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Curso de Customer Experience: será que investir em um vale a pena?
Por Douglas da Silva , Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 7 março 2025
Um curso de customer experience além de agregar conhecimento, pode trazer resultados positivos para um negócio. Afinal, de acordo com pesquisa da Dimension Data, empresas que destacam a experiência do cliente apresentam ótimos resultados, como:
Aumento do faturamento (84%);
Conquista de mais clientes fiéis (92%);
Economia de custos (79%).
Em outras palavras, para um gestor, frequentar um curso de customer experience pode ser uma ótima alternativa se ele estiver em busca de melhores retornos, certo?
Para o profissional, uma formação de customer experience é interessante no sentido de que ela pode:
Promover sua carreira;
Aumentar seu networking;
Potencializar sua criatividade;
Aguçar seu pensamento estratégico;
Abrir sua mente para novas ideias;
Melhorar sua gestão da experiência do cliente.
Nesse sentido, o mercado conta com ótimas opções (inclusive gratuitas), certificações de customer experience, cursos sobre jornada do cliente e, até mesmo, pós-graduação em experiência do cliente.
No entanto, há outras qualificações que podem maximizar essa experiência ao promover o aprendizado em outros campos, como liderança e gestão de dados, por exemplo.
Em que se baseia um curso de customer experience/ experiência do cliente?
Um curso de customer experience tem como base conceitos e ações que devem ser aplicados para melhorar a satisfação do cliente de forma estratégica e fundamentada.
Por meio de um curso de customer experience, um profissional e/ou gestor recebe uma certificação e fica apto a conhecer e a compreender as principais métricas e pesquisas que promovem a satisfação do consumidor.
Dessa forma, consegue ter o conhecimento necessário para mensurar, monitorar e compreender todos os estágios dentro da experiência do cliente, indicativos essenciais para melhorá-la e, assim, atrair, reter e fidelizar mais clientes.
Além disso, um curso de customer experience permite que o aluno:
Aprenda a calcular o retorno do investimento dessa estratégia;
Estruture e treine seu time de forma alinhada com as técnicas aprendidas.
Compreenda o processo de mapeamento da experiência do cliente;
Treine suas habilidades gerenciais ao longo da jornada do consumidor;
Analise as principais deficiências dentro da experiência do cliente de seu negócio.
Ou seja, conquistar uma certificação customer experience, além de ajudar a melhorar a estratégia da gestão de experiência do cliente, contribui para potencializar um negócio e alinhar as ações e o desempenho de uma equipe.
Porém, como já dito acima, além desse curso, há outros que um empreendedor pode frequentar para melhorar a performance de seu time, a experiência de seus clientes e, é claro, suas habilidades profissionais.
Cursos de outras áreas que podem ajudá-lo a melhorar a experiência dos clientes
Curso de Liderança
Muito se engana quem pensa que a função de um líder é mandar. Pelo contrário, o autoritarismo exagerado só prejudica a produtividade de uma equipe.
Assim sendo, para desenvolver um time de alta performance, é essencial conseguir se conectar com seus funcionários e, por meio de uma comunicação que misture assertividade e empatia, criar laços e alinhar expectativas e resultados.
É só dessa forma que um time se sente motivado a dar o melhor de si. Um agente de atendimento, por exemplo, ao ser estimulado por um líder que o inspire, provavelmente, transmitirá esse sentimento ao atender um cliente.
Logo, oferecerá uma experiência mais humanizada e personalizada a ele. Percebe como tudo se conecta em direção à satisfação do consumidor?
Curso de Big Data
Um curso de Big Data pode ajudar um gestor a conhecer, de modo profundo, o comportamento de seus clientes.
Logo, ao identificar seus padrões de compra, é possível entender a percepção deles sobre os produtos e serviços de sua companhia, assim como saber se eles estão satisfeitos com o seu atendimento ao cliente.
Por meio de um curso desse gênero, é possível criar perfis mais detalhados dos clientes, uma medida importante para oferecer soluções personalizadas.
Além disso, ele possibilita que o gestor aprenda a cruzar dados diferentes de redes sociais e comportamento de navegação, o que permite que um time de marketing, por exemplo, crie ações e uma comunicação mais efetiva por e-mail, via anúncios, e conteúdo de blog.
Curso de NPS
O NPS é uma metodologia que mede a satisfação do cliente por meio de feedbacks coletados. Dessa forma, ter conhecimento sobre essa pesquisa é uma ótima alternativa para quem deseja otimizar a experiência do cliente.
Afinal, por meio dela, é possível analisar, de modo mais amplo e aprofundado, o comportamento dos clientes promotores, neutros e dos detratores.
Além disso, um curso desse gênero ensina a calcular e a analisar os scores qualitativos e quantitativos dessa pesquisa o que, por sua vez, ajuda o gestor a criar estratégias que melhorem a experiência dos consumidores.
Curso Customer Centric Marketing
Um curso de marketing com foco na experiência do cliente também representa uma ótima ideia tanto para o empreendedor como para o profissional de marketing, vendas, inteligência de mercado e branding.
Isso porque, por meio dele, é possível acompanhar e entender a mudança do comportamento do consumidor, uma estratégia crucial para saber o que gera bons resultados (ou não) dentro da jornada de compra.
Nesse contexto, um curso de Customer Centric Marketing traz conhecimentos relevantes e:
- Potencializa o gerenciamento de estratégias de marketing baseadas no consumo do cliente e de seu comportamento dentro do funil de vendas;
Amplia o pensamento estratégico, pois oferece mais conhecimento sobre práticas e ações da psicologia de consumo;
Otimiza a aplicabilidade de promoções mais personalizadas e segmentadas.
Neste post, você entendeu quais são os conceitos de um curso de customer experience, compreendeu como a formação de customer success pode ajudar a potencializar um negócio e a experiência do cliente, assim como conheceu outros cursos que podem fazer a diferença nesse sentido.
Sabe também o que pode fazer a diferença na experiência de seus clientes? Soluções da Zendesk. No portfólio da companhia, há ferramentas que podem ajudá-lo bastante em relação a isso, como o Zendesk Support Suite, um recurso que oferece uma experiência de atendimento completa!