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Artigo 5 min read

Diagnóstico empresarial: o que é e para que serve?

Por Zendesk

Última atualização em 24 janeiro 2023

Você sabia que, de acordo com pesquisas, apenas 14% dos funcionários das empresas entendem sua estratégia? Quer descobrir se o seu negócio se enquadra na estatística? Então você precisa conhecer o diagnóstico empresarial.

Trata-se de uma série de ações e iniciativas que ajudam a avaliar e desenhar um retrato de cada área da empresa. Essa avaliação pode ser analisada sob diferentes prisma: interno e externo, setorial e total.

Além de ajudar a orientar tomadas de decisão gerenciais, o diagnóstico empresarial também permite que os gestores identifiquem gaps, como o mencionado acima. 

Quer entender mais sobre a análise empresarial e como usá-la a seu favor? Continue lendo o artigo. 

O que é diagnóstico empresarial? 

Assim como em uma consulta médica, o diagnóstico empresarial é uma espécie de relatório sobre a saúde de uma empresa. 

Ele contém informações sobre o funcionamento de diferentes setores, desafios enfrentados e resultados entregues, e possibilita à gestão da organização identificar e encaminhar eventuais gaps e desvios apontados. 

Muitas organizações não incorporaram o diagnóstico empresarial à rotina por acreditarem ser um serviço de alto custo ou que requeira profissionais internos com expertises específicas. 

Entretanto, existem alternativas que viabilizam a avaliação independentemente da disponibilidade de capital humano ou recursos na empresa. 

É possível, por exemplo, realizar um diagnóstico empresarial no Sebrae de forma online e gratuita.

Para que serve o diagnóstico da empresa? 

Como dissemos anteriormente, o diagnóstico da empresa serve para avaliar a saúde do negócio, evidenciando problemas e oportunidades. A seguir, listamos mais algumas dos benefícios obtidos por organizações que passam pelo processo. 

1. Direcionar recursos de forma estratégica

Com uma avaliação de progresso de cada setor da empresa, é possível identificar aquilo que, de fato, necessita investimentos de diferentes ordens. Dessa maneira, a organização evita destinar recursos sem embasamento, empregando o orçamento de forma efetiva. 

2. Embasar decisões gerenciais

Outra vantagem do diagnóstico empresarial é o fortalecimento da base de conhecimento estratégico da empresa. O relatório tem, como objetivo, fornecer informações sobre a organização como um todo, analisando também o desempenho de cada setor individualmente e em conjunto com outras áreas.

Com isso, a gerência da empresa consegue visualizar a organização como um sistema, definido, de maneira assertiva, as operações realizadas.

3. Identificar gaps de comunicação

O entendimento da estratégia da empresa, problema bastante comum apontado na introdução do artigo, é um gap de comunicação. 

A falha na transmissão de mensagens estratégicas, operacionais ou mesmo rotineiras entre os colaboradores da empresa pode trazer impactos diretos na produtividade e entrega dos times. Como consequência, atingem, também, os resultados globais do negócio. 

4. Estabelecer o nível de maturidade do negócio

Se o seu negócio é recente, o diagnóstico empresarial pode ser um caminho para estabelecer seu nível de maturidade. Isso significa entender o quão sólida é a empresa, o seu nível de relevância no mercado e quais as oportunidades de crescimento viáveis no curto, médio e longo prazo.

5. Fazer projeções para o futuro

E por falar em longo prazo…entender a performance da empresa por meio de uma avaliação completa e multissetorial é importante para pautar projeções realistas de futuro. 

Afinal, o comparativo de diagnósticos realizados periodicamente permite a identificação de padrões e tendências, que podem apontar para um cenário de crescimento ou queda.

6. Evidenciar desvios e problemas antecipadamente

Sim, relatórios empresariais podem antecipar problemas e apontar tendências pouco positivas para as empresas. No entanto, quando identificado antecipadamente, os desvios e dificuldades podem ser melhor analisados, trabalhados e solucionados. 

Exemplo de diagnóstico empresarial: modelo para aplicar

Se você se interessou pelo dignóstico empresarial, mas não sabe por onde começar, aqui vão duas dicas. 

Como apontado anteriormente, é possível realizar a avaliação da sua empresa com a ajuda de instituições especializadas, como o Sebrae. Outra opção é contratar consultorias e solicitar o serviço.

Por fim, a empresa pode recorrer a modelos pré-desenvolvidos por autoridades em processos gerenciais, como Rich Mimick, Mike Thompson e Terry Rachwalski. No livro Business Diagnostics, os três autores defendem que um bom diagnóstico empresarial deve considerar 12 variáveis: 

  1. Atração de clientes
  2. Ambiente externo
  3. Posição no mercado
  4. Concorrentes
  5. Situação dos funcionários
  6. Saúde financeira
  7. Operações
  8. Tecnologia
  9. Foco estratégico
  10. Liderança
  11. Partes interessadas
  12. Inovação

Para entender como a empresa se posiciona neste cenário, é preciso analisar diferentes setores sob cada um dos prismas apontados na lista acima. 

Mantenha o diagnóstico empresarial em constante evolução com a ajuda da tecnologia 

Embora forneça insights que podem levar a mudanças efetivas na organização, o diagnóstico empresarial é uma ferramenta de análise. O ideal, caso a sua empresa deseje encontrar resultados cada vez melhores nas avaliações, é buscar por ferramentas capazes de melhorar a vida dos times internos. 

Com um software de atendimento ao cliente, por exemplo, equipes de vendas trabalham melhor orientadas, integradas e com acesso a diferentes recursos, como relatórios e bases de conhecimento.

O Zendesk Service é uma solução de atendimento ao cliente completa e fácil de usar que acompanha o crescimento da sua empresa. Ele não só facilita o atendimento ao cliente, mas prepara as equipes para o sucesso e mantém a empresa em sincronia. É uma solução completa em um pacote eficiente.

Conheça todas as funcionalidades do Zendesk Service em uma avaliação gratuita!

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