Ir para o conteúdo principal

Artigo 5 min read

Qual a diferença entre cultura e clima organizacional? Entenda

Por Zendesk

Última atualização em 24 fevereiro 2023

Diferença entre cultura e clima organizacional

Dois conceitos que costumam confundir colaboradores e gestores de empresas são os de cultura e clima organizacional. Ambos influenciam no sucesso dos negócios e são fundamentais para entender como os funcionários e líderes devem atuar dentro da empresa.

Para isso, é importante entender na prática qual é a diferença entre cultura e clima organizacional, com o intuito de adotar estratégias que melhorem o ambiente de trabalho da sua empresa e o desempenho dos funcionários.

Mas que diferenças são essas? Por que é importante zelar pelo clima e pela cultura de uma organização? Como melhorar ambos?

As respostas para essas perguntas você confere nas próximas linhas deste conteúdo. Convidamos você a continuar  a leitura para entender também o papel da cultura e do clima para o bom funcionamento de uma companhia.

O que é cultura organizacional?

Podemos definir o que é cultura organizacional como a identidade de uma organização. Ela é formada pelas crenças, hábitos, valores e ética que moldam a forma de pensar e agir da administração e dos funcionários de uma empresa. É como se ela fosse um norte para o negócio, estabelecendo diretrizes a longo prazo.

Além disso, ela é fundamental para o planejamento estratégico de qualquer empresa e deve estar sempre de acordo com a missão, visão e valores do negócio.

Essa cultura pode e deve ser transmitida ao público interno e externo por meio de atitudes, da comunicação e dos padrões estabelecidos nas vendas, parcerias e relacionamentos com funcionários, clientes e parceiros.

Para que os funcionários estejam alinhados à cultura organizacional da sua empresa, é preciso fazer um cultura fit durante a seleção. Depois disso, é necessário garantir que no processo de onboarding de novos colaboradores exista uma etapa de imersão e capacitação sobre essa cultura.

Isso é importante porque a cultura organizacional se expressa na maneira como colaboradores lidam com clientes, parceiros, crises e oportunidades.

Apesar de ser estrutural e muitas vezes permanecer a mesma durante anos, a cultura organizacional pode e deve ser transformada, especialmente com as mudanças do mercado em que atua, como por exemplo em casos de transformação digital.

O vídeo abaixo ilustra melhor o que representa a cultura organizacional:

O que é clima organizacional?

Já o que é clima organizacional pode ser definido como o conjunto de sentimentos e percepções que as pessoas têm sobre o trabalho, a empresa e o ambiente de trabalho. Essa percepção pode ser positiva ou negativa e variar de setor para setor.

Esse clima depende de vários aspectos, como:

  • a relação entre os colaboradores e chefia;
  • as ferramentas utilizadas no trabalho;
  • a maneira como os processos de trabalho são realizados, entre outros.

Como o clima está em constante mudança, é importante medir periodicamente o nível de satisfação dos funcionários por meio de pesquisas feitas em formulários anônimos, estimulando a participação e sinceridade dos seus colaboradores.

Entre os fatores que podem ser avaliados estão:

  1. relação com lideranças;
  2. plano de carreira;
  3. relacionamento com colegas;
  4. organização do trabalho;
  5. organização do espaço físico.

Com essa pesquisa é possível entender o nível de satisfação dos colaboradores e compreender como melhorar os pontos que precisam ser aprimorados. Ela deve ser utilizada pelo RH da empresa para pensar em estratégias para melhorar o ambiente de trabalho e a motivação dos funcionários.

Leia também: Como manter a satisfação do cliente interno? 6 dicas para o sucesso

A importância de um bom clima organizacional reside no fato de que ele impacta diretamente:

  • o relacionamento entre colaboradores, lideranças e clientes;
  • a execução das tarefas;
  • a produtividade no trabalho;
  • a motivação dos funcionários.

Diferença entre cultura e clima organizacional: qual é, afinal?

A principal diferença entre cultura e clima organizacional é que a cultura dificilmente se transforma. Na realidade, ela tem mudanças mais lentas e estruturais. Já o clima organizacional muda constantemente e depende muito mais de atitudes de todos os colaboradores e gestão.

Como a cultura e o clima organizacional influenciam na empresa?

A comunicação e transparência sobre a cultura e clima organizacional são fundamentais para aumentar a motivação e a retenção de colaboradores da sua empresa. Uma pesquisa realizada pela Right Management revelou que funcionários motivados são 50% mais produtivos. Isso é possível por meio da melhora do clima organizacional e de uma cultura que valorize os colaboradores.

Ao comunicar sobre a cultura organizacional, a sua empresa garante que terá funcionários alinhados aos valores da sua empresa, evitando pessoas que não estejam dispostas a cumprir a missão e propósito do seu negócio. Assim, a sua empresa evita um alto índice de turnover.

Por meio da garantia de um clima organizacional positivo, a sua empresa aumenta a retenção das pessoas, garante um espaço mais livre para a criatividade dos funcionários, aprimora a confiança entre setores e demonstra uma preocupação com a saúde física e mental das pessoas.

Isso tudo garante profissionais mais:

  • produtivos;
  • motivados;
  • engajados;
  • felizes.

