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Data driven marketing: o que é e como tomar decisões com base em dados?
Por Zendesk
Última atualização em 23 fevereiro 2023
A área de marketing das empresas é muito importante para o bom desenvolvimento dos negócios, pois é por meio dela que as empresas empreendem e atraem seu público. Por isso, muitas estratégias digitais, como o data driven marketing, têm sido implementadas nesse setor, no intuito principal de melhorar seus resultados.
O data driven marketing é um área do data driven, usado pelos empreendimentos para entender dados e basear decisões específicas do setor de marketing, e, essa estratégia tem se fortalecido muito no mercado, que, impulsionado pelas transformações digitais, utiliza ferramentas para ampliar o plano de ação dos negócios.
Segundo o estudo 100 Data and Analytics Predictions Through 2021 da Consultoria da Gartner, nos últimos 3 anos, as empresas produziram mais de 90% do total de dados armazenados, e isso representa milhões de terabytes de informações que precisam ser aproveitadas.
Se você quer aproveitar melhor as informações da sua empresa, e criar estratégias de crescimento baseadas na cultura data driven, leia este artigo!
O que é cultura Data Driven?
A cultura data driven é uma estratégia onde os negócios apoiam suas decisões nos dados de boa qualidade, colhidos em tempo real por ferramentas de gerenciamento utilizadas no dia a dia dos empreendimentos.
Normalmente, as tecnologias utilizadas na absorção de dados da empresa se baseiam em Inteligência Artificial (AI), e também a outras tecnologias, como big data, business analytics e business intelligence, aplicadas a plataformas como CRM’s e ERP’s.
Todas as decisões tomadas com base na análise e interpretação de dados, tem muito mais chances de guiar o empreendimento para o sucesso, considerando que essas informações fazem parte do fluxo de dados da própria empresa.
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E data driven marketing o que é?
Para quem não sabe o que é data driven marketing, também conhecido como marketing orientado a dados, ou DDM, trata-se de um método muito semelhante à cultura data driven, pois, nessa estratégia data driven os dados da empresa também são determinantes na tomada de decisões.
No entanto, a grande diferença está na aplicação das informações colhidas. No data driven marketing, todos os dados utilizados qualificam decisões focadas em estratégias de marketing, ou seja, eles guiam o caminho para o desenvolvimento de campanhas, planejamentos e metas para o setor de marketing do negócio.
Com essa cultura de tomada de decisões baseadas em dados, os profissionais de marketing conseguem ter uma melhor percepção das tendências dos consumidores do negócio, e transformam essas informações em insights valiosos. Tudo isso usando os seguintes pilares:
- big data: volume, variedade e precisão;
- velocidade de processamento;
- matemática e estatísticas;
- indicadores inteligentes;
- usabilidade e design para exibir resultados.
Além disso, usando o marketing orientado a dados, os empreendimentos criam campanhas de marketing muito mais eficientes, e as experiências dos clientes são aprimoradas, sem falar no índice de ROI, que passam a ser muito melhores, tornando essa estratégia muito positiva para o setor de diversas formas.
Diferenças entre data driven marketing e marketing tradicional
Agora que você já entendeu o que é data driven marketing, é importante deixar claras as diferenças dessa estratégia para o marketing tradicional.
No marketing tradicional a tomada de decisões se baseia em dados empíricos, os dados são captados de maneira limitada e isolada, a consulta de relatórios é periódica, gerados a partir de uma comunicação completamente generalista e baseada em históricos de compras.
Já no data driven marketing, todas as decisões são relacionadas com dados estatísticos e em tempo real, colhidos por diversas fontes, por meio de uma comunicação personalizada e automatizada, que gera diversos insights de maneira contínua.
Ambas as aplicações auxiliam na criação de campanhas, na determinação do público-alvo, e também dos melhores canais para o empreendimento realizar suas estratégias de marketing, porém, com o data driven marketing, as empresas tendem a ter resultados muito mais expressivos e direcionados para o sucesso.
Como estruturar uma estratégia data driven marketing?
Existem algumas características importantes, que todo negócio que deseja adotar a estratégia data driven marketing precisa estar atenta, para que os resultados esperados com essa ferramenta de gestão de dados sejam alcançados. Confira.
Definição de objetivos
O primeiro passo para a implementação de qualquer processo, seja ele de marketing ou não, é a definição de objetivos.
