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Artigo 14 min read

Desenvolvimento de liderança: 4 dicas para aplicar na sua empresa

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Em um mundo pós-pandêmico, o desenvolvimento de liderança se tornou imprescindível, já que os formatos de trabalho mudaram e estamos vivendo um novo momento do mercado, que ainda traz incertezas.

Um levantamento realizado pela Robert Half em parceria com a Fundação Dom Cabral, revelou que um pouco mais da metade dos executivos não estão se sentido seguros com suas lideranças subordinadas.

Esse dado pode ser um sintoma da mudança abrupta que passamos nos últimos 2 anos. Diante disso, o desenvolvimento de liderança se torna cada vez mais necessário.

Entenda mais sobre a importância de desenvolver bons líderes, o papel do líder na organização, suas principais características e como fomentar lideranças na sua empresa.

O que é o desenvolvimento de liderança?

O desenvolvimento de liderança é um conjunto de ações que uma empresa adota para criar e aperfeiçoar coordenadores, gestores e diretores que já estão no quadro de funcionários da empresa.

Ele também é aplicado para identificar talentos que estão em cargos com menor grau de senioridade, mas que tem potencial para trilhar o caminho e se tornarem líderes no futuro.

Um plano de carreira, que mostra para o colaborador que ele pode assumir uma posição de liderança (caso ele tenha aptidão para o desafio) torna-se muito mais chamativo quando estamos falando em atração e retenção de talentos.

Essa estratégia é muito positiva, pois os colaboradores que ali estão já têm aderência com a cultura da empresa, conhecem as normas e sistemas e, além disso, há o fator motivacional.

Outro ponto pertinente, é o fato de que um programa de liderança é capaz de desenvolver líderes melhores, com as competências adequadas para levar uma equipe a sua melhor performance. 

Esses líderes estão habilitados a manter um bom relacionamento com o time e atender a estratégia de crescimento da empresa.

Você sabe quais são as 4 soft skills de liderança para ser um bom gestor? Clique e descubra!

Qual a importância do desenvolvimento de liderança?

Fomentar o desenvolvimento de liderança na sua empresa pode trazer inúmeros benefícios e vantagens para o dia a dia do seu negócio.

1. Melhoria do clima e engajamento da equipe

Um dos pontos altos do desenvolvimento de liderança é o relacionamento do líder com sua equipe. Ele sabe motivar, dar feedbacks, prestar assistência e tratar de assuntos sensíveis sempre usando uma comunicação clara e transparente.

Esse conjunto de ações ajuda a manter o time engajado e na mesma página. 

Além disso, a transparência traz uma sensação de equanimidade entre os colegas, elevando o clima organizacional, tornando-o mais propício à alta performance.

Uma equipe bem engajada e com um bom ambiente tende a aumentar sua colaboração e produzir ainda mais, batendo as metas e atingindo os objetivos do negócio.

Por falar nisso, você sabe como anda o clima aí na sua empresa? Então faça uma pesquisa de clima. Veja mais nesse artigo: Pesquisa de clima: o que é e como fazer a sua?

2. Atração e retenção de talentos

É verdade que quem ocupa um lugar alto na hierarquia exerce uma grande influência na equipe para o bem ou, infelizmente, para o mal.

Um bom diretor, que exerce uma influência positiva sobre seu time, certamente irá reter grandes talentos dentro da organização que irão contribuir para o crescimento do negócio.

O contrário também é verdadeiro, empresas que não aplicam o desenvolvimento de liderança acabam por perder excelentes colaboradores por meio de líderes despreparados e ineficientes.

Um negócio de sucesso, é em primeiro lugar sobre pessoas, por isso, manter líderes capacitados e treinados na gerência de equipes é uma das soluções para diminuir o turnover e atrair mais talentos para a companhia.

Qual o papel do líder?

O trabalho do líder, assim como seu nome diz, é liderar a sua equipe rumo a um objetivo organizacional, mas essa missão não para por aí!

