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Você sabe a diferença entre consumidor e cliente? Descubra!
Por Zendesk
Última atualização em 11 Abril 2023
Poucos são os gestores de marketing e empreendedores que sabem dizer com clareza a diferença entre consumidor e cliente.
Ainda que os dois estejam presentes no varejo e sejam importantes para sua empresa, compreender as diferenças ajuda a elaborar estratégias mais eficientes de marketing.
Até porque, os consumidores e clientes possuem comportamentos diferentes. Pois, enquanto um tende a criar um maior vínculo com seu negócio, o outro busca somente preço no momento de consumir.
E se você quer entender melhor essa diferença e saber quais são as características de cada um deles, veio ao lugar certo. Neste post vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre a diferença entre consumidor e cliente. Boa leitura!
O que é cliente?
O cliente é a pessoa que quando precisa comprar um produto ou serviço recorre a empresas que ela já conhece, priorizando aquelas com as quais teve boas experiências nas compras anteriores.
Ele possui um histórico de relacionamento com a marca das quais está comprando, independentemente se elas têm ou não o menor preço do mercado.
Em vista disso, um cliente é mais fiel e não abre mão da qualidade, do bom atendimento e das vantagens que uma organização oferece para ele.
Um dos comportamentos mais comuns de um cliente é que ele está disposto a pagar mais por um produto ou serviço se ele tiver uma experiência diferenciada com a marca.
Por conta disso, muitas empresas criam programas especiais para tentar fidelizar os clientes, oferecendo benefícios para agregar valor aos produtos oferecidos e fornecendo uma experiência do cliente única.
Características do cliente
A principal característica de um cliente é que ele tende a ser mais fiel a uma marca. No entanto, isso também eleva o ciclo de vendas.
Já que ele busca uma maior personalização e uma experiência única no momento de consumir, ele vai tentar encontrar marcas que ofereçam isso.
Como consequência, o cliente passa mais tempo pesquisando um produto ou serviço, avalia a reputação da empresa no mercado, faz mais perguntas.
A intenção dele é ter um relacionamento mais aprofundado, e como em um relacionamento, ele vai procurar conhecer a empresa ao máximo antes de se envolver.
O que é consumidor?
Diferente do cliente, o consumidor é uma pessoa que quer adquirir algo e compra do lugar mais conveniente. Geralmente sua decisão é tomada com base na facilidade e no preço.
Por exemplo, se uma empresa concorrente da sua está fazendo uma promoção, ele vai comprar dela para aproveitar. Ou então, se estiver andando por um lugar longe e encontrar mais facilidade para comprar um produto nesse momento, ele o fará.
Isso quer dizer que o consumidor não tem a mesma lealdade à marca que um cliente. Então para fechar uma compra ele é mais objetivo, assim como o próprio processo de pesquisa.
Ainda que seja alguém mais difícil de ser fidelizado, é um perfil que pode ser interessante para uma empresa dependendo do momento que se encontra, ou da estratégia que está sendo desenvolvida.
Características do consumidor
Como vimos, o consumidor é aquela pessoa que vai comprar de onde ele julga mais conveniente. Então ele não dará tanta prioridade para aprofundar a relação.
Até porque ele está sempre em busca de oportunidades que sejam mais convenientes. Por não ser fiel a marca, a estratégia de fidelização dessa pessoa não terá bons resultados.
Dá para construir relacionamentos com o consumidor, mas sabendo que ele pode deixar o seu negócio de lado para comprar de outro local que ofereça melhores condições para ele naquele determinado momento.
Leia também:
- Ciclo de vida do produto: como funciona + 3 exemplos práticos [Guia completo];
- O que é venda humanizada e como colocar em prática para encantar clientes?
Principal diferença entre consumidor e cliente
De acordo com o que expomos acima, fica mais fácil compreender a diferença entre cliente e consumidor. Enquanto o consumidor não tende a criar vínculo com sua marca, o cliente já tem por objetivo manter um relacionamento mais duradouro.
Nesse sentido, o consumidor é prático e decide uma compra baseado nas necessidades daquele momento. Já o cliente vai priorizar uma experiência mais humanizada, em busca de ter uma maior satisfação no atendimento.