Todo negócio precisa saber: seu público, segmento de atuação, quais necessidades seu produto ou serviço ajudará, dentre outros pormenores, que guiam um empreendimento para o sucesso.
Com isso tudo isso bem definido, o negócio consegue planejar melhor suas estratégias, e fazer com que os resultados sejam sempre guiados por sua missão e valores.
Análise do mercado
Com os objetivos definidos, o próximo passo para a implementação do marketing orientado a dados, é a realização de uma boa análise de mercado, para que o setor entenda não só quem são os clientes do negócio, mas também quem são os concorrentes.
A análise do mercado gera dados importantíssimos para a criação de estratégias focadas nas necessidades individuais dos consumidores, e de diferenciais de mercado para o empreendimento. Isso auxilia o negócio a estruturar melhor suas campanhas, e entender exatamente a jornada dos clientes.
Além disso, a análise do mercado baseada em dados, guia também a definição de metas, a criação de indicadores de desempenho, para que a empresa foque nas estratégias certas.
Colaboração
Um empreendimento que se apoia em uma cultura data driven marketing, precisa ter ciência que os dados são benéficos para toda a organização, e, para eles serem bem utilizados, precisam ser compartilhados entre os setores.
Investimento em tecnologia
Não dá para usar uma estratégia data driven marketing sem usar uma boa ferramenta para a captação dos dados. O investimento em tecnologia é uma necessidade dessa estratégia, pois ela só funciona bem quando apoiada em softwares, como CRM’s, ERP’s, plataformas de atendimento, e outras.
Segundo o relatório CX Trends Report 2021, da Zendesk, 75% das empresas precisaram antecipar a aquisição de novas tecnologias desde março de 2020, e esse movimento fortaleceu e acelerou ainda mais a transformação digital e o uso do marketing orientado a dados, já que esse investimento tende a facilitar as decisões das empresas.
Principais ferramentas de automação para usar no marketing orientado a dados
- CRM: Customer Relationship Management, conhecido popularmente pelo acrônimo CRM, é um software que organiza todos os pontos de contato entre clientes e empresas.
Essa ferramenta é utilizada para armazenar dados de interações durante a jornada de compra, e auxilia os negócios a monitorar tanto os consumidores como seus agentes de atendimento.
- Ferramentas de BI: BI é o acrônimo de Business Intelligence, e as ferramentas dessa estratégia ajudam as marcas a coletar dados de diferentes maneiras e canais, facilitando a leitura do comportamento dos clientes.
Diversas ferramentas gratuitas do Google exercem a função de coleta de dados, e são consideradas ferramentas de BI, como o Google Analytics, Google Ads, Google Data Studio e outras.
Relatório sobre tendências da experiência do cliente
Criação de campanhas de marketing personalizadas
Toda campanha de marketing precisa de bons dados, pois são eles que direcionam as estratégias do empreendimento. Esses dados podem ser colhidos por meio de:
- e-mail marketings;
- conteúdos de blogs ou site do empreendimento;
- redes sociais;
- mensagens enviadas por meio de redes sociais;
- reclamações e elogios em canais de atendimento;
- acesso a páginas de produtos;
- preenchimento de landing pages.
E, é por causa dos dados colhidos nessas ferramentas de atração, que as empresas conseguem melhorar ou personalizar seus conteúdos, que passam a ter um potencial de conversão e retenção de consumidores muito mais abrangente.
Os negócios podem coletar dados utilizando o data driven marketing das seguintes maneiras:
- realizando testes A/B;
- personalizando campanhas;
- otimizando a experiência de consumo dos clientes;
- integrando conteúdos de marketing e vendas de maneira inteligente;
- criando conteúdos mais relevantes;
- dentre outras maneiras.
Mensuração de dados
Todo software armazena dados, ou, pelo menos a maioria deles, gerando relatórios de desempenho importantes para os negócios.
É fundamental que o empreendimento sempre avalie esses relatórios, para identificar se os KPIs estão atualizados conforme as metas de marketing da empresa. Isso ajuda a determinar se o data driven marketing está atingindo as metas estipuladas, e quando mudanças precisam ser feitas.
