre cada uma delas.
Como implementar a gestão de alta performance no time? 6 dicas
A seguir, separamos 6 dicas práticas para te ajudar a implementar a cultura de alta performance no seu time. Tomamos como ponto de partida os 5 aspectos-chave para um time de desempenho exemplar listados pela Forbes e pontuados no tópico anterior.
1- Crie um ambiente de confiança e autonomia entre os times
Um dos aspectos determinantes para um time de alto desempenho é a confiança e a autonomia das equipes. É importante, acima de tudo, compreender que ambos os conceitos, embora diferentes, são complementares.
Enquanto a confiança faz com que os times encontrem seu fluxo e desenvolvam seus ciclos de trabalho de maneira complementar, a autonomia os permite assumir riscos e lidar com desafios sem que isso os paralise.
Na qualidade de líder, cabe a você estimular a criação de ambientes de trabalho autônomos, porém integrados, com relações pautadas na confiança e na consciência do todo. Isso pode ser feito por meio de reuniões periódicas, conversas frequentes, momentos de escuta e de cocriação.
2- Exercite a comunicação em diferentes canais
Não dependa exclusivamente de reuniões, 1-1 e encontros presenciais para se comunicar com o time. Por conta do dinamismo inerente à rotina dos times de alta performance, isso pode nem sempre ser possível.
Para garantir que as mensagens circulem e toda a informação essencial chegue ao público-alvo, utilize comunicadores internos (como o Slack), e-mails, canais de vídeoconferência e um CRM para manter o ciclo de vendas alinhado.
Colaboradores de alto desempenho contam com a tecnologia para se manterem organizados e acompanharem o progresso de suas metas e objetivos globais.
3- Mantenha papéis e responsabilidades bem definidos
Ter funções e responsabilidades bem definidas pode ajudar a potencializar a produtividade e reduzir conflitos nas equipes.
Aliás, profissionais de alto desempenho funcionam bem porque todos têm consciência de seu papel no sucesso coletivo (lembra do que falamos no item sobre confiança e autonomia?).
Ao definir o papel e as responsabilidades de cada membro da equipe, a liderança facilita o entendimento sobre quem deve trabalhar em partes específicas de um projeto. Isso previne conflitos e contribui para que a comunicação entre a equipe permaneça clara.
4- Estimule a participação e o engajamento de líderes
Bons líderes atuam como bússolas de orientação para os colaboradores de alta performance, que, nesta metáfora, seriam os ávidos marinheiros em busca do tesouro.
É importante ter em mente que é a direção, e não o microgerenciamento, o elemento capaz de auxiliar na busca pelo sucesso dos times de alta performance. Lembre-se, mais uma vez, do quanto estes profissionais valorizam sua autonomia.
Ofereça apoio e estimule que outros perfis de liderança façam isso. Dessa forma, será possível promover um ambiente de trabalho positivo e horizontalizado, com diretrizes claras e alcançáveis para todos os envolvidos nos projetos.
5- Estipule metas coletivas e alcançáveis
Embora cada membro da equipe tenha suas próprias responsabilidades, todos estão trabalhando coletivamente para um grande objetivo. Por isso mesmo,sabem que seu trabalho individual contribui para o sucesso geral do projeto. Equipes de alto desempenho não têm medo de ajudar uns aos outros para garantir que todos os objetivos sejam alcançados.
Sendo assim, estipule metas coletivas e individuais e assegure que todos os colaboradores conheçam seu percurso individual e em grupo.
6- Promova o desenvolvimento contínuo
No início deste artigo, mencionamos o quanto os líderes de equipes de alta performance tendem a apostar no desenvolvimento contínuo, por meio de treinamento e educação.
Isso acontece porque, diferente de colaboradores de performance média, aqueles cujo desempenho excede o esperado são ávidos por aprender sempre.
Portanto, integre novas ferramentas, promova cursos e palestras, realize job rotations periódicos e assegure que o time esteja sempre diante de novas informações e estímulos na rotina.
Na prática: os 4 estágios da criação de uma cultura de alta performance
Na prática, a criação de uma cultura de alta performance obedece a 4 estágios, em inglês, chamados de “Forming, Storming, Norming e Performing”. Em português, traduzimos cada uma das etapas como:
- Formação: neste momento, os indivíduos estão tentando conhecer uns aos outros e a organização e não formaram um compromisso com a equipe. Este é o momento em que a liderança, em parceria com o RH, identifica e agrupa perfis semelhantes, bem como sinaliza hábitos e condutas que devem ser observados ao longo da gestão.
- Tempestade: nesta fase, chamada em inglês de “storming”, é comum vivenciar alguns conflitos. Os membros da equipe podem, por exemplo, desafiar seus gestores e uns aos outros. Este é o momento em que o líder entra em cena, gerenciando conflitos e focando em metas.
- Formulação de normas: com os conflitos mediados e resolvidos, a equipe começa a se desenvolver. As pessoas começam a apreciar suas diferenças e começam a trabalhar juntas. O líder, agora, atua como facilitador, oferecendo incentivo e orientação. Já o RH permanece como um suporte contínuo, facilitando discussões ou oferecendo treinamentos conforme necessário.
- Execução: nesse estágio, a equipe está totalmente funcional e os membros são capazes de gerenciar seus relacionamentos e trabalhar em direção a objetivos compartilhados.
Bônus: estimule a alta performance do time com as ferramentas certas
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