Um bom atendimento ao cliente pode resultar em mais negócios não só do comprador, mas também dos contatos pessoais ou profissionais com os quais ele compartilha essas experiências positivas. Infelizmente, as experiências ruins podem ter o mesmo impacto (se não um ainda maior) se o cliente aconselhar seus amigos, familiares e colegas de trabalho a evitarem os produtos ou serviços.
As pequenas empresas têm uma chance de se diferenciarem oferecendo atendimento ao cliente excelente. Operações relativamente pequenas geralmente conseguem responder com maior flexibilidade e desenvolver relacionamentos pessoais mais profundos com os clientes frequentes. No entanto, qual importância que os clientes dão para isso? O nível de atendimento ao cliente fornecido pelas pequenas empresas ajuda ou atrapalha? Os clientes escolherão fornecedores menores se o atendimento deles for melhor do que o de empresas maiores e com preços melhores? O que as pequenas empresas podem fazer para garantir que estão concentrando seus esforços nas áreas que seus clientes valorizam mais?
O relatório a seguir, O impacto do atendimento ao cliente em pequenas empresas no Brasil, criado pela Dimensional Research em junho de 2019, é baseado em uma pesquisa com mais de 500 pessoas que receberam suporte de uma pequena empresa nos últimos dois anos. Baixe o relatório abaixo para saber mais sobre o impacto do atendimento ao cliente nos resultados comerciais de pequenas empresas.
Principais descobertas:
O atendimento ao cliente excelente pode ser uma vantagem clara para pequenas empresas
A longo prazo, o atendimento ao cliente afeta diretamente a receita de pequenas empresas
Os canais de comunicação são importantes para clientes de pequenas empresas