Artigo • 5 min read
Dicas de atendimento ao cliente no varejo: 7 formas para melhorar a experiência do atendimento
Por Zendesk
Última atualização em 28 fevereiro 2023
Estar atento às dicas de atendimento ao cliente no varejo, a fim de oferecer sempre a melhor experiência de atendimento, que resulte na fidelização de clientes, é fundamental no ramo varejista, afinal, só uma empresa bem preparada pode oferecer personalização do atendimento.
Alcançar a satisfação de um cliente requer muitos investimentos e preparação de toda a equipe de atendimento. Esses esforços refletem positivamente nos resultados, além de oferecer à empresa o status de excelência em atendimento ao cliente no varejo.
Para que você consiga garantir a melhor experiência de atendimento ao clientes, reunimos 7 dicas de atendimento ao cliente no varejo, a fim de ajudar sua empresa a oferecer uma experiência de atendimento excepcional. São elas:
- Treine sua equipe;
- Ofereça sempre mais do que o esperado;
- Ouça as reivindicações do cliente varejo;
- Tenha uma estratégia de pós venda;
- Seja ágil;
- Foque na personalização do atendimento;
- Ofereça um atendimento omnichannel.
Acompanhe!
1.Treine sua equipe
A primeira das dicas de atendimento ao cliente no varejo fica por conta dos treinamentos. Para garantir uma experiência de atendimento excelente, é necessário treinar os atendimentos para proporcionar o melhor atendimento ao cliente no varejo.
As empresas devem apostar em treinamentos de atendimento, pois isso garantirá que todos da equipe saibam lidar com as mais diversas situações.
2.Ofereça sempre mais do que o esperado
Não basta criar expectativas nos clientes, no atendimento ao cliente no varejo é preciso estar sempre superando as expectativas, tornando a experiência de atendimento sempre incrível.
Uma boa técnica para sempre cumprir e superar o prometido, é prometer menos, para que assim seja sempre possível oferecer mais de forma personalizada, isso fortalece a marca e ainda torna mais eficiente a fidelização de clientes.
3. Ouça as reivindicações do cliente varejo
Nem sempre o cliente tem razão, mas ele sempre precisa ser ouvido. Isso garante satisfação e encantamento.
Esteja atento sempre! Escute as reclamações cotidianas de atendimento ao cliente varejo, ofereça um canal de pesquisa de satisfação, e sempre esteja atento a canais de reclamações online, como o Reclame Aqui.
4. Tenha uma estratégia de pós venda
A venda não acaba quando o cliente efetua o pagamento, o pós venda é muito importante na fidelização de clientes.
No atendimento ao cliente no varejo, ou em qualquer outro tipo de atendimento, garantir uma boa experiência de pós venda garante também uma venda futura, portanto, oferecer personalização de atendimento nesses casos é fundamental para a manutenção do relacionamento com os clientes.
5. Seja ágil
Outra das dicas de atendimento ao cliente no varejo está ligada à agilidade dos processos de atendimento de uma equipe.
Pense no exemplo: um cliente entra numa loja, precisa de ajuda mas ninguém se dispõe a atendê-lo. Você acredita que esse cliente ficará esperando o atendimento, ou simplesmente sairá da loja e buscará o que precisa em outro lugar? Muito provavelmente a segunda opção!
A agilidade está completamente ligada ao tipo de treinamento que uma equipe recebe, por isso, a orientação é tão importante, para que situações como a do exemplo sejam evitadas.
6. Foque na personalização do atendimento
Com tantos avanços tecnológicos e o uso contínuo de redes sociais, o novo cliente varejo não está mais habituado a esperar. Isso significa que as empresas precisam oferecer o melhor atendimento ao cliente no varejo, contando com personalização do atendimento, para que assim alcance a fidelização de clientes.
A personalização do atendimento exige que todos no atendimento ao cliente varejo estejam focados na satisfação, usando não só do encantamento, mas também de ferramentas capazes de facilitar que se chegue na melhor experiência de atendimento possível.
7. Ofereça um atendimento omnichannel
Das dicas de atendimento ao cliente no varejo mais eficientes, a oferta de atendimento omnichannel pode fortalecer todas as outras dicas apresentadas anteriormente.
Um atendimento omnichannel potencializa o atendimento ao cliente varejo, pois une velocidade, qualidade e agilidade aos atendimentos, oferecendo uma experiência de atendimento completa ao cliente.
Um exemplo de ferramenta utilizada para o atendimento omnichannel é o Zendesk Support Suite, que otimiza o trabalho de uma equipe de atendimento, funcionando através de diversos canais, como e-mail, chat, telefone, e aplicativo de redes sociais.
Sem dúvida, ao oferecer um atendimento omnichannel, o atendimento ao cliente no varejo se fortalece.
Leia também: Guia de Sucesso no atendimento ao cliente omnichannel para varejistas.
Dica extra: investindo em conhecimento, o Retail’s Big Show e as tendências de atendimento ao cliente varejo
Retail Big Show, promovido anualmente em Nova Iorque pela federação nacional do varejo norte americano (NRF´s), é o evento mais esperado pelo setor do mundo todo. É de lá que saem as principais tendências que nortearão as estratégias de negócios, além das tecnologias e inovações de ponta.
Na edição de 2020 o evento contou com mais de 40 mil inscritos, de 100 países diferentes, que puderam conferir mais de 800 exibidores e 400 palestras. Trata-se do evento internacional mais visitado por varejistas brasileiros.
No evento, muito se falou sobre a chegada da segunda onda de tecnologia no varejo, e a importância de se aproveitar os dados dos clientes para a criação de jornadas dinâmicas e personalização do atendimento.
Pensando em automação inteligente de atendimento, 85% das empresas de varejo e 79% das empresas de bens de consumo planejam usar automação inteligente em seus negócios. Esses números reforçam a importância da utilização do atendimento omnichannel, como citamos nas nossas dicas.
Gostou das dicas de atendimento ao cliente no varejo que reunimos aqui? Não deixe de assinar nossa newsletter e conhecer nosso site e nossas opções de softwares de automação para implementar em seu atendimento varejista.