Existem inúmeras atribuições inseridas nesse importante papel como:

  • conhecer a estratégia da empresa como um todo;
  • estar ciente dos resultados que sua equipe precisa alcançar dentro de um período;
  • medir a capacidade de entrega dos trabalhadores para ajustar a rota durante o caminho;
  • gerir pessoas, respeitando os seus perfis comportamentais, com o objetivo de aproveitar o máximo potencial de cada um, tomando cuidado para não sobrecarregar ou subutilizar os membros da equipe;
  • avaliar, orientar e contribuir para o plano de carreira de cada um;
  • fomentar o desenvolvimento de liderança;
  • se adaptar à mudanças.

Quando falamos da carreira dos nossos colaboradores, é muito importante realizar avaliações periódicas. Baixe aqui modelos de avaliação de desempenho e aplique na sua empresa.

E o chefe?

Quando o assunto é líder versus chefe sempre existem grandes discussões acerca do chefe ter características de vilão e o líder apresentar as competências ideais.

Quando procuramos os dois termos no dicionário, nenhum dos dois tem conotação negativa. Então, objetivamente, o chefe é aquele que ocupa uma posição de comando, assim como o líder.

Todavia, há uma definição de líder que o diferencia, ele deve ser uma “pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras.”

Normalmente alguém só consegue exercer influência sobre um grupo quando essas pessoas nutrem algum tipo de admiração ou conexão com ele.

Por isso, pessoas em cargos altos, que não criam nenhum tipo de vínculo ou admiração com sua equipe, acabam sendo chamados de chefes. Em razão disso, é importante ter um programa de desenvolvimento de liderança!

Você é um líder que se adapta facilmente às mudanças? Leia aqui: 7 habilidades essenciais para se adaptar à liderança do futuro.

O que é o programa de desenvolvimento de líderes?

O programa de desenvolvimento de líderes tem o intuito de fomentar a cultura de liderança na empresa por meio de atividades e treinamentos que desenvolvam e reforcem habilidades importantes para formar líderes bem sucedidos.

O processo de desenvolvimento de novos líderes dentro de um programa estruturado conta com várias etapas. Veja exemplos de programa de desenvolvimento de liderança:

  • fazer o alinhamento do programa com os objetivos do negócio;
  • identificar os talentos internos;
  • aguardar a adesão dos interessados;
  • fazer avaliações e pesquisas para saber as competências requeridas para os líderes atuais;
  • criar um plano de desenvolvimento para quem já é líder e para quem ainda não é;
  • realizar avaliações 360.º para verificar a aderência à nova forma de liderar.

Quais são as competências de um líder eficiente?

1. Toma a responsabilidade para si

Quando falamos das competências do líder, uma das principais é o ato de não culpar a equipe quando existem erros. Ou seja, ele deve sempre se colocar como parte da causa e entender que deve orientar sua equipe para que a situação não se repita.

2. Busca aprendizado constante

Um bom líder quer estar sempre preparado, ele busca aprendizado contínuo, e recicla conhecimentos para estar preparado para as inúmeras situações que uma rotina de liderança exige.

Outra fonte de aprendizado para o líder é a própria equipe, já que cada profissional pode contribuir positivamente com o negócio de acordo com suas experiências, sendo assim, o líder pede opinião, considera pontos de vista e pondera na hora de tomar decisões.

3. Está focado na otimização de tempo

Dentre as habilidades de um líder é muito importante que ele saiba gerir o tempo junto ao seu time para que os prazos dos projetos estejam sempre em dia.

É claro que uma gestão eficiente dá prazos factíveis a seus liderados ou provê algum tipo de apoio, quando os prazos são menores devido a alguma urgência.

4. Promove a cultura de liderança

Estar disposto a analisar e perceber talentos dentro de sua equipe para desenvolver novos líderes é uma das competências de um líder bem-sucedido. Por meio disso, a cultura de liderança se fortalece na empresa. 

