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8 melhores dicas para vendas online em 2023
Por Zendesk
Última atualização em 7 dezembro 2023
Não restam dúvidas: o comércio online já é uma realidade no cotidiano mundial e as empresas continuam buscando dicas para vendas online em busca de expansão. O que eleva o potencial de investimento estrangeiro nas companhias nacionais.
Desde que a Internet surgiu, a realidade mudou. Hoje, a sociedade assume um padrão de consumo virtual muito maior do que há alguns anos e esse comportamento tem sido responsável não só pelas mudanças sociais, mas por repaginar a cultura e desenvolvimento de muitas marcas.
O comércio online, que antes era predominantemente físico, precisou digitalizar suas ações, agregar novos departamentos para atender a prematura demanda, além de compreender os recém adquiridos hábitos de consumo de uma sociedade totalmente diferente.
Os e-commerces, marketplaces e demais plataformas de venda de produtos e serviços começaram a liderar o mercado e aquecer o comércio mundial, entregando soluções inovadoras cada vez mais variadas. No Brasil, esse mercado continua acelerado, batendo recordes e se tornando a base do consumo nacional.
Só no primeiro trimestre de 2023, as vendas totais registradas no Brasil para e-commerce chegaram a R$ 40 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). O país é o primeiro do ranking de e-commerce da América Latina.
Se você quer aproveitar esse momento e conquistar sua fatia de mercado, continue lendo este artigo. Nele, vamos te dar algumas dicas para vendas online que vão elevar seu negócio a outro nível e ainda vamos falar sobre como a inteligência artificial pode ajudar nas suas vendas.
Qual a melhor maneira de vender online?
Antes de conhecer nossas dicas para vendas online, é importante compreender como funciona esse tipo de venda.
As vendas online podem ser feitas por meio de e-commerces, plataformas de marketplace, aplicativos e até mesmo pelas redes sociais, oferecendo diversas formas de pagamento. Entre as mais solicitadas estão: PIX, crédito, débito e boleto bancário.
Os anúncios são também uma forma interessante de alcançar o usuário, entregando o conteúdo certo para sua persona no momento em que ela mais precisa. Essa prática deve ser atrelada ao tráfego orgânico, aumentando não só a visibilidade da empresa, mas sua autoridade com conteúdos estratégicos e instigantes.
No entanto, para definir qual a melhor maneira para você, é preciso avaliar quem é o seu público, em que plataforma ele está mais presente, qual é o seu produto ou serviço, entre outras questões que iremos abordar no tópico seguinte.
Tendo isso em mente, chegou a hora de aprender como ter sucesso nas vendas pela internet com nossas 8 dicas para vendas online!
Como ter sucesso nas vendas pela internet? 8 dicas
Agora que já contextualizamos e destacamos a crescente evolução do comércio online brasileiro, que tal irmos para a parte prática? Então veja abaixo a lista das nossas 8 dicas para vendas online.
1. Defina seu nicho e explore seu diferencial
A primeira dica para vendas online é definir o seu nicho. Você sabe qual é o seu e quais os diferenciais que seu produto entrega neste segmento?
Vamos deixar bem claro, nicho é uma parcela de mercado que tem especificidades que os diferenciam dos demais, um subgrupo dentro de outro mais comum. Por exemplo, dentro da gastronomia, um possível nicho seria gastronomia com produção orgânica ou para a culinária vegana. Entendeu?
Quando afunilamos um grupo tornando-o ainda mais específico, temos um nicho, um segmento dentro de um mercado principal.
Já no caso do diferencial, precisamos focar nos benefícios que aquele produto ou serviço entrega ao cliente e na forma como isso é feito. Qualidade, bom atendimento e preço justo não são diferenciais, são necessidades em qualquer negócio.
Uma ferramenta muito interessante e que pode te ajudar neste último quesito é a análise SWOT. Por meio dela, você elenca forças e fraquezas, oportunidades e ameaças, um mapeamento básico e funcional para suas estratégias de vendas online.
2. Conheça muito bem a sua persona
A buyer persona nada mais é do que a personificação do seu cliente ideal, como se você pudesse descrevê-lo em detalhes, contribuindo para a assertividade das suas ações e para uma entrega qualificada do seu produto ou serviço.
Quanto mais detalhes você adicionar à sua persona, melhores serão os resultados obtidos em cada uma das campanhas criadas. Pense sobre a idade, gênero, etnia, naturalidade, escolaridade, ocupação, realizações, desejos, hábitos e hobbies, tudo que for possível descobrir.
3. Trace uma estratégia inicial
Todo planejamento é mutável e, por isso, precisamos deixar de buscar a perfeição de cada uma das etapas. Conforme os resultados forem surgindo, podemos comparar e organizar a estratégia que, em uma nova análise, poderá sofrer outras mudanças e assim por diante.