Os dois perfis são facilmente encontrados no mercado e para cada um deles, você precisa adotar uma estratégia diferente. Vale dizer que a identificação das diferenças, é o primeiro passo para pensar no caminho a seguir.
Como criar estratégias para atrair consumidores e clientes?
Agora que você já sabe a diferença entre consumidor e cliente, é necessário compreender as estratégias para atrair esses dois tipos de públicos para o seu negócio.
Entenda que não há um melhor do que o outro, pois os dois comportamentos favorecem o seu negócio, seja ele tradicional ou eletrônico.
A seguir vamos falar sobre algumas técnicas que você pode adotar para vender para consumidores e clientes.
Campanhas por e-mail marketing
O Inbound Marketing é uma técnica muito interessante para você descobrir e-mails de potenciais clientes. Como estratégia você pode elaborar uma newsletter ou então oferecer um e-book gratuito para o seu lead.
Em troca, tudo o que você pede para ele é deixar um e-mail. Com essa informação em mãos você pode começar a fazer campanhas direcionadas e distintas, como foco no consumidor ou no cliente.
Ou seja, você pode criar dois grandes grupos, um de consumidores e um de clientes. Os clientes são aqueles que você deseja fidelizar e os consumidores aqueles que você quer atrair para comprar uma vez pelo menos.
Cada campanha precisa ter o apelo certo. O consumidor está em busca de vantagens e o cliente de personalização. Enquanto um ficará mais motivado em aproveitar uma promoção, o outro se sentirá mais propenso a comprar uma novidade exclusiva.
Para atrair consumidores crie ofertas relâmpagos
Você já deve ter visto algumas empresas trabalharem com ofertas relâmpagos, não é mesmo? Elas dão muito certo para quem está interessado em preço.
Logo, são muito boas para atrair consumidores. Claro que elas também podem ser direcionadas para clientes, mas esse não deve ser o foco específico.
É importante dizer que você precisa analisar muito bem a sua margem de lucro para saber se vale a pena oferecer essa estratégica. Mas se a ideia é ter uma margem menor com um giro mais alto, esse é um bom poder de atração.
Para conquistar clientes crie um clube de fidelidade
Um clube de fidelidade é muito importante para que os clientes da sua empresa vejam que eles são especiais. Em alguns casos ele pode até mesmo transformar consumidores em clientes.
Você pode criar um sistema no qual a cada compra que o cliente realizar ele ganha algo em troca. Pode ser uma espécie de pontuação que varia de acordo com o valor do consumo.
Depois de um certo tempo, você oferece algumas possibilidades para ele trocar os pontos por outros produtos. Esse é um modo muito interessante de fidelizar o cliente.
Crie programas de cashback
Um conceito que está ganhando bastante espaço na atualidade é o cashback. Ele ajuda a fidelizar o seu cliente ou até mesmo encantar os consumidores.
Traduzido ao português, o termo significa dinheiro de volta. Funciona assim, você cria um cartão da loja, ou alguma outra maneira para oferecer o cashback.
Quando o cliente compra através daquele cartão um produto, uma parte do valor volta para ele em dinheiro. Pode ser 5%, 10%, 3% ou qualquer outro percentual. Tudo depende da sua margem de lucro.
Ao adotar com frequência esse modelo, os clientes se tornam ainda mais fiéis à sua empresa. E além disso, você ainda conquista os consumidores que estão em busca de vantagens financeiras na hora de consumir.
Promova queima de estoques em épocas estratégicas
Todo gestor que trabalha com estoques sabe que em alguns momentos é preciso promover uma queima. Afinal, um estoque parado representa dinheiro morto para a empresa.
Ainda que o produto seja vendido pelo mesmo preço que você pagou, ou até mais barato, essa é uma forma de voltar o dinheiro para o caixa do negócio para comprar outro produto e vendê-lo com lucro.
Geralmente a queima de estoque é realizada em alguma época de baixo consumo, como começo do ano ou na troca de estação se você trabalhar com moda.