Treinamento da equipe de marketing
Mesmo que seu setor de marketing conte com todos os quesitos anteriores aqui apresentados, será muito difícil que ele desenvolva bons resultados de marketing orientado a dados, se a equipe não estiver alinhada e focada nos resultados dessa estratégia.
O time de marketing precisa ser treinado, para que o uso dos dados realmente guie o empreendimento para o sucesso, pois, são os colaboradores os responsáveis por fazer a roda de dados funcionar, e se eles não estiverem alinhados com essa ferramenta, sua aplicação não será eficiente.
Quais as vantagens do marketing orientado a dados?
Não há dúvidas que a aplicação do marketing orientado a dados nas estratégias do setor de marketing de uma empresa proporcionam muitos benefícios para o empreendimento. Confira alguns deles a seguir.
Auxilia no reconhecimento do consumidor ideal
O data driven marketing é uma estratégia que permite às empresas afunilar a interpretação de dados de clientes, de maneira bem específica e focada, isso auxilia esses empreendimentos a identificarem informações de personas ideais para seus negócios.
Ajuda na criação de conteúdos relevantes
Segmentação possibilita a criação de conteúdos relevantes, a fim de gerar expectativa e atrair consumidores ideias.
Com o marketing orientado a dados, os negócios conseguem entender exatamente quem são seus clientes, e, com isso, direcionar toda a criação de conteúdos de marketing, isso reflete em resultados mais expressivos para as campanhas do empreendimento.
Permite escolher os canais certos para divulgação
Os dados podem auxiliar na definição dos canais mais adequados para a manutenção do relacionamento da empresa com seus consumidores, já que diversas das ferramentas automatizadas usadas na estratégia permitem descobrir quais canais trazem mais clientes à marca.
Essa descoberta pode ser feita por meio de pesquisas, onde a marca questiona o consumidor como ele conheceu a empresa, ou por meio de links rastreáveis, mas essa opção exige que a empresa utilize alguma ferramenta automatizada.
Insights valiosos
Dados guiam as empresas por caminhos estratégicos, e, ao acompanhar todas as informações colhidas da jornada de compra dos clientes, diversos insights valiosos podem ser gerados.
Com informações direcionadas, os empreendimentos segmentam melhor seu público-alvo, criam campanhas e desenvolvem soluções, que, sem os dados, não seria possível.
Leia também: “Insights de marketing: entenda como o seu negócio pode mudar a partir de dados.”
Outros benefícios
Além das vantagens destacadas, ao usar o data driven marketing as empresas também observam:
- aumento da conversão e satisfação do clientes;
- otimização da experiência dos consumidores;
- melhor aplicação dos recursos;
- possibilidade de testar mais estratégias;
- redução dos custos;
- redução do índice de erros do negócio;
- e muito mais.
Quais os desafios do data driven marketing?
Apesar do data driven marketing parecer e realmente ser uma estratégia que soma muitos benefícios para os negócios, é preciso dizer que se o empreendimento não basear esse método em boas práticas, como completude, precisão, oportunidades, relevância e formato, será muito difícil que os resultados sejam positivos.
Por ser uma tática que envolve dados, a empresa precisa ter uma série de cuidados com leis e normas, sempre observando a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil. Além disso, a utilização dessas informações deve ser transparente, e de forma alguma o negócio deve ser, ou parecer invasivo ao utilizar dados.
Outro fator importante deste método diz respeito a integração dos dados. De nada adianta o setor de marketing criar diversas soluções e campanhas baseadas em dados, se essas informações não forem compartilhadas com todo o negócio, e, principalmente com os agentes de atendimento, que, geralmente, são o primeiro contato entre empresa e cliente.
Por fim, para que a estratégia de data driven marketing seja eficiente, é essencial que a empresa utilize ferramentas que alinhem tecnologia, simplicidade, gerenciamento e estratégico, otimização e sincronia, para que os insights sejam sempre acionáveis e acessíveis para todos da organização.
Nossa dica, para quem deseja iniciar uma captação de dados eficiente, que possibilite uma boa análise e monitoramento das necessidades dos clientes, é a implementação do Zendesk para atendimento ao cliente do negócio.
Essa ferramenta facilita o atendimento ao consumidor, e permite que a empresa integre todos os dados relevantes usando uma poderosa programação, que possibilita integração entre setores, e ainda oferece uma visão unificada do pipeline da empresa e fluxo de compra dos clientes.
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