Planeje inicialmente tomando como base a sua persona, o seu nicho e o diferencial do seu produto, assim como a escolha dos canais de comunicação, do posicionamento nas redes, alinhando com suas metas de curto, médio e longo prazo.
Saiba mais: Exemplos de estratégias de vendas para você se inspirar e adotar em seu negócio
4. Invista na sua comunicação
Um erro que muitas empresas cometem é com relação à comunicação utilizada. Cada plataforma tem o seu tom de voz ideal, ou seja, a forma como sua empresa se porta e se comunica em um determinado ambiente, com um público específico.
Por exemplo, utilizar uma linguagem formal e institucional para se comunicar nas redes sociais não é exatamente o ideal para o usuário do século XXI.
É claro que a sua empresa precisa passar confiança, mas muita formalidade não gera conexão e tão pouco fortalece a fidelidade. Do mesmo modo, nada de forçar uma comunicação muito diferente só para estar na moda. Personalidade é tudo.
5. Escolha uma plataforma
E-commerce, marketplace, redes sociais ou aplicativos, seu cliente quer se conectar com a sua marca e precisa encontrá-lo para estabelecer essa conexão. Esteja onde sua persona também está, e aqui podemos linkar a dica de estudo da persona que indicamos acima. Você só vai saber onde deve estar, quando conhecer a fundo o seu cliente ideal.
Veja abaixo algumas das plataformas mais buscadas pelos usuários:
6. Agregue valor ao seu produto
Entre as mais importantes técnicas de vendas online está a valorização do produto, ou seja, não basta apenas vendê-lo, mas oferecer outros benefícios que estão embutidos na compra. Entre todas as nossas dicas para vendas online, essa é uma das mais importantes, pois é esse valor agregado que muitas vezes define a compra ou o abandono do carrinho.
Proporcione ao cliente uma experiência diferenciada e que faça com que ele realmente se encante com sua oferta e queira, além de adquirir o produto, promovê-lo em seus círculos de amizade e dentro de ambientes familiares. Em muitos nichos, a indicação é a melhor maneira de vender online.
7. Pense fora da caixa
Clichê ou não, essa é uma grande realidade e não tem relação apenas com o seu produto ou serviço, mas com com sua marca de modo geral. Comunicação, criação, planejamento, entrega, atendimento ao cliente, são áreas que possibilitam a criatividade para além do senso comum, sem entregar mais do mesmo.
De que forma você pode surpreender a sua persona? Já pensou em criar um programa de premiação de indicações ou um clube de fidelizados? Inove com as ferramentas que tem e busque sempre oferecer a melhor experiência ao cliente.
8. Teste, análise, reorganize
Esse é o ponto final, ou melhor, o recomeço de toda campanha, onde todos os resultados se tornam novas ações, mudando métodos, agregando novas características e até mesmo repensando um produto ou serviço.
A melhor maneira de vender online é fazer uso de testes A/B e ficar atento às necessidades e feedbacks do cliente. Vale destacar que aqui a equipe de atendimento será essencial.
Com essas 8 dicas para vendas online, provavelmente você já está muito mais à frente do que grande parte da concorrência.
E se você já está em uma crescente com o seu negócio, provavelmente vai querer saber como aumentar as vendas, certo? Pensando nisso, separamos também 4 dicas de como vender mais na internet.
Como aumentar as vendas? 4 estratégias de vendas online
Primeira coisa que você precisa entender claramente é a diferença entre o produto e a oferta. Ambos são muito diferentes e ter isso em mente faz toda a diferença na hora de fechar uma venda online.
A grande verdade é que os clientes não querem o produto que você vende em si, mas o benefício que aquela compra irá trazer à sua necessidade e à dor que ele espera sanar. Para fazer essa conexão entre o produto e a solução que ele traz, precisamos fazer uma oferta baseada na solução de dores e na realização do alcance de desejos.
Uma oferta geralmente é baseada em alguns pilares, como a persona, suas necessidades, características do seu produto que atendem a demanda e gatilhos mentais que ajudam a movimentar essa oferta.
A oferta tem o dever de transformar o produto em necessidade. Criar esse planejamento e essa importância na sua estratégia de oferta e entrega pode ajudar a girar a chave de vez e transformar um produto ou serviço comum em algo realmente irresistível.
1. Palavras-chave
As palavras-chave do seu produto realmente atendem às expectativas do seu consumidor? Leve em consideração o uso das palavras-chave além de sua aplicação em conteúdos e no SEO da sua página.
Seu produto precisa entregar ao cliente os benefícios que ele busca e esses benefícios precisam estar bem claros para ele, seja na hora da compra, na fase de atração de leads e até mesmo na entrega e pós compra. Afinal, ele precisa ter certeza que fez a escolha certa, de forma a qualificar seu negócio e promovê-lo.
Você precisa criar uma descrição do seu produto ou serviço voltada para as dores da persona e não somente para as especificações do produto, seja na sua página ou na hora do atendimento ao cliente.
