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Artigo 12 min read

Curso de vendas: 16 opções de formação online do iniciante ao avançado

Por Zendesk

Última atualização em 9 fevereiro 2024

O ofício de vendedor é universal, estando presente em diferentes modelos de negócio e canais de venda. Entretanto, uma coisa é incomum a todos eles: a necessidade de capacitação constante. E para isso, nada melhor do que conhecer as principais opções de curso de vendas online do mercado. 

Ao longo deste guia, vamos apresentar 16 opções de curso de vendas, desde iniciantes até profissionais com muita experiência. Afinal, há sempre o que aprender e evoluir. 

Como escolher o melhor curso de vendas para você?

Antes de contratar ou se inscrever em um dos cursos da nossa lista, você precisa entender alguns pontos sobre como fazer a melhor escolha para a sua necessidade. 

É importante que avalie seus objetivos com a capacitação, analise os prós e contras de cada opção e faça comparações antes de investir em um dos cursos de vendas.

O primeiro passo é estabelecer um objetivo. Identifique quais conhecimentos ou habilidades precisam ser aprimoradas. 

Se você é um iniciante em vendas, pesquise sobre o o que o mercado está buscando e invista em formações que atendam a essas demandas.

Por isso, antes de se inscrever em qualquer curso, procure levantar algumas questões fundamentais como:

  • Qual seu grau de conhecimento?
  • Qual seu objetivo? 
  • Quais técnicas de vendas você domina? 
  • Quais métodos comerciais você deseja aprender?

Top 11 cursos de vendas gratuitos

Agora que você já tem um norte para escolher o conteúdo ideal, vamos trazer uma lista com as 10 melhores opções de cursos de venda gratuitos, para você começar sem pagar nada. 

A maior parte são exemplos de curso de vendas online, ou seja, dá para fazer em casa mesmo, sem precisar se deslocar. Entre eles estão:

  1. Como turbinar suas vendas – Sebrae
  2. Fundamentos de Vendas – Linkedin Learning
  3. Como vender mais e melhor – Sebrae
  4. Como aumentar e gerenciar suas vendas – Endeavor
  5. Técnicas de vendas – Prime Cursos
  6. Curso de técnicas de venda para e-commerce – Nuvemshop
  7. Técnicas de Persuasão em Vendas – Linkedin Learning
  8. Estratégias de vendas para o comércio eletrônico – Sebrae
  9. Alinhamento entre vendas e marketing – FGV Online
  10. Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais – Universidade de Michigan

1. Como turbinar suas vendas – Sebrae

Portal especializado em formação para micro e pequenos empresários, o SEBRAE oferece o curso “Como turbinar suas vendas”, com 3 horas de duração, totalmente gratuito e voltado para o aprimoramento do processo de vendas e técnicas de persuasão.

O curso emite certificado e o conteúdo é 100% online. 

Entre os temas abordados estão:

  • Elementos do processo de vendas;
  • O que um vendedor precisa saber;
  • Como compreender seu cliente;
  • Processos de vendas passo a passo.

2. Fundamentos de Vendas – Linkedin Learning

Além de ser uma rede social voltada para profissionais e empresas oferecerem vagas e expandir o networking, o Linkedin também tem um espaço chamado Learning voltado para capacitação.

O curso “Fundamentos de Vendas” é uma das opções voltadas para quem está começando e quer aprender o bê-a-bá de vendas. 

Todas as aulas são em vídeo e o curso tem duração de apenas 58 minutos. Os principais pontos trabalhados são:

  • Como entender as vendas;
  • O cliente em primeiro lugar;
  • O poder da sua solução;
  • O poder do seu processo.

3. Como vender mais e melhor – Sebrae

Outro curso do SEBRAE, o “Como vender mais e melhor” é um conteúdo mais elaborado, voltado para quem já está em um estágio mais intermediário, dentro do setor comercial. 

O curso é mais robusto, tem 8 horas de duração e ajuda você a dar o próximo passo em vendas. Os principais tópicos abordados são: 

  • Vender mais ou melhor;
  • Conquistando os clientes;
  • Definindo ações;
  • Como gerar resultados;
  • Escutando o mercado.

4. Como aumentar e gerenciar suas vendas – Endeavor

A Endeavor é uma instituição sem fins lucrativos que possui uma filial no Brasil há mais de 20 anos. Seu foco é auxiliar jovens empreendedores a crescer seus negócios. Ela oferece uma série de cursos, workshops, palestras, feiras e muitos mais.

O curso “Como aumentar e gerenciar suas vendas” oferece conceitos importantes para aumentar as vendas e realizar uma gestão comercial eficiente. 

O curso tem 4 horas de duração e os principais tópicos são:

  • Canais de Distribuição;
  • Acompanhamento do ciclo de vendas;
  • Equipe de Vendas.

5. Técnicas de vendas – Prime Cursos

Apesar de ser uma plataforma de cursos pagos, a Prime também oferece alguns conteúdos gratuitos, como é o caso do curso de “Técnicas de vendas”, com 40 horas de duração. 

A capacitação é bem completa e aborda detalhes de uma negociação e como construir um perfil de vendedor.