Esse é um tipo de ação que dá muito certo para trazer mais consumidores para o negócio, ainda que para os clientes nem sempre ela traz o efeito desejado, uma vez que os estoques queimados são aqueles que sobraram.
Produtos com edição limitada
Uma técnica que vem sendo muito usada pelos gestores comerciais para conquistar os seus clientes é o lançamento de produtos com edição limitada.
Por exemplo, você coloca no mercado uma quantidade de produtos que vai acabar rápido. Ele é oferecido para a sua base de clientes e não de consumidores.
A ideia é trabalhar com a exclusividade e personalização. Comumente esse tipo de estratégia é alinhada com o clube de fidelidade.
Por exemplo, o cliente ganha pontos na medida em que ele compra da sua empresa, e depois pode trocá-los por outros produtos e serviços. Então, nesse momento você disponibiliza um produto de edição limitada.
O cliente fica muito satisfeito com isso, pois ele se sentirá ainda mais especial sabendo que não são todas as pessoas que terão acesso ao mesmo produto.
Para encantar o cliente crie um atendimento VIP
Se você é cliente bancário já percebeu que aquelas pessoas que possuem mais dinheiro investido em um banco são tratadas de forma diferenciada, não é mesmo?
Só para citar um exemplo, o Itaú tem a sua área Personalitté, o Santander possui os clientes Select, e por aí vai. Como eles são responsáveis por grande parte do lucro do banco, são tratados com exclusividade.
O mesmo você deve promover na sua empresa. Aqueles clientes que possuem um relacionamento mais profundo e duradouro com seu negócio precisam ter acesso a um atendimento diferenciado.
Pode ser um canal exclusivo, produtos com condições melhores, serviços com vantagens diferenciadas. Enfim, dá para usar a criatividade nesse momento.
Se o seu cliente fiel vê que ele tem um tratamento VIP que traz uma vantagem real para ele, certamente isso fará com que continue consumindo.
Crie um calendário de promoções para os consumidores
Como os consumidores não estão em busca de personalização, e compram por conveniência, você não precisa se preocupar em fazê-los consumir com frequência na sua empresa.
Os clientes já são os responsáveis por sustentarem o giro do seu negócio. Já os consumidores serão aqueles que vão ajudar a aumentar o faturamento em algumas épocas do ano.
Nesse sentido, crie um calendário de promoções. Faça uma campanha focada nos consumidores e mostre as vantagens que eles terão comprando naquela determinada época.
Mesmo que a ideia não seja fidelizá-los, você poderá contar com eles em algumas ocasiões específicas durante o ano, e com isso melhorar o lucro do seu negócio.
Separe as campanhas de consumidor e cliente
Por fim, você precisa separar com clareza as campanhas. Você já entendeu que existe diferença entre consumidor e cliente, e por isso eles não devem ser tratados como iguais.
Cada um deles precisa estar em um grupo separado, e as iniciativas que citamos acima precisam ser direcionadas para os grupos de forma distinta.
Quando bem montada as bases, a sua empresa consegue trabalhar anualmente com os dois públicos, sabendo a melhor hora de chamar um ou outro para o seu negócio.
O fundamental é não confundir os grupos e tentar levar estratégias de um para outro, pois isso prejudicará suas vendas ao invés de elevá-las.
Use a tecnologia para diferenciar consumidor e cliente
Agora que você já sabe a diferença entre consumidor e cliente é preciso entender que para construir uma boa base e identificar com clareza a diferença entre os dois grupos é fundamental contar com a tecnologia.
Uma plataforma CRM permite a você ter uma visão muito mais ampla, sabendo quais são os clientes mais fidelizados e quem está comprando do seu negócio por conveniência.
Com um bom sistema você tem mais parâmetros para adotar estratégias que permitam a tomada de decisão de maneira muito mais precisa. E um software de CRM que se destaca no mercado é o Zendesk Sell.
Com ele você tem uma visão 360º do seu negócio e consegue separar os grupos e criar campanhas bem melhor direcionadas. Quer saber mais? Então acesse nossa página e descubra como funciona a nossa solução.