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Diagnóstico empresarial: o que é e para que serve?
Por Zendesk
Última atualização em 24 janeiro 2023
Você sabia que, de acordo com pesquisas, apenas 14% dos funcionários das empresas entendem sua estratégia? Quer descobrir se o seu negócio se enquadra na estatística? Então você precisa conhecer o diagnóstico empresarial.
Trata-se de uma série de ações e iniciativas que ajudam a avaliar e desenhar um retrato de cada área da empresa. Essa avaliação pode ser analisada sob diferentes prisma: interno e externo, setorial e total.
Além de ajudar a orientar tomadas de decisão gerenciais, o diagnóstico empresarial também permite que os gestores identifiquem gaps, como o mencionado acima.
Quer entender mais sobre a análise empresarial e como usá-la a seu favor? Continue lendo o artigo.
O que é diagnóstico empresarial?
Assim como em uma consulta médica, o diagnóstico empresarial é uma espécie de relatório sobre a saúde de uma empresa.
Ele contém informações sobre o funcionamento de diferentes setores, desafios enfrentados e resultados entregues, e possibilita à gestão da organização identificar e encaminhar eventuais gaps e desvios apontados.
Muitas organizações não incorporaram o diagnóstico empresarial à rotina por acreditarem ser um serviço de alto custo ou que requeira profissionais internos com expertises específicas.
Entretanto, existem alternativas que viabilizam a avaliação independentemente da disponibilidade de capital humano ou recursos na empresa.
É possível, por exemplo, realizar um diagnóstico empresarial no Sebrae de forma online e gratuita.
Para que serve o diagnóstico da empresa?
Como dissemos anteriormente, o diagnóstico da empresa serve para avaliar a saúde do negócio, evidenciando problemas e oportunidades. A seguir, listamos mais algumas dos benefícios obtidos por organizações que passam pelo processo.
1. Direcionar recursos de forma estratégica
Com uma avaliação de progresso de cada setor da empresa, é possível identificar aquilo que, de fato, necessita investimentos de diferentes ordens. Dessa maneira, a organização evita destinar recursos sem embasamento, empregando o orçamento de forma efetiva.
2. Embasar decisões gerenciais
Outra vantagem do diagnóstico empresarial é o fortalecimento da base de conhecimento estratégico da empresa. O relatório tem, como objetivo, fornecer informações sobre a organização como um todo, analisando também o desempenho de cada setor individualmente e em conjunto com outras áreas.
Com isso, a gerência da empresa consegue visualizar a organização como um sistema, definido, de maneira assertiva, as operações realizadas.
3. Identificar gaps de comunicação
O entendimento da estratégia da empresa, problema bastante comum apontado na introdução do artigo, é um gap de comunicação.
A falha na transmissão de mensagens estratégicas, operacionais ou mesmo rotineiras entre os colaboradores da empresa pode trazer impactos diretos na produtividade e entrega dos times. Como consequência, atingem, também, os resultados globais do negócio.
4. Estabelecer o nível de maturidade do negócio
Se o seu negócio é recente, o diagnóstico empresarial pode ser um caminho para estabelecer seu nível de maturidade. Isso significa entender o quão sólida é a empresa, o seu nível de relevância no mercado e quais as oportunidades de crescimento viáveis no curto, médio e longo prazo.
5. Fazer projeções para o futuro
E por falar em longo prazo…entender a performance da empresa por meio de uma avaliação completa e multissetorial é importante para pautar projeções realistas de futuro.
Afinal, o comparativo de diagnósticos realizados periodicamente permite a identificação de padrões e tendências, que podem apontar para um cenário de crescimento ou queda.
6. Evidenciar desvios e problemas antecipadamente
Sim, relatórios empresariais podem antecipar problemas e apontar tendências pouco positivas para as empresas. No entanto, quando identificado antecipadamente, os desvios e dificuldades podem ser melhor analisados, trabalhados e solucionados.
Exemplo de diagnóstico empresarial: modelo para aplicar
Se você se interessou pelo dignóstico empresarial, mas não sabe por onde começar, aqui vão duas dicas.
Como apontado anteriormente, é possível realizar a avaliação da sua empresa com a ajuda de instituições especializadas, como o Sebrae. Outra opção é contratar consultorias e solicitar o serviço.
Por fim, a empresa pode recorrer a modelos pré-desenvolvidos por autoridades em processos gerenciais, como Rich Mimick, Mike Thompson e Terry Rachwalski. No livro Business Diagnostics, os três autores defendem que um bom diagnóstico empresarial deve considerar 12 variáveis:
- Atração de clientes
- Ambiente externo
- Posição no mercado
- Concorrentes
- Situação dos funcionários
- Saúde financeira
- Operações
- Tecnologia
- Foco estratégico
- Liderança
- Partes interessadas
- Inovação
Para entender como a empresa se posiciona neste cenário, é preciso analisar diferentes setores sob cada um dos prismas apontados na lista acima.
Mantenha o diagnóstico empresarial em constante evolução com a ajuda da tecnologia
Embora forneça insights que podem levar a mudanças efetivas na organização, o diagnóstico empresarial é uma ferramenta de análise. O ideal, caso a sua empresa deseje encontrar resultados cada vez melhores nas avaliações, é buscar por ferramentas capazes de melhorar a vida dos times internos.
Com um software de atendimento ao cliente, por exemplo, equipes de vendas trabalham melhor orientadas, integradas e com acesso a diferentes recursos, como relatórios e bases de conhecimento.
O Zendesk Service é uma solução de atendimento ao cliente completa e fácil de usar que acompanha o crescimento da sua empresa. Ele não só facilita o atendimento ao cliente, mas prepara as equipes para o sucesso e mantém a empresa em sincronia. É uma solução completa em um pacote eficiente.
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