Ao final você ainda terá acesso a um certificado, bem como uma lista de exercícios práticos para treinar.

Na lista das aulas estão:

  • História das vendas no varejo;
  • As funções do vendedor;
  • Postura do bom vendedor;
  • Primeiro contato com o cliente;
  • Cuidados no atendimento;
  • Atendimento inadequado;
  • Psicologia do vendedor ou atendente;
  • Desafios diários nos atendimentos;
  • O produto de venda;
  • Conhecendo o perfil do cliente;
  • Estudo de caso de outras lojas;
  • Técnica 1 – Ferramentas de Persuasão;
  • Técnica 2 – Perguntar se Antes de Perguntar;
  • Técnica 3 – Trabalhando Aspectos Objetivos e Subjetivos do Preço;
  • Técnica 4 – Durante a Compra – Fatores Influentes;
  • Técnica 5 – Como Funciona o Cérebro na Hora da Compra;
  • Técnica 6 – Identificando Objeções de Compras no meu Negócio;
  • Técnica 7 – A Questão do Preço;
  • Técnica 8 – A Promoção;
  • 27 Estratégias Promocionais Utilizadas;
  • O Pós-Venda e a Fidelização do Cliente;
  • Bibliografia/Links Recomendados.

6. Curso de técnicas de venda para e-commerce – Nuvemshop

Se você é vendedor ou gerente de vendas de uma loja virtual, vale a pena conhecer a capacitação da Nuvemshop, “Curso de técnicas de vendas para e-commerce”,  principalmente se seu site de vendas utilizar esta plataforma. 

Além de gratuito, durante as duas horas de duração você terá acesso às dicas de consultores de e-commerce que compartilham suas experiências, além de dicas, ferramentas, planilhas e tutoriais específicos. 

As aulas oferecem informações aprofundadas sobre:

7. Técnicas de Persuasão em Vendas – Linkedin Learning

Outro curso gratuito disponível no Linkedin Learning, “Técnicas de Persuasão em Vendas” é voltado para iniciantes e foca no treinamento de técnicas de persuasão. 

A ideia é que o aluno desenvolva habilidades importantes na hora de uma negociação.

O curso tem duração de 1 hora, é 100% online e aborda os seguintes pontos:

  • o papel da psicologia nas vendas;
  • prospecção;
  • reunião inicial;
  • qualificação;
  • apresentação;
  • objeções;
  • negociação;
  • fechamento;
  • indicações.

8. Estratégias de vendas para o comércio eletrônico – Sebrae

Mais uma opção do SEBRAE, o curso “Estratégias de vendas para comércio eletrônico”, além de ser um conteúdo intermediário, tem o foco no e-commerce, ótimo para empreendedores online. 

Com 3 horas de duração, as aulas incluem:

  • Situando-se no comércio eletrônico;
  • Promovendo o e-commerce;
  • Técnicas de venda para a internet;
  • Consolidando o seu e-commerce.

9. Alinhamento entre vendas e marketing – FGV Online

Para quem já está bem acostumado com vendas e busca uma abordagem mais avançada, vale a pena conferir os cursos da Fundação Getúlio Vargas.

Entre opções pagas e gratuitas, online e presencial, a que se destaca é o curso de “Alinhamento entre vendas e marketing”.

O curso tem 5 horas de duração, não oferece certificado e aborda os seguintes pontos:

  • Conceito de vendas e marketing;
  • Objetivos da área de vendas;
  • Evolução das abordagens de vendas;
  • Tipos de compradores.

10. Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais – Universidade de Michigan 

Por fim, que tal um curso de uma das mais renomadas universidades norte-americanas totalmente gratuito, online e em português

Em parceria com a Coursera, o curso “Negociações de sucesso” é um conteúdo avançado.

A formação possui 6 semanas de duração e oferece certificado. 

Mesmo sendo online, o curso tem data marcada, afinal, algumas aulas são ministradas ao vivo. Os principais tópicos abordados são:

  • Planejamento de negociações;
  • Execução de planos;
  • Criação de contratos;
  • Colocando em prática.  

Veja também: Storytelling para vendas: use histórias para vender mais

11. Curso de vendas Senac Gratuito – Técnicas Campeãs de Vendas

O Curso de vendas Senac gratuito oferece “técnicas campeãs de vendas” para alunos no formato EAD. 

Segundo a própria página deste curso de vendas, a ideia é aperfeiçoar conhecimentos dos inscritos com o intuito deles aprenderem técnicas exclusivas que agreguem mais valor às ofertas comerciais e que também colaborem para a negociação.

O curso oferece certificação para quem acertar pelo menos 70% das perguntas realizadas na avaliação final e a carga horária é de apenas 20 horas. Entretanto, há um prazo máximo de 30 dias para que o aluno finalize o curso.

