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Cultura organizacional e engajamento de equipe: qual a relação?
Por Zendesk
Última atualização em 21 março 2024
Nem todos os gestores têm essa percepção, mas a verdade é que cultura organizacional e engajamento de equipe têm tudo a ver e podem impactar diretamente os resultados de uma empresa. O motivo? Um dos principais é que uma cultura positiva impulsiona os profissionais, e times engajados fortalecem a cultura.
Sim! Estamos falando de uma via de mão dupla, no qual o negócio oferece condições e ambientes de trabalho propícios e adequados para os funcionários realizarem suas funções a partir da criação de um ambiente seguro e saudável física e mentalmente.
Como a experiência do funcionário é melhorada, a resposta que ele dá vem na forma de mais comprometimento, engajamento e produtividade.
Pense com gente: quanto mais satisfeito seus colaboradores estão, melhor atendem os clientes. Ao fazerem isso, a imagem da sua empresa é aprimorada e, como ela, há um importante aumento do poder competitivo da marca, destacando-a dos concorrentes.
Obviamente isso gerará muito mais oportunidades de vendas e, por consequência, crescimento no faturamento.
Percebe como cultura organizacional e engajamento de equipe se relacionam e quanto podem afetar os resultados do seu negócio se não forem tratados corretamente?
Então, para saber como unir esses dois conceitos na sua empresa, siga a leitura deste artigo e descubra tudo o que é preciso para criar uma cultura organizacional que realmente ajuda a aumentar o engajamento dos seus times.
Resumo
Cultura organizacional e engajamento de equipe estão totalmente relacionados e um conceito impulsiona quando a cultura é sólida, precisa, justa e transparente.
Funcionários mais seguros e satisfeitos automaticamente respondem com mais engajamento e aumento da produtividade. Porém, isso só é possível se estiverem em um ambiente de trabalho saudável e confiável.
Boas ferramentas de trabalho são essenciais para aumentar o engajamento, e as baseadas em IA são ideais para melhorar as rotinas dos profissionais, principalmente da área de atendimento ao cliente.
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Neste artigo você aprenderá:
Qual a relação entre cultura organizacional e engajamento de equipe?
Como criar uma cultura organizacional que ajuda no engajamento?
7 benefícios de uma cultura organizacional
Qual o impacto do engajamento da equipe na produtividade?
Como a IA ajuda a melhorar a experiência dos funcionários?
Qual a relação entre cultura organizacional e engajamento de equipe?
Fica mais fácil entender a relação entre cultura organizacional e engajamento de equipe quando se compreende que um conceito complementa o outro.
Uma cultura organizacional forte, justa, positiva e transparente é essencial para empoderar e dar mais autonomia para os funcionários, por exemplo. Ao se sentirem valorizados e reconhecidos, a tendência natural é se envolverem mais como o negócio. Afinal, têm mais liberdade para darem suas opiniões e ideias, e isso gera a sensação de pertencimento.
Por vivenciarem a cultura da empresa de maneira real, e se beneficiarem com ela, os funcionários se preocupam em entregar mais e melhores resultados, já que, conforme a marca cresce, eles crescem também.
Justamente por motivos como esses que, quanto melhor é a cultura organizacional de um negócio, mais engajadas são as equipes.
Dica de leitura: “4 tendências da experiência do funcionário para aplicar na sua empresa”
Como criar uma cultura organizacional que ajuda no engajamento?
Para criar uma cultura organizacional sólida que fortaleça sua marca e ajude a melhorar a experiência dos funcionários, o mais indicado é que você:
defina a missão, a visão e os valores;
crie regras e padrões;
documente todas as diretrizes;
divulgue o que foi definido entre os times;
reforce diariamente a cultura organizacional por comportamentos;
ajuste as diretrizes sempre que necessário;
monitore a adesão.
1. Defina a missão, a visão e os valores
A missão se refere ao propósito do seu negócio, incluindo o que ele faz e qual espera que seja o impacto na vida do público-alvo. A visão aponta para o futuro, e para o que a companhia pretende alcançar em longo prazo. Já os valores são os princípios que norteiam a atuação dos funcionários e o que é esperado da marca.
2. Crie regras e padrões
Para que missão, visão e valores sejam cumpridos, é fundamental definir regras. Elas podem apontar, por exemplo, quais tipos de vestimentas são permitidas para os funcionários, como deve ser realizado o atendimento ao cliente no que se refere ao comportamento esperado dos agentes, entre outros parâmetros.