5. Tem uma comunicação eficiente

Uma característica importante é conseguir se comunicar claramente, mesmo quando as notícias para a equipe não são tão boas. Além disso, uma boa comunicação ajuda a construir uma conexão com os membros do time, elemento essencial para uma liderança de sucesso.

Se você tem um colaborador com algumas dessas características citadas, fique atento, ele pode ser um talento a ser lapidado em um futuro programa de liderança.

Metodologia DISC e os perfis comportamentais de líderes

Apesar de reunir características em comum, nenhum um líder é igual, pois imprimem no seu trabalho diário uma dose da sua personalidade.

É fato que como humanos participantes da mesma sociedade tendemos a certos tipos de comportamento, por isso saber o perfil comportamental quando o assunto é desenvolvimento de liderança pode ser uma excelente premissa.

A metodologia DISC é baseada em testes que apontam o perfil comportamental de cada indivíduo, dentro do viés dessa estrutura. O objetivo é fazer com que as pessoas sejam mais produtivas por estarem exercendo as tarefas adequadas ao seu perfil.

Ela começou a ser aplicada nos anos 70 pelo Dr. Walter Vernon Clarke que usou como base dos testes os estudos de William Moulton Marston, psicólogo, teórico, inventor, escritor de livros e roteirista de quadrinhos norte-americano.

Uma figura notável, nos quadrinhos criador da personagem Mulher Maravilha e no mundo real William também foi criador do teste que deu origem ao polígrafo, o famoso detector de mentiras.

A teoria aponta 4 perfis de comportamento: dominância (D), influência (I), estabilidade (S) e conformidade (C).

O líder de cada perfil

Dominância

Possui as habilidades de um líder executor e otimizador. Ou seja, está sempre em busca de dinamismo e melhorias para os projetos e equipe.

Tem facilidade na hora de gerenciar problemas e grandes obstáculos, são ambiciosos e competitivos, e possui um talento nato para cargos de autoridade. É voltado para resultados.

Influência

Esse líder é um excelente comunicador, extrovertido e amigável. Trabalha bem em grupo e tem capacidade de tornar o time engajado devido a sua influência. Dessa forma, consegue obter resultados satisfatórios e mantém a equipe feliz. É voltado para pessoas.

Estabilidade

Um líder com um perfil planejador é organizado, persistente e 100% focado em entregar as atividades no prazo proposto. São pacificadores e estabilizam o ambiente. Esse perfil é voltado para resultados a longo prazo.

Conformidade

Essa liderança é lógica, técnica e tem simpatia por regras, formalidades e burocracias. São excelentes analistas e têm grande capacidade crítica. É voltado para resultados de alta qualidade.

Quando falamos de perfis comportamentais, não existe melhor nem pior e sim aquele adequado para cada tipo de setor da empresa.

Um líder com perfil de estabilidade, pode ser um excelente gerente de projetos, por exemplo, enquanto um líder influente pode ser um ótimo gestor de uma célula de comunicação ou atendimento ao cliente. 

Por isso, é sempre importante desenvolver líderes com diferentes perfis comportamentais. 

Existem também alguns estilos de liderança que podem se relacionar com esses perfis comportamentais, veja aqui: Perfil de liderança: principais estilos e como tornar-se um líder melhor.

5 dicas para estimular o desenvolvimento de líderes na sua empresa

Briefing para imagem

Estimule o desenvolvimento de líderes na sua empresa em 4 passos!

#1: Seja um exemplo

Colaboradores, principalmente em início de carreira, buscam modelos para se espelharem, um bom gestor, lidera pelo exemplo, inspirando os seus liderados.

#2: Pense no grupo

Uma equipe bem sucedida tem um líder que não está pensando somente nos resultados do negócio, mas também no desenvolvimento do grupo como um todo.

