Artigo • 5 min read
Customer service e customer experience: conheça as 3 principais diferenças e saiba como usá-los para fidelizar seus clientes
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 5 Mai 2021
As empresas estão buscando cada vez mais colocar o cliente no centro dos seus negócios. Uma das principais estratégias utilizadas para colocar isso em prática tem sido aliar os conceitos de customer service e customer experience para fidelizar os consumidores.
Investir em customer experience e em customer service é um grande diferencial perante a concorrência. Isso é demonstrado por três dados disponíveis no Relatório de Tendências da Experiência do Cliente para 2021 da Zendesk:
75% dos clientes disseram estar dispostos a gastar mais para comprar de empresas que proporcionam uma boa experiência ao cliente.
63% dos gestores de experiência do cliente dizem que sua empresa vem priorizando a experiência do cliente há mais de um ano
Aproximadamente 80% dos consumidores entrevistados no Brasil dizem que a experiência do cliente é mais importante agora do que um ano atrás e que mudariam para um concorrente após uma experiência ruim.
Para colocar isso em prática, é preciso entender o que é customer service e customer experience, as suas diferenças e saber como usá-los na estratégia da sua empresa.
O que é customer experience?
A experiência do cliente, também conhecida como customer experience (CX), é constituída pela soma de todas as interações que um cliente teve com a sua empresa ao longo da jornada do consumidor.
Isso engloba desde a descoberta do produto, passando pela pesquisa, atendimento e o pós-venda. São todos os contatos que ele tem com blogs, redes sociais, serviços de atendimento, uso dos seus produtos e os suportes que recebeu até o momento da fidelização.
Os três principais componentes envolvidos em customer experience são:
A tecnologia
O design
O suporte ao cliente
Customer experience é um dos principais fatores de sucesso de um negócio e envolve diferentes departamentos, como marketing, vendas e atendimento ao cliente.
Um segredo de sucesso da customer experience dentro da empresa é que todos os pontos de interação de um cliente com a sua marca devem estar conectados. Dessa forma, todos os setores entendem a jornada do consumidor e há um fluxo orgânico entre os diferentes canais da empresa.
O que é customer service?
O customer service (serviço ou atendimento ao cliente), por sua vez, é uma parte mais pontual e fundamental de customer experience. Ele engloba todo o atendimento e assistência que a sua empresa dá ao cliente ou potenciais consumidores, antes, durante e depois da compra.
A área atende às demandas dos clientes que envolvem reclamações, insatisfações, dificuldades e atua proativamente para evitar que esses problemas ocorram novamente.
Um ponto muito importante do customer service é que ele deve ser a parte mais humanizada da customer experience.
É preciso personalizar e humanizar o atendimento, escutando atentamente as demandas do cliente para resolver os problemas trazidos. Isso faz com que a sua empresa demonstre preocupação e melhore o relacionamento com o consumidor.
Esse tipo de atendimento humanizado deve estar disponível em todas as etapas da jornada da experiência do consumidor, especialmente no pós-vendas.
Isso é fundamental para a sua empresa fidelizar clientes, como mostra a pesquisa da Zendesk: 49% dos consumidores entrevistados querem que os agentes tenham empatia.
Quais as 3 principais diferenças entre customer service e customer experience?
As três principais diferenças entre customer service e customer experience são:
- O tipo de experiência proporcionada: o customer service promove uma experiência mais pontual e específica, enquanto a CX promove uma experiência mais holística, focada em toda a jornada
- O tipo de comportamento dos times: o time de customer service costuma ter um comportamento mais reativo aos problemas dos consumidores, enquanto a CX tem um comportamento mais proativo, planejando todos os pontos de contato do consumidor com a empresa ao longo da sua jornada
- O tipo de relação com o cliente: a relação da CX é mais longa com o consumidor, enquanto a do customer service é mais curta e focada em eventos isolados, além de se esforçar ao máximo para ser o mais humanizada possível
Apesar de existir uma confusão entre os termos, eles atuam de maneiras distintas, porém interligadas, na sua estratégia de conquista, retenção e fidelização dos consumidores, sempre colocando o cliente no centro dos processos.
Como usar customer service e customer experience na estratégia de fidelização do cliente?
Tanto customer experience quanto customer service buscam diminuir os custos da sua empresa, melhorar a relação com o cliente e consequentemente fidelizá-los. Mas como isso acontece na prática?
Durante a prestação de atendimento ao cliente, na área de customer service, é preciso ter paciência, conhecimento sobre o produto e uma escuta atenta para oferecer as soluções que o consumidor precisa.
Para ter um bom customer service é preciso:
- Oferecer um serviço de atendimento 24 horas por dia ao cliente, por meio de tecnologias de autoatendimento
Criar um mapa dos serviços oferecidos
Personalizar o atendimento
Escutar e acompanhar o cliente para ter certeza que o problema foi resolvido
Já para se ter uma boa customer experience é preciso:
Investir no customer service
Reduzir ao máximo os passos para o cliente realizar a compra
Avaliar as oportunidades por meio de softwares como CRM
Ter um design amigável para manter uma boa experiência ao cliente
- Monitorar e avaliar os indicadores de CX estabelecidos pela gestão para promover as mudanças necessárias
Avaliar as taxas de satisfação e conversão, entre outras, para estar constantemente aprimorando os processos e equipes é fundamental. Também é interessante conhecer exemplos de customer experience para inspirar a sua empresa.
Não há uma linha rígida separando customer service de customer experience, por isso é fundamental pensar ambos integrados às práticas de customer success.