Além disso, a sua empresa:

  • melhora a comunicação interna;
  • executa as tarefas com mais eficiência;
  • reduz conflitos e rotatividade de funcionários.

Veja também: Criatividade em vendas: o que é e como ser criativo para vender mais

Como melhorar o clima organizacional?

A principal maneira de melhorar o clima organizacional é realizando uma pesquisa de clima constantemente e utilizando os resultados para aumentar o nível de satisfação dos colaboradores. Afinal, as pessoas são um dos principais fatores que fazem a sua empresa se destacar no mercado.

Além disso, é possível melhorar o clima organizacional aprimorando a comunicação interna, investindo em transparência sobre indicadores e metas e criando uma abertura para diálogo e ideias dos funcionários.

Outra maneira de fazer isso é desenvolver os talentos da sua empresa, por meio de capacitações e atualizações, valorizando o seu capital humano. Também é importante reconhecer e desenvolver potenciais líderes dentro dos setores do seu negócio.

Tudo isso vai garantir uma empresa com clima amistoso e saudável, que demonstra relações de respeito e confiança.

Lembre-se sempre que o clima é um reflexo direto da relação entre colaborador e empresa, que começa no momento em que o seu negócio estabelece os valores da sua cultura organizacional para os novos funcionários.

Como fortalecer a cultura organizacional?

Entendido o que representa a cultura organizacional, sua importância e a diferença entre cultura e clima organizacional, que tal conferir algumas dicas de como fortalecer a cultura da sua empresa?

1 – Revisite a declaração MVV

A declaração MVV é um documento que estabelece a missão, a visão e os valores da organização. Esses são considerados os 3 pilares da identidade e cultura organizacional.

Portanto, é interessante revisitar a declaração de modo a verificar se ela condiz com o momento em que a empresa se encontra hoje e se há necessidade de reajustá-la.

2 – Crie programas para motivar os colaboradores

Uma cultura fortalecida depende também de colaboradores motivados. Para isso, você pode criar programas de incentivo, que ofereça recompensas para os funcionários de acordo com o desempenho e esforços individuais e coletivos.

Eles se sentirão valorizados pela empresa e mais motivados a darem o melhor de si.

3 – Lidere pelo exemplo

Gestores e líderes exercem papel fundamental para reforçar e propagar a cultura organizacional. Eles são os responsáveis por difundir os valores, a missão e a visão da empresa – o que começa pelo exemplo dado aos demais colaboradores.

4 – Dê voz aos colaboradores

Não há como fortalecer a cultura de uma organização sem considerar o que os colaboradores têm a dizer. É necessário incentivá-los a contribuir com seus pontos de vista, fazer sugestões, propor melhorias e compartilhar ideias criativas que contribuam para o sucesso da empresa.

5 – Fique atento ao recrutamento de talentos

Ao recrutar novos talentos, deve-se buscar atrair e efetivar profissionais que compartilhem dos mesmos valores que a empresa.

Se não houver esse alinhamento, fica mais difícil estabelecer uma cultura organizacional sólida e fortalecida.

6 – Incentive os colaboradores em seus projetos pessoais

A empresa deve reconhecer que seus profissionais têm uma vida fora do ambiente de trabalho. Nesse sentido, já parou para pensar que alguns projetos pessoais que seus colaboradores desenvolvem podem vir ao encontro dos interesses e valores da organização?

Melhore o clima e a cultura com a ajuda da tecnologia

Uma maneira eficiente de melhorar o clima organizacional e fortalecer a cultura da empresa é garantir que os seus funcionários tenham as melhores ferramentas de trabalho em equipe.

Para isso, o seu time de atendimento ao consumidor pode contar com o software de suporte ao cliente da Zendesk.

O Zendesk Service é fácil de usar, auxilia a gestão de atendimento ao cliente, melhora a produtividade da sua empresa e mantém as equipes responsáveis pelo atendimento em sincronia.

Essa solução é fácil de usar e acompanha o crescimento da sua empresa. E mais: personalize tudo o que quiser com uma plataforma aberta e flexível, que possibilita ganhar escala e otimizar de acordo com as necessidades do seu negócio.

Faça um tour pelo Zendesk Service e teste a plataforma gratuitamente.

Não deixe de conferir também o mais novo relatório da Zendesk sobre tendências de Customer Experience para 2023:

Histórias relacionadas

Artigo
6 min read

Como identificar as necessidades dos clientes? 5 dicas para surpreender!

Quer saber como identificar as necessidades dos clientes? Então confere essas 5 dicas que separamos neste post para você!

Artigo
7 min read

SAC 3.0: o que é e quais os impactos na relação com os clientes?

SAC 3.0 e SAC 4.0 são a evolução do serviço de atendimento ao cliente, com ferramentas e tecnologias que visam melhorar a experiência do consumidor.

Artigo
14 min read

Como a metodologia Canvas te ajuda a entender seu negócio?

Elabore estratégias mais assertivas para o seu negócio com as 9 etapas da metodologia Canvas. Conheça seus benefícios e comece a usar já!

Artigo
11 min read

Ética no atendimento ao cliente: por que é tão importante?

A ética no atendimento ao cliente gera resultados de faturamento, reputação e fidelização. Descubra os custos de uma política ética.