#3: Estimule a contribuição e criatividade

Ouça seus liderados e estimule-os a colocar ideias na mesa, que possam ser discutidas e adotadas, isso os tornará mais confiantes e autônomos. 

#4: Reconheça e recompense

Não adianta motivar seus liderados apenas com frases positivas e atitudes bonitas, eles precisam sentir o efeito dos seus grandes esforços em suas carreiras. Recompense.

#5: Dê os meios para o trabalho acontecer

Metas, prazos, positividade, engajamento… tudo isso vai por “água abaixo” se você não oferecer bons equipamentos e ferramentas para que o trabalho seja executado.

1. Seja um exemplo

Como dizem por aí “o exemplo arrasta”, e é exatamente esse o papel de um líder, ter pessoas que o seguem, que se deixam influenciar por sua personalidade, atitudes e talento.

Se você precisar que seu time desenvolva determinada característica, é preciso em primeiro lugar desenvolvê-la em si mesmo e em breve você verá o comportamento da equipe se espelhar ao seu.

Um líder apático não irá inspirar os demais, é importante vestir a camisa, lutar pela causa, vibrar com as metas atingidas e perseguir a excelência, mesmo quando os desafios são grandes.

2. Pense coletivamente

Um dos principais pontos para o desenvolvimento de liderança é o senso de coletividade. Ninguém vai se sentir engajado se perceber que o líder se importa apenas com os objetivos da empresa.

Pessoas desconfiadas não se deixam guiar, fazem apenas o que tem que fazer, muitas vezes com baixa qualidade e não são cooperativas.

Os integrantes do setor precisam sentir que há alguém olhando para os conflitos do grupo e para o desenvolvimento profissional de cada um.

Eles precisam saber, que antes de mais nada são vistos como pessoas e não como engrenagens de uma máquina.

Nesse caso, não deixe de expressar, individual e  publicamente, a importância de cada um no projeto, sempre que for pertinente.

Leia também: O poder da vulnerabilidade e a relação com a liderança.

3. Estimule a contribuição e criatividade

No desenvolvimento de liderança você desenvolve um time coeso e eficiente, mas que acima de tudo tem capacidade de se tornar líder da sua própria rotina, desenvolvendo autonomia.

Um dos caminhos para desenvolver um colaborador que seu autolidera é saber ouvi-lo, incentivá-lo e solicitar suas contribuições no dia a dia de forma que ele se sinta cada vez mais confiante para assumir novas responsabilidades.

Além de estimular a liderança em cada pessoa, você estará formando uma equipe mais participativa e  com maior capacidade criativa para a resolução de problemas.

4. Reconheça e recompense

Oferecer bons exemplos, ser apaixonado, ouvir, estimular, apoiar e incentivar são essenciais para o desenvolvimento de liderança. 

No entanto, de nada adianta palavras e atitudes bonitas se o indivíduo não se sentir periodicamente recompensado pelo seu esforço.

Há muitas formas de fazer o colaborador se sentir valorizado e feliz, mas nada é tão efetivo e recompensador quanto um avanço na carreira, como, por exemplo, um aumento ou uma promoção.

5. Dê meios para que o trabalho flua

É muito importante que o colaborador tenha ferramentas necessárias para desempenhar o trabalho da melhor maneira possível, do contrário os prazos podem atrasar e a insatisfação no grupo se tornará geral.

As ferramentas vão desde equipamentos físicos como um bom computador e um telefone, um bom ambiente corporativo, até softwares que tornam o trabalho mais rápido e inteligente.

Se você lidera uma equipe que faz atendimento ao cliente, por exemplo, existem ferramentas como a Zendesk que proporcionam uma experiência muito melhor para o cliente e para o seu colaborador.

Usando esse Software de Atendimento ao Cliente a sua equipe fará atendimentos mais rápidos em um sistema com dados integrados que facilita a comunicação quando o caso é enviado a outro agente.

Agora você já sabe tudo para usar no desenvolvimento de liderança da sua empresa! Mãos à obra!

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