Confira o vídeo de demonstração do curso de vendas Senac gratuito:

Qual é o melhor curo de vendas pago? 5 opções

Para você que já tem experiência em vendas, talvez os cursos gratuitos possam ser introdutórios demais.  Por isso, organizamos também uma lista com opções pagas que possuem um conteúdo mais robusto, técnico e completo. Veja a lista completa e os links de acesso:

  1. Alta Performance em Vendas, para profissionais de vendas – Instituto VendaMais
  2. Formação especialista em Vendas – Thiago Concer
  3. Cursos de vendas – IEV 
  4. Gestão de Equipes Comerciais 2.0 – Instituto VendaMais
  5. Formação de Profissionais de Vendas – Instituto Nacional de Vendas

1. Alta Performance em Vendas, para profissionais de vendas – Instituto VendaMais

Abrindo nossa lista, “Alta Performance em Vendas, para profissionais de vendas”, do instituto VendaMais, é direcionado para empreendedores que buscam atingir a excelência em vendas, logo não é um conteúdo para iniciantes. 

Ele mostra ferramentas e técnicas úteis para melhorar a performance. 

A formação acontece uma vez por ano, é 100% online, mas possui aulas ao vivo. Veja os módulos do curso que custa R$595,00 por participante:

  • Introdução;
  • Planejamento;
  • Prospecção;
  • Abordagem;
  • Levantamento de necessidades;
  • Proposta de valor;
  • Negociação;
  • Fechamento;
  • Pós-venda;
  • Encerramento.

2. Formação especialista em Vendas – Thiago Concer

Um dos palestrantes mais renomados quando o assunto é vendas, Thiago Concer é um dos fundadores do IEV (Instituto de Especialização em Vendas) que conta com clientes do gabarito da Peugeot, Suvinil, Claro, Santander, entre outros.

Seus cursos costumam ser bem práticos e objetivos, é o que acontece com a “Formação especialista em vendas”, que custa R$997 na Hotmart. 

Os principais pontos abordados são:

  • Como contornar objeções;
  • Como achar novos cliente;
  • Os segredos do sucesso do fechamento de vendas;
  • Ferramentas para  conquistar novos clientes.

3. Cursos de vendas – IEV

Por falar no IEV, a plataforma possui diversos outros cursos voltados para vendas e gestão que vão desde os níveis mais iniciantes até cursos mais avançados. Ao todo, a plataforma oferece atualmente 13 cursos nessa área:

  • Programação Neurolinguística Aplicada a Vendas;
  • Como Vender Para Grandes Empresas;
  • Especialização em Vendas;
  • Gestão de Equipes Comerciais;
  • Especialização Avançada em Vendas;
  • Representante Comercial – O Vendedor Empreendedor;
  • Gestão de Carteira de Clientes;
  • Negociação Avançada;
  • Venda Consultiva;
  • Inteligência Relacional Aplicado a Vendas;
  • Formando uma Equipe de Representantes;
  • Princípios da Alta Performance;
  • Venda Consultiva de Alta Performance.

4. Gestão de Equipes Comerciais 2.0 – Instituto VendaMais

Apesar de ter 10 meses de duração, o curso de “Gestão de Equipes 2.0”, do Instituto VendaMais, tem uma abordagem prática e conta com o auxílio do Raul Candeloro, um dos maiores especialistas na área comercial no Brasil.

Cada módulo tem a duração de um mês, totalizando 10 módulos. O curso acontece uma vez por ano e tem o custo de R$530 por aluno.

Um diferencial da formação são os as cortesias adicionais como:

  • Power VendaMais: 22 vídeo aulas de treinamento para sua equipe de vendas com cápsulas de conhecimento do Raul
  • 1 ano de assinatura da VendaMais Premium
  • Curso PAP – Princípios da Alta Performance de graça
  • 1 mês da revista VendaMais grátis
  • Webinário com Raul Candeloro e Marcelo Caetano 
  • 4 videoaulas com alguns dos maiores especialistas do Brasil em vendas

5. Formação de Profissionais de Vendas – Instituto Nacional de Vendas

Por fim, outro curso interessante para quem busca algo mais robusto e completo é o de “Formação de Profissionais de Vendas”.

O grande diferencial é a oportunidade de fazer três tipos de formações diferentes, que vão do iniciante ao avançado.

Os cursos possuem aulas ao vivo, com data marcada e sua duração é de cerca de 3 meses.  Os valores variam indo de R$1.500 a R$3.700. 

Todos tem como base os pilares fundamentais a carreira de um vendedor profissional segundo o instituto, são eles:

  • A Matemática da Venda;
  • A Ciência da Venda;
  • A Ciência da Negociação;
  • As 10 Competências Fundamentais;
  • Técnicas de Motivação.

E aí, qual dessas opções de curso de vendas você fará primeiro? Pronto para dar o próximo passo nos seus resultados de vendas? 

Então além de investir em sua capacitação com os cursos de vendas que listamos acima, você também deve começar a investir em ferramentas como o CRM de Vendas da Zendesk.

Entenda o papel da IA para aprimorar a experiência do cliente e vender mais com esse treinamento exclusivo da Zendesk: Intelligent CX: o impacto da IA na experiência do cliente.

Use inteligência artificial para obter insights dos seus clientes e orientar as interações comerciais da empresa para ter o máximo sucesso na hora de fechar negócios. 

O sistema é vital para uma excelente gestão de prospectos, leads e compradores, além de ajudar a melhorar a produtividade e os processos da sua equipe.

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