Não deixe de ler: “Agente de atendimento ao cliente: confira 11 dicas profissionais”
3. Documente todas as diretrizes
Crie um manual da cultura organizacional da sua empresa e centralize tudo o que foi definido nesse documento. Para isso, utilize uma linguagem simples, clara, compatível com seu modelo de negócio e que não gere problemas no entendimento.
4. Divulgue o que foi definido entre os times
Para alinhar cultura organizacional e engajamento de equipe é fundamental que os funcionários tenham fácil acesso a esse manual. Então, entregue esse documento para os novos contratados logo na integração; e para os antigos, disponibilize nos canais de comunicação utilizados pela empresa.
5. Reforce diariamente a cultura organizacional por comportamentos
Os líderes precisam ter participação ativa na promoção da cultura organizacional. Eles também são um dos principais responsáveis pela criação de um ambiente colaborativo e saudável.
Eles podem fazer isso reforçando diariamente a missão, visão e valores da companhia, mas, principalmente, a partir de suas posturas e comportamentos.
6. Ajuste as diretrizes sempre que necessário
Novidades e tendências surgem o tempo todo no mundo corporativo, e as empresas precisam se adaptar — o trabalho home office e o híbrido estão aí para provar. Por esse motivo, pode ser necessário adequar a cultura organizacional. Dessa forma, as regras da companhia não ficam obsoletas e não comprometem a experiência dos funcionários.
7. Monitore a adesão
Converse com os profissionais e descubra o ponto de vista deles em relação à cultura organizacional definida. Por vezes, uma regra criada pode parecer muito justa e boa no papel, mas, na prática, mais atrapalha do que facilita a rotina dos times. E quando isso acontece, a produtividade e o engajamento podem ser seriamente comprometidos.
Relatório da Zendesk – CX Trends
7 benefícios de uma cultura organizacional
Neste ponto, já deve ter ficado claro para você a relação entre cultura organizacional e engajamento de equipe, não é mesmo?
Para melhorar a sua percepção quanto a isso, reunimos os principais benefícios de ter uma cultura sólida e justa na sua empresa. São eles:
maior poder de atração de talentos;
diminuição do turnover;
aumento da produtividade;
- aprimoramento da comunicação no ambiente de trabalho;
fortalecimento da marca no mercado de atuação;
capacidade para se adaptar a mudanças mais facilmente;
potencial para aumentar o volume de vendas, decorrente da melhora do atendimento prestado aos clientes.
Qual o impacto do engajamento da equipe na produtividade?
E é claro que um dos impactos positivos da cultura organizacional é o engajamento de equipe.
Esse resultado é possível porque, dependendo do que é definido, os profissionais conquistam mais autonomia para realizarem suas tarefas, com isso, têm mais sensação de pertencimento, o que os leva a querer entregar mais.
Além dessa resposta, o engajamento da equipe melhora a produtividade, pois:
reduz a rotatividade e o absenteísmo;
estimula a inovação e a criatividade;
deixa o clima organizacional muito melhor;
aumenta o nível de qualidade das tarefas entregues;
torna a comunicação entre os funcionários, e entre os funcionários e os líderes muita mais fluida, respeitosa e transparente, facilitando a realização das tarefas.
Deixe a IA cuidar do trabalho e tenha mais produtividade
Como a IA ajuda a melhorar a experiência dos funcionários?
Entre as estratégias para aumentar o engajamento da equipe está a entrega de boas ferramentas de trabalho, como as soluções baseadas em Inteligência Artificial. Essa tecnologia ajuda a reduzir o tempo de execução das tarefas, diminuir erros, a necessidade de retrabalho e muito mais.
A IA no atendimento ao atendimento, por exemplo, promove o autoatendimento, e isso deixa os agentes livres para cuidarem de problemas que precisam de interação humana mais de perto.
Inclusive, segundo o nosso relatório CX Trends, 44% dos agentes afirmam que ferramentas de IA ajudariam a se comunicarem com os clientes de uma forma mais eficiente.
Nós podemos colaborar com isso. Conheça a IA da Zendesk, ferramenta baseada em Inteligência Artificial que dá uma mão extra aos agentes, contribuindo para aumentar o engajamento e melhorar a produtividade.
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