Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

Pesquisa exploratória, descritiva ou explicativa: entenda como funciona

Por Zendesk

Última atualização em 21 fevereiro 2024

Começou a realizar uma pesquisa e não sabe em qual caracterização ela se encaixa? Aqui, falaremos sobre as pesquisas exploratórias, descritivas e explicativas com detalhes para que você consiga identificar sem demora qual rumo sua pesquisa está tomando.

Entenda que você precisa, primeiramente, escolher bem qual metodologia deseja utilizar em sua pesquisa para que consiga alinhar ao seu objetivo principal.

Há três tipos básicos de pesquisas que são:

  • Pesquisas exploratórias;

  • Pesquisas descritivas; e

  • Pesquisas explicativas.

Vamos entender as diferenças entre elas e conhecer suas aplicações nos próximos tópicos. Acompanhe!

Diferença pesquisa exploratória descritiva ou explicativa

Neste tópico falaremos brevemente sobre a diferença entre pesquisa descritiva e exploratória e também explicativa, para que você termine de ler o artigo com maior familiaridade sobre o tema.

As pesquisas exploratórias visam uma maior familiaridade entre o pesquisador e o objeto de estudo, pois geralmente são assuntos pouco explorados, deste modo, estudos de casos são muito utilizados nessas pesquisas.

A pesquisa descritiva se assemelha muito com a pesquisa exploratória, porém a diferença entre a pesquisa exploratória e descritiva é que na descritiva o pesquisador já possui familiaridade com o objeto de estudo, no entanto seu principal objetivo é proporcionar uma nova perspectiva sobre uma realidade já observada.

Já na pesquisa explicativa, o objetivo é explicar a causa de determinado problema no objeto de estudo. Mostram a realidade ao explicar o porquê da coisa. Costumam no entanto dar continuidade às pesquisas exploratórias e descritivas com uma visão mais detalhada.

Agora que já citamos as principais diferenças entre as pesquisas exploratórias, descritivas e explicativas,  conheça mais sobre cada uma delas de forma simples e direta, porém com riqueza de informação.

Pesquisa exploratória

Geralmente é o início de um projeto. Busca hipóteses para algum tema, o que abre espaço para novas pesquisas a respeito. Esse tipo de pesquisa tende a observar e compreender os diversos aspectos do tema estudado.

Ela é aplicada de forma que o pesquisador se torne próximo do que está sendo estudado e permite ainda que o próprio pesquisador escolha a forma mais adequada para sua pesquisa, abrindo espaço para que ele decida quais as questões que necessitam de maior atenção.

No entanto, para entender o que é o método de pesquisa exploratória, é importante compreender que ele tem como objetivo explorar e costuma envolver:

  • entrevistas com pessoas que tiveram experiência com o problema que está sendo pesquisado;

  • análises de exemplos que estimulem a compreensão;

  • pode vir a conter alguma referência bibliográfica.

Algumas vantagens de uma pesquisa exploratória:

  • checar antecipadamente os problemas sobre o assunto em questão;

  • ter noção da precisão de novas pesquisas na área em questão;

  • pesquisa de foco, sem tornar muito amplo a discussão sobre o objeto de estudo.

O que é uma pesquisa exploratória qualitativa?

Métodos qualitativos são muito utilizados em pesquisas exploratórias , veja alguns deles  e suas características a seguir.

  • Focus Group: refere-se ao método qualitativo mais utilizado em pesquisas, onde um grupo de indivíduos se reúnem para discutir sobre determinado tópico de interesse da empresa ou pessoa que criou determinado grupo. Possui uma reunião guiada por um moderador que faz as pautas pertinentes à discussão de modo que todos possam participar e dar sua contribuição.
  • Entrevistas em profundidade: tem a mesma lógica do Focus Group, a diferença está no número de entrevistados que é um por vez ao invés de uma reunião com todos juntos. Existe um roteiro preestabelecido e o entrevistador faz a condução de acordo com as respostas do entrevistado.
  • Técnica projetivas: são dados estímulos vagos e rasos ao indivíduo, que deve construir ou descrever uma história em torno do que foi estabelecido para a entrevista.

Pesquisa descritiva

É uma pesquisa que tem como objetivo descrever características de uma população, amostra, contexto ou fenômeno. São utilizadas, na maioria das vezes, para construir relações entre as variáveis nas pesquisas quantitativas.

Quando são realizadas em modo quantitativo, buscam a identificação e descrição de características de grupos de pessoas ou fenômenos. Já quando feitas em modo qualitativo, utilizam mapas, modelos ou quadros descritivos para categorizar características.

Essa forma de pesquisa, visa se aprofundar no que já foi explorado nas pesquisas exploratórias, buscando características que melhor descrevem o objeto de estudo.

Uma pesquisa descritiva pode ser tanto qualitativa quanto quantitativa, portanto você deve escolher o que melhor se encaixa em sua abordagem.

Tipos de pesquisa descritiva

  • Levantamento;

  • Correlacional;

  • Desenvolvimentista;

  • Formação de consenso;

  • Estudo de caso;

  • Análise de trabalho.

Veja também:

Pesquisa explicativa

A pesquisa explicativa visa estudar as causas sobre o objeto de estudo. No entanto, esse tipo de pesquisa tem como principal objetivo explorar algo novo, sendo utilizada como uma tentativa de conectar dados para compreender as causas e efeitos de determinado fenômeno sobre o objeto de estudo.

A complexidade desse tipo de pesquisa se dá justamente por ela não se tratar apenas de uma pesquisa de análise/interpretação do objeto , mas por identificar a causa daquilo que vem sendo estudado.

As pesquisas explicativas são mais estruturadas do que as demais com os demais alcances, além de trazerem sentido e entendimento ao objeto de estudo.

Formas de realizar pesquisas explicativas

  • Realize estudos descritivos e exploratórios: conheça as informações que já existem sobre o seu objeto de estudo e faça uma análise detalhada.

  • Identifique as variáveis: as variáveis são as medidas e classificações que você precisa conhecer para estabelecer relações entre elas.

  • Colete os dados: defina os instrumentos para coleta de dados e reúna o máximo de informações respeitando o estudo já feito sobre o tema.

  • Teste as hipóteses levantadas: as hipóteses levantadas devem ser testadas para identificar as possíveis causas e efeitos entre as variáveis.

Para aumentar a confiabilidade das pesquisas explicativas é realizando experimentações das mesmas variáveis diversas vezes. A repetição possibilita que sejam identificados resultados semelhantes servindo de embasamento para explicação de resultados.

Essas são as formas de pesquisa mais utilizadas pelas empresas na atualidade, cada uma com seu próprio objetivo, sendo que todas podem agregar e otimizar resultados em todos os setores disponíveis em seu negócio.

Histórias relacionadas

Artigo
8 min read

Veja os custos e onde contratar outsourcing de desenvolvedores

O mercado de terceirização de Tecnologia da Informação (TI) deve ultrapassar US$ 806 bilhões até 2029,…

Artigo
14 min read

Como a metodologia Canvas te ajuda a entender seu negócio?

Elabore estratégias mais assertivas para o seu negócio com as 9 etapas da metodologia Canvas. Conheça seus benefícios e comece a usar já!

Artigo
9 min read

Chatbot de inteligência artificial da Zendesk: aprimore o atendimento!

Saiba para que serve o chatbot de inteligência artificial, como implementar com a Zendesk e otimize a experiência do cliente.

Artigo
12 min read

O que é ferramenta de atendimento omnichannel? Entenda porque investir

Conheça as vantagens de uma ferramenta de atendimento omnichannel e descubra como implementar essa estratégia com a Zendesk.