O bom relacionamento com o cliente é uma relação mútua de confiança. Para alcançá-lo, algumas estratégias aliadas à tecnologia acerta fazem a diferença.
Quer saber como estreitar seu relacionamento com o consumidor?
Então, confira nossas 7 dicas.
7 dicas de como ter um bom relacionamento com o cliente
1. Conheça seu cliente
CRM, Customer Relationship Management, do inglês, significa gestão de relacionamento com o cliente, em potuguês. E ao contrário do que muitos pensam, não se trata de um software, mas de uma estratégia de marketing com foco no cliente.
Podemos definir o CRM como a estratégia de negócios em que a empresa centra seus esforços em conhecer profundamente os desejos e necessidades de seus clientes com o objetivo de superar suas expectativas ao disponibilizar a eles ofertas segmentadas, na hora, no canal e pelo preço mais adequado. Assim, eles se tornam fiéis à marca, comprando mais vezes, valores mais elevados por mais tempo.
Entendeu a importância do relacionamento com o cliente? E sem conhecê-lo bem, isso será impossível.
Leia também: Gestão de relacionamento com o cliente: o que é e como aplicar na prática
2. Crie conteúdo útil e relevante para ele
Para manter um bom relacionamento com o cliente, nada melhor que criar conteúdos que ele realmente tenha vontade de ler ou assistir.
Por isso, use as mídias sociais para disponibilizar posts, imagens, vídeos e outros conteúdos que sejam relevantes e úteis para ele.
Outro canal importante para manter o bom relacionamento com consumidor é um blog, com texto interessantes, bem ilustrado e com links para vídeos, de preferência, também criados especialmente por sua empresa para seus clientes.
Veja mais: Como reter e fidelizar seus clientes com o Marketing de Conteúdo
3. Atraia seu cliente
A relação com os clientes costuma ser delicada. É por isso que em vez de ir atrás deles, com ligações frias, muitas empresas preferem usar o inbound marketing, isto é, o marketing de atração.
Nesse caso, ao criar os conteúdos que sugerimos acima, você deve acrescentar outra técnica, o SEO. SEO significa Search Engine Optimization, isto é: otimização dos mecanismo de busca.
Assim, você usa ferramentas de marketing digital para descobrir quais palavras-chave seus clientes mais usam em buscas na internet e cria os conteúdos baseados nesses temas.
Dessa forma, é muito mais fácil atraí-los para seu negócio!
Leia mais: SEO para vendas: saiba a importância para os negócios e como aplicar essa estratégia
4. Só entre em contato com o cliente uma segunda vez se ele permitir
O CRM, gestão de relacionamento com o cliente, tem uma regra importante: se você entrar em contato com seu cliente e ele disser que não quer mais se relacionar com sua empresa, não insista.
É por isso que é tão importante tornar sua empresa atrativa e interessante. O bom relacionamento com o cliente depende de confiança mútua. E importunar quem não deseja seus produtos ou serviços não vai ajudar em nada.
Mas, se seu cliente for buscar materiais ricos com você (como e-books e infográficos), ler seus posts e interagir com suas mídias sociais, isso é sinal de que o relacionamento com o consumidor esteja funcionando e que ele quer se aproximar das soluções oferecidas pelo seu negócio.
5. Só venda para seu cliente se ele precisar mesmo de você
Vender a qualquer custo é um grande erro!
O bom relacionamento com o cliente pressupõe uma etapa importante: a qualificação de leads.
Qualificar leads significa conhecê-los melhor para verificar se são realmente boas oportunidades de negócio.
Existem vários critérios para desqualificar leads, como não serem os decisores de compra ou não terem verba para fechar o negócio. Mas, o mais importante deles é: se sua soiluçåmo não for ajudá-los de verdade, se eles não forem se beneficiar ao fechar o negócio, desqualifique esse lead.
Nunca feche um negócio desfavorável para o cliente. A importância do relacionamento com o cliente vai muito além de uma venda única. Os relacionamentos devem ser de longo prazo.
6. Cuide bem de seu cliente depois da primeira venda
O pós-venda é fundamental para o bom relacionamento com o cliente.
Depois de vender, preste todo auxílio que o cliente necessita, continue enviando conteúdo relevante e mostre que está sempre disposto a ajudar cada vez mais.
Conte com um bom sistema de atendimento ao cliente, com diversos canais integrados. Assim, sempre que o cliente entrar em contato com sua empresa, será bem atendido e terá uma experiência memorável.
- Saiba mais: Estratégias omnichannel: integre diferentes canais de atendimento e melhore a experiência dos seus clientes
- Veja também: 3 cases de sucesso pós-venda e a importância dessa estratégia
7. Use a tecnologia para se aproximar de seu cliente
A tecnologia chegou para potencializar o relacionamento com o consumidor.
Para isso, existem diversas ferramentas, como chats online, softwares de CRM, de análise de dados, de automação de marketing e muitos outros.
Faça uso deles e aperfeiçoe cada vez mais a gestão do relacionamento com o cliente em sua empresa.
Veja aqui umas dicas de ferramentas neste vídeo: