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Qual a diferença entre conta comercial e pessoal no WhatsApp?
Por Zendesk
Última atualização em 16 fevereiro 2023
Tem o seu próprio negócio e ainda não se rendeu ao WhatsApp Business? Listamos as principais diferenças e benefícios da conta comercial
O WhatsApp Business surgiu em 2017 e muita gente ainda se pergunta qual a diferença entre a conta comercial no WhatsApp em relação à pessoal. Apesar da conta comum possibilitar o contato com clientes e a organização das vendas, a versão para empreendedores traz um leque de benefícios para todos os envolvidos.
Segundo a Forbes, o WhatsApp atingiu 2 bilhões de usuários em 2020 e, no Brasil, mais de 90% das pessoas utilizam o aplicativo no dia a dia. Com sua popularidade, o mensageiro se tornou não apenas um espaço para conversas, mas também para ampliar negócios.
Afinal, as pessoas estão trocando informação a todo momento, inclusive links de produtos. Então, com o Business, foi possível criar um espaço de comercialização para fazer novos clientes, tirar dúvidas, ouvir reclamações e, claro, vender mais.
Disponível para Android e iOS, o Business é ideal para facilitar a relação com o cliente. Através da conta comercial, pode-se mandar mensagens automáticas, personalizar conversas e organizar compras, além de trazer mais confiança para o consumidor.
Logo abaixo explicaremos com mais detalhes qual a diferença entre a conta comercial e pessoal do WhatsApp.
O que significa uma conta comercial no WhatsApp?
O WhatsApp Business foi criado para empresas e pequenos empreendedores se comunicarem melhor com seus respectivos clientes. Diferente da conta pessoal, permite que você crie uma descrição do negócio, como se fosse um perfil.
Além disso, há um espaço para declarar o segmento, horário de funcionamento, localização física, link para o site oficial e, também, e-mail para contato. Ou seja, agrupa todas as informações importantes para o cliente.
Como mencionamos, o aplicativo tem o mecanismo de mensagem automática. O recurso pode ser usado, em especial, quando a empresa está fora do seu horário de funcionamento e para obter informações prévias sobre o cliente a fim de orientá-lo melhor.
Com tantas funcionalidades, não é por acaso que a conta comercial no WhatsApp tem sido cada vez mais utilizada em grandes e pequenos negócios. Além de organizar melhor o trabalho, demonstra atenção com o consumidor. Portanto, o WhatsApp Business é ideal para fins corporativos e para quem deseja fazer o negócio crescer
Por sinal, é importante fazer uma divisão entre a sua vida pessoal e profissional. Essa é uma forma de deixar tudo mais organizado e evitar desgastes, sobretudo para quem trabalha de casa.
Quando há espaços distintos para cada função, é mais fácil compreender o que é trabalho e qual a hora de parar. Por isso, é vital entender qual a diferença entre conta comercial e pessoal no WhatsApp e, claro, aproveitar o melhor dos dois mundos.
Conta comercial no WhatsApp: como funciona?
Diferente da versão comum, o WhatsApp Business possui funções que melhoram a experiência do usuário. Para quem acha que vender produtos através da conta pessoal é fácil, saiba que a conta comercial ajuda na organização e passa mais segurança ao cliente.
A seguir, veja as principais funções do WhatsApp Business:
Perfil para a empresa
Todo cliente gosta de ter informações sobre a empresa com quem está negociando. Sendo assim, crie um perfil completo para o seu negócio no WhatsApp Business. Esse se tornará um espaço completo, onde o usuário encontrará:
- endereço;
- horário de funcionamento;
- área comercial;
- site da empresa;
- e-mail para contato;
- e mais.
Isso traz mais profissionalismo para o negócio e agiliza o contato com consumidor, que consegue obter respostas rápidas sobre a marca, com apenas um clique.
Organize melhor o negócio com tags
Uma das vantagens da conta comercial no WhatsApp é poder organizar melhor as conversas. No Business, há a opção de criar tags com nomes e cores para diferenciar os assuntos e demandas.
Dessa forma, pode-se diferenciar cada conversa e separá-las por urgência ou qualquer outra especificidade. Outra opção é sinalizar a conversa que requer a atenção redobrada. E, caso mais de uma pessoa acesse a conta comercial, a marcação evita confusões e ajuda na orientação do que precisa ser executado.
Mensagens automáticas
O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas. Diferente do SMS ou e-mail, o usuário espera receber uma resposta em poucos segundos ou minutos. No entanto, quando o assunto é a versão Business, nem sempre isso é possível.
Embora o contato da marca esteja disponível por 24 horas, toda empresa possui um horário específico de atendimento. Felizmente, a conta comercial possibilita a criação de mensagens automáticas para esse tipo de situação.
Quando o cliente entra em contato fora do horário comercial, pode-se deixar programado um texto automático informando que será atendido em breve. E, mesmo que não consiga o que está buscando naquele momento, ele não sentirá que foi ignorado.
Outra dica é criar mensagens de boas-vindas e agradecimento pelo contato, personalizando-as do jeito que mais combina com a marca. Essa é uma ótima maneira de fazer com que o cliente não se sinta esquecido.
Respostas rápidas
Similar à funcionalidade de mensagens automáticas, o Business viabiliza o armazenamento de respostas comuns, dadas com muita frequência. Isso inclui: informações sobre preço, tempo de entrega ou qualquer outra particularidade do seu negócio, agilizando a conversa.
E, para deixar o trabalho ainda mais prático, o proprietário pode criar atalhos no teclado para cada tipo de resposta. Assim, não é preciso mais “perder tempo” escrevendo sempre as mesmas coisas sobre as dúvidas frequentes.
Criar conversas com mais facilidade
Uma das ótimas funções da conta comercial de WhatsApp é a criação de um link curto, que direciona o cliente para uma conversa com a empresa. Com isso, o consumidor não precisa adicionar um número para entrar em contato.
Esse link pode ser disponibilizado no site, nas redes sociais e em outros canais de comunicação. Assim, com apenas um clique, o usuário já consegue se comunicar com a companhia.
Aqui, vale aproveitar o mecanismo de mensagem automática para já receber o cliente com um texto. E lembre-se: a internet exige uma certa agilidade e, portanto, alguns minutos de diferença podem causar desinteresse, podendo perder o negócio para outra empresa.
Catálogo de produtos e serviços
A criação do catálogo é um dos pontos-chave para quem se pergunta qual a diferença entre conta comercial e pessoal no WhatsApp. No Business, é permitido cadastrar todos os itens separadamente por foto, com descrição, preço e link, quando for o caso.
Essa usabilidade serve tanto para peças de roupas, comida ou qualquer outro tipo de produto ou serviço. Adicionalmente, o proprietário pode enviar todos esses detalhes separadamente para cada cliente.
Essa função auxilia no momento da compra ou contratação de serviço, porque o cliente não precisa migrar para outra página, resolvendo tudo dentro do próprio WhatsApp.
Acesso às estatísticas
O WhatsApp Business tem uma ferramenta que emite relatórios sobre a relação da companhia com o consumidor. A propósito, isso fornece dados sobre: número de mensagens enviadas, entregues e lidas, quantos contatos foram adicionados etc.
Essa é uma ótima maneira de saber se as vendas estão funcionando, se as estratégias de marketing estão sendo alcançadas e o que precisa ser melhorado. Com certeza, isso faz toda a diferença para quem tem uma conta comercial e quer aprimorar o negócio.
Como fazer uma conta no WhatsApp Business?
Caso você já esteja se perguntando como colocar a conta comercial no WhatsApp, saiba que trata-se de outro aplicativo. Primeiramente, vá à loja de aplicativos do seu sistema operacional e faça o download.
Assim como o app tradicional, o WhatsApp Business está disponível para iOS e Android gratuitamente. Mas, para quem já utilizava a conta comum no negócio, o Business permite que seja feita uma migração para o novo aplicativo sem perder nenhuma informação.
E, se essa é a sua primeira vez com uma conta comercial, fique atento às informações que se seguem. Após fazer o download do aplicativo, aceitar os termos de uso, permitir acesso aos contatos e fotos, chegará o momento de definir o principal número para contato.
No entanto, o Business permite que seja utilizado um número de telefone fixo para contato. E, se o estabelecimento tiver um número próprio, ele pode ser usado na conta comercial do aplicativo.
Vale destacar que não é possível usar simultaneamente o número da conta pessoal na conta empresarial. Porém, se houver o interesse em usar o mesmo telefone, o indicado é fazer a migração completa para o WhatsApp Business.
Falando nisso, o próprio mensageiro fornece essa opção ao notar que o mesmo contato está sendo utilizado. Por último, basta criar o perfil da empresa com as informações solicitadas, além do catálogo com os produtos e serviços.
Conta comercial no WhatsApp: vantagens para seu negócio
No geral, o Business não é tão diferente do WhatsApp comum no modo de usar. As funcionalidades da conta comercial é que fazem a verdadeira diferença. Além de trazer mais credibilidade perante o cliente, a companhia poderá conhecer melhor seu público-alvo.
Por falar nisso, os índices fornecidos pela conta contribuem para que sejam criadas estratégias para tornar um cliente fixo, bem como conquistar novas oportunidades.
Aliás, essa é outra vantagem que faz do Business muito útil. As pessoas estão conversando pelo WhatsApp a todo momento, trocando informações. Se o negócio também está dentro do aplicativo, ele pode ser compartilhado com mais facilidade.
Nessa linha, um bom serviço pode ser propagado dentro do próprio mensageiro e de forma orgânica pelos próprios clientes. Por isso, faz-se necessário estar presente em diversas plataformas e o WhatsApp Business é uma delas.
As vantagens da conta comercial também trazem mais segurança para o consumidor, que está investindo o dinheiro em produto ou serviço. O WhatsApp Business dispõe da verificação do perfil, mostrando ao cliente que está conversando com uma companhia real.
Por si só, profissionalizar o negócio gera confiança no público. Isso porque, quando o assunto é internet, todo mundo sabe que é preciso ter algumas ressalvas. Logo, a conta comercial no WhatsApp, além de facilitar todo o processo de compra, deixará o consumidor mais confortável e seguro.
Como foi dito no início deste artigo, o WhatsApp deixou de ser apenas um aplicativo de conversa. As pessoas estão online, basicamente, o dia inteiro e trocando diversas informações.
Para quem tem o próprio negócio e visa fazê-lo crescer ainda mais, estar presente na plataforma e participando de todo esse fluxo de troca de mensagens torna-se indispensável. A conta comercial chega, então, para facilitar a vida de quem busca vender seus produtos e serviços pelo WhatsApp Business.
Enfim, qual a diferença entre conta comercial e pessoal no WhatsApp?
Para resumir, a diferença entre a conta comercial e pessoal do WhatsApp está ligada à profissionalização e às funcionalidades empresariais. Enquanto a versão comum pode ser usada tranquilamente para dialogar, a conta Business traz oportunidades de negócios.
E, para quem estava relutando em criar uma conta comercial no WhatsApp, achando que era algo muito complexo e difícil, já deu para notar que é fácil e só traz vantagens, certo? Está na hora de dar uma chance ao Business e ver seu negócio prosperar ainda mais.
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