Nesse sentido, as palavras-chave entram como um recurso estratégico, utilizadas como gatilhos mentais, despertando o interesse e indicando para o cliente que as necessidades dele realmente serão atendidas.
Saiba mais: SEO para vendas: saiba a importância para os negócios e como aplicar essa estratégia
2. Seguidores e a audiência
A conta é simples: quanto mais seguidores você tem, mais fácil será conseguir clientes, afinal é muito mais simples vender para quem já conhece sua marca, do que para quem nunca ouviu falar da sua empresa. Lembrando que quando se diz “mais fácil”, podemos definir como “mais barato”.
Fazer anúncios sem ter audiência é equivalente a sair com um megafone na porta da sua loja gritando sobre o produto que você vende. Essa realidade se compara a fazer anúncios na internet sem ao menos ter um público cativo. Nesse caso, a sua autoridade e credibilidade são anuladas automaticamente.
3. Reter clientes
Adquirir clientes hoje em dia não é fácil, pelo contrário, é bem trabalhoso e por vezes se mostra caro também. Pode-se dizer que esse é o maior desafio de quem quer vender pela internet hoje em dia.
É muito comum que não se consiga lucrar com esse cliente na primeira venda ou se lucrará pouco. Ao trabalhar a retenção e fazer com que ele volte a comprar de você, a extração de valor estará fazendo efeito e servindo para que você tenha promotores da sua marca trabalhando para você indiretamente.
4. Diversifique seus canais de venda online
É muito comum quando se vende na internet explorar demais um único canal de venda. Você começa a vender em diversos canais, mas quando um passa a engrenar de verdade, você dá prioridade a ele, ou torna-o único em sua estratégia. O problema é que em algum momento esse canal vai começar a limitar muito o seu volume de clientes.
A forma de vender com mais sucesso é diversificar esses canais, explorando todo o potencial de cada um deles. Além disso, caso eventualmente aconteça algum problema com algum canal de venda, você não fica dependente dele, mantendo o fluxo de funcionamento do seu negócio.
Ao se deparar com todas essas dicas, de início pode parecer desafiador colocá-las em prática, o que pode gerar dúvidas no empreender sobre por onde começar. A boa notícia é que com a ajuda da inteligência artificial, grande parte dessas tarefas podem ser automatizadas, sendo mais fáceis de serem implementadas.
Saiba mais: Canal de vendas: quais os melhores tipos para seu negócio?
Inteligência artificial para vendas online: como funciona?
Utilizar a inteligência artificial para vendas online é essencial nos dias de hoje se você quiser praticidade, eficiência e qualidade. Isso porque essa tecnologia utiliza algoritmos e dados para automatizar e otimizar os processos em ambientes virtuais, realizando tarefas repetitivas e deixando a equipe livre para focar em ações mais estratégicas e inovadoras.
Como a inteligência artificial pode ajudar nas suas vendas?
Há diversas áreas dentro das vendas em que a inteligência artificial (IA) pode se tornar um apoio, como por exemplo na criação de conteúdo e desenvolvimento de brainstorming de ideias, na coleta e processamento de dados, no atendimento personalizado ao cliente, como os chatbots e assistentes virtuais e na previsão de demanda e estoque.
- Criação de conteúdo: a IA pode fornecer insights valiosos para a produção de conteúdo de forma personalizada de acordo com o canal, público-alvo e tipo de produto ou serviço a ser ofertado.
- Processamento de dados: a IA já é capaz de analisar grandes volumes de dados dos clientes rapidamente. Isso inclui histórico de compras, preferências, interações e comportamentos de navegação no site. Dessa forma, fica mais fácil traçar um perfil detalhado de cada um.
- Atendimento personalizado: com base nesses perfis, a IA pode interagir e fazer recomendações personalizadas, o que aumenta as chances de um cliente finalizar a compra.
- Previsão de demanda e estoque: a IA também é capaz de prever a demanda futura com base em dados atuais e padrões de compra, garantindo um gerenciamento de estoque mais eficiente.
Quais são as melhores dicas para vendas online? Conclusão
Neste artigo você aprendeu como ter sucesso nas vendas pela internet por meio de 8 dicas para vendas online. São elas:
- nicho e diferencial;
- a importância do estudo da persona;
- estratégias e alinhamento de planejamento;
- o papel da comunicação assertiva e do tom de voz ideal para cada ambiente;
- a escolha das melhores plataformas para seu negócio;
- agregar valor ao produto ou serviço;
- pensar além do comum;
- e fortalecer a necessidade de analisar os resultados e utilizar testes para suas ações.
Além disso, não se esqueça de organizar seus processos e melhorar o desempenho e funcionamento das tarefas, otimizando tempo e dinheiro. A organização e o planejamento são a base de toda empresa de sucesso e as principais norteadoras de todas as dicas para vendas online.
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